Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Os nomes das plantas dizem muito sobre elas. Justificam sua forma, revelam particularidades do comportamento e até previnem o uso incorreto – como no caso de espécies venenosas.

Algumas têm os nomes bem inusitados. Vejam abaixo algumas características dessas espécies.

lancas-de-so-jorge-F
Lança-de-são-jorge (Sansevieria abyssinica)
A planta leva o nome de um orixá, assim como outra espécie chamada de lança-de-ogum. Não é a toa que ambas são usadas em cultos de umbanda.  Falando das características dessa planta, ela se apresenta em folhas reunidas em tufo, ela são pontiagudas, longas e cilíndricas. É dessa característica que nasce o nome “lança”. A crença popular diz que a lança-de-são-jorge protege a casa porque ela afasta o mau-olhado. Planta herbácea altamente tóxica. Ao manuseá-la cuidado para não deixar a seiva entrar em contato com a corrente sanguínea, correndo o risco de morte.

Antirrhinum_majus800b

Boca-de-leão (Antirrhinum majus)
Tem um modo de saber porque essa espécie de planta recebe esse nome, tente pressionar as flores tubulares, faça isso mantendo os dois lábios desiguais e pronto. Essa planta mediterrânica vai parecer uma verdadeira boca-de-leão nas suas mãos. Ela pode ser admirada tanto na primavera quanto no inverno e em várias cores. Para ficar bonita e formar maciços é preciso estar em contato com o sol pleno. A boca-de-leão também pode ser usada para fazer bordaduras.

passiflora alata

Flor-da-paixão (Passiflora alata)
Mais que um nome inusitado, podemos dizer que se trata de um nome romântico. Esse é o nome dado a flora do maracujá e quem as nomeou dessa forma foram os monges. A escolha do nome flor-da-paixão está associada à paixão de Cristo. Aquela “franja” que possui a flora seria a coroa de Jesus e os 5 estames representaria as suas chagas. E não param por aqui as comparações, os elementos de estigma que completam a flor seriam os pregos que foram usados na cruz de Jesus. A flor-da-paixão é nativa do Brasil e se caracteriza como uma trepadeira que produz o maracujá doce.

Gloriosa rothschildiana

Gloriosa (Gloriosa rothschildiana)
Esse nome mais que inusitado, bem simpático para uma planta, tem muito a ver com as características da mesma, uma trepadeira que faz parte da família da espécie lírio. Ela se apresenta com lindas flores que podem ser amarelas ou vermelhas e são bem chamativas, se sobressaem entre outras plantas. Em termos científicos, podemos dizer que a gloriosa sofre uma torção, o que na prática significa que os estames da planta ficam visíveis embaixo das pétalas que são recurvadas. A florescência dessa espécie é durante a primavera e o verão.

Evolvulus pusillus

Gota-de-orvalho (Evolvulus pusillus)
Planta “parente” próximo da dama-da-noite, porém, enquanto a segunda floresce durante a noite, por isso, o nome, a gota-de-orvalho tem as suas flores abertas logo ao amanhecer. Ela é muito usada junto com a grama, fazendo um conjunto, com as pequenas flores brancas, que ficam parecendo gotas de orvalho em cima do verde da primeira. A gota-de-orvalho também é usada como planta pendente.

Impatiens walleriana
Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)
Essa planta chegou diretamente da Áustria no Brasil. Foram trazidas sementes e plantadas no Jardim Botânico para satisfazer a imperatriz Maria Leopoldina, que tinha chegado da Áustria, em 1817, para morar com d. Pedro I. A imperatriz sentia saudades do Palácio de Viena e essa foi uma forma para contentá-la, uma vez que ela tinha grande paixão pela botânica. O sem vergonha, nome popular da planta veio depois, porque a espécie se adaptou tão bem ao território e ao clima brasileiro que acabou ganhando esse nome, por “dar” em qualquer lugar.

