Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Clusia fluminensis44

A clúsia é uma planta de flores pequenas e muito delicadas, sendo perfeitas para decorar jardins externos e fazem parte da família Clusiaceae.

A planta pode ter o porte de arbusto ou arvoreta, podendo atingir 6 m de altura se não for podada. Sua folhagem é bastante ornamental, apresentando folhas rígidas, brilhantes em forma de gota.

A planta é originária da América do Sul, mais especificamente no Brasil, tendo sido descobertas no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, se adaptando com maior facilidade às regiões com o clima Tropical e Subtropical, pois necessitam de calor e luminosidade para se desenvolver.

As flores são pequenas e brancas, e a espécie é dióica, isto é, apresenta plantas macho e fêmea separadas. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos pequenos atraem os passarinhos.

Uma das principais características da clúsia é ter a capacidade de absorver gás carbônico durante a noite , tendo uma fotossíntese mais eficiente e uma grande proteção contra a desidratação.

É uma planta que possui um ciclo de vida perene, que pode florescer durante todo o ano. Porém, a floração desta planta é mais intensa nas estações primavera e verão, pois as temperaturas altas favorecem o seu crescimento. Ao se desenvolver, a clúsia pode atingir um tamanho entre 1 e 3 m de altura.

Clusia fluminensis33

Cultivo da clúsia
A clúsia é uma planta de grande porte e cresce em formato de arbusto, devendo ser plantada em jardins externos e de preferência ancorada em muros, cercas ou treliças. O local escolhido para o plantio deve apresentar um solo fértil e drenável, além de receber sol e luminosidade plena, pois a planta carece de calor e luz para crescer.

Clusia_fluminensis

Deve ser regada periodicamente, pelo menos, uma vez por semana. Na primavera e verão, as regas podem ser aumentadas para duas vezes por semana, mas com cautela, uma vez que é necessário manter a terra úmida, mas sem encharcá-la para não prejudicar a raiz. Enriqueça o solo a cada seis meses para fortalecer o desenvolvimento da planta.

crisantemo branco giph

Flor-batom - Aeschynanthus radicans4

A flor-batom têm textura herbácea, com folhas no formato oval, verde e um tanto suculentas. A flor desta planta tem uma forma de sino na cor vermelha, tendo um cálice que pode ser avermelhado ou esverdeado, além de exalar um perfume bastante agradável.

É uma planta originária da Ásia, o que faz com que ela se desenvolva com maior facilidade nas regiões com o clima Equatorial, Tropical e Subtropical.

A flor-batom tem um ciclo de vida perene, ou seja, possui capacidade para florescer durante todo o ano. No entanto, esta planta apresenta mais facilidade para crescer nas estações de temperaturas medianas, por isso é mais provável que ela floresça durante o outono ou primavera.

Para garantir que as flor-batom consiga enfeitar os jardins durante o ano inteiro é necessário redobrar os cuidados com o seu cultivo, colocando-a em um terreno fértil e com bastante luminosidade, além de acrescentar substâncias orgânicas para favorecer o crescimento contínuo da planta.

Flor-batom - Aeschynanthus radicans

Como plantar
O momento do plantio é de fundamental importância para que a flor-batom possa crescer de forma saudável. Em primeiro lugar, para plantá-la é indicado escolher um terreno aberto e espaçoso, visto que a planta tem um porte grande e pode não se adaptar se for fixada em um vaso. Neste caso, uma opção é recorrer às jardineiras que são mais espaçosas e permitem que as raízes da flor se expandam.

O local para plantar também deve receber luz solar, pelo menos, 4 horas por dia, visto que a flor-batom carece de luminosidade para se desenvolver. Para plantar as flor-batom, deve-se adquirir uma semente ou muda em uma floricultura. Em seguida, no local pretendido faça uma cova de, pelo menos, 5 cm de profundidade e coloque as sementes ou muda e cubra com terra. Regue a aguarde o processo de germinação por 15 dias.

Flor-batom - Aeschynanthus radicans22

Como cuidar
As flor-batom deve ser regada de 1 a 2 vezes por semana, nunca mais do que isso, pois ela não suporta o excesso de água. Use água morna. Durante o inverno é recomendado suspender as regas, pois o solo pode ficar encharcado e causar o apodrecimento da raiz.

Além disso, também é indicado que seja coberta em épocas de chuva para que não absorvam o excesso de água e nem fiquem expostas aos ventos, uma vez que elas não resistem às correntes de ar.

janelaechuva1

Asystasia gengetica1

A Coromandel é uma planta herbácea (plantas de caule macio e não lenhosos, que normalmente se desenvolvem de forma rasteira e podem chegar a ter um crescimento em formato arbustivo) que apresenta um crescimento de maneira muito ligeira e rápida, devido a essa característica.

É considerada como uma planta tipo erva daninha em muitos locais do mundo.

Ela é uma planta que pertence à família das Acanthaceae e tem sua origem inicial no continente asiático, principalmente nos países da Índia e da Malásia.

