Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Datura suaveolens

A planta é conhecida como trombeta-dos-anjos devido a sua aparência, no entanto, não se deixe enganar por esse nome angelical. Trata-se de uma das plantas consideradas como mais venenosas do mundo por apresentar grande quantidade de alcaloides.

Para quem ficou curioso para conhecer mais sobre a planta que leva esse simpático nome, mas pode ser fatal continue lendo.

A planta que pode se chamada popularmente também de sete-saias é nativa da América do Sul podendo ser encontrada em muitos lugares do Brasil. A nomenclatura de trombeta-dos-anjos se deve a sua forma de pêndulo. Normalmente essa planta é branca e amarela, contudo, existem versões híbridas com tons de rosa.

O tamanho dessa planta fica entre 14 e 50 cm e fica o alerta de que todas as partes dessa planta são venenosas. Sendo assim se você desejar cultivar essa planta é importante ter cuidados para não tocá-la diretamente. Pode ser muito arriscado contar com a trombeta-dos-anjos no seu jardim então pense bastante a respeito.

Por que é tóxica?
Toda a extensão da planta trombeta-dos-anjos é tóxica, pois contêm alcaloides tropânicos como, por exemplo, hiosciamina, escopolamina e atropina. O curioso é que mesmo sendo uma planta que oferece elevada toxicidade ainda tem aqueles que gostam de beber um chá que é feito a partir das suas flores e que oferece efeito alucinógeno.

Vale ressaltar que a quantidade de veneno presente varia de indivíduo para indivíduo da espécie. Dessa forma quem entra em contato com essa planta pode estar entrando em contato com muito ou pouco veneno, não há como mensurar.

O alerta é que se evite qualquer tipo de contato com essa planta, pois de uma forma geral as pessoas que brincam com ela acabam tendo uma overdose de veneno e acabam falecendo.

Datura suaveolens dobrada

Características da Trombeta-dos-anjos
Trata-se de uma planta do tipo arbustiva que possui folhas grandes e com formato ovalado. Suas flores são bem grandes e apresentam a forma de um pêndulo, a base do corpo das flores é branca, mas as suas pontas podem ser amarelas ou rosa.

Pode florescer o ano todo, porém, durante o verão esse processo de florada é mais intenso. Por ser resistente tanto em temperaturas mais baixas como em temperaturas mais altas pode ser cultivada no país todo.

Cultivo
Atenção
– Se você pretende cultivar essa planta deve estar ciente que jamais deve tocá-la sem o uso de luvas e nem levar nenhuma de suas partes próximo ao nariz ou a boca. Além disso, não é recomendado para quem tem crianças ou animais em casa.

Para fazer o cultivo dessa planta procure uma parte do seu jardim em que haja boa incidência de sol e na qual o solo tenha boa quantidade de matéria orgânica. Em geral a muda é vendida em vaso plástico, quando for plantar você deverá criar um buraco que seja maior do que o torrão.

Num balde você deverá fazer a mistura de adubo animal de curral com areia e também composto orgânico, todos os componentes devem estar em partes iguais. No caso de achar que é necessário você pode usar um tutor provisório para prender a planta. Regue bem essa planta. O mais indicado é fazer o cultivo da planta durante a época de chuvas.

Datura suaveolens1
A Trombeta-dos-anjos no paisagismo
Uma planta que tem uma aparência interessante para ser usada no paisagismo, já teve momentos mais gloriosos nesse sentido. Hoje em dia existe um movimento de retorno do uso dessas plantas em jardins, porém, o fato de ser venenosa é algo que exige grande prudência. Quando está no período de floração se mostra uma planta bastante interessante para compor o jardim.

Paraiso_1438

Muscari_armeniacum2

O jacinto-uva faz parte da família Hyacinthaceae e está incluída nas categorias de flores perenes e bulbosas.

Essa tipologia de planta com ciclo de vida perene tem sua origem na Europa e na Ásia e por isso, gosta de sol pleno e de meia sombra.

A planta também é herbácea e é bem fácil de ser encontrada no mediterrâneo.

As características do Jacinto-uva
As folhas do jacinto-uva são achatadas, longas, basais, lineares, suculentas e carnosas. As suas inflorescências são eretas e cônicas e em muitas vezes se vê as flores que se formam de maneira esférica. Suas flores, além da beleza da sua cor, azul arroxeada, ela possui um perfume muito próximo ao almíscar.

O nome uva não foi dado por acaso _a essa planta, durante a sua inflorescência elas ficam muito parecidas com verdadeiros cachos de uva. As flores aparecem somente durante a primavera.

O porte do jacinto-uva é bem baixo ficando entre 15 a 25 cm de altura aproximadamente. Trata-se de uma planta fácil de ser cultivada, por isso aconselhável a quem está começando a lidar com jardins, e que é muito rústica.

A beleza e o perfume dessa planta fazem com que ela seja muito usada nos projetos de jardins e normalmente, as formações com ela são de bordaduras ou maciços. E ficam lindas quando colocadas sob a sombra de arbustos e difusa de árvores.

