Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




planta Angiospermae

A biologia é a ciência que estuda todos os seres vivos, sejam eles animais ou vegetais. No caso das espécies vegetais o ramo da biologia responsável pelo seu estudo é a botânica.

A botânica estuda a vida, a morfologia, a fisiologia, a relação com os outros seres vivos, portanto tudo que se refere as plantas é estudado e classificado pelos estudiosos da área da botânica.

Em toda a história, as espécies vegetais já receberam diversos tipos de classificações e de divisões, pelo fato do reino vegetal ser muito extenso e a cada dia que passa, os estudiosos descobrem novas espécies vegetais e novas características.

Desde a antiguidade, as plantas vêm sendo classificadas – uma das primeiras foi feita pelo grego Aristóteles que classificou as espécies vegetais da seguinte maneira: árvores, arbustos, sub-arbustos e ervas.

Com o passar do tempo, e dos estudos e das descobertas, as classificações das espécies vegetais foram se aperfeiçoando e ficando cada vez mais detalhadas, e uma das divisões mais conhecidas das plantas é entre: plantas Angiospermas e Gimnospermas.

As plantas angiospermas são aquelas que possuem flores e frutos, enquanto as plantas Gimnospermas são aquelas que possuem raízes, folhas e caules.

As plantas Angiospermas
É o grupo de plantas de maior número que existe atualmente, tendo em torno de 350.000 diferentes espécies vegetais catalogadas.

As plantas angiospermas têm como maior característica a presença de flores e frutos. Normalmente as sementes dessas espécies vegetais se colocam dentro dos frutos das espécies vegetais.

As flores possuem um papel muito importante nas espécies vegetais, muito além do aspecto ornamental, pois elas possuem os óvulos e estruturas (pétalas bonitas e néctar) capazes de atrais os agentes polinizadores para agir na reprodução das flores.

O embrião das sementes das espécies vegetais angiospérmicas possui uma estrutura que recebe o nome de cotilédone que acabou caracterizando a divisão deste grupo de plantas.

As plantas angiospermas são divididas em 2 grupos ou classes: Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

Essa classificação foi uma forma de procurar simplificar a classificação das espécies vegetais, que ficaram extremamente complexas, pois existem características que podem destacar cada tipo de planta dentro desses dois grupos.

As plantas Monocotiledôneas se caracterizam por apresentarem um único cotilédone e estarem presentes em espécies vegetais como as gramíneas, as orquídeas e as palmeiras. Essas espécies vegetais se caracterizam por apresentarem um ciclo de vida pequeno ou curto.

As plantas Dicotiledôneas se caracterizam por apresentarem pelo menos dois cotilédones e apresentarem um ciclo de vida maior ou longo.

Conhecer esses tipos de espécies vegetais é importante, pois na hora do cultivo dependendo da espécie (monocotiledônea ou dicotiledônea) você irá saber se deve fazer uma cova mais profunda ou mais rasa, se pode usar determinado tipo de herbicida e outras situações de acordo com as características dos 2 grupos.

Apesar das plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas terem nomes esquisitos, elas são muito simples de serem diferenciadas. Abaixo daremos algumas características desses dois grupos de plantas angiospermas.

girassol - planta monocotiledônea

As espécies vegetais Monocotiledôneas
As plantas Monocotiledôneas tem como principal característica o fato de suas sementes apresentarem somente um cotilédone, que é uma reserva energética que é transferida para o embrião durante o processo de germinação.

As espécies vegetais monocotiledôneas pertencem a classe de plantas denominada Liliopsida.

São espécies de plantas monocotiledôneas: o alho, o bambu, a cana de açúcar, o arroz, as palmeiras, a grama, a cebola e outras espécies vegetais.

