Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Stanhopea oculata

Pragas e doenças nas orquídeas devem ser controladas imediatamente porque basta que uma planta seja infestada para rapidamente contaminar toas as orquídeas que você tem.

Dois fatores são fundamentais para evitar pragas e doenças nas plantas: nutrição adequada e higiene.

Observar constantemente as orquídeas para ver se elas têm pragas ajuda a tornar o problema mais fácil quando aparece. Medidas preventivas são sempre mais eficientes e econômicas que as curativas.

Antes de fazer as podas acostume-se a esterilizar a tesoura e a faca passando o utensílio em uma chama de vela ou isqueiro. Mantenha a bancada de trabalho sempre limpa, lavando-a frequentemente com escova, água e sabão e se preciso desinfete com produtos à base de cloro.

Um hábito entre os cultivadores é aquele de pintar a bancada com uma mistura de cal queimada e hipoclorito de cálcio, isso ajuda a inibir a contaminação.

Lixo, vasos sujos e substratos velhos devem ser afastados da proximidade de cultivo das orquídeas para evitar fungos e insetos.

Pragas mais comuns e como identificá-las

Pulgões
Insetos minúsculos que são de cor verde, amarela ou preta, que se reúnem em pontos macios e novos da planta para sugar os sucos vegetais. Eles podem ser removidos, levando sua planta para uma pia e enxaguando com água corrente para removê-los. Se sua planta é muito grande e pesada, você pode usar o sabão inseticida.

Escamas
Escamas macias e encouraçadas como pequenas lapas amarelas ou marrons. Elas também sugam os sucos das plantas, enfraquecendo-as. Use um cotonete com álcool e limpe a planta vigorosamente para removê-las.

Insetos farelentos
Um tipo de escala que tem aparência cerosa e de algodão. Eles também são tratados pelo método de álcool ou com sabão inseticida.

Tripes ou trips
Insetos de corpo macio do tamanho de um pulgão. Eles mastigam as folhas e flores das orquídeas. Eles são capazes de espalhar doença e fungos de planta para plantas. Tratar com sabão inseticida e pulverizador oleoso.

Mosquitos fungo
Pequenos mosquitos pretos. A larva se alimenta do material de envasamento, botões de orquídeas e ponta da raíz.  Trate com nematóide e ácaros predadores.

Ácaros aranha
Eles se parecem com pequenas manchas cor de ferrugem nas folhas das orquídeas. Trate com óleo de inseticida ou sabão, ou controle com ácaros predadores.

Larva Mineira
Formam labirintos no interior das folhas das orquídeas. Pulverize inseticida à base de fumo para tratar.

Baratas, lagartas e gafanhotos em geral
Roem as pontas das raízes e dos brotos quando novos. Pulverize com inseticida comum de supermercado para mosquitos.

Baratinha vermelha
Picam as folhas, principalmente das Cattleyas e dos Epidendros, dando origem à áreas esbranquiçadas que desfiguram a planta. Pulverize com inseticida de uso doméstico.

Nematóides
O mais comum em orquídeas, tem aspecto de lombriga, cro branca e tamanho da ordem de décimos de mm. Se uma raíz tiver uma parte escura e branca, o Nematóides podem estar ativados neste ponto de transição. Se você notar mancha negra ou marrom, começando em geral pelo rizoma ou pseudobulbo, é podridão negra. Corte imediatamente a parte afetada e tente salvar o resto (coloque um cicatrizante e defensivo nos cortes).

Lesmas e caramujos
Raízes e brotos roídos. Use uma folha de alface para atraí-los e depois elimine manualmente. Mergulhe o vaso em água até a aborda por 2 horas para forçar as lemas e caramujos a subirem  para respirar, assim você elimina também os que estiverem mais abaixo. Se puder desenvase para eliminar os ovos.

chuva-1