Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




CALCEOLÁRIA

Calceolária nada mais é do que o nome popular de um grupo de híbridos de plantas que é originário do cruzamento de três diferentes espécies que se chamam Calceolaria: C. crenatiflora, C. corymbosa e C. cana, todas as plantas são originárias da América do Sul, Peru e Chile que podem medir até 30 cm de altura. Essas flores preferem clima ameno e gostam de solo rico em matéria orgânica.

É uma planta perene, sendo bastante cultivada em diversas partes do mundo como uma planta de vaso. Como aparência ela conta com seu caule um pouco ramificado, e possui texturas herbáceas além de ser de pequeno porte, chegando a no máximo 30 cm de altura. Suas inflorescências são de coloração verde, são ovaladas, pubescentes, bastante rugosas e com nervuras que são bem marcadas e suas bordas são denteadas.

CALCEOLÁRIA22

As inflorescências
As inflorescências se apresentam de forma reta e ramificada, sendo assim compostas por várias flores amarelas, vermelhas e também alaranjadas, além de se contar com uma mistura destas cores e seus pontilhados marrons.

É uma flor que possui um formato muito singular, que conta com uma pétala inferior inflada que tem um formato bastante semelhante a o de uma pequena bolsa. A sua floração se estende pelo inverno e pela primavera. Em sua utilização atual é possível encontrar diversos exemplares desta planta na produção de decorações de interiores, vasos e ainda floreiras durante o período de floração.

Esta planta deverá ser cultivada em meia sombra, ou mesmo iluminação difusa, contando com um substrato fértil bem drenável, este que deverá ser enriquecido com matéria orgânica, com adubações regulares e também as irrigações frequentes. Costuma apreciar muito o clima ameno, podendo ser muitas vezes aproveitada em serviços de jardinagem e em locais que possuam clima subtropical e tropical de altitude.

É uma planta considerada muito adequada para a formação de bordaduras e maciços de renovação anual. Nos locais onde existe clima temperado poderá ser plantada em estufas e protegidas do frio intenso. Apesar da planta se perene ela é tratada como uma planta anual. Costuma ter a sua multiplicação por sementes que germinam em 10 dias.

calceolaria

Solo ideal para o plantio
As plantas desta espécie exigem um solo que seja rico em matéria orgânica, em uma mistura recomendada da seguinte forma, uma parte de terra comum de jardim e uma parte de terra vegetal além de duas partes de compostos orgânicos.

Seu cultivo deve acontecer sempre em locais de clima ameno, como citado acima, caso os climas da região de cultivo sejam intensos, tanto para o frio como para o calor, as plantas deverão ser cultivadas em estufas. Devem além disso serem cultivadas á sombra já que não suportam sol diretamente mas é preciso que recebam diariamente pelo menos 3 horas diárias de luz do sol indireta para que fiquem saudáveis.

Quanto as suas regas esta é uma planta que gosta de água, porém de um solo que não esteja encharcado. A planta ainda poderá ser regada em média duas vezes por semana e caso você não consiga não existe problema nisso pois ela aguenta uma rega semanal eventualmente.

É recomendado também sempre se tomar muito cuidado na hora de regar as plantas para que não se molhe as flores e a base das folhas.
Devem ser cultivadas em locais com bastante água, mas não gostam de solo encharcado. Pelo formato de suas flores, essas flores são também conhecidas como sapatinho de vênus.

Cultivo da planta
A Calceolária além de ser um híbrido de três espécies diferenciadas como já foi mencionado anteriormente, recebe alguns nomes populares interessantes como, por exemplo, sapatinho-de-vênus, tamanquinho ou também chinelinho-de-madame. Além disto, ela se propaga através de sementes ou estacas. Seu solo ideal deverá ser rico em matéria orgânica para uma propagação saudável da planta.

Calceolárias

Mistura recomendada para o plantio
Para o plantio da Calceolária, é interessante se utilizar uma mistura recomendada, esta que deverá contar com uma parte de terra comum de jardim, além disto, deve contar com duas partes de compostos orgânicos. Suas flores começam a surgir no final do inverno e também durante a primavera, nesta época inclusive é possível se encontrar á venda vasos de plantas de cores diversificadas que vão desde o amarelo-creme ao vermelho intenso ou ainda mesclando diversas cores, com manchas marrons de vários tamanhos.

Esta é uma planta bastante resistente às pragas e doenças, mas como é uma planta anual precisa que aconteça um replantio todos os anos para que ela possa viver bem e saudável.

flores abrindo gig