Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Brassavola nodosa x Cattleya Batalinii -bicolor x intermedia-

Uma das orquídeas que são consideradas ideais para criadores iniciantes, estão as do gênero Brassavola, que têm destaque pelo seu manejo de baixa ou média complexidade e pela extrema beleza de suas delicadas e aprazíveis inflorescências.

Endêmica das Américas tropicais, as orquídeas Brassavola pode ser epífita ou rupestre –  desenvolve-se tanto nos caules das árvores tropicais quanto em rochas – e tem compleição tropical.

Floresce no Verão, embora algumas espécies produzam flores também sob baixas temperaturas. A variação climática ideal para as Brassavolas é de máxima de 33º C, com umidade relativa do ar alta, e mínima de 10º C. Suporta por pouco tempo temperaturas menores que a mínima indicada, mas pouco tempo mesmo.

A orquídea Brassavola nasce de um caule aéreo, chamado pseudobulbo, e se propaga de forma entouceirada. As folhas lanceoladas e finas servem de base para a haste onde se desenvolvem a inflorescência.

Cada haste comporta uma única flor. Esta flor possui cinco pétalas estreitas, diria até finíssimas, também lanceoladas como as folhas, formando uma estrela gráfica, cujos tons podem variar do branco creme ao verde.

O labelo destaca-se proeminente na base, com seu tom creme com eventuais manchas esverdeadas ou amareladas. O perfume é peculiar e muito agradável, sentido principalmente no período noturno.

Brassocattleya Binosa (Brassavola nodosa x Cattleya bicolor)

O substrato onde a orquídea Brassavola deve ser plantada precisa ter drenagem eficiente, pois, como é de praxe entre as orquídeas, ela necessita de regas frequentes mas não tolera encharcamentos (lembre-se: as raízes e bulbos podem morrer por apodrecimento).

Pode-se usar fibras parecidas com o xaxim ou cascas de madeira, colocados em vasos ou cachepôs de fácil drenagem. A iluminação deve ser mais intensa do que o habitual suportado por outras espécies de orquídeas, em ambientes com umidade relativa do ar alta (nunca plante nenhuma orquídea em lugares com ar condicionado!).

A orquídea Brassavola é naturalmente resistente à pragas se bem cuidada. A troca de vasos e substratos deverá ser feita de acordo com o vigor de crescimento da flor. A adubação de reforço deve ser feita de forma suave, geralmente diluída na água das regas, preferencialmente na época da floração.

flower66

camélia

A imensa maioria dos amantes de jardinagem começa tateando no escuro, sabendo muito pouco sobre o objeto de seus cuidados, sejam elas flores, arbustos, árvores ou quaisquer elementos da flora escolhidos para ornamentar o jardim ou os vasos.

E tudo parece ficar ainda mais complicado quando o assunto é a adubação, principalmente quando aparece uma sigla críptica, quase um enigma, é o caso do NPK, seguido de números tão misteriosos quanto as letras. Saber o significado dessa sigla chega a ser libertador.

As plantas retiram do solo a maior parte de seus nutrientes e, ao longo de suas vidas, cada uma delas necessita de uma “alimentação diferenciada”. Para suprir essa necessidade, a indústria sintetizou um adubo mineral e o nomeou de NPK. Seu uso facilita muito a adubação, por conter os nutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas (macro-nutrientes): o nitrogênio (N); o fósforo (P) e o potássio (K).

(N) Nitrogênio – o ar que respiramos possui 78% de nitrogênio, o que faz com que esse elemento seja um dos mais abundantes do planeta. O nitrogênio promove o crescimento e brotação das folhas. A falta desse gás causa debilitação e déficit de crescimento, mas o seu excesso pode causar desequilíbrios ecológicos, como a contaminação do lençol freático. Ele é o responsável pela formação e crescimento da parte verde das plantas (caule e folhas).
(P) Fósforo - nome latino do mineral, Phosphorus. Age no desenvolvimento das raízes e dos frutos e precisa estar bem dosado no fertilizante para que sua absorção alcance toda a planta. Deficiência de fósforo pode causar demora no florescimento, malformação de sementes e frutos e dificuldades na reprodução. Ele garante o surgimento de flores e frutos.
(K) Potássio - nome que vem do latim (Kalium). O potássio mantém os níveis de água da planta dentro de um equilíbrio osmótico que mantém, em conjunto com o fósforo, o crescimento e florescimento da planta em níveis saudáveis. Ele é o responsável pela formação das raízes, por fortificar a planta, auxiliar no combate a pragas e doenças, e ainda aumentar a resistência da planta às variações climáticas intensas, até mesmo a seca.

