Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tillandsia usneoides L.

A planta também conhecida popularmente como Barba-de-pau pertence à família Bromeliaceae. Trata-se de uma planta nativa não endêmica do Brasil. O nome popular vem do fato de que a planta possui um visual que lembra uma longa barba esbranquiçada.

Descrição da Barba-de-velho
A planta que barba-de-velho é do tipo epífita (que nasce sobre outras plantas) e se estabelece pendente nos ramos de árvores. O seu caule é filiforme (fino a tal ponto de ser semelhante a um fio) e possui folhas com entrenós alongados.

Na sua fase adulta as raízes se tornam ausentes, possui uma quantidade pequena de folhas de três a cinco dispostas no decorrer do seu caule longo. As folhas são dísticas (que possui duas séries no decorrer de um mesmo eixo) e patentes tendo em torno de 2 a 7 cm. As flores da planta barba-de-velho possuem sépalas de 5 a 6 mm que são livres, lanceoladas e que podem ter um esverdeado ou amarelado.

Característica da Barba-de-velho
Floração / Frutificação
– O florescimento dessa planta é bastante raro ficando a sua reprodução ligada principalmente ao crescimento vegetativo. Sua dispersão é geralmente feita pelo vento e pelos pássaros que fazem a transmissão de uma árvore para a outra.

Tillandsia usneoides L. _00

Propagação
Pode ser feita tanto de forma vegetativa como por meio de sementes. A barba-de-velho está na lista de espécies ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul.

Hábitat
Pode ser encontrada em habitats como a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica, ou seja, em todas as formações de florestas. Em relação a distribuição geográfica dessa planta podemos encontrá-la no Nordeste nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Sergipe, Piauí, Paraíba, Alagoas e Pernambuco; também na região Sudeste nos estados do Espírito Santo,  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como no Sul nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Barba-de-velho não é parasita
Uma confusão que as pessoas costumam fazer em relação dessa planta é acreditar que se trata de uma parasita, porém, a barba-de-velho é uma planta epífita que vive aderida ou mesmo pendurada em outras plantas, porém, não lhes suga seiva não se caracterizando como parasita.

Essa planta não tem raízes desenvolvidas e dessa forma absorve água e nutrientes de forma direta da atmosfera através das suas estruturas que são chamadas de escamas e se distribuem por todo o seu corpo. As escamas da planta tem uma habilidade bastante interessante de atrair e reter líquido.

barba-de-velho

A planta Barba-de-velho também é uma planta medicinal
Essa planta conta com propriedades medicinais e nos Estados Unidos é utilizada como uma aliada no combate dos principais sintomas da diabetes. Além disso, a planta possui outras propriedades medicinais relevantes como ser antibiótica, antirremáutica, anti-hemorroidal e adstringente para a pele.

Durante muito tempo a varba-de-velho foi usada junto com algum tipo de gordura, como aquela da manteiga da cacau, como um supositório para as hemorróidas. Para se ter uma ideia essa é uma planta utilizada como medicamento também pelos índios Guarani, no caso deles o emprego da planta era para evitar gravidez.

Popularmente essa planta é utilizada para evitar o ingurgitamento do fígado bem como para combater úlceras, dores, hérnias, varizes e até mesmo inflamações no reto. Pode ser ainda utilizada como um eficiente adstringente.

Barba-de-velho no artesanato
Essa planta tem larga aplicação no artesanato, no começo do século passado era muito utilizada para fazer o enchimento de travesseiros, colchões e almofadas. A planta também era excelente para fazer o acondicionamento de produtos. Para que possa ser utilizada a planta é colocada de molho em água fervente.

A partir disso a planta começa a se desprender do tecido cortical e no final sobre somente a sua parte lenhosa que tem forma de filamentos escuros e que permanecem enovelados. Também é possível utilizar essa planta para ornamentação ou mesmo para como um substrato anti-choque em embalagens de artigos que sejam frágeis.

barbadevelho
Barba-de-velho e a poluição nas grande cidades
Quem vive nas grandes cidades do Brasil sabe que a poluição já é uma constante, além do oxigênio respiramos o chamado material particulado que é composto de fragmentos bem pequenos carregados quase que em sua totalidade de metais pesados que são danosos para a nossa saúde.

Na busca pela identificação dessas partículas sem a necessidade da utilização de equipamentos caros alguns pesquisadores brasileiros das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Bahia (Ufba) utilizam a planta Barba de Velho.

A planta é encontrada com facilidade nas matas do país e pode ser muito útil para fazer o estudo de concentração de metais pesados no ar de cidades como Salvador e Rio de Janeiro.

Biomonitoramento atmosférico
A técnica que utiliza as plantas para fazer o monitoramento é chamada de biomonitoramento atmosférico e está em fase experimental nos centros de pesquisa de diversos países.

Através dos estudos realizados com as plantas ficou comprovado que as pessoas que moram nas duas cidades, Salvador e Rio de Janeiro, inalam material particulado.

A escolha da barba-de-velho para esse experimento se deu pelo fato de ser uma planta adaptada para viver em ambientes quentes e secos.

Como a planta não suporta a poluição intensa se torna uma bioindicadora da qualidade do ar. O material particulado existente no ar fica retido nas escamas utilizadas pela barba-de-velho para retirar umidade da atmosfera e assim é possível medir a poluição.

Tillandsia usneoides L. _III

Barba-de-velho no paisagismo
A planta que é utilizada como planta medicinal, para medir a poluição do ar e até mesmo para artesanato também pode ficar muito bem como parte integrante do paisagismo do seu jardim. A barba-de-velho necessita de sol pleno ou então de meia-sombra.

