Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Neomarica caerulea

O falso-íris, também conhecido popularmente como, lírio-roxo-das-pedras e lírio-roxo-das-pedreiras, Pertence à família Iridaceae e é originária da América do Sul, mais especificamente do Brasil

É uma planta herbácea com o clico de vida perene. É também florífera e possui folhagem comprida de modo que as folhas organizadas na forma de um leque. Essa é uma planta ornamental, principalmente pela folhagem que apresenta.

O falso-íris possui inflorescências eretas, altas, de coloração que varia entre os tons azuis e lilás, sendo bem atraentes para os insetos.

As flores do falso-íris possuem um tempo de vida curto. As flores se formam ao longo do ano todo, principalmente nas estações mais quentes do ano.

Cultivo
O falso-íris costuma crescer muito bem sob a luminosidade do pleno sol, também sob a meia sombra ou em locais pouco sombreados, ou seja, que não haja sombreamento completo e por todo o dia no local.

Por ser uma planta perene, originária do Brasil, o melhor tipo de terra para cultivar o falso-íris são as terras férteis, tendo o solo rico pelo trabalho da matéria orgânica e com umidade relativa, ou seja que são irrigadas com regularidade e frequência diária.

Costuma crescer apesar de algumas dificuldades, também, em regiões de clima frio como as do sul do país. As melhores localidades são as regiões sudeste e centro-oeste brasileiros.

Neomarica caerulea_1

Multiplicação
Essa planta multiplica-se pelas inúmeras sementes que se formam ao longo do processo de floração, o qual ocorre numa frequência constante. Pois na ponta das hastes dessa planta desenvolvem se as flores que são consideradas efêmeras pelo tempo de duração das mesmas.

Se num dia desabrocham, ao final desse mesmo dia elas  irão murchar, entretanto a mesma haste irá florir  múltiplas vezes. Essa característica permite a formação de muitas sementes.

Outro modo de propagar essa planta, além das sementes, é pela divisão da planta ou pela remoção das plântulas que estão enraizadas e nascem nos ponteiros.

Variedade da espécie
Existem algumas variedades espécies de Neomarica. A mais conhecida delas é a Neomarica caerulea, que como já descrito possui flores efêmeras com pétalas de coloração azulada, variando as tonalidades.

Diferentemente da variedade de espécie gracilis, a qual tem pétalas de coloração branca que variam com nuances amareladas. O tamanho das flores das variedades da mesma espécie pode variar.

Existe uma variância dessa planta chamada de Neomarica gracilis, que além do nome íris-caminhante também é conhecida por nomes populares como planta dos apóstolos, ou por planta dos doze apóstolos.

Neomarica caerulea_55

As hastes são flexíveis e depois da floração e da formação de novas plântulas na ponta dessas hastes, pelo peso das pontas ela vai ao chão. Ao encostar-se ao solo, novas mudas se enraizarão, aonde irá se formar novas mudas da planta.

Essa característica vai se repetindo por sucessão. Ou seja, a planta vai se propagando, caminhando pelo solo. Se você deixar e não controlar a planta, essa variedade se espalha por todo o terreno na qual foi plantada. É por essa característica, também, que essa variedade é considerada uma planta invasora.

Indicação da planta no paisagismo
Fica bem em bordaduras ao redor de calçadas e muros, ou em conjuntos maciços no jardim ao redor de árvores com a copa pouco ampla.

9vk8089w

transplante

Transplantar plantas é essencial para a manutenção de um jardim saudável. Quando uma planta cresce demais em relação ao seu vaso, suas raízes podem ser danificadas ou sufocar, diminuindo seu crescimento e deixando ela com um aspecto doente.

Para prevenir esse tipo de problema, a planta deve ser transferida para um recipiente maior. Apesar dos transplantes serem importantes, o processo pode ser perigoso e traumático para as plantas. É importante, portanto, tomar muito cuidado. Aqui estão alguns passos para que você transplante uma planta com segurança e com mínimo de riscos.

Passos
* Regue todas as plantas que você vai transplantar usando um fertilizante de transplante. Faça isso de 1 a 2 dias antes do dia do transplante para que o fertilizante faça efeito.

* Preencha o vaso novo com terra para vaso. Ele deve ficar cheio até que sobre apenas 5 cm até o final do vaso.

* Misture o mesmo fertilizante de transplante do passo 1 com uma quantidade de água igual e molhe a terra do vaso novo. Certifique-se de que não deixar nenhuma parte da terra seca.

* Faça um buraco na terra do vaso novo com aproximadamente as mesmas dimensões do vaso antigo.

* Remova a planta do vaso original. Segure a base da planta com a mão reta e certifique-se de cobrir o máximo possível de solo. Vire o vaso de cabeça para baixo e cuidadosamente puxe a planta junto com a terra. Não faça isso muito rápido, pois senão você pode danificar as raízes no processo.

* Coloque a planta no vaso novo, tomando cuidado para não danificar as raízes. Coloque um pouco de terra extra para preencher os buracos e garantir que nenhuma raiz fique exposta. Regue um pouco o vaso com a água misturada com o fertilizante de antes.

* Deixe o vaso novo em um lugar com pouca luz por alguns dias. Levará de um a 2 dias para que a planta se adapte ao novo solo, e somente depois disso é que ela pode ser levada de volta para um ambiente com bastante luz.

transplantar-planta

Dicas
* Um transplante incorreto pode ser prejudicial para a saúde da planta, podendo até matá-la. Apesar disso, um transplante correto pode fazer com que uma planta que estava morrendo ou doente recupere totalmente sua saúde.

* Ao transplantar uma planta para um vaso novo, certifique-se de que ele tenha espaço extra para que a planta continue crescendo. Isso ajudará as plantas a se acomodarem no novo ambiente, permitindo que elas cresçam com o mínimo de traumas.

* A melhor hora do dia para transplantar as plantas é tarde da noite. Dessa maneira as plantas terão a noite inteira para se recuperar e se adaptar ao novo solo, sem ter que lidar com a luz do sol até a manhã seguinte.

56890