Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Telopea Speciosissima_456

A telópea ou waratah, como também é chamada, está entre as espécies da família das Proteaceae. Classificada como arbustos tropicais e flores perenes, essa planta tem origem na Oceania com maior incidência na Austrália. Mesmo sendo originária dessas localidades citadas, a telópea pode ser cultivada em qualquer outra região desde que apresente as condições ideais de solo, fertilização, iluminação e umidade.

Sendo bem cultivada, a planta pode chegar até 3 m de altura e possui ciclo de vida perene, o que significa que quando bem plantada, ela vai gerar frutos e flores por todo o ano sem que você corra o risco de ter uma planta “parada” em seu jardim.

A telópea é uma planta bem arbustiva e lenhosa, portanto pode ser bem decorativa, caso essa seja essa a finalidade ao cultivá-la. Ela possui uma característica diferenciada de muitas plantas, tendo em sua estrutura o que chamamos de Lignotúber, que é uma estrutura diferenciada que serve de reserva e também para brotação.

Essa estrutura fica localizada no colo da planta, na parte subterrânea e permite com que a plante brote novamente caso haja um incêndio florestal, o que é bem comum em florestas densas naturais da telópea.

telopea-speciosissima-1

É uma planta de folhas elípticas, com espátulas sempre verde escura, com as margens denteadas e de estrutura bem rígida.

As flores da telópea são na verdade inflorescências que acontecem durante o ano, surgindo com mais frequência na primavera.  Elas são grandes e apresentam-se na forma global onde sua circunferência  pode chegar até 15 cm de largura. Elas são muitas e sempre na cor vermelha, apesar de já existirem algumas telópeas com flores amarelas, champagne, rosas e brancas.

Essa alternativa dá-se ao cultivo diferenciado e que são mais adaptadas a regiões onde o clima é frio e o florescimento também acontece mais precocemente.

A telópea não é uma planta típica de jardim, mas pode ser cultivada, para quem tem uma certa experiência com jardinagem. Elas podem ser cultivadas de forma isolada ou em pequenos grupos em locais abertos ou em locais onde copas ralas de árvores sirvam como um bloqueio dos raios de sol.

Telopea Speciosissima_121

Cultivo
O cultivo da telópea deve ser feito sob o sol pleno ou então sob uma sombra mediana. O solo preferencialmente deve ser bem arenoso, rico com matéria orgânica, as irrigações devem ser regulares e deve ser bem profundo devido o tamanho da raiz da planta.

Ao começar o cultivo, deve-se manter uma atenção toda especial à, pois essa planta é sempre muito suscetível a pragas e doenças, principalmente nas suas folhas e flores. Para controlar mais esse problema, deve-se manter podas constantes ou então grandes podas em espaços de tempo maiores.

Levando em consideração o local de origem dessa planta, ela se desenvolve mais facilmente em regiões onde o clima é subtropical, portanto evite plantar a telópea em locais onde a temperatura seja muito baixa ou tenha ventos muito fortes porque a sua planta não irá se desenvolver. A fertilização deve ser feita com produtos de liberação lenta apenas.

A multiplicação da telópea é feita por sementes ou por estaquias. Essa última forma de cultivo faz com que a nova planta mantenha as características da planta mãe.

39

Brugmansia Suaveolens branca 1

O trombeteiro pertence à família Solanaceae e sua origem é da América Central e América do Sul. É também conhecido popularmente, em algumas regiões como: Babado; Cartucheira; Cartucho; Copo-de-leite; Datura; Saia-branca; Sete-saias; Trombeta-cheirosa;Trombeta-de-anjo; Trombeta-rosa; Trombeteira e  Zabumba-branca.

Os climas ideais para o seu cultivo são o equatorial, subtropical e o tropical. Sua altura máxima pode chegar até os 3 m, dependendo da variação da espécie ou até mesmo formas de cultivos adequadas.

