Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




peperômia sandersii

A peperômia sandersii é conhecida popularmente como peperômia-zebra e peperômia-melancia. É originária do Brasil e pertence à família Piperaceae.

Trata-se de uma planta herbácea de folhagem densa, delicada e ornamental. Ela apresenta cerca de 25 cm de altura e caule rudimentar, de onde partem longos pecíolos bronzeados, dispostos em roseta.

Suas folhas são carnosas, ovaladas, em forma de escudo e de superfície ligeiramente côncava. A cor é verde escura com um belo padrão de faixas prateadas que iniciam no centro da folha. A face abaxial (inferior) é de coloração verde-clara. As inflorescências são cilíndricas, esverdeadas e discretas, com pouca importância ornamental.

Exigem luz solar filtrada. A peperômia não gosta da luz solar direta porque as cores de suas folhas ficarão descoradas. As variedades verdes são mais tolerantes

-Peperomia-sandersii-95

Esta peperômia de folhas diferentes e brilhantes é muito apreciada em vasos e jardineiras, mas exigem luz solar filtrada. As variedades verdes são mais tolerantes sendo passível seu cultivo dentro de casa, próximo a janelas. Cantinhos quentes e úmidos, longe de correntes de vento são ideais.

As espécies eretas que crescem em mesas de escritório onde a luz brilhante está faltando têm seu crescimento estagnado devido à luminosidade insuficiente.

As variedades claras da peperômia (cultivares) reverterão e ficarão toda verde quando há uma insuficiência de luz.

peperomiamelancia

Também pode ser utilizada como forração, sob a copa de árvores e até mesmo em pequenos jardins iluminados por clarabóia em ambientes internos. No entanto ela não tolera o pisoteio e se quebra com facilidade. Se ela se apresentar com crescimento fraco e pecíolos longos é provável que esteja necessitando um pouco mais de luz.

A planta nunca deve ficar com as raízes mergulhadas na água porque apodrecem na coroa (parte central). Devido a estas razões, as peperômias, em geral,  não são muito apropriadas para o crescimento ao ar livre nos trópicos devido às circunstâncias de períodos prolongados de chuva.

Deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa, em substrato leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta essencialmente tropical, a peperômia-zebra aprecia o calor e a umidade ambiental e não é capaz de tolerar geadas ou frio intenso.

Sua multiplicação é feita por divisão da planta, preservando-se sua estrutura completa, com folhas, pecíolos, caule e raízes.

Dia-de-Chuva

Gardenia-jasminoides1

A gardênia é uma flor muito conhecida por sua grande beleza e perfume exalado. Ela também é conhecida por jasmim-do cabo. Essa flor é nativa do continente asiático, mais precisamente da China, é uma flor pertencente à família botânica Rubiaceae.

A família Rubiaceae
Essa família botânica se destaca por ser cosmopolita (cultivada por todo o planeta) e por apreciar o clima tropical. Apresenta em torno de 650 diferentes gêneros e 13.000 espécies, sendo considerada uma das maiores famílias de plantas angiospérmicas (que possuem flores) existentes no reino vegetal.

Essa família botânica possui botânica possui importância econômica graças a algumas espécies como, por exemplo: o café (uma das bebidas mais consumidas de todo o mundo). O jenipapo (fruta usada para fabricação de doces, licores e compotas), espécies que disponibilizam madeiras úteis na fabricação de moveis e espécies ornamentais, como a Gardênia, e plantas que possuem propriedades medicinais.

gardênia

As características da Flor Gardênia
A Gardênia é uma espécie vegetal arbustiva que possui textura semilenhosa. Ela é uma planta de porte médio, com altura que varia de 1,50 m a 2,00 m. Apresenta ramos eretos, com diversos ramos e folhas de características perenes. Inclusive a própria planta é perene, isto é, apresenta um ciclo de vida maior que dois anos, que no reino vegetal é considerado longo.

As folhas da gardênia são brilhantes e coriáceas, sendo opostos e apresentando formato oval e cor verde-escura.

As flores geralmente são de cor branca, de tamanho grande, cerosas e exalam um perfume bastante agradável, sendo uma das principais características desta espécie vegetal.

Com o passar do tempo, as flores da gardênia passam a ter uma cor tendendo ao creme e a tons amarelados. Geralmente, a gardênia floresce na primavera e no começo do verão e esta fica florida por um bom período.

Os frutos da gardênia, que são oriundos das espécies vegetais férteis, possuem a polpa de cor amarela. Dessa polpa pode ser extraído corantes que podem ser usados tanto pelo artesanato, quanto pela indústria, sendo uma das utilidades e benefícios dessa espécie vegetal. A Gardênia é uma espécie vegetal que se multiplica por estaquia dos ramos semi lenhosos após a ocorrência da floração da planta.

Gardenia_jasminoides_cv2

O cultivo da gardênia
A gardênia é uma flor perene que se destaca por exalar uma fragrância muito rica e cheirosa que agrada o olfato das pessoas, e esta qualidade é muito bem aproveitada.

Essa flor pode ser cultivada em praticamente todos os tipos de clima (tropical, mediterrâneo, subtropical e temperado), no entanto ela é uma espécie vegetal que aprecia e floresce de forma mais bonita e abundante quando cultivada em regiões que apresentam o clima temperado, pois ela é uma espécie vegetal que aprecia o cultivo em locais de climas amenos.

Apesar disso, a gardênia não tolera a baixa umidade do ar, por isso é necessário cuidado com seu cultivo nessas condições. A gardênia pode ser cultivada de forma isolada, onde muitas vezes é encontrada em pátios e em locais que tem movimentação de pessoas como portas e janelas.

Essa espécie vegetal não necessita da realização de podas para adensamento, mas é interessante que sejam feitas podas de limpeza para manter a flor sempre bonita e vistosa. A poda de limpeza ajuda a gardênia a crescer com melhores condições de ventilação e a torna mais resistente a ocorrência de pragas e doenças.

A poda da gardênia deve ser realizada após a floração. A gardênia também pode ser cultivada em grupos, e sendo bem cuidadas, podem formar de maneira natural belíssimas cercas vivas, com uma textura muito compacta.

É uma planta que pode ser cultivada em vasos, desde que esses sejam de tamanho grande, e é uma ótima alternativa para os amantes da arte japonesa do Bonsai. A gardênia é uma espécie vegetal que deve ser cultivada sob sol pleno ou no máximo a meia sombra quando plantada em locais com temperaturas mais elevadas.

Gardenia-jasminoides

O solo para o cultivo da gardênia deve ser fértil e ligeiramente ácido, deve apresentar boa capacidade de drenagem. O solo pode ser enriquecido com a aplicação de material orgânico. as adubações devem ser realizadas na primavera e no verão, pois essa atitude a estimular o crescimento forte e vigoroso com uma floração mais vistosa e intensa dessa espécie vegetal. As irrigações devem ser feitas de forma regular, contudo o solo deve permanecer apenas úmido. É necessário cuidado para não encharcar o solo.

Como dito anteriormente, a gardênia é uma flor de grande beleza e que exala um aroma muito agradável e intenso, o que permite que a planta seja usada para fins paisagísticos e ornamentais.

Além disso, a gardênia é uma planta que possui outras diversas propriedades, o que incentiva o cultivo desta bela flor. O seu extraordinário aroma é bastante utilizado pela indústria como fragrância para fabricar perfumes e diversos materiais de limpeza.

chuvabruna