Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ervas

Você não precisa ter um grande jardim de ervas para produzir uma variedade de sabores interessantes de suas plantas. Um vaso de ervas simples pode fornecer muitas plantas interessantes para incrementar a sua cozinha e criar um espaço verde à mão para um pequeno jardim, cozinha ou pátio.

Para fazer o vaso de ervas será necessário os seguintes materiais:
* argila expandida
* jardineira ou vasos com buracos no fundo
* manta
* substrato
* luvas
* pá
* terra
* as mudas

Em primeiro lugar escolha suas ervas, ao fazer um vaso de ervas, é essencial ter uma boa variedade de ervas e plantas companheiras que ajudarão em suas atividades culinárias.

temperos

Vamos agora ao passo a passo de como montar o vaso de ervas.
Primeira etapa:
Pegue o vaso (jardineira) e coloque no fundo a argila expandida. Uma cama bem fina e bem espalhada em toda dimensão do recipiente.

Segunda etapa:
Agora, pegue a manta (bidim) e cubra toda a argila. Não deixe nenhuma parte de fora.

Terceira etapa:
Agora é hora de encher com a terra, que tem que ser bem fofinha e enriquecida. Coloque terra suficiente até a borda.

Quarta etapa:
É hora de colocar uma erva de cada vez na jardineira, vá colocando e montando como você achar mais bonita esteticamente.

Passo-a-passo vaso

Veja uma segunda idéia de como montar um vaso de ervas
Vamos agora saber de uma segunda maneira de montar um vaso de ervas. Você mesma poderá fazer o seu próprio vaso, seguindo cada uma das etapas abaixo.

O primeiro é separar sete mudas bem saudáveis para montar a sua jardineira, o ideal é que elas sejam do mesmo tamanho.
1 – Comece pegando um vaso de barro, o material ideal para fazer o vaso de ervas, de preferência, ele deverá ser revestido de plástico na parte interna e terá que ter um furo no fundo. Esse furo é de extrema importância para fazer a drenagem da água.

2 – Para não entupir o furo ele deverá ser coberto com um caco de telha.

3 – O próximo passo é colocar uma camada de argila expandida ou pedriscos, essa parte deve ser de pelo menos 3 cm.

4 – Para completar, coloque por cima dos pedriscos, uma fina camada de areia de construção. Elas devem cobrir completamente as pedras.

5 – Chegou a hora de colocar terra, sobre a areia, que deverá ser muito fértil e bem porosa. A boa terra é aquela que é orgânica ou que pelo menos tenha muito húmus de minhoca. Para que não haja compactação da terra é necessário colocar um pouco de areia nessa mistura.

6 – Agora sim, pode colocar as mudas de ervas, lembre-se que elas devem ser plantadas deixando da borda do vaso pelo menos um dedo.

7 – Alguns detalhes devem ser observados na hora do plantio, como a posição das plantas na hora de colocá-las no vaso. Coloque as plantas mais altas no centro do vaso e, as menores perto da borda. Isso vai ajudar a garantir um melhor crescimento. Esse arranjo pode parecer confuso no início, mas não se preocupe, ele começará a ficar cheio e exuberante dentro de algumas semanas.

8 – O modo correto de colocar a terra é até a altura da raiz sem que o caule fique todo coberto. Na hora de molhar as ervas faça isso com bastante cuidado. Se fizer tudo certinho, em 1 ano meio e 2 anos você terá o seu vaso de ervas bonito e saudável. Depois não precisa replantar tudo, pode ir somente substituindo algumas mudas.

9 – Fertilize. Encontre um fertilizante de liberação controlada. Coloque 3-5 destes no solo, dependendo do tamanho do vaso. Basta empurrar o fertilizante de liberação controlada no fundo com o dedo e, em seguida, cobrir com terra. Estes fertilizantes de liberação lenta devem durar uma temporada inteira, o que significa que você não precisa fertilizar o vaso novamente.

