Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pedilanthus_tithymaloides

O sapatinho-do-diabo é uma planta da família Euphorbiaceae,  nativo das florestas tropicais secas. Trata-se de um arbusto suculento, de seiva leitosa, que atinge cerca de 1,5 m de altura, apresentando ramos verdes, em zigue-zague, que acompanham a disposição alterna das folhas.

As folhas são ovais e de acordo com a variedade podem ser verdes ou variegadas de branco, creme e rosa. As flores do sapatinho-do-diabo são pequenas e apresentam uma cor vermelha intensa, sendo perfeitas para decorar jardins externos. A planta também pode ser conhecida popularmente como picão, planta-zigue-zague, sapatinho-de-judeu, dois-amores e pedilanto. São flores muita atrativas para beija-flores e abelhas.

Esta planta é resistente, mas requer alguns cuidados para crescer de forma saudável. Saiba abaixo como cultivar os sapatinhos do diabo:

Quando os sapatinhos-do-diabo florescem
Os sapatinhos-do-diabo são flores que possuem um ciclo de vida perene, ou seja, que têm capacidade para florescer durante todo o ano, principalmente na primavera e verão. A planta cresce em formato de arbusto, podendo atingir uma altura de 80 cm a 2 metros.

Ao florescer, os sapatinhos-do-diabo são arbustos suculentos com seiva leitosa, apresentando ramos de cor verde, que crescem em zigue-zague e acompanha a disposição das folhas. As folhas são em formato oval, enquanto que as flores recebem a proteção de brácteas vermelhas ou rosáceas.

sapatinhododiabo

Os cuidados com o cultivo
Como os sapatinhos-do-diabo são arbustos grandes, o ideal é plantá-los em um jardim externo, para a decoração em vasos e varandas é recomendada optar pelas versões anãs da planta. Esta flor deve ser plantada em um solo bem drenável e leve, que recebe sol pleno ou meia-sombra.

Apesar de ser resistente aos períodos de estiagem, o mais indicado é regar as flores sapatinhos-do-diabo duas vezes por semana com intervalos de três dias. Para estimular o crescimento da planta é recomendado enriquecer o solo com matéria-orgânica, especialmente durante a primavera e o verão.

Atenção
É preciso tomar cuidado ao manipular os sapatinhos-do-diabo, pois a flor contém um látex cáustico, que é tóxico e pode causar queimadura se entrar em contato com mucosas e a pele.

moinho

begônia

Sempre coloridas e vistosas, as begônias compõem uma família de 1500 espécies. É uma planta perene que pode compor lindos vasos, jardineiras. A novidade é que após vários cruzamentos e melhoramentos esta maravilhosa flor poderá também invadir os jardins.

É uma planta perene muito florífera nas cores brancas, vermelhas, amarelas, rosas e algumas variações destas misturas. Alguns tipos (Begônia semperflorens) podem compor belos maciços e bordaduras durante o ano todo, outros se adaptam melhor a vasos e a locais protegidos.

As Begônias Ilumination podem, além de compor canteiros em jardim, serem plantadas em grandes cestos, pois seus galhos ficaram pendentes e com um efeito maravilhoso.

As begônias ficam lindas em vasos. As melhores espécies para o cultivo em vasos são: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa).

Para canteiros, recomenda-se a Begônia cerosa (Begonia semperflorens), com época ideal para plantio no mês de abril.

Em climas quentes teremos flores durante todo o ano. Verão, Outono e Primavera. A melhor época de plantio é no Outono ao sol ou meia-sombra.

As begônias para vasos são plantas tropicais muito delicadas. Preferem clima entre 20°C e 28°C e não gostam de ventos. Já as Begônias-cerosas de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas de verão, chegando a adquirir uma aparência “melosa”.

begonia6

Solo para plantar a begônia
A begônia necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica
* 1 parte de terra comum de jardim;
* 1 parte de terra vegetal;
* 2 partes de composto orgânico.

Como montar um vaso
1 – Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 – Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 – Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 – Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores.

begonia34

Adubação
Adubar com torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue, Usar salitre-doChile, uréia, nitrocálclo ou NPK rico em N. Alguns tipos apresentam outras características e precisam ser adubadas com farinha de osso ou torta de algodão, usando-se fosforlta, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P.

Manutenção da begônia
* Devemos ter o cuidado de remover flores murchas e queda das folhas mortas;
* Uma vez por ano, na primavera, faça uma poda drástica para incentivar a brotação de novos ramos, cortando sempre acima de uma folha e na diagonal;
* Adube a cada dois meses. Coloque em torno das begônias lascas de madeira para manter a umidade. Se as folhas ficarem marrons, é preciso aumentar a umidade do solo;
* Deixe um espaço de tempo entre as regas para que a terra seque um pouco, especialmente no inverno.
* Quando for regar as begônias, não molhe suas folhas, apenas o solo. Também é importante que os vasos tenham aberturas para escoar a água não absorvida pelas plantas.

janel516