Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Viola_x_wittrockiana_x

Não sei se vocês sabem, mas e existe uma grande variedade de violetas. Neste post falaremos  principalmente da chamada violeta-borboleta também conhecida popularmente como amor-perfeito-de-jardim ou amor-perfeito.

A violeta-borboleta faz parte da família Violaceae, a mesma que fazem parte todas as outras espécies de violeta. Além disso, ela se encaixa em duas categorias, a de flores perenes e a de flores anuais.

E sempre que falo de plantas é importante, principalmente para quem pensa em cultivo, deixar claro que tipo de clima a espécie gosta e sobrevive. No caso da violeta-borboleta considere que ela tem preferência por três tipos de clima, são eles: subtropical, temperado e mediterrâneo. E dizendo isso, você pode suspeitar que ela não é originária do Brasil, e sim, da Ásia e da Europa.

A altura de uma violeta-borboleta não supera 15 cm e considere muito, quando chega próxima dessa medida, partindo de 0.1 e ficando, normalmente, entre 0.3 m. O ciclo de vida da violeta-borboleta pode ser perene ou anual.

Viola x Wittrockiana

Características da Violeta-borboleta
A planta é muito usada na ornamentação de jardins no inverno. Trata-se de uma planta muito delicada e de uma beleza única. Além disso, são feitos cruzamentos entre as espécies, o que resulta em cores ainda mais vibrantes e únicas.

As flores da violeta-borboleta são um show à parte, elas fazem quase a forma de uma “carinha” divertida, porque são muito vistosas, graças ao tamanho, elas são grandes. Como foi dito anteriormente, é incrível as combinações do colorido que é possível com a violeta borboleta, elas variam entre negra, branca, rosa, roxa, amarela, azul e marrom.

Já a ramagem da violeta-borboleta é na cor verde escuro e se apresenta frágil e muito macia. As flores da violeta-borboleta começam a chegar no inverno e duram até toda a primavera.

viola-x-wittrockiana-12

Cultivo e as propriedades medicinais da Violeta-borboleta
Para que a violeta-borboleta cresça bonita e vistosa e suas flores cheguem no inverno, não basta ela ser cultivada somente no clima que gosta de estar, para começar, o plantio deve ser feito sob sol pleno.

Além disso, as regas devem ser constantes e o solo escolhido deve ser rico e ainda enriquecido mais com matéria orgânica.

Uma das vantagens dessa espécie é que pode ser plantada de várias formas, direto no jardim, em vasos e para fazer bordaduras ou maciços e o resultado é sempre uma beleza de tirar o fôlego, graças ao seu colorido.

violeta-borboleta

Ela entra na lista de espécies perene, mesmo assim, exige que seja feito o replantio anual. Fazê-lo é a única forma de garantir a beleza dessa planta. Já a sua multiplicação é feita com o uso de sementes e pelo clima que ela gosta não é preciso dizer que adora frio.

Falando agora do seu uso medicinal, a violeta-borboleta é indicada para várias enfermidades, são elas: cansaço, icterícia, úlceras, ferimentos, infecções na pele, doenças cardíacas, debilidade nervosa, afecções do sangue e eczemas. Isso porque ela tem propriedades sudorífica, expectorante, anti-inflamatória, depurativa, estimulante, diurética, laxante, emoliente e anti-tumoral. O seu uso medicinal deve ser com as seguintes partes da planta: raízes, flores, folhas e caule.

riacho

Nymphaea_lotus

A Flor-de-lótus é uma espécie vegetal nativa do continente asiático (das regiões que envolvem países como Japão, Filipinas e Índia), e é popularmente conhecida pelos nomes de: Lótus-do-egito, Lótus-egípcio, Lótus-da-índia e Lótus-sagrado. Essa planta também é chamada como a Flor-de-buda.