10 – Molhe cuidadosamente, até que a água comece a escorrer para fora do fundo do vaso. O composto tem de absorver uma grande quantidade de água na primeira rega, então planeje aplicar quatro litros ou mais. Continue a molhar durante os próximos meses, pelo menos, todos os dias, ou quando o solo parecer seco. As ervas podem secar entre as regas e algumas, como o alecrim, podem facilmente ficar encharcadas.

hortinhaemvaso

Dicas:
Regar adequadamente envolve deixar escoar a água mais profundamente, mas também ajudar a promover o crescimento da raiz mais profunda, em vez de apenas pulverizar a água, o que só podem alimentar as raízes perto da superfície do solo, de modo que as raízes menores estariam em apuros.
* As ervas preferem solos bem drenados. Deixe o solo secar em cima entre a água e não deixe o vaso de pé em uma bandeja de água.
* Vasos de ervas são presentes fantásticos para as pessoas que gostam de cozinhar, jardinagem e cuidar de plantas. Adicione um grande arco no meio do pote e presenteie seu destinatário com um cartão.

jardineiradeervas

* Muitas vezes, se as plantas parecem murchas, é hora de regá-las. As plantas são mais fáceis de crescer, apenas as mantendo devidamente regadas. Em clima quente, quando as temperaturas chegam a mais de 27ºC, algumas plantas (especialmente no exterior) precisam ser regadas todos os dias (por exemplo, em solos arenosos ou bem drenados).
* Por outro lado, o excesso de rega pode fazer as folhas caírem e até mesmo matar algumas folhas nos ramos superiores – especialmente em vasos, com drenagem eficiente ou com produtos de retenção de água. Isso é porque muita água pode superalimentar o topo ou aumentar os fungos em torno da base e apodrecer a raiz. Uma quantidade menor de regas pode fazer as folhas amarelarem e morrerem em ramos inferiores.
* Manjericão é uma erva anual na maioria dos climas e voltará a crescer se mantido longe de geadas. Durante o seu período de crescimento, corte os botões de flor para incentivar o crescimento das folhas e dar à planta uma forma de arbusto.

ervas
* Se você tem uma grande área de peitoril na janela de sua cozinha, que recebe muito sol, isso pode ser um ótimo lugar para manter um vaso de ervas, uma vez que está sempre ao seu alcance, enquanto você está cozinhando.
* Ervas também podem ser plantadas ao ar livre se o clima estiver quente o suficiente, tanto no solo como em vasos próprios. Você pode obter safras maiores, desta forma, e plantar plantas maiores, como alecrim e lavanda.
* Se você gosta de jardins perfumados, faça uma versão apenas com ervas altamente aromáticas, como manjericão e ervas aromáticas cítricas.

chuva-5

poda

Para o crescimento e outros estímulos naturais das plantas devemos sempre podá-las, acontece que existem diversos tipos de podas. Então vamos conhecer alguns tipos de podas e as suas principais funções mais abaixo.

O que é poda?
Para a jardinagem, de uma forma geral a poda é a ação de retirar algumas partes de uma planta que não tem mais utilidade para ela. Essa técnica deve ser feita periodicamente para que o crescimento da planta seja favorecido e dessa forma conseguir manter um jardim sempre bonito.

Existem algumas pessoas que realizam podas somente para deixar a planta mais bonita e mesmo assim, este tipo de poda deve ser feito em cima de uma preocupação também com o desenvolvimento da espécie cultivada. Existe ainda uma técnica de poda muito conhecida que é o bonsai.

podas1

Materiais e limpeza
A poda é o corte que realizamos numa planta, mas isso não significa que devemos cortar com qualquer objeto e principalmente “quebrar” o ramo ou arrancar as folhas desordenadamente com as mãos. Por ser um processo bem delicado e que vai direcionar bem toda a sua planta, é necessário a utilização de uma tesoura de poda, que é uma peça desenvolvida especialmente para esta função.

A questão da limpeza também é importante, pois jamais devemos deixar os restos da planta próximo à espécie, principalmente se as partes da planta estiverem com algum tipo de contaminação. Retire todos os ramos e folhagens, queime ou coloque em um depósito.