NPK 04-14-08

Há formulações diferentes de fertilizantes NPK, baseadas na sua finalidade. Em geral, usa-se: Ao comprar adubos minerais, observe que eles trazem marcação da quantidade de cada elemento de NPK. Que se divide em três grupos mais usados.

NPK 4-14-8 (4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio), para espécies que produzem flores e frutos. Ex. hibisco, azaléias, violetas, cítricos como a laranjeira, hortaliças (legumes), etc. Além disso, segundo a maioria dos fabricantes, esta formulação é ideal para ser aplicada no momento do plantio dos vegetais, no preparo do solo, pois o alto teor de fósforo proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e estrutura das plantas.

NPK 10-10-10 (partes iguais dos 3 elementos), especial para espécies que não florescem e não produzem frutos, como as samambaias. Segundo os fabricantes, esta formulação também é ideal para ser aplicada em plantas já formadas, na forma de cobertura. Neste caso, pode ser usada em flores, folhagens, hortaliças e frutíferas. Serve para fortalecer plantas de uma maneira geral.

NPK 15-5-5 (15 partes de nitrogênio, 5 partes de fósforo e 5 partes de potássio), rica em nitrogênio, que favorece o crescimento da planta, essa formulação é balanceada e ideal para manutenção de jardins, hortas e vasos.

NPK 10-10-10

Também existem as fórmulas preparadas especialmente para determinadas espécies de plantas ornamentais, que é o caso das violetas, orquídeas, rosas e samambaias. Neste caso, encontramos as fórmulas prontas da Dimy e da Tecnutri.

Os números que seguem a sigla NPK referem-se à quantidade, em porcentagem, dos elementos no fertilizante, denotando a maior necessidade de determinado elemento químico para o perfeito desenvolvimento do cultivar. O primeiro número refere-se à porcentagem de nitrogênio, o segundo, de fósforo e o terceiro, de potássio.

Com esta dica você verá que suas plantas iram responder melhor as adubações realizadas daqui por diante. E lembre-se que o correto é realizar a adubação a cada 3 meses no Outono/Inverno; E todo mês na Primavera/verão.

Na proporção de 2 colheres de sopa, para cada 10 kg de terra. Instale o adubo NPK afastado das raízes da planta, para que não as queime. Para plantas cultivadas em vaso deposite o mais próximo do vaso que puder; E plantas cultivadas no solo, coloque o adubo a 20 cm de distância das raízes.

flowers

Myosotis00894

O miosótis é um gênero de planta pertencente à família Boragenaceae. É uma das herbáceas mais usadas para o embelezamento de parques e jardins é a flor chamada de miosótis, ou não-se esqueça-de-mim, como também é conhecida esta planta.

Esta planta originária da Rússia, possui pequenas flores azuis, flores brancas e flores rosadas presentes durante as primaveras dos mais belos jardins do planeta. Há também cultivares encontrados na América do Norte e Ásia Ocidental.

De porte pequeno a rastejante, com cerca de 20-30 cm de altura, com caules muito ramificados de cor verde claro a azulado. Apresenta folhas basais, pequenas, delicadas, lanceoladas a ovaladas, pubescentes de cor verde a verde azulado.

O miosótis ramifica-se vigorosamente formando pequenos maciços verdejantes graças às folhas ovaladas com acentuação lanceolada com textura aveludada.

Myosotis sylvatica 'Rosylva'

As pequenas inflorescências terminais formam buquês azulados e arroxeados e suas flores abrem-se com cinco pequenas pétalas hirsutas como as folhas, com o centro branco ou amarelo. Costumam atrair abelhas e pequenos insetos para polinizar as flores hermafroditas.

O miosótis adapta-se melhor em climas temperados, mas sua conhecida rusticidade permite que ele consiga florescer nos trópicos. Em alguns locais ele pode adquirir hábitos invasores, mas isso acontece quando o arbusto é deixado à sua própria sorte.

Devem ser plantados em solos ricos em matéria orgânica e drenáveis são os mais indicados para o plantio do miosótis. Pode ser plantado sob pleno sol ou à meia sombra, sendo uma escolha perfeita para forrações sob árvores com copas vastas ou maciços a beira de trilhas ou em canteiros.

O pH do solo pede neutralidade ou ligeira alcalinidade e as regas devem ser regulares, evitando o excesso. A reprodução é feita por divisão de touceiras ou por sementes.

Myositis aplestris123

O plantio do miosótis deve obedecer um espaçamento mínimo de 30 cm por muda em substrato preparado com matéria orgânica em boa quantidade.

Devido ao grande número de flores, devem-se cortar as flores velhas de Miosótis para facilitar o desenvolvimento das novas flores. Deve-se cortar acima da quarta folha.

As podas devem ser feitas após a floração de verão, eliminando-se folhas e flores velhas.

janel354