As principais características das plantas Monocotiledôneas são:
* As raízes das espécies vegetais monocotiledôneas possuem formato de feixe, sendo do tipo fasciculada. As raízes fasciculadas são chamadas também de raízes cabeleira devido ao seu formato, de raízes finas que se originam do mesmo local;

* O caule das espécies vegetais monocotiledôneas normalmente não cresce com relação a sua espessura, são herbáceos (sem a presença de lignina – substancia que concede ao caule estrutura lenhosa) e em formato de bulbos e rizomas (caules subterrâneos que acumulam nutrientes para o desenvolvimento das plantas).

Os feixes vasculares dos caules das plantas monocotiledôneas aparecem disposto de maneira irregular;

* As folhas das espécies vegetais monocotiledôneas apresentam nervuras paralelas e com a bainha desenvolvida;

* As flores das plantas monocotiledôneas são trimeras, isto é, com pétalas e sépalas organizadas em base de 3 (três), ou em números que sejam múltiplos de 3;

* As sementes as espécies monocotiledôneas não apresentam reserva e possuem somente um cotilédone, daí a denominação deste tipo de planta.

Magnolia_( dicotiledônea)

As espécies vegetais Dicotiledôneas
As plantas Dicotiledôneas são aquelas que possuem ao menos 2 cotilédones.

As espécies vegetais dicotiledôneas pertencem a classe de plantas denominada Magnoliopsida.

São espécies de plantas dicotiledôneas: o feijão, o amendoim, o girassol, o café, o mamão, a seringueira, o abacate e outras espécies vegetais.

As principais características das plantas Dicotiledôneas são:
* As raízes possuem formato pivotante ou axial. Esse tipo de raiz forma na planta uma raiz principal e que penetra de maneira vertical no solo, gerando raízes laterais;

* O caule das espécies vegetais dicotiledôneas possuem crescimento quanto a espessura e diversas plantas apresentam caule lenhoso (que contem lignina). Os feixes vasculares dos caules dessas espécies estão dispostos de forma circular;

* As folhas das espécies vegetais Dicotiledôneas possuem a bainha reduzida, com nervuras reticuladas ou ramificadas;

* As flores das espécies vegetais dicotiledôneas são pentâmeras, isto é, apresentam pétalas e sépalas organizadas em base de 5. De forma rara aparecem organizadas em base de 2 ou 4;

* As sementes das espécies vegetais Dicotiledôneas possuem pelo menos 2 Cotilédones – origem do nome do grupo de plantas, e esses podem apresentar reservas de nutrientes para as plantas.

A germinação das plantas Monocotiledôneas e Dicotiledôneas
As espécies vegetais monocotiledôneas quando germinam geram uma pequena folha na superfície do solo, enquanto que as espécies vegetais dicotiledôneas quando germinam os cotilédones por cima da superfície do solo.

Os cotilédones no momento da germinação tendem a se abrir com a aparência similar de uma folha e depois eles murcham a medida que a espécie vegetal começa a crescer.

O desenvolvimento das plantas Monocotiledôneas e Dicotiledôneas
As espécies vegetais Monocotiledôneas costumam desenvolver folhas de formato estreito e compridas, enquanto as espécies vegetais dicotiledôneas possuem folhas mais largas com formato tendendo para o redondo.

Nas espécies vegetais monocotiledôneas, as raízes são muito ramificadas e densas. Já no caso das espécies vegetais Dicotiledôneas, existe uma raiz principal, pouco ramificada.

gifs-animados-de-chuva-1

Scadoxus multiflorus

O cultivo de algumas plantas podem precisar um pouco de habilidade e muito conhecimento. São tantas espécies que muitos se esquecem que cada uma possui uma forma de cuidar diferente, muito específica e que, para isso, é preciso descobrir muito sobre aquilo que se quer plantar. É isso que acontece com as plantas conhecidas como bulbosas, que possuem uma forma única de cultivo!

O que são plantas bulbosas?
Como o nome já diz, as plantas bulbosas são conhecidas assim porque possuem bulbos, uma parte específica da estrutura destas espécies que costumam ficar e se desenvolverem por baixo da terra, se diferenciando de tantas outras plantas por ai.