Curiosidades sobre a flor-de-lótus
* A Flor de Lótus é uma espécie vegetal que é repleta de simbolismo na área da espiritualidade.
* Os povos orientais possuem a crença que a Flor-de-lótus é um sinal de espiritualidade, pois eles acreditam que a planta só desabrocha na Terra, após ter ocorrido o nascimento da mesma no âmbito espiritual.
* Para os indianos, a Flor-de-lótus está associada a figura do líder espiritual Buda, por isso a planta possui o nome popular de Flor-de-buda.
* A Flor-de-lótus representa a pureza, pois segundo os orientais, essa espécie vegetal  surge limpa e pura, do centro das águas cheias de lama.
* A Flor-de-lótus é uma espécie vegetal que nasce normalmente em locais úmidos e alagados, inclusive na lama.
* A Flor-de-lótus pertence a família botânica das Ninfeáceas, e essa espécie vegetal se destaca por ser exótica, rara e para diversas culturas é uma planta sagrada.

flor-de-lótus

As características da Flor-de-lótus
A Flor-de-lótus é uma espécie vegetal de pequeno porte, que atinge uma altura média de 50 cm acima do nível da água onde a planta é cultivada. Sua principal característica é que o caule e a raiz dessa espécie vegetal ficam embaixo d’água, enquanto as flores ficam flutuando. As folhas se destacam por conseguirem se auto limparem, isto é, elas possuem a capacidade de repelir a poeira e os micro-organismos sozinhas. As folhas apresentam formato circular, sendo bastante similar a pétalas.

As flores chegam a tem 25 cm de diâmetro, e são solitárias. Geralmente essa planta floresce na época da primavera, e a flor fica aberta durante 2 dias, para depois a flor perder todas as pétalas, permitindo que o fruto da planta fique exposto e à mostra. A flor exala um perfume muito agradável e suave, e pode ser utilizada na confecção de arranjos de flores. O desabrochar geralmente acontece nos meses de dezembro e janeiro, trazendo grande beleza aos locais onde a planta é cultivada.

As flores da flor-de-lótus geralmente são de cores branca, rosa e brancas com a borda em tons de rosa. O fruto é meramente decorativo, e quando se encontra maduro, ele apresenta em suas cavidades, sementes que são comestíveis. É uma planta que necessita estar exposta ao sol durante o maior período do dia, sendo bastante sensível ao frio e à geadas.

Quando a planta consegue se desenvolver e crescer, é bastante rústica e praticamente não dá nenhum trabalho para quem cultiva. Apesar de serem plantas muito bonitas, devido as suas características, a Flor de Lótus não é utilizada para fins ornamentais. Uma curiosidade sobre a Flor de Lótus é o fato das pétalas de suas flores não caírem, ficando apenas secas, se caracterizando como um caso raro na natureza.

nymphaea_o7

A germinação da Flor-de-lótus
As sementes da Flor-de-lótus precisam ser plantadas em local úmido (na lama), pois elas não conseguem crescer quando são cultivadas em um solo que seja seco. Para que a semente da Flor de Lótus se desenvolva é necessário que a água penetre no caroço, por isso não basta apenas colocar a semente e esperar, é necessário que antes de colocar a semente na terra úmida ou na lama seja feito um buraco nessa semente de forma que a água consiga penetrar.

Colocando a semente furada na terra úmida ou na lama, ela irá brotar em um período de 4 a 5 dias, se tornando uma pequenina flor-de-lótus. A partir do momento em que a semente brota, a planta cresce com muita velocidade. A condição de solo ideal para a semente brotar e germinar é que ela seja plantada em solo fértil junto a uma mistura que contem terra vegetal e húmus de minhoca, terra grossa e água.

Cultivo
Para realizar o plantio e o cultivo da flor-de-lótus é necessário que sejam criadas condições similares as que são achadas no meio ambiente natural, isto é, deve ser cultivada em um lugar (por exemplo: um pote) que tenha terra ao fundo e água na parte de cima. Em ambientes residenciais é necessário que sejam tomados cuidados para que a água não se torne um local propicio para a proliferação de insetos, como por exemplo, o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.