Por causa do seu porte, ela é considerada um arbusto grande ou até mesmo médio para algumas ocasiões de cultivo. Com uma luminosidade ideal e um solo bem preparado, se consegue ter um bom desenvolvimento da espécie.

O trombeteiro é um arbusto bastante ereto, robusto e rústico. As folhas da espécie são grandes, ovais, alternas, bastante caducas, variando em tons de verde e pubescentes na face inferior da planta. Elas podem possuir até 30 cm de comprimento, assim como as suas bonitas flores.

Flores
As flores do trombeteiro também são grandes e possuem dimensões bem parecidas com as de suas folhas. Além de terem um formato parecido com o de trombeta, elas são pêndulas, simples e extremamente perfumadas.

Em geral, possuem as colorações amarelas ou brancas e por causa disso podem ser mescladas com outras plantas da mesma espécie e que possuem cores mais chamativas que as suas. Flores em tons rosas e dobradas também podem ocorrer dependendo das suas variações ou das possíveis hibridizações entre as espécies.

Brugmansia-suaveolens-salmão

O uso no paisagismo
O trombeteiro é bastante criticado no meio botânico por causa de sua utilização como elemento de design. A planta é considerada bastante tóxica e narcótica. Isso ocorre porque todas as partes da espécie possuem substancias conhecidas como alcaloides.

Tais substâncias podem ocasionar uma série de sintomas perigosos para o organismo humano. As consequências dos alcaloides no corpo do homem são: vômitos, náuseas, mucosas secas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação de pupilas.

Por causa desse motivo, muitas prefeituras proíbem o uso dessas espécies em locais públicos. Mesmo assim, utilizando o bom senso, é muito importante manter a espécie longe do alcance de crianças e animais domésticos. Com isso, você pode ter uma planta muito atrativa em seu jardim e com muita responsabilidade.

A espécie também pode ser plantada em renques para evitar o contato com o organismo. Por isso, também é muito importante cultivá-la em locais isolados sob as condições ideais para o seu desenvolvimento saudável.

Brugmansia suaveolens red

Formas de cultivo
A planta é considerada de baixa manutenção e por isso, muitos também optam por cultiva-la em seus jardins, apesar de todos os contras. Ela deve ser colocada em baixo do sol, onde possa captar todos os raios para si, ou seja, deverá ser plantada sob sol pleno.

O solo para plantio deverá ser arenoso (é o mais adequado para seu cultivo), bem fértil, envolto em matéria orgânica. As regas devem ser feitas em abundância, mas com intervalos regulares e espaçados.

É muito comum observar estas espécies crescendo nas beiras de riachos e rios, tudo por causa da umidade apreciada pela planta. Nestes locais, elas podem crescem sem maiores problemas, até porque estarão recebendo uma grande oferta de água para o seu crescimento e floração.

Uma outra forma de plantar o trombeteiro é sob a luminosidade de meia sombra. Porém, neste caso, a floração poderá se desenvolver de forma diferente. Assim, as flores se tornarão mais  esparsas nesta situação.

A planta não tolera temperaturas muito baixas mas, mesmo assim, pode ser cultivada dentro de estufas.

Brugmansia suaveolens amarela

Adubação
A adubação deve ser feita após a floração para que as flores se desenvolvam muito bem. As podas devem ser realizadas após a floração no caso, bem como uma segunda adubação. O trombeteiro é uma das plantas que mais apreciam a umidade e o calor e por isso deve ser colocada sob o sol.

As florações costumam acontecer no verão justamente por causa dessa característica da espécie.

Multiplicação
A multiplicação da espécie é feita através de dois métodos muito usuais no universo da botânica. Uma dessas formas de propagação é por estaquia, realizada por diversas espécies da mesma família que o trombeteiro. Porém, está não é uma das formas mais comuns da sua propagação. A mais utilizada pela planta é a propagação por sementes. Mesmo assim, a espécie não se torna invasiva.

janel354

campanulabranca

A campânula pertence à família Campanulaceae e sua origem é da Europa, também conhecida como Flor-de-sino. É uma planta classificada como florífera bienal, graças ao período do seu crescimento. É uma tipologia de planta muito amada pelos jardineiros e paisagistas, e faz sucesso no mundo todo, está espalhada por vários países.