Este bulbo também pode ser conhecido como caule subterrâneo, e é lá que estas espécies tão especiais armazenam os seus nutrientes, durante as regas, adubação e outros elementos do cultivo.

É muito importante lembrar que esta acumulação de nutrientes em um caule por debaixo da terra é o que garante o impulso inicial destas plantas para a primeira brotação e até mesmo para que elas possam se manter ao longo de todo o plantio!

As plantas que possuem seus bulbos podem se comportar de várias maneiras diferentes, sendo duas as mais importantes. Para começar, elas podem ser perenes, ou seja, duráveis.

Quando não se comportam de forma perene, costumam desaparecer com a sua parte externa, retornando com a mesma somente em determinadas épocas do ano.

Para quem escolhe plantar estas espécies, muitas das vezes elas podem ficar sem aparecer e o seu canteiro permanecerá vazio por um tempo, como se nada estivesse brotando ali. Porém, após uma nova brotação, as bulbosas reaparecem sempre belas, mostrando tudo o que tem de bom.

Antes mesmo do período de uma nova brotação iniciar, você pode deixar os bulbos em baixo da terra ou retira-los, guardando os mesmo em um local ventilado, úmido e bem protegido.

Quando chegar o tempo de rebrotação, você poderá replantar os bulbos destas plantas, que não terá mudado nada e elas continuarão se desenvolvendo. Geralmente, quando a bulbosa não brota é porque ela está entrando em seu período de hibernação.

Logo depois, a floração começa enchendo o jardim de alegria. Além deste grande milagre, as bulbosas costumam ser as plantas mais resistentes entre todas as outras que existem.

As plantas bulbosas são ótimas companheiras. No geral, elas necessitam de poucos cuidados e podem, quando menos se espera, brotar com lindas flores. Algumas espécies liberam um odor incrível, tendo gosto de tê-las no seu jardim. É por estes e tantos outros motivos que milhões de jardineiros escolhem as bulbosas para cultivo.

Existem variedades de bulbosas que florescem sempre muito rápido, brotando com velocidade e que se adaptam a climas diversos, se desenvolvendo nas áreas mais complicadas para plantio, tamanha é a sua força para brotar.

Muitas delas conseguem brotar em várias estações do ano, sem muitas exigências, o que torna estas espécies inseridas dentro do grupo de baixa manutenção para cultivo.

Uma outra coisa muito interessante sobre as bulbosas é que elas podem florescer mesmo se seus bulbos forem deixados em prateleiras.

Além disso, mesmo que seu ciclo de vida termine, as bulbosas costumam deixar seus filhotes de forma natural, com o intuito de propagar a espécie. Por causa disso, elas são consideradas muito resistentes, durante um longo tempo e sempre estando presente nos locais escolhidos para plantio.

Amarilis - Hippeastrum hybridum

Como cuidar e cultivar plantas bulbosas?
1. Escolhendo as Plantas
Por mais que as bulbosas sejam muito fortes a qualquer condição climática, é sempre bom escolher aquela espécie que mais se desenvolve no clima da sua região, já que o cultivo acaba se tornando muito mais fácil.

Pesquise bastante sobre a espécie que você vai escolher para plantar, de forma que a mesma se desenvolva de uma forma mais prática. Com isso, seu jardim ficará lindo e você não terá um trabalho imenso para poder conservá-las.

2. Armazenamento
Com o bulbo comprado, nem sempre conseguimos planta-lo de imediato. Para começar, você pode guardar o mesmo em um local seco, arejado e protegido, para que posteriormente ele possa ser cultivado da melhor maneira possível.

Uma opção muito boa e que aconselham todos os especialistas é colocar os bulbos recém-comprados em uma bandeja forrada e grande, com areia ou com papel limpo, estando o mesmo bem seco. Lembre-se de manter os bulbos separados uns dos outros.