A planta pode chegar a 6 m de comprimento, pode ser usada como parte do paisagismo principalmente porque alguns pássaros utilizam os seus ramos para fazer ninhos. Um visual bem interessante para o seu jardim e que com certeza vai encantar quem passar por lá.

janela florida

Philodendron hederaceum11

Planta que faz parte da família Araceae. Apesar de alguns nomes estranhos podem até sugerir que essa espécie fica bem longe do Brasil é um grande engano, a sua origem é brasileiríssima, com pés na América Tropical.

O filodendro pode ser plantado em vasos e deve porque se trata de uma excelente planta ornamental e quem garante esse charme são as suas folhagens, são muito ramificadas. É impossível mensurar o quanto, sem falar que se trata de uma herbácea perene, isto é, estará sempre bonita e pronta para enfeitar a sua casa ou jardim.

O caule do filodendro é particular e favorece o seu uso em estacas, muros e cercas. Trata-se de um caule com entrenós e bem flexíveis e dele partem as raízes. Assim, fica bem fácil criar cercas vivas, amarrando o caule do filodendro entre as entranhas da mesma. Ela crescerá fazendo o caminho para cima quando bem colocada.

Outra característica da folha que merece destaque é a sua forma de coração e o que deixa essa planta ainda mais charmosa é a cor que mistura duas tonalidades de verde. Normalmente, essa tipologia com dois tons da mesma cor é a que é chamada de Filodendro-brasil.

As flores do filodendro e as suas características
O formato das flores do filodendro é espádice e isso é uma característica de todas as espécies que pertencem a essa mesma família. Porém, no caso específico dessas plantas não são as flores que as fazem mais bonitas e especiais que as outras.

O seu cultivo se dá pela beleza da folhagem e no Brasil, pode ser cultivada em qualquer região tanto em vasos, como em jardins.

Durante a inflorescência é possível observar, na maioria das vezes, uma espata bem grande e solitária, que fica encerrando parcialmente ou rodeando saindo de baixo o espádice.

Normalmente, é considerada como a maior das flores, que não é exatamente uma verdade, uma vez que elas só aparecem durante a inflorescência.

filidendrobrasil

Cultivo
O cultivo do filodendro deve ser apoiado ou tutorado, isto é, deve ser feito, por exemplo, uma cerca viva, enrolada em telas de divisa. Porém, também pode ser usado, por isso, cultivo de apoio, em muros, além de estacas de fibra de coco.

Vale ressaltar que é o tipo de planta que cresce bem rápido, porém, os especialistas em plantas dizem que não é aconselhável usar a filodendro para fazer a cobertura de pérgulas. Isso porque diferente dos arbustos trepadeiras, ela não possui um caráter de cobertura fechada.

Apesar de gostar muito do sol da manhã, a filodendro não deve ser cultivada direto sob o sol.

Veja a seguir como fazer o cultivo em canteiro
* Será necessário comprar um adubo animal que pode ser de aves, se bem curtida ou de gado, que será melhor ainda.  Se você optar por esse segundo, deverá usar a quantidade entre 200 e 500 gramas. A quantidade cairá pela metade se escolher o adubo de aves.

* O adubo escolhido, na quantidade referida, deverá ser misturado com o composto orgânico, a quantidade adequada para o cultivo ou poderá ser uma outra opção o húmus de minhoca.

* Para completar essa mistura é necessário usar um pouco de areia para facilitar a areação e a drenagem.

* O buraco que deverá ser aberto para plantar a filodendro deverá ser maior do que o torrão que será plantado. Faça isso descompactando as laterais e o fundo. Isso é um mudo de permitir que a muda encontre o espaço adequado para o seu bom desenvolvimento.

* Em seguida, retire a muda do saco ou do balde em que está com muito cuidado. É muito importante que as raízes não sejam danificadas. O próximo passo é colocá-la no buraco que foi feita para recebê-las e ir colocando aos poucos (sem “socar”) o composto que foi feito com terra, areia, etc.

* A muda deverá ser apertada de leve depois de colocado esse composto e em seguida, deverá ser regada.

* O próximo passo é amarrar a planta no tutor ou na estaca escolhida usando para isso um cordão de algodão. Essa amarração deverá ser bem soltinha evitando assim de danificar os tecidos do talo.

* Ainda como muda, as regas devem ser frequentes, cuidado para não encharcar, mas garanta que o substrato estará sempre levemente úmido.

* Você pode também usar esse tipo de plantio em vaso para ter um filodendro na parte interna da sua casa. Porém, peça ao vendedor um vaso próprio para esse tipo de planta, que fará toda a diferença para que o cultivo dê certo.

* Outro tipo de vaso que é bem legal para plantar um filodendro é o colunar com estacas de fibra de coco e depois pode ser usado para enfeitar colunas, escadas e entradas. Porém, atenção, os vasos que são usados dentro de casa não podem conter adubo animal para não causar mau cheiro.

* Substitua o adubo animal para o cultivo a ser usado dentro de casa pelo adubo NPK granulado com a fórmula: NPK. A cada vaso deverá ser usado 100 gramas do produto, que deverá ser colocado no composto.

filodendro_brasil

A propagação do Filodendro
A propagação é feita levando algumas raízes e com mínimo duas folhas por estaquia de caule e o cultivo deve ser protegido.

Dentro dos potes que podem ser coletivos ou individuais se coloca o composto orgânico e não se esqueça da areia também e deixe até que dê para notar os primeiros sinais de desenvolvimento das folhas novas.

Quando as novas folhas aparecerem é hora de transplantar para os vasos, usando sempre o mesmo substrato que foi usado no cultivo e não se esquecendo de protegê-la do sol.

folhas em-movimento-9