Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




schefflera actinophylla 1

Talvez essa árvore seja, por alguns, conhecida por algum outros nomes populares, que são: brassaia, cheflera, árvore-de-polvo ou cheflera-da-folha-grande.

Essa árvore é classificada também em outras categorias, são elas: folhagens, árvores ornamentais, arbustos tropicais e arbustos. E faz parte da família Araliaceae.

Ela se adapta bem ao nosso, o tropical, mas também gosta e pode viver bonita e sem problemas nos climas subtropical, oceânico e equatorial. É originária da na Oceania, na Indonésia, na Austrália, em Nova Guiné e em Java.

É uma planta de ciclo de vida perene e que precisa de sol pleno para ficar saudável e bonita, mas também fica bem na luz difusa e na meia sombra. Sua altura varia entre: acima de 12 anos, 9 a 12 m, e antes disso, de 6 a 9 m ou de 4.7 a 6 m.

Características da Árvore Guarda-chuva
Seu tronco é ereto ele tem pouca ramificação. As raízes se apresentam superficiais e “agressivas”. Por isso, elas afloram a superfície da terra daquelas que são mais velhas.

As folhas da árvore guarda-chuva se apresentam com as seguintes características: ovaladas e um pouco elípticas, os folíolos são pêndulos, além disso, elas são compostas, digitadas e muito grandes. A cor das folhas da árvore guarda-chuva é um verde bem escuro e brilhante e a apresenta uma textura coriácea.

A árvore guarda-chuva também tem frutos, que são vermelhos, pequenos e globosos. Dentro deles, você pode encontrar sementes, entre 10 a 12, que parecem ter o mesmo formato de um rim.

]Quem gosta mesmo dos frutos e também das flores são as aves silvestres. Elas encontram em ambos um néctar abundante, sem falar que a polpa é muito suculenta.

A inflorescência começa no fim da primavera e continua durante o verão. É o mundo que a folhagem aparece ainda mais vistosos e grande.  Sobre as suas características, podemos dizer que elas são racemo, isto é, com divisões recobertas de pequenas flores, todas elas, na cor vermelha.

Schefflera-actinophylla-flowers

O uso na Ornamentação e nos Jardins
A árvore pode ser usada para enfeitar o jardim, ela simplesmente assumindo o papel de árvore. Porém, ela pode ser usada de outras formas e por isso, é chamada de versátil.

Outra maneira de ter um exemplar da espécie e conduzindo-a em vasos, enquanto ainda são mudas jovens e neste caso, elas passam a ser um perfeito ornamento. Nesta fase, elas possuem uma folhagem linda que é perfeita para usar em vasos. E como ela não gosta de muita luz, não tem problema nenhum deixá-la dentro de casa, pelo contrário.

Quando a opção for usá-la em um vaso dentro de casa, procure deixá-la em um lugar que pegue pouco sol ou de dia ou da tarde, mas que ela não esteja sujeira a correntes de ar. Também é importante que ela não fique em um ambiente com ar condicionado.

A árvore guarda-chuva é considerada de fácil propagação e por isso é dita como invasiva em determinados casos.

schefflera-actinophylla-4

Cultivo
Deve ser cultivada à meia sombra ou no sol pleno, com um solo enriquecido com matéria orgânica, fértil, e que seja drenável. No primeiro ano ela deve ser irrigada regularmente. Todas essas indicações também servem para o cultivo em um vaso.

A árvore guarda-chuva não é uma planta que se adapta fácil, uma vez fora do clima e da luminosidade que ela precisa, ela perde o brilho. Por outro lado, é considerada uma árvore rústica, na prática significa que é muito difícil que ela adoeça.

Apesar de preferir o calor, ela até que suporta o frio, quando o mesmo não persiste por um longo período. O mesmo serve para os períodos de estiagem, que se forem curtos, ela suporta. Porém, quando o frio é muito forte, e diante de geadas fortes, ela não suporta. Por isso, não vale a pena tentar plantá-la em um jardim cujo  clima do lugar não é o ideal para ela. Prefira os locais com clima temperado.

Schefflera actinophylla 11

Multiplicação
Isso pode ser feito com alporques, sementes ou estaquia dos ramos. Fazer alporques significa estimular a planta para que as raízes cresçam mais rápido e forte, e isso se faz, enrolando um pedaço de ramo ou musgo, com um pedaço de plástico, que precisa ter sido umedecido antes. Espere passar um tempo para ver que serão formadas raízes, e daí elas podem ser retiradas para serem plantas.

Se você está planejando em fazer a decoração do seu jardim do zero, pode ter certeza, que a árvore guarda-chuva é uma boa opção.

janelaechuva1

Kalanchoe_arborescens

O Kalanchoe é um gênero de plantas suculentas da família Crassulaceae. Sua origem é africana e ela também é conhecida como flor-da-fortuna ou kalandiva.