Poda para estimular frutos
Este tipo de poda é direcionado à todas as árvores frutíferas que temos em um pomar ou jardim. Sabemos que toda planta floresce e dá frutos em determinada época do ano, mas com um estímulo correto, isso pode acontecer mais frequentemente e também com um maior volume de frutos.

Claro que nos referimos à plantas ornamentais e não aquelas domésticas que temos em casa sem poda controlada. Os principais objetivos para podas em árvores frutíferas, é melhorar a sanidade destas plantas, a sua produtividade, a qualidade de seus frutos e também a condição da planta em se adequar a um formato para pomar, principalmente se for um pomar ornamental e em jardim aberto.

Quando se realiza a poda de uma planta frutífera, também controla a produção dos frutos ou para uma determinada época ou para produzir frutos controladamente em épocas certas do ano. A primeira opção vai fazer com que você evite que pragas cheguem até a sua planta.

podas 888

Podas de formação
Quando falamos em podas de formação, remetemos logo a ideia de crescimento e formação da planta. De fato esse tipo de poda existe para ajudar nestes quesitos, mas também para tutorar o tamanho final da sua planta, que deve ser totalmente adequado à densidade do jardim.

Para entender melhor, se há uma árvore em um ambiente menor, mais fechado e com menos espaço, com certeza precisará de uma árvore que se adapte a isto. Jardins abertos e que possuam mais espaço, as podas podem deixar a planta mais larga e com mais ramos laterais.

Podas anuais ou de produção
Como o nome já indica, são aquelas podas feitas durante a fase de produção de cada planta. Toda planta possui um ciclo de vida e você pode utilizar as podas de acordo com estes para estimular também a produção de folhas, flores e frutos.

Geralmente quanto se opta por podas anuais ou de produção, se faz logo após a colheita, quando ocorre uma poda natural e a planta por conta própria trata de eliminar as partes que não possuem utilidade.

podar

Poda de limpeza
Em algumas plantas este tipo de poda acontece naturalmente, mas em outras é preciso de um manejo. A poda de limpeza como o nome já demonstra, é a poda para retirar ramos secos, galhos sem utilidades, partes doentes da planta, frutas apodrecidas ou qualquer outro detalhe que vai atrapalhar o crescimento e o desenvolvimento natural da planta.

Poda de levantamento da copa
Com esse tipo de poda, eliminamos todos os ramos que estiverem com até 70 cm de altura do solo. Isso vai ajudar no controle de ervas daninhas e também vai melhorar a distribuição da água de irrigação. Além disso, evitará que o fruto nasça em contato com o solo e dessa forma, adquira algum tipo de infecção.

Poda de desfolha
O principal motivo da poda de desfolha, é para melhorar a capacidade de produção da planta e também ajudar na melhor coloração de seus frutos. Isso se dá porque quando uma planta possui folhagem muito abundante, acaba gerando um sombreamento maior e por consequência, é criado um material vegetal que vai atuar como um parasita na planta.

Com isso, a capacidade desta espécie de acumular reservas nutritivas para desenvolver bem seus frutos é baixa.

Poda de revitalização
Esse tipo de poda serve para revitalizar a planta, sendo necessário um corpo dos ramos em um ângulo entre 45 a 60º e também a retirada de algumas partes destes para que novos nutrientes ganhem espaço. Geralmente a poda de revitalização já é feita em plantas mais velhas e que precisam dar aquela revitalizada na sua estrutura.

podatopiaria

Poda de topiaria
Este tipo de poda é para quando existe um espaço aberto na árvore ou planta menor, e este espaço acaba mostrando o interior da planta como uma falha. Geralmente essa falha se apresenta na forma arredondada e é necessário realizar a poda para que aconteça o preenchimento justamente deste espaço.

A poda de topiaria também existe para nos mostrar onde podemos ou não cortar uma planta. Muitas espécies passam a necessitar deste tipo de poda após cortes realizados de forma errada e que acabam por danificar a planta.

entardecer