Apesar de oriunda do continente asiático, a Coromandel está espalhada por todo o planeta, sendo encontrada em todos os continentes, principalmente nas regiões de clima tropical. É uma planta plenamente adaptável aos locais de clima tropical, no entanto ela também se adapta com facilidade aos locais que vivem sob o clima subtropical.

A Coromandel é uma planta de ciclo que quando bem amparada, se torna uma planta escadente (são plantas que crescem em direção a luz, emitindo os seus novos brotos para o alto).

A Coromandel é uma planta tipicamente de clima tropical que não suporta as baixas temperaturas. Além de não suportar as baixas temperaturas, ela tem como uma de suas características o fato de não se adaptar aos locais e ambientes que apresentam baixa umidade relativa do ar.

Ela também é uma planta que é muito atraente para as abelhas e borboletas que adoram as suas flores, pois exalam uma fragrância bastante agradável.

Asystasia gengetica3

A planta atinge um tamanho médio de 50 cm, contudo ela é uma planta que caso seja sustentada por um suporte apropriado, ela irá apresentar o comportamento de uma planta do tipo trepadeira, onde pode chegar a atingir 5 m de altura. Uma de suas características é que os caules facilmente criam raízes em seus nós.

A Coromandel possui uma folhagem ramificada, espessa e possui pelos esparos. As folhas podem ter um formato oval ou em formato de coração, apresentando sulcos ligeiramente marcados. A coloração das folhas é verde escura, e apresenta no verso um verso mais claro. São folhas de resistência permanente.

A Coromandel é uma planta que floresce durante todo o ano, e as suas flores ficam posicionadas de forma que ficam na lateral da planta e possuem o formato que recordam um sino. As flores podem apresentar coloração amarela, azul, rosa-arroxeada, rósea e branca.

Esta é uma planta considerada como uma planta versátil, pois devido a sua forma de crescimento e como for manipulada, ela pode se comportar como uma planta trepadeira ou forração (plantas que quando plantadas no chão ou em suportes apresentam crescimento horizontal). Dessa forma, a Coromandel é uma planta que pode ser cultivada em jardins através de maciços, vasos e jardineiras.

Asystasia-gangetica-Variegata

Cultivo
A Coromandel é uma planta considerada fácil de ser cultivada, e parcimoniosa, pois é necessária muito pouca ação humana para que ela se desenvolva e cresça.

Ela é um tipo de planta que deve ser cultivada a sol pleno ou no máximo a meia sombra (quando cultivada em locais mais quentes).

Deve ser cultivada em solo fértil e preferencialmente que seja enriquecido com material orgânico (adubagem regular) e precisa ser regada regularmente.

A pessoa que cultiva a Coromandel precisa tomar bastante cuidado com o poder invasivo da planta que devido a isso pode se tornar daninha.

Reprodução da Coromandel
A Coromandel é uma planta que pode se reproduzir ou se multiplicar através da propagação de suas sementes e também pela divisão da planta em mudas (Estaquia, que é um método de reprodução assexuada das plantas que consiste na separação da ramagem enraizada em pequenas mudas). No entanto é necessário lembrar que essas mudas precisam ter em sua composição raízes e ramos para que a planta possa ter condições de crescer e formar uma nova planta.

Devido ao fato de ser uma planta bastante resistente, se propaga em qualquer uma das estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno, isto é, ela se propaga durante o ano todo.

O cuidado que precisa ser tomado é apenas quanto a questão da temperatura, pois a Coromandel não resiste as baixas temperaturas.

Acanthaceae, Asystasia gangetica

Utilidades da planta
A Coromandel é uma planta com característica ornamentai, muito usada para cobrir muros, cercas e outros tipos de suporte. Quando a planta é utilizada com esse intuito, sendo bem cuidada, ela gera um efeito muito bonito devido a sua beleza (as flores em formato de sinos chamam bastante a atenção das pessoas causando um belo efeito visual).

Importância ecológica da Coromandel
A Coromandel tem uma grande importância no Ecossistema, sendo uma plana importante para animais como: as abelhas, as borboletas e outros insetos.

Esses animais fazem uso da Coromandel (suas folhas, flores, sementes) como alimento.

Outra questão importante da Coromandel com relação a sua relação com o Ecossistema é o fato, de ela ser uma planta invasiva e que devido a essa característica ela pode sufocar outros tipos de vegetação onde ela está sendo cultivada.

Dia-de-Chuva

Epiphyllum Ackermannii22
O cacto-orquídea é uma planta originária do México e faz parte da família Cactácea. Porém, também pode ser encontrada em outras regiões tropicais, como a América do Sul e Central. No seu ambiente natural, o cacto-orquídea tem os raios do sol filtrados pela copa da árvore que ela fica fixada, pois apesar de gostar do calor, não gosta de recebê-lo diretamente.

Esta é uma daquelas plantas que buscam outra para garantir hospedagem. Normalmente, elas crescem sob folhagem densa e na parte mais alta das árvores. Pois, apesar de não gostar do sol direto, elas adoram lugares bem iluminados.

O único horário que esse tipo de planta ainda atura os raios solares direto é na parte da manhã. Porém, em horas mais quentes ela não suporta mesmo o calor e precisam estar na sombra. É uma planta que quanto mais recebe luz, mais as suas flores são coloridas.