No Brasil, é conhecida também como coerana, erva-da-costa, folha-da-fortuna, folha-de-costa ou saião. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia.

O vaso deve ser colocado onde possa receber sol e vento. Exposta ao sol, suas flores duram mais tempo. Por acumular muita água, precisa de poucos cuidados com a rega.

No verão pode ser regada apenas duas vezes por semana e no inverno apenas uma. A rega deve ser feita apenas sobre o solo, sem molhar a planta. Deixe o solo secar antes de regar novamente. O acúmulo de água é prejudicial à planta que pode melar.

Espécies de Kalanchoes

Kalanchoe blossfeldiana

Kalanchoe blossfeldiana – Flor-da-fortuna
Essa Kalanchoe possui um período de florada que vai do início do inverno ao fim da primavera. Pode ser encontrada com flores vermelhas, rosas, laranjas, brancas, amarelas e talvez outras cores.

Faça poda nas hastes de flores próximo ao caule mais grosso para que a planta rebrote e produza mais flores. Essas estacas de flores quando plantadas na areia são capazes de enraizar e formar novas plantas.  Quando adulta, alcança até 30 cm altura.

Na hora de comprar, escolha sempre plantas com folhas inteiras, brilhantes, viçosas e sem manchas.

K_daigremontiana1

Kalanchoe daigremontiana – Mãe-de-milhares
É uma planta suculenta nativa de Madagascar. Esta planta possui alta capacidade de se propagar através de reprodução por brotos que nascem nas folhas.

Quando esses brotinhos caem no chão se desenvolvem rapidamente. Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas, podem ser fatais em crianças e animais domésticos.

-kalanchoe-fedtschenkoi-marginata

Kalanchoe fedtschenkoi ‘marginata’ – Kalanchoe-fantasma
É uma suculenta, de folhas carnosas, com margens rendadas. Suas flores alaranjadas são viradas para baixo, como em um lustre e se formam durante o inverno.

Devido à sua coloração acinzentada destaca-se no jardim e forma contrastes interessantes com as outras plantas. A espécie variegata possui bordas branco rosada. Sua utilização paisagística é ampla, formando maciços e bordaduras ou compondo com jardins de pedra.

Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo composto com alta matéria-orgânica e nutrientes, bem drenável, com regas regulares. Tolerante ao frio. Multiplica-se por estacas com raízes ou brotos que surgem nas suas folhas.

Kalanchoe_pinnata

Kalanchoe pinnata – Folha-da-fortuna
É uma suculenta com propriedades medicinais. A reprodução pode ser feita com estacas laterais enraizadas na areia ou pela formação de brotos nas folhas após as folhas principais estarem em contato com o chão.

Kalanchoe_manginii

Kalanchoe Bryophyllum manginii (Ex Kalanchoe manginii)
É uma suculenta com um ciclo de vida perene. Apresenta um porte prostrado, é muito ramificada e pode atingir 30 cm de altura e diâmetro. Suas folhas suculentas sao arredondadas e alternadas de coloração verde-claro. As suas flores possuem forma de sino, são pendentes e de coloração vermelho-alaranjada. Normalmente a sua floração ocorre no final do inverno.

Kalanchoe laetivirens

Kalanchoe laetivirens – Mãe-de-milhares
É uma suculenta de fácil cultivo e fácil multiplicação. Nas bordas das folhas, ela produz uma grande quantidade de mudas, que chegam a desenvolver cerca de 4 pequenas folhas e até algumas pequenas raízes. Aos poucos, essas mudinhas vão se soltando e caindo na terra, onde se enraízam e continuam seu pleno desenvolvimento.

Ela é originária da África, se desenvolve muito bem em sol pleno, mas é adaptável também em meia sombra, embaixo de árvores de copa pequena. Apresenta bom desenvolvimento em vasos e jardins. A rega no verão pode ser feita 1 vez por semana e 1 vez a cada 15 dias no inverno.

Kalanchoe gastonis-bonnieri
Kalanchoe gastonis-bonnieri – Orelha-de-burro
É uma suculenta originada de Madagascar. Seu nome comum se refere ao formato das folhas se assemelhar à orelha de burro. É uma planta muito ornamental devido às suas folhas possuírem manchas na coloração marrom. Elas nascem em pares de lados opostos, dando beleza e uma uniformidade quase matemática a esta suculenta, crescem acima de 20 cm.

Quando adultas, na ponta de cada folha formam-se mudas com muitas raízes, com o tempo essas mudas pendem pelo peso até encontrarem o chão e se desenvolverem sozinhas.

