Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Coleus2

O coléus é uma planta herbácea muito apreciada pelo colorido das suas folhas, pertencente à família Lamiaceae e originária da Ásia.

O cóleus é também chamado de cóleu e coleus-de-java, é uma planta arbustiva perene que geralmente atinge de 40 cm a 1 m de altura, embora algumas vezes possa chegar a atingir até 2 m de altura, dependendo da variedade.

A planta originou-se da hibridização entre espécies do gênero Solenostemon, como S. laciniatus e S. bicolor e atualmente conta com numerosas cultivares.

Suas cores e a facilidade de cultivo a tornam uma apreciada planta ornamental, que pode ser cultivada em jardins ou em vasos grandes. Suas inflorescências ocorrem em espigas terminais, e são geralmente roxo-azuladas, mas são muitas vezes eliminadas assim que surgem para que a folhagem permaneça compacta e exuberante.

coleus0

Coléus4

Suas folhas são grandes, macias e variam bastante na forma, cor e tamanho, podendo ser variegadas ou uniformes. Podem apresentar diversas cores e combinações entre amarelo, vermelho, rosa, roxo, verde e marrom.

É interessante observar que as cores das folhas podem formar degradeés ou contrastar bruscamente.

As cores vivas desta vistosa folhagem podem ser aproveitadas em diversos ambientes. No jardim, ela poderá formar maciços ou conjuntos, além de bordaduras junto a muros. Em pátios e varandas, ou em uma janela bem iluminada, o cóleus será uma espécie muito decorativa, podendo ser plantado em vasos ou jardineiras.

Em climas quentes, é possível desfrutar de sua beleza colorida o ano todo. É uma planta de baixa manutenção, não exigindo podas e tolerando um pouco a estiagem.

Deve ser cultivada sob pleno ou meia sombra, em substrato bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, pois o solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado.

coleus7

Coleus1

coleus5

Adapta-se bem a quase todo tipo de clima, mas não suporta baixas temperaturas.

É uma planta perene. Como esta planta com o tempo vai se tornando menos compacta e com a folhagem mais esparsa, muitas vezes é cultivada como anual ou bienal, mesmo em regiões de clima quente onde poderia permanecer sem replantio por vários anos. Se plantada em jardins o espaçamento ideal é de 20 a 45 cm.

As adubações devem ser feitas a cada 15 dias para que a planta cresça bonita. Apesar de perene, o cóleus deve ser replantado bienalmente, pois perde a beleza com a idade. Planta tipicamente tropical, que pode ser conduzida em clima temperado, mas requer estufa no inverno.

Propagação
Por sementes, que devem ficar a uma profundidade de no máximo 0,5 cm no solo, e podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estiverem com aproximadamente 10 cm de altura. A germinação das sementes ocorre geralmente em uma ou duas semanas.

Por estaquia. Ramos retirados de plantas saudáveis e bem desenvolvidas enraízam facilmente em solo úmido. Com este método de propagação a planta-filha será idêntica à planta-mãe, o que nem sempre ocorre quando a propagação é realizada com sementes.

riach11