Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaia-2500-

As samambaias são uma das plantas mais antigas do planeta e atualmente servem como decoração em muitas casas. Existe uma grande variedade de samambaias e podem proceder de diferentes lugares, ainda que sempre de regiões cálidas e úmidas ao mesmo tempo.

Os cuidados com as samambaias não são muitos nem demasiado específicos, mas se queremos que nossas plantas cresçam sadias e fortes, deveremos prestar-lhes a atenção necessária.

Elas são lindas plantas de crescimento rápido que ficam muito bem no corredor de uma casa ou como protagonistas penduradas na decoração de um jardim. As samambaias são muito resistentes e proporcionam luminosidade aos espaços graças à sua característica cor verde.

Se quiser uma em casa, neste artigo é explicado como cultivar samambaias.
* Em primeiro lugar, cabe destacar que as samambaias procedem, na maioria, de regiões com clima temperado e úmido, por isso será necessário mantê-las em um meio com muita umidade.

* O que se deve fazer para cultivar uma samambaia é comprar a raiz que vai plantar em uma loja especializada em jardinagem. Ao escolher a raiz verifique que está livre de qualquer praga e que se encontra saudável. O ideal é plantar a samambaia no outono ou primavera.

* As samambaias são plantas que crescem muito, e como costumam ser usadas como elemento decorativo suspenso, é recomendável ter um bom suporte e base onde plantá-la, já que com o tempo e o crescimento das folhas ela ficará cada vez mais pesada. Compre uma linda base que permita à planta respirar.

samambaia

* Antes de plantar é importante preparar um substrato especial. O ideal é que esteja composto por terra de urze, terra de consistência média e areia. Os fertilizantes não são necessários para estas plantas, no entanto, é necessário que o substrato seja leve e com excelente drenagem.

* Depois de preparar o substrato é hora de plantar a samambaia. É recomendável que o buraco seja duas vezes maior e mais profundo que o tamanho da planta. Depois de colocada, pise o solo delicadamente e regue.

* A frequência de irrigação deve ser regular, a planta deve estar sempre úmida, não molhada, e deve-se evitar sempre a presença de água estancada. Por isso algumas pessoas também recomendam regar, esperar até que a água seque e fazer a seguinte irrigação.

* A samambaia deve estar localizada a meia sombra e isto é obrigatório, já que esta planta não suporta a luz direta do sol, e se ignorar este detalhe as folhas da samambaia começarão a ficar cada vez mais amarelas até morrer.

* Depois de plantar a samambaia deverá cuidar dele como este tipo de planta requer.

* Também, durante o verão será necessário borrifar as folhas das samambaias com um spray ou vaporizador, para mantê-las frescas e úmidas, bem como usar um substrato poroso.

samambaia cabelo-de-anjo
* Por outro lado, também será importante colocar as samambaias em um lugar apropriado para que recebam luz, mas de forma indireta. Não deveremos colocá-las onde o sol incida diretamente e, além disso, será bom colocá-las em um lugar ventilado, ainda que sem corrente.

* Quanto aos fertilizantes, poderemos colocar nas nossas samambaias fertilizantes líquido para plantas verdes dissolvido na água de rega a cada 15 dias durante a época de crescimento.

* À medida que as samambaias forem crescendo, será conveniente transplantá-las para um vaso maior para que se desenvolvam corretamente. A melhor época para fazer isso é em primavera

30

jacintos

Os jacintos são belíssimas flores para embelezar jardins e mesmo varandas, podendo assim ser plantadas diretamente na terra ou em vasos, o que vai depender do espaço disponível na residência e mesmo dos cuidados necessários que é preciso ter para garantir que a espécie floreia em sua plena beleza.

Para saber como plantar jacintos e usufruir da sua intensa fragrância, confira essas e outras informações e dicas reunidas a respeito do assunto.

Plantar jacintos é uma ótima opção para quem deseja deixar a sua casa ou apartamento mais colorido, pois essa é uma espécie que oferece flores em uma ampla variedade de cores, como a branca, amarelo, azul, laranja, rosa e a vermelha, entre outros tons.

