Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Catasetum_barbatum_009

Este gênero de orquídea conta com cerca de 80 espécies, mais uma vez distribuídas pela América Central e também na América do Sul.

São plantas de difícil cultivo e não são aconselhadas para iniciantes, visto que necessitam de um período de seca (durante o inverno), quando as folhas caem, e muita água quando os novos brotos estão se desenvolvimento.

Este tipo de orquídea cresce bem em casca de peroba e também pode ser cultivada em vasos de material fibroso.

A rega, como foi dito anteriormente é um fator de preocupação: deve-se tomar muito cuidado ao regar as plantas evitando que as folhas e brotos sejam molhados, desde modo a chance de sucesso é maior. Quando os novos brotos estão desenvolvendo-se e chegando à maturidade, além de água, necessitam de boa fertilização.

catasetum flor femininaFlor feminina

catasetum flor masculinaFlor masculina

Cultivando-se as plantas sob plena luz serão obtidas flores femininas com maior facilidade, enquanto que sob menor luminosidade serão obtidas flores masculinas.

As flores masculinas possuem colorido e forma bem distintos e bem diferentes entre as espécies, enquanto que as femininas são geralmente similares e de colorido verde ou amarelado.

A orquídea Catasetum tem a necessidade suscetível ao ataque de ácaros.

catasetum-fimbriatum-600x600

Adubação
Adubar  e regar regularmente produz pseudobulbos fortes. Use a formulação 30-10-10 enquanto as plantas estiverem em crescimento, diminua a frequência à medida que os pseudobulbos formem.

A formulação 10-30-20 deve ser usada no outono para estimular a floração. Aplicar com frequência soluções de concentração fraca é mais eficiente que aplicar concentrações fortes de vez em quando.

Replantio
O replantio deve ser programado para coincidir com o início das nova brotações, normalmente na primavera. Novas raízes serão produzidas rapidamente nesta época e as plantas sentirão pouco impacto.

catasetum macrocarpum

Estas plantas possuem uma vigoro sistema radicular e requerem um rico substrato úmido durante a estação de crescimento. Muitos produtos deixam as plantas com as raízes nuas durante o período de descanso da planta para mantê-la seca neste período.

Substrato fino são comuns pra vasos pequenos e granulação média para vasos maiores. O esfagno tem sido usado com sucesso pela capacidade de reter água e o adubo. Podem ser plantadas em estacas ou placas é mais fácil de cuidar no período de dormência, mas é mais difícil no período de crescimento.

195

Angraecum-sesquipedale-01

A Angraecun é uma importante espécie de orquídea que vegeta na parte Tropical da África e Madagascar e ocorre no nível do mar até 2.000 m altitude em regiões úmidas. A maioria desse gênero é epífita, algumas rupícolas, também conhecida como orquídea-cometa, devido à semelhança das flores.

Há, no momento, 221 espécies conhecidas de Angraecun e ainda novas espécies estão sendo descobertas, principalmente nas florestas tropicais de Madagascar.

As orquídeas do gênero Angraecum não possuem pseudobulbos, mas em vez disso têm uma haste crescente monopodial ou caule. Elas são bastante variadas, tanto na parte vegetal como na parte das flores, com folhas bastante carnosas.

Sobrevivem em locais secos, habitat tropical ou florestas. Apesar de serem encontradas principalmente na África e Madagascar, algumas espécies são encontradas no Sudeste Asiático.

Das aproximadamente 221 espécies conhecidas desse gênero, a orquídea-cometa é a mais estudada pelos botânicos que pesquisam a estreita relação entre uma planta e seu agente polinizador. É que essa planta carnuda e perfumada, faz algo incomum para as orquídeas, produz néctar.

Angraecum sesquipedale(153)

Uma orquídea que produz néctar em suas flores
Para atrair o inseto certo que irá carregar seus preciosos grãos de pólen até outra flor, a orquídea-cometa coloca o líquido açucarado no fundo de um tubinho fino e comprido. Só uma mariposa que tenha uma língua longa o bastante – e bota linguaruda nisso, porque o tubinho tem quase 20 cm – será capaz de alcançar o néctar e, consequentemente polinizar a flor.

