Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Asparagus densiflorus

Planta da família Liliaceae, originária da África do Sul, também conhecida pelos nomes de Aspargo ornamental e Aspargo-pendente.

O aspargo-pendente é uma folhagem que fica muito bem em jardineiras, vasos ou em vasos suspensos. Ele pode alcançar de 40 a 60 cm de altura, e gera pequenos frutos vermelhos e redondos no decorrer do ano, que também são ornamentais.

Suas folhas são compostas de espinhos, lineares e ponteagudas formando densos ramos, parecendo o rabo de um gato.

Suas flores são bem pequenas, brancas e perfumadas, surgindo principalmente no verão. É uma planta que pode ser cultivada em todo país, inclusive nos estados onde o inverno é bem rigoroso, pois tolera muito frio ao frio.

Cultivo em jardins
O Aspargo-rabo-de-gato pode ser cultivado em locais de sol ou à meia sombra, em solos com textura grossa e bem drenado. Cascas de pínus de granulometria pequena também podem ser colocadas, para dar maior textura ao substrato. Adicione esterco bovino bem curtido, cerca de 2 kg/m2 e areia, se o solo for do tipo argiloso. Para o plantio em canteiro a terra deverá ser cavada em profundidade de 20 cm, para que as raízes desenvolvam bem.

Asparagus densiflorusvariegado

Modo de plantar
Abrir no solo um buraco do tamanho do torrão, retirar a muda do recipiente que vier plantado, cortando o plástico com podão e plantar.
Acomodar a muda no buraco, aconchegar a terra e apertar de leve para fixar e regar.
Adube uma vez por ano acrescentando o mesmo tipo de substrato que foi usado para o plantio. Sempre regar após a incorporação deste substrato ao canteiro.

Plantio em vasos ou jardineiras
O Aspargo-rabo-de-gato também pode ser cultivado em jardineiras e vasos.
* Em primeiro lugar deve-se proteger o fundo do vaso com geomanta ou brita de granulometria grossa, colocando por cima um punhado de areia úmida. Isto irá garantir que o buraco de drenagem de regas não irá entupir com a terra.
* Colocar parte do substrato, plantar a muda e completar as paredes com mais substrato e regar.
* Para reposição de nutrientes poderá usar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, cerca de uma colher de sopa da medida que acompanha a caixa. Incorporar ao solo do vaso e regar.

asparagus-densiflorus-64

Cuidados
O aspargo-rabo-de-gato cresce melhor quando deixado à meia-sombra, em locais com boa luminosidade indireta. Ele tolera condições com pouca luz, mas sua folhagem fica mais rala.

Mantenha o solo regularmente úmido, regando sempre que ele estiver ligeiramente seco. O crescimento é relativamente rápido, e as raízes também crescem muito vigorosas. Por isso, aconselha-se trocar de vaso uma vez por ano, para que suas raízes não estourem o vaso.

Propagação
Para fazer mudas de aspargo-rabo-de-gato pode-se utilizar sementes ou separação de touceiras.
* Para as sementes, colher os frutos maduros e retirar a polpa. Deixar secar na sombra sobre um jornal.
* Colocar em caixotes ou qualquer recipiente que disponha, como velhas bacias ou copinhos de água descartáveis.
* Utilizar como substrato terra de canteiro sem adubação.
* Colocar a semente numa depressão do substrato, cobrir com terra peneirada ou areia seca.
* Regar após a semeadura, deixando em cultivo protegido até a emergência.
* Quando o tamanho da muda estiver suficiente para ser manuseado transplantar para recipientes individuais.
* O substrato utilizado será o mesmo do que recomendo para o canteiro.

flores do aspargo-rabo-de-gato

O uso no Paisagismo
O Aspargo-rabo-de-gato é bastante usado em canteiros junto com cactos e suculentas, onde forma uma perfeita combinação com agaves de folhagem azulada e de folhas largas.

Tem sido muito utilizado para telhados e coberturas de lajes para jardins sustentáveis devido à sua rusticidade.

Há de ter um pouco de cuidado, pois o aspargo-rabo-de-gato se trata de uma planta invasora, sem predadores e que as sementes poderão se dispersar facilmente pelos pássaros.

folhas em-movimento-9