É fácil entender porque é uma das preferidas para ornamentar jardins. A razão é porque ela possui flores muito vistosas que se apresentam em forma de sino. O caule da campânula é ereto e herbáceo e pode alcançar a altura mais ou menos entre 50 cm e 1 m.

Floração
Além de ser uma flor linda e vistosa, a campânula tem outra vantagem para quem escolhe plantá-la no próprio jardim, o período de floração, que é bem mais longo que tantas outras espécies. As flores da campânula aparecem do final da primavera até o início do verão, porém, elas normalmente surgem no segundo ano depois que foram plantadas.

Quando não é época da floração, elas ainda ficam com espigas eretas, mesmo assim com muitas flores grandes, sempre em forma de sino, algumas são normais e outras se apresentam dobradas, as cores variam, podem ser: azul, branca, roxa ou rosa. A diferença de tonalidade dependerá do cultivar.

Campanula Mediumiii

O uso no paisagismo
Não é somente pela sua beleza e o tempo de floração longo que a campânula é escolhida para compor jardins, os paisagistas usam a planta para formação de maciços de bordaduras, ela se mostra perfeita para tal.

É uma planta que também costuma ser usada para adornar a base de arbustos, forma de jardim que costuma ser usada na composição de espaços clássicos de estilo europeu ou aqueles inspirados no campo.

As flores além de lindas e vistosas, são delicadas e concedem ao jardim um toque de sofisticação. Quanto às inflorescências, que são duradouras, podem ser cortadas e com elas podem ser feitos arranjos florais e buquês.

A campânula não fica limitada somente ao uso em jardins, ela também pode ser cultivada em vasos e plantada em jardineiras. Porém, é importante que se dê uma atenção especial ao tipo de luz que a planta irá receber.

O cultivo da planta deve ser sob sol pleno ou no máximo, a meia sombra. O solo deve ser fértil, drenável e principalmente, enriquecido com matéria orgânica. Outro detalhe importante, ainda sobre o tipo de solo, é que ele deverá ser mantido sempre úmido.

Campanula Medium_000

A campânula vem de um clima ameno, aquele Europeu, subtropical, por isso, não tolera muito bem o clima brasileiro, o tropical. Deste modo, é uma espécie recomendada para o clima do sul e das regiões serranas do sudeste. Nestes locais, se  observa uma boa vegetação.

A adubação da campânula deve ser quinzenal enquanto ela estiver na fase de crescimento vegetativo e de floração. Isso ajudará a estimular e prolongar o florescimento.

Quando a espécie é daquela que alcança a altura de até 1 m, poderá ser necessário o tutoramento com amarrações e estacas, isso evitará que a planta tombe.

Outro detalhe importante, durante o cultivo dessa espécie, é observar as florações sucessivas, neste caso, é aconselhável cortar as inflorescências velhas.

Se podemos dizer que é uma desvantagem do cultivo da campânula é que apesar de manter uma forma perene, ela começa a perder o vigor e a beleza, depois de dois anos de plantada. Por isso, é recomendável que uma seja feita uma reforma bienal no jardim.

A campânula se multiplica por sementes, e o tempo que levam para germinar varia de 7 a 21 dias contando a partir do plantio.

campanula

Mais alguns detalhes da campânula
*
A campanula que pertence a família campanulaceae, que foi dito anteriormente, não é a única da espécie. É possível encontrar várias tipologias do mesmo gênero espalhadas por várias partes do mundo. A região de origem, é Europa, mas exatamente no Hemisfério Norte, no mediterrâneo europeu. Elas podem ser vistas em jardins e nascendo em campos espontaneamente.

* O nome popular flor-de-sino é o mais usado, isso porque deriva exatamente da forma como as flores da planta se apresentam. Podemos dizer que é uma espécie muito peculiar, isso porque ela possui essa inflorescência em espiga, e as flores se abrem de forma descendente, não de baixo para cima, mas sim, de cima para baixo.

