Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tradescantia_pallida_D

Conhecida por diversos nomes em todo o Brasil, a trapoeraba-roxa tem diversos nomes nos mais distantes locais dos pais. Pode ser chamada de lambari, judeu-errante ou ainda trapoeraba-zebra.

Por ter uma estrutura feita de pequenas folhas, porte delicado e cor marcante, a trapoeraba-roxa é muito usada como forração.

Essa planta herbácea é uma espécie da família Commelinaceae originária do México. Rústica, atinge até 20 cm de altura, de folhagem baixa, muito próxima ao solo e de coloração arroxeadas. Desenvolve pequenas inflorescências rosadas sem importância ornamental, ou seja, que não tem tanto destaque tanto quanto a folhagem vistosa dessa planta.

Quando há a intenção de se usar plantas de tons de roxo, o mais comum é usá-las como forração de jardins, ao redor de árvores e arbustos, principalmente.

00_Tradescantia_pallida

Cuidados específicos das plantas de tom roxo
A fim de manter a cor viva das plantas inteiramente púrpuras, como a trapoeraba-roxa, plantá-las em locais onde haja iluminação direta do sol é o ideal. As plantas que fogem a essa regra são a hera e as espécies que têm o púrpura apenas na face interior de suas folhas. Essas exceções se adaptam muito bem a sombra.

Se for plantada em local exposto ao sol direto, a trapoeraba-roxa adquire um tom roxo escuro, com riscos esverdeados e algumas partes das folhas. A planta, como já mencionado, é um recurso muito utilizado no paisagismo como forrações de canteiros e, também, como jardineiras suspensas ou, ainda, em vasos.

Cultivada a meia sombra ou a sol direto, essa espécie necessita de um solo úmido e muito rico em minerais. Pisoteio e quedas muito bruscas de temperatura fazem com que essa planta morra.

Para multiplicá-la de maneira fácil e certeira, basta colocar estacas ou por ramos já enraizados. Devido à essas facilidade no cultivo da trapoeraba-roxa, a manutenção, a fim de corrigir esteticamente o crescimento dessa planta, pequenas atitudes periódicas devem ser tomadas.

Enfim, uma vez crescida no local, a manutenção dela é praticamente nula. Por essas características, podemos encontrá-las comumente em locais públicos como praças, parques, canteiros centrais de ruas ou calçadas.

Em locais privados, o cultivo da espécie é indicado a ser feito em vasos, cestas suspensas, jardineiras. Ainda sugere se que seja plantada como forração, ao mesmo estilo que a grama, e como folhagens pendentes.

Tradescantia_pallida_flor

Como plantar a trapoeraba-roxa
* Indica se que se plante em locais ensolarados para dar vida a cor da planta e, assim atingir um contraste atraente com o verde do gramado que seja atraente aos olhos.

* Não é aconselhável que se plante sob árvores, pois a sombra torna a trapoeraba-roxa esverdeada.

* Deve se regar com frequência, pois essa planta não resiste em solos secos.

* O berço do canteiro ao ser preparado indica se colocar compostos orgânicos de esterco animal e de folhas bem decompostas.

* Quando for plantar a trapoeraba-roxa, deixe uma distância de dez a quinze centímetros entre cada muda.

transdecantia

Como obter mudas da trapoeraba-roxa
* Para obter mudas dessa espécie não há segredo. Partes enraizadas junto à inserção das folhas servem para cultivar uma nova planta da trapoeraba-roxa.

* Retire os ramos com no mínimo três gemas e, ao plantar, misture areia na terra.

* Mantenha o solo úmido e em local afastado do sol até a muda esteja enraizada. Quando isso acontecer, leve a muda para um local solo fértil.

* Essa planta cresce muito bem à meia sombra ou sombra por completo, sem sol.

* Deve haver regas frequentes, de duas a três vezes durante a semana.

* Atenção: essa é uma planta que não tolera o frio rigoroso e as geadas.

Fadinha

Rudbeckia_hirta_0350

A Margarida amarela é uma espécie vegetal, que se caracteriza por sua grande beleza e por ser bastante florífera.

Esta planta, além de ser conhecida pelo nome de margarida amarela, é também popularmente chamada de bem me quer, mal me quer. É uma planta nativa da América do Norte, sendo oriunda dos Estados Unidos e  pertence a família de plantas denominada Asteraceae.

A família Asteraceae
Essa família se destaca por ser a segunda maior do grupo que possui flores em sua composição (angiospermas). É composta por 1.600 gêneros e 23.000 espécies diferentes.