Para não se perder e identificar cada um de seus bulbos armazenados, cole uma etiqueta em cada um indicando qual é a sua espécie e também qual a data em que ele foi adquirido. Esta etapa de identificação dos bulbos é muito importante e não pode ser esquecida. Para evitar o apodrecimento dos bulbos mantenha a área de armazenamento sempre muito bem ventilada.

bulbos

3. Inserindo os bulbos na terra
Antes de colocar os bulbos na terra, verifique sempre se a mesma não está muito encharcada e se o sistema de drenagem está bom. Esta etapas é muito importante, pois os bulbos não conseguem se desenvolver bem em solos muito úmidos.

Para iniciar o plantio, prefira um solo mais ou menos argiloso, onde não há a proliferação de fungos e faça uma cova bem profunda. Depois, basta inserir o bulbo e regar com apenas um pouco de água.

Esta parte é importante pois solos muitos secos acabam desfavorecendo a floração de algumas espécies de bulbosas. Neste caso, a inserção de matéria orgânica logo após o plantio é muito importante!

Para cobrir a cova, faça com matéria orgânica e com uma camada grossa de terra. Depois, é só deixar que as bulbosas se proliferem lindamente em seu jardim, regando as mesmas regularmente para que a armazenagem de nutrientes nos caules subterrâneos seja feita da melhor maneira possível.

chuvas

varanda de pouco sol

Muitas gente gosta da idéia de ter plantas em casa, mas não tem um espaço ideal para um jardim. Saiba que não é necessário morar numa bela casa com um quintal enorme para poder ter um espaço verde no seu lar.

Uma solução que tem sido bastante usada é a de cultivar plantas nas varandas. Além de a sua varanda ganhar um charme extra também pode ser a morada perfeita para várias plantas.

Uma dúvida que muitas pessoas têm é como fazer a escolha certa das plantas para cada ambiente. A primeira coisa a se fazer é pensar sobre o ambiente em si, ou seja, se ele tem uma incidência intensa de sol ou não, se venta muito entre outras características.

No caso de a sua varanda não ter a incidência de muito sol é importante saber quais plantas conseguem sobreviver com essa característica. Algumas plantas necessitam de muito sol para sobreviver enquanto outras se adaptam melhor a meia-sombra. A seguir listamos algumas plantas que se dão bem com áreas com pouco sol.

Plantas que se adaptam com pouco sol

Sansevieria cylindrica
Lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica)
A planta conhecida popularmente como Lança-de-são-jorge conta com folhas alongadas cilíndricas e verticais. O visual dessa planta é bastante ornamental e se caracteriza por ter uma boa resistência. Essa planta pode ser cultivada numa varanda que tenha a incidência de pouco sol, pois prefere ser mantida a meia sombra. A rega deve ser feita a cada 15 dias, mas com o cuidado de molhar as folhas.

Pau d’gua (Dracaena fragrans)

Dracaena fragrans
Conhecido popularmente como Pau d’gua a Dracaena fragrans é um arbusto que possui uma característica bem interessante, o centro das suas folhas tem uma linha amarela o que contribui para o seu visual extremamente decorativo.

A rega dessa planta deve ser feita assim que se percebe que a sua terra está seca na superfície. Como se trata de uma planta que não gosta de exposição direta ao sol pode ser uma ótima opção para uma varanda com pouca incidência de sol.

Yuca (Yucca filamentosa)

Yucca filamentosa

A planta arbustiva conhecida como Yuca mansa não tem caule e é muito utilizada no paisagismo por ser uma planta de beleza rústica. As folhas dessa planta são de tons verdes azulados e alongadas, a sua disposição é em roseta. Pode ser que a inflorescência da Yuca atinja até 3,5 m.

