Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Você se encontra em uma área fria e não sabe quais plantas pode ter em seu jardim? Então veja abaixo uma lista de alguns arbustos e plantas para climas que toleram bem essas condições: os cactos, os amores-perfeitos são algumas das mais habituais, sobre as quais é indicado alguns cuidados básicos que precisam para se manterem saudáveis.

jardim-de-cactos

Cactos
Muitas variedades de cactos suportam bem o frio, chegando a resistir a temperaturas inferiores a zero graus. Em relação ao cacto, a primeira coisa que você deve saber é que toleram bem a falta de água, mas em excesso pode fazer com que a planta murche. Quanto à irrigação, só deve ser feita se o terreno estiver muito seco e através da irrigação do solo e nunca sobre o cacto.

amor-perfeito

Amores-perfeitos
Por outro lado, os amores-perfeitos são ideais tanto para climas frios como para os quentes, Entretanto, por sobreviverem perfeitamente às geadas leves e ao orvalho são uma boa opção para enfrentar as temperaturas baixas. No entanto, a única condição presente é que precisam ser regados regularmente para que o seu terreno esteja sempre úmido, mas não encharcado, bem como devem receber muita luz solar.

nandina

Nandina
Este arbusto, também conhecido como bambu sagrado, precisa de irrigação a cada três dias na época estival e a cada dez no inverno. Também não chega a congelar, tolera o calor do verão e resiste perfeitamente às mudanças radicais de temperatura. Além disso, as suas folhas verdes voltam a ficar laranjas e vermelhas no outono, enquanto que no inverno produz frutos vermelhos.

Mahonia

Mahonia
Este é mais um arbusto capaz de se adaptar a qualquer tipo de solo e clima, mas que no inverno também produz flores de cor amarela que, ao frutificar, produzem cachos de uva. Além disso, a mahonia suporta as geadas e, em áreas extremamente frias, as suas folhas ficam roxas. No entanto, o tipo aquifolium varia a sua cor de verde limão a avermelhado no inverno, o que oferece um aspecto muito bonito para qualquer jardim.

Cornus florida-A

Cornus
O cornus é um arbusto que pode chegar a ter cinco ou seis metros de altura e é resistente às baixas temperaturas e adequado para todos os tipos de solos. Além disso, caracteriza-se pelo forte colorido de seus troncos, dependendo da variedade. Por exemplo, os da sanguínea são vermelhos, enquanto os da alva, brancos. Por outro lado, este arbusto não requer muitos cuidados e cresce bem tanto no sol como na sombra.

Euonymus

Euonymus
Da mesma forma, propomos outro arbusto originário do Japão que pode ser cultivado em vasos e é resistente às baixas temperaturas características do inverno. Trata-se do euonymus, um arbusto perenifólio que para se conservar em ótimas condições deve ficar em áreas externas recebendo sol abundante.

folhas em-movimento-9

Begonia.wax_bagonia

De traços delicados e tamanhos pequenos são características das begônias, tão usadas em jardineiras decorando salas e varandas, cachepôs em cima de escrivaninhas, de mesas de escritório ou centro de mesas em residências, elas colorem e deixam o ambiente mais agradável.

Com formatos e tonalidades variadas, a begônia é uma das opções de planta bem aceitas no mercado, além de ser fácil de lidar para quem quer cultivá-la. Bem cuidada em jardins e canteiros de flores, cresce com vigor e fica vistosa em meio a outras plantas. Em vasos, cujo material pode ser de plástico e cerâmica e de formatos variados. ,

Existem diversos tipos de begônias e cada estrutura demanda de cuidado especial que pode ser conquistado na embalagem das sementes que tratam das flores do tipo.

Assim, a begônia requer um clima com um nível de umidade elevado e luz solar indireta. Deste modo, recomenda-se colocá-las em um lugar ventilado onde recebam a luz do sol, mas sem que esta possa queimar suas folhas.

Pertencentes à família Begoniaceae e originária da América Central e do Sul, as begônias são flores muito usadas para a decoração da casa e do jardim. Cabe destacar que existe uma infinidade de espécies e variedades desta planta, mas a verdade é que, regra geral, elas precisam de cuidados similares para crescerem vigorosas.

Em primeiro lugar, devemos destacar que as begônias não são consideradas propriamente plantas de interior e devem reunir determinadas condições para crescerem corretamente.

Assim, a begônia requer um clima com um nível de umidade elevado e luz solar indireta. Deste modo, recomenda-se colocá-las em um lugar ventilado onde recebam a luz do sol, mas sem que esta possa queimar suas folhas.

Begonia-g

Quanto à irrigação das begônias, é necessária uma irrigação abundante durante o verão e época de floração, ainda que sempre com precaução para não encharcar e causar então o apodrecimento das raízes. Durante o inverno, pode-se reduzir as irrigações, sendo suficiente molhar uma vez por semana.

Da mesma maneira, será importante que a terra conte com um bom sistema de drenagem para que esta não se acumule na superfície e possa ser absorvida corretamente. Normalmente, recomenda-se optar por um substrato leve rico em húmus e onde as begônias possam ser crescer horizontalmente.

Assim sendo, será fundamental adubar as begônias no verão com uma quantidade de potássio, aproximadamente, a cada 15 dias. No entanto, durante a temporada de inverno, os adubos param.

Será importante também evitar molhar as folhas das begônias para evitar que apodreçam ou apareçam manchas, bem como também se deve retirar as flores e folhas secas para que a planta possa crescer com mais força.