* Vale ressaltar que é considerada a maior vantagem o cultivo dessa flor em jardins o  tempo da sua pós-colheita. Esse período pode chegar a bem 3 semanas, mesmo que as flores se apresentem com baixa longevidade.

A flor-de-sino não é uma planta que requer grandes cuidados depois de plantada, a maior preocupação deverá ser sempre com a forma como é molhada, já que a terra deve estar sempre úmida. É essencial que ela tenha a luminosidade que precisa para que fique bonita, aliás, isso é fundamental.

flor-43-33334

dinheiro-em-penca

O dinheiro-em penca é uma planta também conhecida no âmbito popular como tostão, mosquitinho e dinheirinho. Pertence à família da Commelinaceae, e nativa da América Tropical (América Central e América do Sul).

A família botânica Commelinaceae se caracteriza por apresentar espécies vegetais herbáceas e perenes, que possuem folhas macias. Geralmente as plantas dessa família são utilizadas no paisagismo e na ornamentação de ambientes.

As espécies vegetais possuem distribuição nas regiões tropicais do planeta, e são encontradas abundantemente em países como México, Brasil e no continente africano.

É considerada planta rasteira de pequeno porte com tendência herbácea que alcança entre cinco e trinta centímetros de altura. Apresenta folhagem ampla e por consequência traz características ornamentais.

Trata-se de uma espécie vegetal herbácea, rasteira e que possui um porte pequeno porte, pois atinge uma altura que varia de 05 a 10 cm. A planta possui ciclo de vida perene e apresenta um crescimento muito rápido. Além disso, possui uma folhagem densa e de características ornamentais. O dinheiro-em-penca se caracteriza por apresentar uma textura bastante fina e delicada, por isso é muito valorizada pelos paisagistas.

O caule da planta se caracteriza por ser cheio de ramos, filamentoso e comprido. O caule possui cor roxa e uma grande quantidade de folhas. As folhas são pequenas e bastante delicadas, além de serem cerosas (aspecto de cera).

Callisia repens

As partes inferiores das folhas são de cor roxa e suas flores são de cor branca e de tamanho pequeno, mas não apresentam a mesma importância ornamental que as folhas. O dinheiro-em-penca pode ser usado principalmente como forração à meia sombra, formando volumosos canteiros.

Quando essa espécie vegetal é cultivada em vasos ela fica com aspecto de planta pendente. Por isso, a sua utilização em vasos suspensos e jardineiras é muito requisitado, pois acaba ressaltando a beleza dessa espécie vegetal formando belos cachos verdes.

A planta acaba sendo usada em locais com iluminação parcial ou regular, como garagens e outros ambientes com essas características.

É uma planta que está se popularizando e sendo cada vez mais cultivada, inclusive pela crença popular que diz que quando a pessoa ganha um vaso desta planta de presente, ela vai ter muita sorte e dinheiro.

Cultivo e cuidados com o Dinheiro-em-penca
A espécie vegetal deve ser cultivada à meia sombra e preferencialmente em solo fértil. O solo para manter os níveis de fertilidade deve sofrer aplicação de material orgânico e ser irrigado de maneira regular.

A irrigação pode ser feita todos os dias nos períodos mais quentes do ano e que tenham pouca umidade relativa do ar. É necessário que sejam tomados cuidados para que o solo não fique encharcado, o que pode causar pragas e doenças devido ao surgimento de fungos.

Para o bom cultivo da planta, é interessante usar o solo típico de regiões de clima tropical, que se caracterizam por serem ricos em material orgânico e bem fofo. Caso não habite em uma região com esse tipo de clima e o solo não seja desse tipo, opte em adaptar o solo, fazendo a adição de uma pequena quantidade de fertilizante antes de fazer o plantio da planta do dinheiro.