Ao total são mais de 60 espécies, sendo que a flor se origina de um bulbo com uma haste onde florescem diversas flores laterais com seis pétalas de dimensões pequenas agrupadas em forma de espiga. O caule conta ainda na sua base com no máximo seis folhas longas, estreitas e de cor verde-escuro.

O jacinto floresce na primavera, a época das flores, por isso, o melhor é que o seu bulbo seja plantado no fim do outono, até porque a espécie precisa de frio para se desenvolver.

))_jacinto

Por conta disso, combina mais com regiões de temperaturas baixas. Já o local onde o jacinto ficar pode conter luminosidade indireta, bem como sol fraco, o que vai garantir o sucesso do seu cultivo. Outra vantagem para quem não possui jardins ensolarados é que os jacintos não crescem muito, podendo atingir os 40 cm de altura e os 30 cm de largura.

É recomendado, entretanto, que a planta não fique acessível aos animais de estimação, uma vez que ela pode ser tóxica. O mesmo cuidado se deve ter ao existirem crianças em casa. Além disso, o seu aroma intenso pode não agradar a todos os olfatos e, por isso, outra dica é que o jacinto seja colocado em um local arejado.

Mesmo precisando de clima frio, é possível cultivar jacintos nas regiões mais quentes do Brasil, sendo que para tanto é preciso seguir alguns procedimentos.

Um deles consiste em adquirir o jacinto para obter o seu bulbo, sendo que é a partir dele que vai nascer uma nova planta.

Depois que a flor e as folhas secarem, é preciso remover o seu bulbo e lavar bem. O corte deve ser feito a 4 cm acima do bulbo. Depois colocá-lo em um vaso com boca pequena e água, sendo que o bulbo do jacinto não deve ficar submerso, apenas tocar na água.

O vaso deve ser enrolado em papel pardo e deixado por 10 semanas em um local onde não bata luz, mas que seja arejado. Uma vez por semana, ou mais se necessário, é preciso repor a água que evaporou.

HYACINTHUS ORIENTALIS

Nesse período a planta vai desenvolver filhotes de cinco centímetros em média, sendo que ao seu final é preciso colocar o vaso sem o papel em um local onde receba luz abundante, mas indireta.

É preciso continuar repondo a água uma vez por semana. Em pouco tempo a planta vai desenvolver uma nova floração, porém, com o mesmo bulbo não será possível fazer o jacinto florir mais uma vez. Isso porque esse método consiste em forçar a floração da planta.

Outra forma de plantar jacintos é plantando o seu bulbo em um vaso de boca larga que tenha 15 cm de profundidade, sendo que os bulbos não precisam ficar completamente enterrados e a sua ponta deve ficar voltada para cima.

Para plantar jacintos dessa forma, entretanto, também é preciso enrolar o vaso em um papel pardo, mas que deve ser armazenado na geladeira por um período de 10 semanas.

Ao final desse tempo, o vaso deve ir para um espaço escuro e fresco, por onde deve permanecer ainda enrolado no papel até que os filhotes apareçam e tenham 5 cm de altura. Quando eles atingirem esse tamanho, é possível remover o papel do vaso e levá-lo para um local com luminosidade indireta. É preciso irrigar semanalmente e, em breve, aparecerá uma nova floração.

Em locais bastante frios pode-se cultivar jacintos no solo, no entanto, essa espécie não tolera as geadas. Independente do lugar escolhido para o cultivo é importante que a terra contenha matéria orgânica em abundância.

A proporção pode ser duas partes de terra para duas partes de composto orgânico. Se plantar jacintos no vaso, é importante que embaixo da terra exista uma camada de cascalho para que haja uma boa drenagem.

Quando plantar jacintos na terra, cada bulbo deve permanecer distante pelo menos 15 cm um do outro. As regas devem ser semanais, tendo o cuidado de não deixar o solo nem seco nem encharcado. Depois da primeira floração, os filhotes do bulbo podem levar mais dois anos para florescerem de novo.

árvore

000-tulipas

As tulipas são graciosas espécies encontradas em uma grande variedade de cores. A sua haste ereta e longa exibe uma belíssima flor solitária, que combina com jardins e varandas.

