Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




muscari

O jacinto-uva faz parte da família Hyacinthaceae essa tipologia de planta com ciclo de vida perene tem sua origem na Europa e na Ásia e por isso, gosta de sol pleno e de meia sombra

É uma planta bulbosa, mas também é herbácea e é bem fácil de ser encontrada no mediterrâneo.

Características do Jacinto-uva
Suas folhas longas, basais, lineares, suculentas e carnosas. As suas inflorescências são eretas e cônicas e em muitas vezes se vê as flores que se formam de maneira esférica, que além da beleza da sua cor, azul arroxeada, ela possui um perfume muito próximo ao almíscar.

Não é por acaso que seu nome é jacinto-uva, pois durante a sua inflorescência elas ficam muito parecidas com verdadeiros cachos de uva. As flores aparecem somente durante a primavera.

O porte da planta é bem baixo ficando entre 15 a 25 cm de altura aproximadamente. Trata-se de uma planta fácil de ser cultivada, por isso aconselhável a quem está começando a lidar com jardins, pois é muito rústica.

A beleza e o perfume dessa planta fazem com que ela seja muito usada nos projetos de jardins e normalmente, as formações com ela são de bordaduras ou maciços. E ficam lindas quando colocadas sob a sombra de arbustos e difusa de árvores.

jacintouva

O jacinto-uva é apropriada para o cultivo em vasos e também em jardins rochosos, além de ser usada como flor de corte. Para isso, veja as principais variedades que são: heavenly blue, saphire (de todos os tipos essa é a que dura mais), álbum, blue spike, carneum (são rosadas) e caeruleum.

O cultivo do Jacinto-uva
A primeira observação importante que se deve saber sobre o jacinto-uva é que ela deve ser cultivada a meia sombra ou sob sol pleno. O solo deve ser preparado, sendo drenável e fértil, além disso, deve ser enriquecido com matéria orgânica. A rega deve ser periódica, principalmente no período vegetativo.

Sendo uma planta bulbosa, a planta precisa passar por um período de frio e é isso que fará com que ela floresça na primavera. Passado esse período com a chegada do verão, as folhas irão ganhando o tom amarelo e é hora de retirar os bulbos do solo, guardá-los em lugar seco, arejado e fresco e limpo.

Muscari_armeniacum2

Sendo assim, os melhores climas para o jacinto-uva são o temperado, o subtropical, o mediterrâneo e o tropical. Quando ela floresce intensamente, isso pode acontecer, é aconselhável fazer um novo plantio. E não se esqueça de que as adubações da planta  devem ser bienais.

Já a multiplicação é feita através da separação dos bulbos, que vão crescendo em torno da planta mãe e também com o uso de sementes.

30