O dinheiro-em-penca não suporta o frio, nem ventos fortes e nem ser pisoteada. Devido não tolerar o frio, a planta não deve ser colocada em salas que tenham e usem ar condicionado. Apesar da planta não tolerar o frio, ela não pode ser cultivada sob pleno sol, pois o sol deixa a planta com coloração vermelha e pode queimar as suas folhas. Por isso é interessante cultivá-la embaixo de outras árvores.

Callisia-repens1

Quando a planta é cultivada sob sombra constante, ela perde a sua densidade e cresce com entrenós maiores. Nessas condições o dinheiro-em-penca fica com coloração verde, em caso de não ser pisoteada.

O dinheiro-em-penca precisa que o solo seja adubado periodicamente, podendo ser mensal na época da primavera e do verão. Essa é uma espécie vegetal que se adapta com facilidade a diversos tipos de jardins, sendo indicado o seu cultivo e plantio para regiões rochosas e para lugares que apresentem umidade.

Multiplicação
O dinheiro-em-penca se propaga através da divisão de seus ramos enraizados e por estaquia.

É facilmente multiplicada através da divisão de seus ramos enraizados, para isso, basta cortar um ramo diretamente da planta e colocar o mesmo em um vaso com substrato rico em material orgânico. Depois é necessário deixar o solo úmido, até que nasçam as raízes, a planta deve ficar em local sombreado.

A multiplicação por estaquia consiste em formar estacas com pedaços dos ramos da planta, em locais úmidos de forma que a planta consiga se desenvolver e gerar novas espécies.

O dinheiro-em-penca propaga e alastra com grande facilidade. Para formar um belo vaso ornamental de planta de dinheiro, basta colocar vários ramos e deixar que os mesmos se desenvolvam.

Para que o dinheiro-em-penca se desenvolva de forma plena e saudável, basta seguir as dicas e cuidados, de forma que a sua planta ficará sempre bela para compor forrações e vasos de planta de dinheiro belíssimos. E não se esqueça de pelo menos uma vez ao mês aplicar fertilizantes de origem mineral para que a planta do dinheiro se conserve saudável e bonita.

callisia_repens

Dicas de Cultivo
01 –
O cultivo deve acontecer sob condições de meia-sombra e com solo fértil, leve e repleto de matéria orgânica, além da irrigação regular, tida como indispensável ao cultivo da espécie;

02 – A planta não tolera pisoteio, ventos fortes ou mesmo frio em alta intensidade. Cultivo precisa acontece em baixo do sol pleno que queima as folhas e torna o tronco com tonalidade avermelhada;

03 – Quando está sob sombra intensa à espécie perde o aspecto denso e cresce parte em formato desigual por causa da nutrição desequilibrada;

04 – Para preparar as mudas se faz necessário cortar o ramo e colocar em substrato rico em matéria orgânica. Procure deixa úmido pelo menos até as raízes nascerem;

05 – Procure proteger a parte funda do vaso com pequenas pedras e areias no sentido de garantir drenagens qualitativas;

06 – Adicione mistura de terra preparada para plantar. A espécie precisa de nutrientes em excesso.

Usos gerais do Dinheiro-em-penca
Para fazer jarros de decoração natural basta colocar alguns ramos ordenados conforme a criatividade. Especialistas apontam que a espécie pode ser interessante para coberturas ou mesmo complementar canteiros estabelecidos à meia sombra, de preferência nas regiões com chuvas regulares e clima ameno.

Em extensos canteiros ela cobre o solo e por consequência mantêm a umidade para as plantas do espaço, servindo como ajuda básica para filtrar as constantes poeiras geradas no ar e por consequência não permitindo crescimento aos inços e auxiliando para que aconteça a desejada forma de tapete.

Quem deseja cultivar para comercializar deve retirar os ramos quando estiverem com 10 cm e depois colocar em sacos de substrato composto por orgânicos e enterrar. Use caixotes de madeira para acomodar as unidades e facilitar o manuseio até a comercialização. Opte por cultivo protegido com 50% de sombra para manter a umidade do substrato.

56890