Outra característica importante da jplanta que vale a pena ressaltar é que ela é apropriada para o cultivo em vasos e também em jardins rochosos, além de ser usada como flor de corte.

hyacinths-Tz

Cultivo
A primeira observação importante que se deve saber sobre o jacinto-uva é que ela deve ser cultivada a meia sombra ou sob sol pleno. O solo deve ser preparado, sendo drenável e fértil, além disso, deve ser enriquecido com matéria orgânica. A rega deve ser periódica, principalmente no período vegetativo.

Sendo uma planta bulbosa essa planta precisa passar por um período de frio e é isso, que fará com que ela floresça na primavera. Passado esse período com a chegada do verão, as folhas irão ganhando o tom amarelo e é hora de retirar os bulbos do solo, guardá-los em lugar seco, arejado e fresco e limpo.

Sendo assim, os melhores climas para o jacinto-uva são o temperado, o subtropical, o mediterrâneo e o tropical. Quando ela floresce intensamente, isso pode acontecer, é aconselhável fazer um novo plantio. E não se esqueça de que as adubações da planta devem ser bienais.

A multiplicação é feita através da separação dos bulbos, que vão crescendo em torno da planta mãe e também com o uso de sementes.

Muscari_armeniacum_04

Veja como são usadas as plantas com bulbos nos jardins
* No canteiro é necessário cultivar as plantas com bulbos misturando-as com outras, que podem ter flores ou não. O melhor é fazer uma plantação aleatória, dando um colorido tipo aquele de campo.

* Homogêneo é quando o cultivo é feito usando uma única espécie em um canteiro que possua forma geométrica. O impacto visual é muito legal. Para ficar ainda mais bonita faça alternância das cores.

* Outro modo de plantar a espécie bulbosa é fazendo um ladeado que pode ser de um tanque, de uma estátua, de um muro, de um lago, de um canteiro, entre outros. Faz uma integração entre jardim e outros elementos que fazem parte da decoração.

* No caso das jardineiras ou nos vasos, o ideal é usar mais de uma espécie e para fazer essa escolha é muito importante ter em mente que tipo de efeito você está buscando.

* Livremente, neste caso, tanto faz plantá-la sozinha ou com outra espécie, também pode ser no gramado ou sob árvores. Quando são dessa tipologia e anuais, elas deixam o jardim florido e são perfeitas para dar continuidade e vida a um jardim monótono.

Foto 6

psychotria-elata

Também conhecida por Beijo-da-noiva, esta bela e chamativa flor é mais uma peça que a natureza nos prega.

A natureza dotou algumas plantas da capacidade de modificar suas estruturas para atrair os animais que necessitam para realizar a polinização.

Trata-se de planta arbustiva que cresce em estado selvagem nos bosques tropicais das Américas Central e do Sul, precisamente na Colômbia, Equador, Costa Rica e Panamá onde há bastante pluviosidade, desde o nível do mar até quase 2.000 m de altitude.

Só se encontra ao pé de árvores das florestas tropicais e nas margens de riachos e pequenos sulcos de água. No entanto, na Colômbia, de onde é originária, está ameaçada pelo desmatamento do seu habitat.

psychotria_elata_4

Psychotria elata é uma espécie do gênero Psychotria que pertence à família das Rubiáceas.

As flores sensuais são, na verdade, brácteas ou folhas modificadas e especializadas que se associam ao aparelho reprodutor a planta, a flor, para atrair seus imprescindíveis polinizadores: mariposas e colibris.

As flores verdadeiras desta planta são menores e brancas, e crescem no meio dos lábios exuberantes.

Necessita de solo poroso, muito rico em matéria orgânica, alta taxa de umidade e regas frequentes. Dependendo do local onde é plantada, pode ser cultivada no interior ou no exterior. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Não resiste ao frio, geadas ou estiagem, e não gosta de correntes de ar. Por esse motivo, o ideal é plantá-la longe de corredores de vento.

Conforme nascem as suas flores e principalmente quando frutificam, as brácteas perdem a coloração e vão murchando.

psychotria-elatao4

A Psychotria Elata raramente é comercializada e, está atualmente ameaçada pelo desmatamento do seu habitat natural. Ainda assim, é muito curioso que a natureza nos delicie com estas incríveis formas e nos permita, ainda que à distância, desfrutarmos a sua peculiar beleza.

Em seu meio natural é uma planta que está passando por certas dificuldades por causa da derrubadas das florestas e por sua comercialização excessiva.

Se reproduz por meio de sementes ou estacas, que devem ser plantadas em ambiente quente e sobre um substrato bem drenado e com muita umidade. Sendo uma planta de vegetação um pouco rasteira, não necessitará de sol direto, crescendo bem em ambientes sombreados desde que tenham certa luminosidade.

Conforme nascem suas flores e principalmente quando frutificam, as brácteas perdem sua coloração e vão murchando.

Mesmo assim não deixará de ser uma excelente planta com folhagem de verde intenso e muito decorativa.

Se plantada em locais com crianças e animais, é necessário ter um certo cuidado com esta planta, que libera, em maior ou menor grau, substâncias psicotrópicas que podem causar intoxicações.

chuvas