Por isso, essa espécie vegetal é facilmente cultivada em lagos, tanques e em espelhos de água que tenham grande exposição ao sol. Caso nesses locais possam vir a existir peixes, é indicado que seja evitada a ocorrência de adubações em grandes quantidades. Caso seja observada a necessidade da planta em obter uma maior quantidade de nutrientes, faz-se apenas uma adubação de grau leve.

Depois que a semente brota e consegue germinar, a Flor de Lótus não exige maiores cuidados da parte de quem a cultiva. Pelo fato da flor-de-lótus se caracterizar como uma espécie vegetal aquática, ela não exige regas, pois a flor já vive em constante contato com a água.

Nymphaea_lotus_7

A multiplicação da Flor-de-lótus
A espécie vegetal que se multiplica de 2 maneiras: pela dispersão de suas sementes e pela divisão dos rizomas (tubérculos). A multiplicação por dispersão das sementes é uma das formas mais simples de reprodução das espécies vegetais, no entanto, no caso da flor-de-lótus, para que a semente brote e germine, é necessário que elas sejam furadas param que a água penetre na semente.

Caso a semente seja colocada na terra úmida ou na lama diretamente, sem ter sido furada, ela poderá levar muitos anos ou mesmo não consiga brotar e germinar uma nova espécie. A multiplicação por divisão dos rizomas é similar às demais espécies vegetais. Bastando que a pessoa separe os rizomas (espécies de caules subterrâneos) de maneira adequada e coloca-los em locais apropriados para o cultivo. Inclusive os rizomas da flor-de-lótus podem ser utilizados na elaboração de saborosos pratos culinários.

folhas

Horta_Quintal

É tudo de bom ter uma horta para deixar a paisagem do seu quintal mais bonita, sem falar que ter vegetais fresquinhos bem ao alcance das mãos significa vida mais saudável e uma boa economia no fim do mês com a redução da feira. Porém, para que esse cultivo renda bons frutos é necessário observar algumas regrinhas e detalhes.

Veja as dicas de como cultivar vegetais:
* O primeiro passo antes de dar início a uma horta é escolher onde ela será, pensando sempre no bem estar dos vegetais que serão plantados, nas suas exigências. Neste caso, a terra é fundamental e a luminosidade do sol também.

* O ideal é que você escolha um lugar ensolarado e mais, o melhor momento para iniciar o cultivo de vegetais é durante a primavera. Mas, não pare por aí não, prossiga com a sua plantação também quando entrar o verão.

* O cultivo de vegetais próximo a cozinha é sempre uma boa opção. Fica mais fácil de fazer a colheita e levar para onde será usada e você ainda terá uma boa visão da sua horta. E falando em colheita é muito importante que ao plantar os vegetais você já saiba quais são as características que indicam que ele está pronto para ser colhido. O tomate, por exemplo, é fácil, é preciso esperar que ele fique vermelho, mas nem sempre é tão simples assim. Informe-se.

* Outra dica bem importante para quem está cultivando vegetais é de molhar as sementes, isso garante que elas germinarão mais rápido. A umidade para elas é como se tivessem recibo a água das chuvas. Elas ficarão mais inchadinhas e gordinhas e logo dentro delas nascerá um embrião.

* Falando especificamente de alguns vegetais, o ato de umedecer as sementes não faz diferença especialmente para alguns deles, que apresentam boa germinação mesmo sem esse detalhe, são eles: rúcula, brócolis e repolho. Já no caso dos outros que tem no DNA uma germinação mais devagar, molhar as sementes fará toda a diferença. Lembrando que a água deve ser na temperatura ambiente e o ideal é que as sementes passem a noite imersas nela. No dia seguinte faça a drenagem. Exemplo de vegetais que precisam dessa “forcinha”: nabo e salsa.