Desse modo, elas podem ser plantadas diretamente no solo ou em vasos, sendo que dessa segunda forma é mais prática devido aos cuidados que se deve ter com a planta. Além disso, se ela estiver em um canteiro não deve disputar espaço com outras espécies, o que pode comprometer o seu desenvolvimento.

As tulipas podem ainda provocar problemas gastrointestinais, convulsões e até mesmo colapsos no coração dos animais de estimação, sendo que em vasos fica mais fácil de evitar a aproximação deles.

E para quem deseja aprender a como plantar tulipas em vasos confira as dicas.

A melhor época do ano para plantar tulipas em vasos é no outono, já que o seu bulbo, que dá origem à planta, precisa de frio para se desenvolver. Com isso, a tulipa floresce no final da primavera. Isso significa que essas flores gostam de temperaturas frias, o que não significa que em regiões mais quentes não possa ser cultivada.

Nesse caso, a recomendação é que sejam depositadas pedras de gelo no seu vaso no início da manhã e da noite. Mas essa espécie, assim como as demais espécies de flores, também aprecia o sol intenso, desde que nas horas mais quentes do dia, como ao meio dia, estejam protegidas em uma sombra.

tulipa

Nas regiões mais quentes, pode haver dificuldade em fazer a planta florescer. Mas existem alguns truques eficientes. O primeiro passo é obter os  bulbos que serão plantados, para tanto, é preciso ter primeiro a flor em botão, sendo que ele aprecia locais frescos, sem calor ou vento excessivo e com luminosidade em abundância.

Obter o bulbo da tulipa também ajuda a saber qual o tamanho que vai atingir a sua tulipa, sendo que existem espécies imensas que precisam de vasos maiores.

Quando chegar o outono, é necessário remover o bulbo da planta, que vai estar embaixo da terra, e lavá-lo bem, removendo toda a sua terra. Durante os próximos três meses, o bulbo deve permanecer em um local seco, arejado e fresco.

Quando chegar o inverno, o bulbo da tulipa deve ser plantado em um vaso com terra, mas sem que fique totalmente enterrado e com os brotos virados para cima.

A terra deve ser regada e o vaso colocado em um saco plástico para seguir para a geladeira, onde deve permanecer nos próximos seis meses. Isso vai simular a temperatura fria que precisa para se desenvolver posteriormente.

Passado esse período, o vaso precisa ficar em um local fresco por mais dois meses, sendo que após esse tempo, mais uma vez o vaso deve ir para a geladeira por seis meses. Por fim, depois de dois meses que a planta sair da geladeira pela última vez, ela vai florescer, na primavera.

tulipas-vermelhas

Já nas regiões mais frias é bastante simplificado o cultivo da tulipa, mas também é preciso obter o broto da flor. Assim, depois que as flores secarem e as folhas caírem, o bulbo deve ser removido, lavado e guardado na geladeira até o começo do outono, quando deve plantar o bulbo da tulipa em um vaso e permanecer em local fresco e com bastante luminosidade.

Nessas regiões, as temperaturas frias dos próximos meses vão garantir que a tulipa floresça na próxima primavera. Já que a haste das tulipas é longa e o bulbo da planta relativamente grande, os vasos que vão recebê-las devem ter em torno de 25 cm de altura e 15 cm de largura.

O vaso pode receber primeiro uma camada de cascalho para que fique bem drenado, depois, terra e uma quantidade maior de composto orgânico. O bulbo deve ser enterrado a 15 cm, sendo que no máximo cinco deles podem ser plantados em um mesmo vaso, ficando ao menos 5 cm de distância um do outro.

É importante regar a tulipa com moderação, nunca deixando o solo encharcado e apenas quando a terra estiver seca superficialmente. Depois que a tulipa secar, é possível usar mais uma vez os seus bulbos, inclusive, os filhos que devem ter brotado.

Eles devem ser plantados no outono seguinte, mas podem não florescer na próxima primavera, mesmo assim, é importante manter os cuidados quanto ao local onde vão permanecer.

teka 17

Hydrangea macrophylla_Y

Muito apreciada pelas floradas intensas, oferece ao produtor a opção de vender desde a muda até a flor envelhecida ou seca.