Kalanchoe tomentosa
Kalanchoe tomentosa – Orelha-de-gato
É uma suculenta originária de Madagascar. Possui folhas carnosas cobertas por pelos finos e brancos, dando um aspecto aveludado à planta. Na borda das folhas possui marcações na coloração marrom. Possuem crescimento de até 50 cm. Devem ser cultivados a pleno sol (mais de 4 horas de sol por dia).

O solo deve ser rico em matéria-orgânica, nutrientes e deve possuir boa drenagem. A reprodução pode ser feita pelo enraizamento de estacas laterais na areia ou formação de brotos nas folhas. O florescimento é raro e esporádico.

Kalanchoe orgyalis
Kalanchoe orgyalis – Colher-de-cobre
É uma suculenta arbustiva originária de Madagascar. Possui coloração acobreada em suas folhas o que a torna bastante atrativa e bela. Possui crescimento lento, muitas ramificações e pode atingir 3 m de altura. A reprodução é feita pelas estacas de mudas laterais enraizadas na areia ou brotações na folha (esse tipo de propagação não é muito utilizado pelo crescimento lento na formação do broto).

Deve ser cultivada em pleno sol, o que lhe dá o aspecto acobreado nas folhas. Plantas cultivadas a meia-sombra apresentam coloração marrom-esverdeada.

Kalanchoe thyrsiflora

Kalanchoe thyrsiflora – Orelha de elefante
É uma suculenta originária da África do Sul. Possui folhas grandes com cores verde-azulado e vermelho-rosado se estiverem em locais ensolarados. Podem atingir até 60 cm de diâmetro e formam touceiras bastante vistosas. As flores são pequenas e amarelas e surgem a partir da primavera.

Devem ser cultivadas em pleno sol, em solos ricos em matéria-orgânica, nutrientes e com alta drenagem. A propagação pode ser feita pelas folhas ou enraizamento de mudas laterais.

Kalanchoe marnieriana
Kalanchoe marnieriana
É uma suculenta muito semelhante à Kalanchoe fedtschenkoi (Kalanchoe fantasma), devendo-se seguir as mesmas indicações de cultivo e propagação.

Kalanchoe-sexangularis-
Kalanchoe sexangularis
É uma suculenta com crescimento ereto e rápido. Suas folhas são pesadas e ficam com coloração esverdeada escura na sombra e vermelho-arroxeado quando em pleno sol.

O florescimento acontece entre no final do inverno e início da primavera, as flores apresentam coloração amarelada. Devem ser cultivadas  em solos ricos em matéria-orgânica, nutrientes e com alta drenagem.

Kalanchoe beharensis
Kalanchoe beharensis
Suculenta nativa de Madagascar, arbustiva, com crescimento de até 2 m de altura. Possui caule comprido e fino. O florescimento ocorre entre a primavera e verão com flores pequenas e amareladas.

Kalanchoe-scapigera-
Kalanchoe scapigera
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe orgyallis (Colher-de-cobre).

Kalanchoe marmorata
Kalanchoe marmorata
É uma suculenta com folhas azuladas e manchas roxas espalhadas pelas folhas. Possui crescimento acelerado.  Devem ser cultivadas em pleno sol, em solos ricos em matéria-orgânica, nutrientes e com alta drenagem.

Kalanchoe millotii
Kalanchoe millotii
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe orgyallis (Colher-de-cobre).

Kalanchoe pumila
Kalanchoe pumila
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe fedtschenkoi (Kalanchoe-fantasma).

Kalanchoe-rhombopilosa-
Kalanchoe rhombopilosa
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe orgyallis (Colher-de-cobre).

Kalanchoe synsepala
Kalanchoe synsepala
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe orgyallis (Colher-de-cobre).

Kalanchoe nykae
Kalanchoe nykae
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe orgyallis (Colher-de-cobre).

Kalanchoe beauverdii
Kalanchoe beauverdii
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe delagoensis (Mãe-de-milhares).

Kalanchoe figuereidoi
Kalanchoe figuereidoi
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe marmorata.

Kalanchoe eriophylla
Kalanchoe eriophylla
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe tormentosa (Orelha-de-gato).

Kalanchoe hildebrandtii
Kalanchoe hildebrandtii – Colher-de-prata
Para os cuidados e formas de propagação desta suculenta, deve seguir o mesmo cultivo da Kalanchoe orgyallis (Colher-de-cobre).

Kalanchoe kewensis
Kalanchoe kewensis
Esta espécie tem folhas atraentes e flores rosa brilhante, e florescem no início da primavera.

Kalanchoe linearifolia
Kalanchoe linearifolia
Planta do sul de Madagascar, cresce em meio ao solo seco rico em calcário. A planta atinge a altura de 1 a 1,5 m.

195