As espécies mais conhecidas dessa família são as margaridas, os crisântemos e os girassóis. As espécies da família Asteraceae são encontradas em quase todos os lugares do planeta, contudo elas apreciam e se adaptam com maior facilidade aos locais montanhosos que possuem um clima tropical.

As plantas dessa espécie são normalmente herbáceas de pequeno porte. As flores são do ripo capitulo (formato de espiga com eixo bastante curto), possuindo um receptáculo e um toro onde fica varias flores, que fica sobreposto por brácteas. A Margarida é um exemplo perfeito desse tipo de planta.

É uma espécie vegetal herbácea, pouco ramificada e possui um porte considerado pequeno, atingindo uma altura média de 60 cm, no entanto já foram encontradas espécies que chegaram a atingir 1 m de altura.

A margarida amarela é uma planta que possui ciclo de vida longo, chegando a viver em torno de dois anos, se caracterizando como uma espécie de ciclo de vida bienal. Contudo, ela normalmente é cultivada como uma espécie anual.

Sua folhagem é muito bonita, o que aumenta as características ornamentais da planta. As folhas são de cor verde, pilosas (cobertas de pequenos pelos), ásperas e apresentam as suas bordas serrilhadas.

Geralmente produz as suas inflorescências no período do verão e da primavera. A inflorescência possui a cor amarelo ouro tendendo para o ocre, com o centro da inflorescência ficando elevado e possuindo cor marrom arroxeado, o que passa a impressão de ser uma pintura.

margaridaamarela

Flores
Existem duas variedades populares da espécie de Margaridas Amarelas:
* A espécie que apresenta capítulos florais todo amarelo;
* A espécie que possui um halo marrom que fica perto do centro da flor;

A margarida amarela é uma espécie bastante atrativa para ser usada para a ornamentação dos espaços, trazendo toda a sua beleza para a decoração e embelezamento dos jardins.

As flores se caracterizam por serem de tamanhos grandes e muito bonitas e exuberantes. Elas possuem poder atrativo sobre as abelhas.

Toda a planta possui propriedades medicinais (são usadas as suas folhas, flores e raízes), como exemplo: antibacteriana, antifúngica e tônica. Ela pode ser usada em forma de chá, causando uma sensação de bem estar para as pessoas.

Cultivo
A margarida amarela aprecia o clima ameno, até mesmo um clima que tenha um leve frio é apreciado pela planta. Por isso, se adapta bem as regiões de altitude (localidades montanhosas) de clima mais ameno.

Apesar dessa preferência climática, é uma espécie que se adapta a vários tipos de clima, sendo encontrada em diversas regiões do planeta que apresentam os climas: tropical, subtropical, oceânico, continental, mediterrâneo e principalmente as regiões de clima temperado de onde é originaria.

No Brasil, a espécie se adaptou para ser cultivada na região sul e na região centro oeste. A margarida amarela possui um certo grau de resistência ao clima seco e a um clima ligeiramente frio.

A espécie necessita de boas condições de iluminação para que possa se desenvolver de forma plena, por isso ela deve ser cultivada sob sol pleno.

O ideal é que ela seja cultivada em canteiros que sofram aplicação de material orgânico (pode ser adubo simples mesmo) e que sofram regas de maneira constante e periódica. As irrigações devem ser realizadas no inicio ou no fim do dia, e não podem ser feitas de forma exagerada, pois o solo irá ficar encharcado, o que pode levar ao sufocamento das raízes da planta, o que pode levar a planta à morte.

É recomendado que para o florescimento da margarida amarela mantenha sua beleza, a necessidade de que as flores secas sejam arrancadas da planta.

Devido a planta perder a sua beleza com o passar do tempo, ela deve ser replantada anualmente para que suas plantas se mantenham sempre bonitas. Para que a brotação da planta ocorra na época da primavera, é recomendado que seja realizada uma poda no fim do outono.

É necessário cuidado no cultivo da margarida amarela, pois ela é suscetível ao ataque de caracóis e cochonilhas, além do frio intenso. Para obter proteção contra o frio, basta cobrir a base com palha ou algum tipo de cobertura morta.

A margarida amarela geralmente é cultivada em vasos. No entanto, a espécie é recomendada para ser cultivada formando grandes maciços em gramados que sejam muito bem cuidados.

Rudbeckia-hirta

Propagação
A espécie vegetal se propaga através de: dispersão de suas sementes, estaquia e divisão da planta.

