Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ixora_Coccinea

A ixora faz parte da família das Rubiaceae. Essa planta tem origem na Indonésia e a Malásia, mas se você oferecer as condições ideais para cultivo, ela pode ser plantada tranquilamente em outras localidades e pode chegar até 2 m de altura.

A planta está categorizada como um arbusto e isso vai fazer total diferença na hora de  cuidar, já que vai exigir um tratamento mais direcionado à essa espécie. Além de arbusto ela é muito utilizada como cerca viva e sabendo tutorar corretamente, ela poderá fazer com que o seu jardim fique ainda mais bonito.

A ixora aprecia locais de clima quente, porque é exatamente nesse tipo de condição climática que ela vai se desenvolver com perfeição. É uma planta bem compacta e com um aspecto bem curioso.

As folhas têm uma textura bem semelhante ao couro e faz dessa parte da planta, um atrativo a mais. As inflorescências sempre são bem numerosas e as flores aparecem em algumas variações diferentes de cores como o amarelo, o vermelho, o cor-de-rosa e o laranja. Essas flores vão aparecer todos os anos sempre na primavera.

Ixora

Como cultivar
Cultivar a ixora não é muito complicado. A planta deve estar sempre recebendo os raios do sol, pois como já foi citado, essa planta adora ambientes de climas mais quentes.

Quanto à fertilidade não há muitos problemas, pois a planta não exige muito nesse aspecto e por isso alguns especialistas à consideram uma planta rústica, um tipo de planta que dispensa manutenções regulares.

A única “exigência” da planta vai ser sobre as regas, pois como ela gosta de ficar exposta ao sol, vai precisar de mais água, então as regas devem ser mantidas regularmente para que a planta permaneça sempre saudável e bonita. Atente-se também sobre locais que acontecem geadas, pois a ixora não tolera esse tipo de fenômeno e com certeza você pode perder a sua planta.

O processo de adubagem deve ser feito pelo menos quatro vezes ao ano. Para esse caso, acrescente adubo de gado do tipo bem curtido e composto orgânico e também adubo granulado NPK de formulação 4-14-8.

A quantidade é cerca de 150 gramas por muda. Não faça essa mistura diretamente na terra, misture todo o conteúdo em um balde para misturar bem os compostos. Deve ser aplicado ao redor da muda de ixora sem deixar a mistura tocar no tronco.

Se a ixora estiver sendo cultivada em vasos, use adubo granulado dissolvido em água com a seguinte proporção: 1 colher de sopa de adubo dentro de uma garrafa PET com 2 litro de água e sacuda bem para misturar todo o conteúdo.

ixora-amarela

Dicas de cultivo
Mesmo sabendo algumas características importantes sobre a forma de cultivo dessa planta, saber como cuidar exatamente da sua planta faz toda diferença na hora de plantá-la.

Então para que você não tenha nenhum tipo de problema quanto a isso, abaixo há algumas dicas bem importantes sobre o que pode ser feito para cuidar melhor da ixora.
* Quando precisar remover as flores da ixora para usá-las em arranjos ou para outra qualquer finalidade, atente-se sobre tirar essa parte pelo talo, pois isso vai ajudar a aumentar o florescimento no próximo ano.
Se por algum motivo as suas flores de ixora começarem a murchar ou secar, com uma tesoura de poda corte o grupo inteiro de flores e não apenas as doentes. Isso deve acontecer porque muitas vezes existe algum tipo de praga e ela não está totalmente aparente e vai infectando sua planta aos poucos. Durante o corte, atente-se para não danificar os ramos, pois isso prejudica no aparecimento de novos galhos.

* Durante o outono, dê uma atenção mais especial quanto às regas para a ixora. Isso vai fazer com que eles armazenem mais umidade para segurarem bem durante o inverno.

* Durante o inverno, uma boa ideia para proteger a ixora é colocar arame ao redor dos arbustos em forma de quadro e preencher com palha ou folhas maiores. Dessa forma a planta ficará bem protegida e isolada de danos comuns do inverno.

Ixora-coccinea-pink

O uso no Paisagismo
Quando se fala em plantas do tipo arbustos, geralmente têm-se idéia de ser apenas um pouco de mato verde isolado em um canto e que serve para dá um toque mais especial em uma decoração. Sim, alguns arbustos geralmente são feitos apenas com folhas e tornam-se de fato apenas um “mato verde”, mas a maioria deles fazem florescer lindas flores e podem ser utilizados da melhor forma em decoração de jardins e outros ambientes.

A ixora pode ser mesclada com outras plantas do tipo rastejantes principalmente, que são aqueles arbustos que cobrem o chão inteiro como uma espécie de tapete e fazer artes, desenhos ou até mesmo uma ornamentação do ambiente, como uma entrada ou área verde de uma casa.

O cuidado deve ser apenas sobre colocar essa planta em uma área onde existe uma circulação grande de pessoas, pois o pisoteio vai com certeza acabar com a beleza da sua ixora.

Se a ixora for podada de forma que ela fique redondinha, ela pode ser agrupada ao redor da sua casa, de uma fonte ou até mesmo de uma árvore. Dessa forma a ixora ajuda a definir bem o espaço que você deseja marcar e criar de certa forma, uma privacidade para o ambiente demarcado.

entardecer

f_261354

A Amorphophallus titanum é uma planta bastante rara e muito conhecida pelas pessoas como flor-cadáver ou jarro-titã. Seu odor forte é comparado ao cheiro de uma carne que esteja no seu processo de putrefação.

Tal flor é considerada como uma das mais raras e “fedidas” de todo mundo e, mesmo assim, atrai uma legião de turistas que querem, a todo custo, registrarem a sua florada, que dura somente três dias.

Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 cm por dia.

Quando desabrocha, a inflorescência chega a atingir 3 m de altura e pode pesar até 75 quilogramas. Sua floração exala um forte odor que atrai insetos.

A sua raridade se dá por conta do tempo que a mesma leva para atingir a floração, que leva o tempo de dez anos entre uma floração até a outra.

A sua raridade também se deve ao fato da grande dificuldade em cultivar tal planta, por conta de sua pouca aptidão em locais não adequados. Ou seja, para cultivar a flor artificialmente, as condições são muito peculiares, o que dificulta e muito o cultivo dela em cativeiro, por exemplo.

Amorphophallus titanum

É uma planta tuberosa e com o seu poderoso e nauseante odor, atrai insetos. É comum, ao visitar a planta, perceber vários e vários tipos de inseto ao seu redor. O nome Isso porque a planta é originária de Sumatra, uma pequena ilha localizada na Indonésia, no Oceano Índico.

A planta, que demora muito para florescer, tem uma expectativa de vida considerada alta: pode viver até os 40 anos. No entanto, sua floração ocorre, no máximo, por três vezes.

Apesar das condições bastante inóspitas a qual a flor cadáver floresce, em vários locais do mundo, existem mudas da planta, que, de alguma forma, conseguiram se adaptar ao clima característico das regiões em que se encontram.

flor-cadaver
A Ilha de Sumatra
A planta citada anteriormente tem uma localização comum: a ilha de Sumatra, como já é de conhecimento. Ela é considerada a sexta maior ilha de todo o planeta, e também é chamada por “Samatra”. Ela possui 50 milhões de habitantes – quase a população da cidade de São Paulo multiplicada três vezes. Era conhecida, antigamente, por abrigar em seu território grandes jazidas auríferas, que estavam localizadas, principalmente, nas montanhas da ilha.

RS45T