O perfume dessa planta é espalhado com mais intensidade a noite. Depois que a Yuca floresce e frutifica ela morre e passa a dar origem a ‘filhotes’ que surgem na base. Como se trata de uma planta rústica pode se adequar a uma grande variedade climática.

Pelo fato de se adaptar bem a climas variados e ter uma boa resistência pode ser usada para compor maciços, bordaduras e conjuntos no jardim. O cultivo da Yuca pode ser feito tanto a sol pleno como a meia-sombra, o solo precisa ser arenoso ou rochoso. É resistente a estiagem, mas não suporta solos mal drenados e encharcamentos. O crescimento da planta no geral é lento, porém, o crescimento da haste floral é bastante rápido.

Palmeira Ráfis (Rhapis excelsa)

Palmeira-Rafis-Rhapis-excelsa-

A Palmeira Ráfis conta com diversos caules que parecem bambu. O seu crescimento é ereto e as suas folhas são plissadas e pode ser cultivada em vasos. Como se adapta bem a todo tipo de iluminação pode ser usada também numa varanda com pouco sol. Para mantê-la sempre bonita é importante regá-la com frequência cuidando para que o seu substrato não fique encharcado.

Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida)

Fuchsia hybrida

A planta conhecida popularmente como brinco-de-princesa ou fúcsia é considerada como o símbolo do estado do Rio Grande do Sul. Uma planta que pode ser encontrada em muitas variedades, tanto as pétalas como as sépalas podem ter cores e formas diferentes.

Dentre as cores mais comuns de encontrar essa planta estão o rosa, vermelho, violeta, azul e branco. A sua principal característica é ter a ramagem pendendo o que faz com que fique muito bem em vasos suspensos. Existe variação entre esses tipos de plantas sendo que algumas têm formas arbustivas e outras têm porte herbáceo.

A preferência de iluminação dessa planta é luz difusa ou a meia-sombra sendo assim uma boa opção para varandas com pouco sol. Porém, algumas variedades dessa planta precisam de sol pleno. Como se trata de uma planta que gosta de um clima mais frio se adapta melhor ao sul do país.

Bromélia (Guzmania lingulata)

Guzmania lingulata

A inflorescência da Bromélia tem um tom avermelhado que faz um lindo contraste com o verde escuro das suas folhas. Como a incidência de sol direto pode queimar as suas folhas é melhor cultivar essa planta num local que fique a meia-sombra, perfeito para a sua varanda. É importante que a planta receba claridade indireta.

O cultivo dessa planta deve ser feito em substrato especial para epífitas, a rega deve ser feita a cada dois dias. Tenha o hábito de limpar o centro da planta para evitar que haja a proliferação de mosquitos.

Dypsis lutescens

Palmeira Areca (Dypsis lutescens)
A Palmeira Areca é uma planta que pode ser cultivada sem problemas sob a incidência direta de sol, mas fica mais bonita quando cultivada a meia-sombra. A rega dessa planta deve ser regular, tenha cuidado de manter essa planta longe de ambientes com ar-condicionado.

Antúrio (Anthurium andreanum)

Anthurium andreanum,

A principal característica do Antúrio é ter flores vistosas, um verdadeiro clássico decorativo. Trata-se de uma planta que aprecia a meia-sombra, não pode receber de jeito nenhum a incidência direta do sol. Porém, não pode ficar em ambientes escuros, sendo assim um local que receba pouco sol é uma boa opção.

Myrciaria cauliflora

Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora)
A Jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, muitas pessoas não sabem, mas é possível cultivar essa planta em vasos com crescimento médio em espaços reduzidos como uma varanda, por exemplo.

Essas árvores passam por floração e frutificação mesmo num espaço pequeno. Ressaltamos que o crescimento dessa árvore é lento podendo demorar até 10 anos para dar a primeira frutificação. Com essas sugestões de plantas para cultivar numa varanda com pouco sol você já pode começar a planejar o que deseja ter nesse espaço.

38518