* Tendas com água em volta dos vegetais que acabaram de ser plantados servem para protegê-los.

horta-caseira

* Para ir “treinando” não plante as sementes direto na horta, cultive-as primeiro em vasos e os coloque na janela, depois transfira as mudas para horta. Essa técnica é muito boa principalmente para ser aplicada aos vegetais mais frágeis, como o tomate.

* As plantas com mudas mais compridas devem ser cultivadas bem no fundo.

* Para manter as indesejadas lagartas bem longe do seu cultivo de vegetais, use aqueles rolos que sobram do papel higiênico, de papelão. Eles servirão para proteger a sua plantação, uma vez que as lagartas de mariposas conseguem atacar as suas plantas através da superfície do solo, quando se arrastam. Elas acabam atacando diretamente os caules, principalmente daqueles vegetais com a raiz jovem. Retirar os brotos das raízes também é uma alternativa para combatê-las.

Como usar:
Assim que você tiver terminado de planta, pegue um dos rolos de papel e o coloque fazendo toda a volta da muda, em cima da terra. Em seguida, você deve empurrá-lo para o chão. Faça isso até que metade do mesmo esteja enterrado na terra. Além de proteger os seus vegetais das lagartas rastejantes da superfície do solo, eles ainda estarão sendo protegidos de ataques embaixo da terra. Porém, não se esqueça de retirar o rolinho depois que a muda estiver grande.

Horta-em-Casa

Mais 6 dicas para cultivar vegetais com sucesso:
* Quando for plantar os seus vegetais não se esqueça de rasgar tanto a parte inferior quanto a parte superior dos recipientes de turfa. Na verdade, eles deveriam se desfazer quando chegam embaixo da terra, mas normalmente, isso não acontece no primeiro ano do cultivo e isso atrapalha o bom desenvolvimento do vegetal. Algumas raízes acabam presas na parte interna dessa turfa e a situação ainda pode ficar pior, quando a turfa fica sobre a terra, o vegetal corre o risco de ter a umidade do solo roubada.

* Se você tem pouco espaço aposte em hortas verticais. Neste caso, de preferência a vegetais que espalham, como melão, pepino, feijão e morango. Use treliças ou caramanchão para que eles subam.

* Outra maneira de economizar espaço é colocar junto a altura da horta uma tenda cheia de trepadeiras como ervilhas e feijões. Dá uma ótima aparência. A tenda deve ter no máximo 8 postes e no mínimo 6 com altura de 1,80. Em cada um dos postes plante as ervilhas e ou os feijões. Naturalmente, eles irão se enrolando no poste.

* Próximo as plantas de longa produção é aconselhável colocar um fertilizante balanceado. Exemplo desse tipo de planta: pimenta, tomate e berinjela. Depois que você conseguir fazer a primeira colheita, mexa a terra e aplique fertilizante granulado, termine fazendo uma boa rega.

425cj671ph_228

* Para eliminar ervas daninhas na sua horta de vegetais você pode usar jornal coberto com palha. Eles deverão ser colocados entre cada fileira da horta. Isso ajudará também a reter a umidade. Faça de preferência com duas folhas em cada fileira. Quando terminar a estação de cultivo retire o jornal e a palha a jogue no chão para se degradar.

* Em pilha de compostos você pode plantar: pepinos e melões. Eles fazem uma boa dupla para manter o calor e a umidade necessários e ainda dão um bom efeito de trepadeira.

* Incremente com uma camada de palha a colheita do outono, como a de brócolis e de repolho. Ela ajudará a manter o calor necessário para alguns vegetais.

* Ainda falando de palha, ela poderá ser colocada em volta de todas as plantas, da horta como um todo, através de pilhas ou fardos. Essa é uma técnica usada no outono e no inverno para que elas fiquem em boas condições com as temperaturas mais baixas. Neste caso, estamos falando dos vegetais que não suportam o frio. Terminada as estações, a pilha ou fardo de palha deverá ser retirado.

eb52e0a459602