A multiplicação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes geradas pela planta em local próprio para o cultivo, que gere as condições necessárias para que as sementes germinem e consigam se desenvolver. A sementeira (processo de dispersão das sementes) deve ser realizada no período entre maio e junho.

A multiplicação por estaquia consiste em formar estacas nas pontas dos ramos da planta. Essas estacas necessitam possuir ramos, folhas e raízes para que as estacas formem mudas, e que quando forem transplantadas para o local definitivo de cultivo, tenham condições de gerar uma nova planta.

A multiplicação por divisão da planta consiste em realizar corte nos rizomas subterrâneos para que a planta se divida e gere novas plantas. A grande vantagem desta técnica de reprodução é que ela é bem mais rápida para a planta conseguir atingir a fase adulta.

janela-e-borboleta14

Chamaeranthemum Venosum

A prateadinha é uma planta pertence à família da Acanthaceae e sua origem é do Brasil – América do Sul. Essa é mais uma daquelas espécies que dá para plantar em vasos e deixar dentro de casa, uma excelente escolha para quem mora em apartamento e está em busca de flores e plantas para decoração.

A prateadinha gosta de três tipos de climas, são eles: tropical subtropical e equatorial. Com o ciclo perene essa é boa escolha para decoração interna porque gosta de meia sombra ou luz difusa e não ultrapassa a altura de 15 cm.

Sendo uma herbácea perene, com uma folhagem para lá de bonita e especial, ela é uma planta perfeita para decoração e um outro fator que convence os paisagistas dessa vocação da prateadinha é porque ela  se apresenta com um aspecto compacto.

Suas folhas não possuem nenhum detalhe especial, na verdade, são pequenas, o formato é aquele classificado como elíptico ovalado. O que faz dessa planta e da sua folhagem ser tão bonita e especial é o mix de cores, e o contraste que elas formam. A cor do fundo é bem diferente daquela das folhas, que são verde-escuro, mas as nervuras são prateadas, daí o nome prateadinha.

Quando as flores aparecem, assim como as folhas, são pequenas e bem discretas, mas possuem uma delicadeza que as fazem elegantes e charmosas. As flores, que podem ser arroxeadas ou brancas, surgem nas inflorescências eretas.

Normalmente, a floração acontece durante o verão, mas não fazem tanta diferença em relação ao objetivo ornamental de usar uma prateadinha. A beleza principal está nas folhas e não nas flores.

Chamaeranthemum Venosum1

Cultivo
A prateadinha pode ser a planta perfeita para incrementar a sua decoração interna, então, ela pode ser perfeitamente ser cultivada em jardineiras ou vasos comuns. Há ainda a opção de plantá-las em composições, isto é, em grupos com outras plantas (que também possam ficar dentro de casa) ou formando grupo somente de várias prateadinhas juntas.

Para quem gostaria de plantá-la fora de casa, é possível sim, com tanto que seja à meia sombra, como forração elas ficam bem em canteiros, coloque-as em um substrato que fique sempre úmido.

A prateadinha é realmente perfeita para decoração, é delicada na textura e o colorido bem diferente faz um efeito perfeito, principalmente, quando plantada com outras flores e plantas. Pode ser a folhagem que faltava para valorizar o seu projeto paisagístico.

Outro detalhe, que para quem não tem muito tempo para cuidar de plantas vale ressaltar sobre a prateadinha, é que ela exige pouquíssima manutenção. É uma folhagem considerada rústica e que se propaga com grande facilidade, chegando a ser considerada, em alguns casos, uma planta “invasora”.

Chamaeranthemum Venosum333

O que é necessário para que ela cresça e se desenvolva bem é que seja planta em solo, terra fértil, de preferência que seja enriquecida com matéria orgânica e a irrigação deve ser regularmente.

O cultivo deve ser feito sob meia sombra, assim como a planta deve ser mantida na mesma situação, nunca a coloque para “tomar sol”, ela não gosta dos raios solares direto. Na verdade, a prateadinha gosta mesmo o clima ameno e não suporta geadas.

Se for plantada no jardim ou no quintal de casa, as crianças devem ficar afastadas, pois a prateadinha não suporta “pisoteio”. Uma vez que alguém pisa nela, a planta morrerá logo em seguida.

Para multiplicá-la pode-se usar a divisão de mudas (será formada perto da planta mãe) ou simplesmente plantar as sementes.

diversos110