Pouco comum entre as plantas, a cor azul é a característica marcante da hortênsia, flor de cultivo fácil, rápido e simples para produção comercial. Rústica e de boa adaptação a diferentes tipos de solos, a hortênsia ainda se destaca quanto à exuberância dos cachos que possui, os quais são muito utilizados para adornar diferentes ambientes.

Disponibilidade de água e temperatura adequada são as maiores exigências para o bom desenvolvimento da hortênsia.

Como é originalmente de clima ameno, a planta, oriunda da China e do Japão, não se dá muito bem em regiões quentes e secas. No entanto, por meio de técnicas de melhoramento genético, há algumas variedades da flor cultivadas em diversos países de clima tropical, temperado e subtropical.

Por aqui, relatos dão conta de que o cultivo de hortênsia, herança da colonização alemã, começou pelas serras do sul do país, onde até hoje é referência no turismo das cidades gaúchas de Gramado e Canela. A flor também tem destaque no paisagismo dos municípios de Morretes (PR) e de Campos do Jordão (SP).

A hortênsia é um arbusto semi lenhoso, com altura de 1 a 2,5 m e folhas grandes, denteadas, brilhantes e coriáceas – a textura assemelha-se à do couro –,tem a variação de cores de suas inflorescências influenciada pelo nível de acidez e concentração de alumínio do solo. Como o solo brasileiro é naturalmente acidificado, o azul é a cor que prevalece na hortênsia plantada no país.

Hydrangea_macrophylla_01

A planta exige solos férteis, bem irrigados, com boa drenagem e muita matéria orgânica. Dá-se bem em climas subtropical, tropical e temperado. É um arbusto que também pode ser plantado em vaso

Como plantar
Em primeiro lugar adquira mudas de hortênsia em viveiros recomendados. Também podem ser encontradas em lojas de plantas e de produtos de jardinagem.
Embora a hortênsia aceite vários tipos de solos, alguns precisam de tratamento adequado, como aporte de adubos, composto orgânico e irrigação, que elevam o custo de produção.

O melhor desenvolvimento se dá em solos férteis, bem irrigados e, ao mesmo tempo, com boa drenagem e dotado de elevado nível de matéria orgânica.

O espaçamento para o plantio varia de acordo com as condições físicas do ambiente, a variedade utilizada, o manejo adotado, entre outros fatores. No entanto, para cultivo de plantas obtidas em floriculturas, que são melhoradas geneticamente e manejadas em estufas controladas, o espaçamento é menor que o indicado para exemplares rústicos, cuja manutenção é mais fácil.

A cova, no entanto, deve ser grande, com no mínimo 50 x 50 x 50 m, pois as plantas ficarão no terreno por cerca de oito anos ou mais. Prepare a cova com adubação química e orgânica indicada pela análise do solo.

A planta tem boa adaptação em locais com temperaturas amenas, mas pode ser mantida sob estufas com irrigação. Devido ao calor nesses ambientes, é necessário mais atenção com o sistema de regas, que devem ser mais frequentes, para favorecer as condições climáticas adequadas para um bom desenvolvimento.

Hydrangea-macrophylla

Propagação
A propagação da hortênsia é realizada por estacas que podem ser extraídas da planta mãe o ano inteiro, apesar de a melhor época ser após o florescimento.

As estacas podem ser herbáceas – brotações laterais que ocorrem ao longo dos ramos –, desde que tenham cerca de 8 cm e de quatro a seis folhas pequenas e sejam usados reguladores de crescimento para garantir o enraizamento –, e semi lenhosas, utilizando ramos que contenham, no mínimo, duas gemas laterais, sendo uma para ficar sob o substrato para formação das raízes e outra acima, para a parte aérea. As estacas levam 40 dias para enraizar.

Ao terminar a floração, faça poda drástica do ramo que floresceu. Corte-o a 10 cm do solo, para que a planta emita novas brotações e cachos florais de bom tamanho. Podas mais alta (a 30 cm do solo) são recomendadas quando a intenção é obter mais quantidade de brotos e de cachos.

A floração da hortênsia ocorre cerca de sete meses após o plantio. Cada variedade, no entanto, pode apresentar um período diferente entre o início do cultivo e o momento em que a flor pode ser colhida.

32