Destinada para ornamentação, a begônia pode atingir até 30 cm de altura. Com folhagens verdes ou avermelhadas e bordas recortadas, a planta floresce bem na maior parte do ano. Embora seja uma espécie perene, pode ser cultivada como uma planta anual.

Begonia Semperflorens Mix Verde Folha

Clima ideal para plantar Begônias
Não se pode ignorar que o máximo de cuidado durante o processo representa ponto necessário ao levar em conta o nível de delicadeza que existe nas estruturas conhecidas por serem de solos com climas tropicais.

De forma prática e sob a ótica do clima existe a necessidade de plantar nas regiões que variam entre vinte e trinta graus célsius. Por esse motivo que em países frios as espécies do gênero se estabelecem em estufas que são feitas para manter esse tipo de temperatura.

Claro que o tipo da espécie se relaciona com o clima em si. Por exemplo, existem begônias denominadas “cerosas” e que de modo geral se estabelecem em canteiros. Espécies do gênero possuem a preferência de não receber as chuvas torrenciais que acontecem nas épocas de clima quente do ano, ao ponto que também se desenvolvem com melhor qualidade em zonas com clima ameno.

Caso contrário, cerosas podem perder a qualidade da saúde e demonstrar os sintomas na estética que fica melada.

Begonia boliviensis

Itens necessários e como plantar Begônias
Por causa do tipo de fragilidade que existe na espécie há a necessidade de ter os seguintes materiais em mãos antes de iniciar o processo de cultivo: Vaso, areia, estercos (de preferência do curral), terras, mudas e húmus.

Agora que estão expostos os materiais básicos para fazer esse tipo de plantação chegou a hora de colocar as mãos à obra.
* Primeira intenção que deve existir em mente consiste em criar estrutura na qual exista processo de drenagem com qualidade, sem contar que o ambiente precisa ser perfeito para acontecer o desenvolvimento da flor.

* Na sequência faça composição que tenha partes iguais de húmus, terras e areia, pelo menos um terço de cada elemento. Depois de misturados, os ingredientes precisam receber o esterco e continuar com nova mistura até que as substâncias estejam misturas com qualidade.

* Não se pode ignorar o fato de que parte dos plantadores que querem cultivar demanda opta por fazer o cultivo em vasos que servem para embelezar com melhor qualidade o local. Não há problemas para fazer o procedimento, desde que aconteçam trocas constantes de vasos nos momentos em que começam a crescer.

Tenha em mente de que quando as estruturas se encontram em vasos pequenos e começam a crescer, as raízes se entrelaçam entre si e por consequência atrapalham de forma direta no caminho da água e na absolvição dos nutrientes.

Begônia
* Grande parte dos especialistas indicam que os transplantes devem acontecer quando o crescimento ultrapassa a casa dos 10 com. Uma dica interessante para passar de um vaso para o outro está em regar pelo menos uma hora antes. Com esse procedimento a terra não vai desmanchar durante o processo.

* Interessante notar que assim com qualquer planta exótica existe a necessidade de ter o máximo de cuidado quando for podar a begônia. De forma prática, pelo menos uma vez pode semana os galhos que estão secos precisam ser retirados, de principal quando se estabelecem entre as folhas e atrapalham de forma direta não apenas na respiração como também no ato de captar nutrientes das raízes.

* A poda precisa acontecer de modo anual e jamais pode ser negligenciada por quem está responsável por cultivar. Especialistas indicam que a melhor época para fazer o procedimento consiste nos meses da primavera. Quando for realizar o processo tenha em mente de que precisa acontecer de forma intensa, o que de forma clara ajuda para que nasçam novos ramos com o processo de brotação. Jamais se esqueça de cortar na diagonal.

* O processo de adubação também representa em elemento importante para desenvolver a begônia. Conforme indica o site do Globo Rural, o adubo precisa acontecer em cada sessenta dias. Para saber quando a planta precisa de aumento ou queda em termos de adubagem fique com os olhos atentos às características da tonalidade de folhas que quando estão marrons representam que há necessidade de fazer crescer a quantidade de umidade da terra.

* Quanto menor o cuidado no cultivo de begônias maiores são as chances de acontecerem ataques de fungos e ácaros que podem desintegrar a estrutura e colocar o trabalho em cheque. Esse fato pode acontecer não apenas por causa da falta de atenção por parte de cultivadores como também porque espécies do gênero possuem o costume de se desenvolver em locais com alta taxa de umidade.

Begônia Senator Scarlet

* Caso isso aconteça com a sua plantação a melhor forma de proceder se encontra em busca auxílio com agrônomos que estão acostumados a tratar com esse tipo de flor, livros de agricultura que se relacionam com begônias ou visitar lojas especialistas que tenham funcionários capazes de fornecer orientação ou remédio que traz a cura.

* Outro ponto que não pode ser ignorado e que tem importância vital na vida de begônias está no processo de rega. Atenção, molhe apenas a terra, jamais coloque a água nas folhas.

* Outra dica a se considera está em fazer buracos nos vasos para acontecer o escorrimento do excesso de água que não entre no ciclo de absorção da planta. Interessante notar que potes de plásticos aumentam as chances de gerar umidade, por esse motivo a melhor indicação para cultivar está em composições de barro.

* Pronto. Seguindo as indicações que foram expostas no artigo aumenta a probabilidade de conquistar êxito ao cultivar as begônias. Procure seguir as dicas a risco, visto que espécies do gênero são frágeis e suscetíveis a ataques de fungos.

38518