Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipas

O primeiro passo de como cuidar de tulipas já começa na escolha do vaso: prefira os botões, pois assim sua durabilidade será maior. Eles costumam florescer aproximadamente em dois meses, ou seja, de 30 a 50 dias. Observe se a flor está plantada em terra vegetal, cujas principais características é cor preta e aspecto mais fino, e é o mais indicado para a espécie.

A partir daí, os cuidados passam a ser frequentes e incluem:
Refrescar a planta
Como o Brasil é um país tropical e as tulipas são originárias de regiões mais frias, como China, Turquia e Holanda, é recomendado colocar uma pedrinha de gelo no início do dia e outra no fim de tarde perto do seu substrato, ou seja, próximo ao local em que a raiz se desenvolve, a fim de diminuir o calor excessivo.

Ambiente fresco
É extremamente importante dispor a tulipa num local fresco, bem arejado, em que bata luz indireta do sol e, principalmente, longe de correntes de ventos.

Regas
Faça diariamente, para manter a terra sempre umedecida. Mas atente-se para não encharcá-la, porque isso contribui para a proliferação de micro-organismos que podem causar danos à planta.

Adubação
Adube a planta pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente antes da primavera ou nos meses de fevereiro e março. Faça isso usando cristais apropriados, que penetrarão na terra e atingirão a raiz durante as regas e deixarão a planta mais saudável.

tulipa hybrida

Cuidados adicionais
Sempre retire as folhas e flores murchas da planta para evitar a proliferação de micro-organismos. Corte essas partes com uma tesoura, posicionando-a bem rente ao caule. Uma dica importante de como cuidar de tulipas é mantê-las sempre longe de insetos e animas, já que essa espécie costuma ser muito atacada por eles. Proteja-a com telas, cercas e produtos tóxicos.

Após a primeira floração, é comum que a tulipa murche e morra. Você pode fazê-la renascer no próximo período de outono-invernos, época ideal para o plantio, desde que guarde sua raiz corretamente. Para isso, retire o bulbo da terra e lave-o bem em água corrente. Depois, deixe-o secar ao sol para envolvê-lo num saco de papel e colocar na geladeira. Basta aguardar o retorno da estação ideal para replantá-lo.

Época de floração da Tulipa
A floração da Tulipa acontece no final da primavera, pois seu bulbo necessita do frio dos meses anteriores para florir.

Época de plantio da Tulipa
Para que a Tulipa possa florir é essencial que seu bulbo se desenvolva durante os meses mais frios do ano. É ideal plantar o bulbo no Outono para que na Primavera possa florir.

tulipa vermelha

Clima para cultivar
As Tulipas preferem climas frios. Você pode diminuir este impacto colocando gelo no vaso no início da manhã e início da noite.

Luminosidade
A tulipa aprecia sol intenso, porém ao meio dia devem ser protegidas por alguma sombra ou por sombra devido ao calor intenso. Desenvolvem-se melhor quanto orientadas para o sul.

Instruções para o plantio dos bulbos de tulipa nas regiões mais quentes do Brasil
Como no Brasil as estações do ano na maioria das vezes não são bem definidas, podemos utilizar de alguns artifícios para fazer o plantio da tulipa e conseguir ao menos uma floração.

Primeiro passo - Adquira a tulipa ainda em botão (para podermos retirar os bulbos para o próximo plantio) e a mantenha em local fresco, sem ventos fortes e longe do calor excessivo, porém um local bem iluminado.

Segundo passo - No início do outono, corte as folhas e a flor, retire o bulbo da terra e limpe bem com uma esponja macia e os deixe fora da terra por 3 meses, em um local fresco e arejado e seco.

Terceiro passo - Após este período de descanso plante novamente o bulbo em um vaso de plástico sem enterrá-lo completamente. A terra deve estar úmida. Guarde o vaso por 6 meses na geladeira. Isso mesmo, na geladeira. Assim, vamos conseguir simular o ambiente mais propício para a floração. O vaso deve estar fechado em um saco plástico.

Quarto passo - Depois de 6 meses você poderá retirar o vaso da geladeira e o coloque em um local fresco, sem ventos fortes e longe do calor durante 2 meses.

Quinto passo - Guarde na geladeira novamente dentro de um saco plástico fechado, por mais 6 meses. Após este período você pode retirar da geladeira e terá flores dentro de 1 ou 2 meses.

tulipa22

Instruções para o plantio dos bulbos de tulipa nas regiões mais ao sul do Brasil
Nas regiões mais ao sul do Brasil as estações são bem mais definidas e podemos cultivar Tulipas com mais facilidade. No início do Outono prepare um solo fofo e bem drenado. Enterre o bulbo a uma profundidade de 15 cm. Não se esqueça de deixar os brotos para cima e fora da terra. Regue sem encharcar a planta.

Mistura para solo para vaso ou canteiro
A tulipa necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.
1 parte de terra comum de jardim

1 parte de terra vegetal

2 partes de composto orgânico

Como montar um vaso para receber a Tulipa
1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;

2 – Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;

3 – Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e a 15 cm de profundidade plante os bulbos da Tulipa com os brotos voltados para cima, sem enterrá-los completamente.

4 – Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores

Obs.: para um vaso de 15 cm não plante mais de 5 ou 6 bulbos.

tulipa pink

Adubação para a tulipa
Após o plantio e assim que começar a floração espalhe um fertilizante a base de potássio e fósforo, mas com nível de nitrogênio baixo para conter a formação de folhagem verde e a proliferação de fungos. É recomendado o uso de farinha de ossos e de superfosfato.

Manutenção da Tulipa
Após a floração remova todas as flores mortas e espere as folhas caírem naturalmente. Retire os bulbos da terra. Observe se os bulbos produziram “filhotes” e separe. Estes bulbos “filhotes” deverão ser plantados novamente no próximo outono, até lá os guarde na geladeira bem limpos como mostrado nas “Instruções para o plantio”.

A tulipa deve ser regada frequentemente observando se o solo está seco superficialmente. Deve ser regada com parcimônia, sem encharcar.

banconolago