Características do cacto-orquídea
Se trata de uma espécie epífita e suas flores que são um verdadeiro espetáculo chegam a medir entre 10 a 18 cm, a cor é vermelha bem vibrante. O momento do espetáculo da florescência é entre primavera e verão. Esse detalhe as faz diferente de outras espécies de cactos, pois essas plantas, normalmente, florescem em outra época do ano.

Uma vez que as flores desabrocham, ficam vários dias abertas e nem sempre, mais acontece, elas dão sementes em frutos, bem pequenas, nutritivos e globosos, que possuem a cor violácea.

Com os estudos e a tentativa de se “fazer” novas espécies, é possível encontrar o cacto-orquídea com flores de outras cores e com um delicioso perfume. Se trata, na verdade, de um cruzamento, derivado a cor magenta bem no centro da planta. Elas ainda são diferente no formato dos talos, que são achatatos, suculentos e segmentados e são muito semelhantes a folhas.

Epiphyllum Ackermannii2

Cultivo do cato-orquídea
Para se cultivar o cacto-orquídea, como qualquer outra planta, é necessário observar alguns detalhes, como por exemplo, o substrato. Ele deverá ser rico em húmus, matéria orgânica, areia de rio lavada e terra preta. Com esses “ingredientes” você tem o lugar perfeito para plantar o cacto-orquídea, com boa aeração e drenagem, importantes para o bom desenvolvimento dela. Outra dica é deixá-lo ainda melhor misturando cascas e também folhas em decomposição.

É uma planta que gosta de umidade, mas que não seja muita. As raízes não podem ficar de forma alguma completamente secas. Por isso, a rega deve ser feita com frequência.

Observe que a quantidade de água deve ser controlada de acordo com a região, o quanto a planta fica fora ou dentro de casa. Normalmente, quando estão na parte interna, a rega feita uma única vez na semana pode ser suficiente e no frio, a cada 10 dias.

O cacto-orquídea cresce muito bem quando está exposto a temperatura que varia entre 16 e 24ºC. Além disso, outra boa época para ele é durante o outono e inverno, em que as temperaturas ficam entre 16 a 18ºC. Porém, frio excessivo, essa planta não gosta e não resiste.

Epiphyllum Ackermannii1

Adubo e outras dicas de cultivo
O adubo deve ser feito durante a primavera e considere o tempo a cada 2 semanas. Seguindo a seguinte fórmula: NPK 10:10:10. O produto deve ser diluído em água conforme indica a embalagem.

Depois de pronta é só molhar o substrato até que ele fique bem úmido. Além disso, é indicado usar húmus de minhoca no substrato, uma colher logo quando começa a primavera é indicado. O repouso do cacto-orquídea é depois da floração.

Quanto ao plantio, a melhor forma de fazê-lo é através de estaquia, mas com sementes também dá para ter cacto-orquídea. A estaca deve ter o tamanho entre 10 a 12 cm e a base deve ser cortada na forma da letra “V”. Outra dica é usar canela em pó, polvilhar sobre o corte, serve para manter os fungos longe.

Depois de fazer esse processo, coloque as estacas em um lugar com sombra e com boa ventilação e espere passar 7 dias. Tempo para que seque.

Feito isso é só preparar o vaso com terra orgânica e plantar as estacas, observando que elas precisam estar no fundo entre 5 e 6 cm.

A terra não pode ficar encharcada, e sim, deve ser mantida úmida. Depois é só deixar o vaso em um lugar bem iluminado, mas que a luz do sol não chegue diretamente. As raízes costumam a demorar entre 3 a 6 semanas para aparecer.

Epiphyllum Ackermannii6

Pragas e doenças
As pragas que mais atacam os cactos-orquídea são: bactérias, fungos e cochonilhas. Podemos considerá-los verdadeiros vilões, que podem acabar com a sua planta.

No caso das cochonilhas, o ataque pode ser ameno, como pode ser intenso, no primeiro caso, elas podem ser combatidas com a retirada manual com a ajuda de um contonete. Porém, quando o ataque é intenso, somente um produto pode acabar com elas.

Pode-se cortar com a tesoura a parte afetada, fazer uma mistura de detergente, álcool etílico e água e pulverizar. Costuma ser uma mistura muito eficiente. Outra maneira de acabar com elas é usando óleo mineral. Basta pulverizar o produto para que elas sejam eliminadas com asfixia.

Para que as pragas e as doenças se espalhem no cacto-orquídea é aconselhável a eliminação das partes podres o quanto antes, principalmente, quando ficam escuras.

Se for observado manchas ou furos no caule pode significar que a planta passou por mudanças bruscas de temperatura que ocorreu durante o dia e depois a noite. Fique atento para evitar que isso aconteça, e proteja durante a noite.

Quando ela fica muito exposta o sol termina com a aparência amarelada. Porém, basta que volte para o tipo de iluminação que gosta para que a cor normal volte. A pouca luz faz com que algumas partes comecem a murchar.

Como acontece com qualquer planta, se ela receber água demais, as raízes ficarão podres.

XVRSA