Erythrina mulungu

Amansa-senhor (Erythrina mulungu)
Nome popular de uma árvore definida como caducifólio, isto é, as suas folhas são usadas na medicina popular como sedativo. A amansa-senhor é originária da África do Sul, porém, não tem problemas de adaptação, pelo no menos das regiões do Centro-Oeste e do Sudeste brasileiro. As flores do amansa-senhor aparecem em dois meses do ano, que são maio e junho. De um vermelho intenso, elas são perfeitas para ornamentação. Pode ser usada em projetos de jardins, parques e praças públicas. Sendo considerada ideal para os 3 casos.

Couroupita guianensis

Abricó-de-macaco (Couroupita guianensis)
O nome não é mesmo muito simpático, mas saiba que dessa planta é possível fazer vassouras e não só isso, ela também tem um fruto comestível, além de ser usada no paisagismo. O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica.
Os frutos são grandes cápsulas globosas, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao aroma desagradável. No entanto eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos. O frutos do abricó-de-macaco levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem.

Dieffenbachia seguine

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine)
Planta muito famosa para quem busca uma planta para espantar o mau olhado, assim diz a crença popular. Por outro lado, é um planta extremamente tóxica e não pode ser ingerida de jeito nenhum. A ingestão dela pode causar faringe, asfixia, inchaço de lábios e queimação.

Poecilanthe parviflora

Coração-de-negro (Poecilanthe parviflora)
É tão tóxica para as pessoas quanto a comigo ninguém pode, entre os males que essa planta com o nome inusitado pode causar, estão os problemas gastrointestinais. É uma espécie típica da Mata Atlântica, sendo encontrada no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Sua madeira, com alta densidade, pode ser utilizada na construção civil e marcenaria. Sua bela folhagem verde escura, misturada às suas pequenas flores brancas causam um belo efeito, tornando muito ornamental e usual para o plantio em parques e jardins, assim como em calçadas de grandes ruas.

dente de leao

Dente-de-leão (Taraxacum officinale)
Por sua vez, apesar do nome inusitado e não tão simpático é uma planta que possui várias propriedades medicinais, entre elas, o tratamento do reumatismo, serve para purificar o sangue e ainda como laxativo. É uma planta medicinal, herbácea, conhecida no Brasil também pelos nomes populares: amor-de-homem, amargosa ou salada-de-toupeira. No Nordeste é conhecida por “esperança.

Schisandra Chinesis
Esquisandra chinesa (Schisandra Chinesis)
Com um nome bem esquisito e diferente, essa planta possui um fruto que é usado para ajudar o sistema imunológico. Não se trata de um “remédio” comprovado cientificamente, mas de uma receita popular, que vem passando de gerações para gerações.

Solanum lycocarpum)

Fruta-de-lobo ou Lobeira (Solanum lycocarpum)
O nome não é por acaso, a planta na verdade serve de comida para os lobos. Ela é típica do cerrado e com o seu fruto ainda é possível fazer um gostoso doce.

Annona squamosa 2

Fruta-do-conde (Annona squamosa)
Essa planta dispensa comentários justamente graças ao seu fruto, que é muito gostoso. Algumas pessoas conhecem a espécie como Ata, apesar do nome fruta do conde ser bem mais popular.

Euphorbia cotinifolia

Leiteiro-vermelho (Euphorbia cotinifolia)
Essa é uma outra planta tóxica para o ser humano. O nome leiteiro não é por acaso, ela fornece mesmo um leite, que por sua vez é venenoso e pode provocar náuseas, vômitos, salivação excessiva e irritação gastrointestinal.

Bauhinia forficata

Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)
Além do nome curioso, essa planta tem outra característica interessante, ela pode ser encontrada em bem mais de 200 variações. É uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica e de outros biomas. É portadora de uma das mais belas flores e folhagem entre as Bauhinia. É usada tradicionalmente como medicamento e tem sido objeto de estudos no controle da diabetes.
Estudos científicos comprovaram a planta é capaz de reduzir a hiperglicemia tendo ação semelhante a da insulina. Essa árvore, é pioneira e importante na regeneração de matas degradadas.

flor-43-33334