Uma das mais perfumadas orquídeas
É também para atrair esse inseto de hábitos noturnos que a orquídea-cometa só exala seu perfume à noite (o cheiro lembra o da gardênia e da dama-da-noite). E como as mariposas não costumam enxergar as cores direito, essa planta inteligente produz flores bem grandes, brancas ou creme, para ficar bem visível a seu polinizador.

O clima, as regas e o substrato ideal para a orquídea-cometa
Essa espécie de orquídea aprecia clima quente, úmido e bem ventilado na primavera e verão, e um descanso mais seco e fresco no inverno.

O vaso deve ser mantido em local de muita luminosidade, mas sem sol direto, que causa queimaduras nas folhas. O melhor tipo de substrato é uma mistura de carvão e casca-de-pinus, mas experimente também variações regionais que não retenham muita água, como semente de açaí ou babaçu.

Angraecum_sesquipedale02

Por ser uma orquídea de crescimento muito lento, o transplante deve ser evitado – e, ao fazê-lo, dê atenção especial às raízes para não parti-las, já que a orquídea-cometa demora meses para se recuperar de machucados e ressente muito as mudanças bruscas de ambiente.

Muitas espécies estão em risco de extinção na Natureza e são protegidos do comércio internacional sob a CITES. O gênero Angraecum esta listado como uma das principais prioridades de conservação por parte da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (I.U.C.N.) Orchid Specialist Group.

chuva-1

orquídeqsapatinho

Se a primavera é um momento de mudança evidente não podemos dizer o mesmo do outono. O outono é um período de redução geral de atividades de sua planta, uma desaceleração que culminará no inverno. Trata-se de um momento delicado em que a planta deve ser observada de perto.

Circulação de ar
Com as temperaturas um pouco mais frias do outono, insetos e fungos irão começar a invadir as suas plantas se você deixá-los. Boa organização e circulação de ar vão ajudara manter as coisas sob controle. Mantenham-se sempre atentos para cochonilhas e outros insetos.

Prepare-se para trazer suas orquídeas para dentro
Maio é um mês extremamente variável na maioria das regiões e requer vigilância para os cultivadores de orquídeas, que precisam ser vigilantes com essas temperaturas noturnas para que suas plantas não passem frio. Comece verificando suas plantas para ver se há insetos nos vasos, limpe os revestimentos onde insetos podem se esconder e apronte suas plantas para leva-las para dentro de casa a qualquer momento.

phalaenopsis

As regas
Outono e primavera são as épocas mais difíceis do ano para regar orquídea ao ar livre ou em estufa. A redução do calor e menos horas de luz no dia fazem com que as plantas cresçam  mais lentamente e, portanto, precisam de menos água. É necessário ter muito cuidado para não regar demasiadamente.

Cuidado com a temperatura da água
Quando o clima ficar mais frio a temperatura da água também vai ficar mais fria. Lembrem-se de que a as plantas apreciam água ao redor, da mesma temperatura do ar quando regadas. Pode-se usar um termômetro ou usar a mão para determinar se ela está certa ou não. Mantenha um recipiente com água perto das plantas o que vai garantir que ela não danificará as folhas. A água fria mancha as folhas das orquídeas e essas manchas nunca desaparecerão.

Adubação
É preciso diminuir a adubação para a maioria das orquídeas a partir do final de março. Com um crescimento menor a necessidade de alimento diminui, portanto adubar a planta pode resultar em um acúmulo desnecessário. Vale a pena lembrar que a presença excessiva de sais acaba prejudicando o sistema radicular e pode inclusive levar a planta à morte.

orqidea lilá

Lembrem-se de que existem algumas exceções, cujo florescimento ocorre no fim do outono e até no inverno. Portanto, essas plantas requerem nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio, sendo esse último imprescindível para a floração.

Os fertilizantes de liberação gradual constituem uma boa solução para os meses de outono.

Replantio
Evite o replantio das orquídeas durante o outono.

banconolago