Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Os arbustos estão sendo cada vez mais explorados no universo da jardinagem e a cada dia que passa se descobre uma nova espécie. Eles são plantas simples de serem cuidadas e podem dar aquele toque final na sua decoração.

Sendo de pequeno, grande ou até médio porte, é muito importante saber tratar um arbusto e ir descobrindo aos poucos as suas principais propriedades.

Este é o caso de uma espécie muito conhecida nos dias de hoje, o ligustro-arbustivo, muito utilizado para decoração de praças públicas e locais abertos lá no mundo ocidental.

Ligustrum sinense

O ligustro-arbustivo possui alguns nomes populares bem peculiares, que identificam até a sua origem.  São eles: ligustro-variegado, alfeneiro-da-china, alfeneiro, ligustro-chinês, ligustrinho, etc.

É uma planta da família Oleaceae e possui diversas categorias para diferenciá-lo das outras plantas de seu mesmo grupo.

O ligustro é um arbusto muito arbóreo e sua origem é de alguns países da Ásia, como China,  Coréia do Norte e Coréia do Sul.

É lá que esta planta é cultivada até hoje em praças, jardins públicos e em casas com vasto quintal. Nestes países, a espécie é muito popular, especialmente para fins decorativos, explorando ao máximo a criatividade e o seu porte paisagístico.

A espécie é uma planta bem arbustiva de grande porte que aceita podas para de adequar a espaços menores. Se não for podado, o ligustro-arbustivo pode atingir 4 m de altura.

Sua folhagem é de ciclo de vida perene e a sua ramagem é bastante numerosa. É, na maioria das vezes, cultivada como uma planta ornamental em diversos locais.

ligustrum_sinense3

Apesar de seus ramos serem volumosos e chamarem muito a atenção de especialistas, eles costumam ser finos e flexíveis, deixando a planta com um porte característico e totalmente irregular, o que contribui para os seus dotes paisagísticos.

Na espécie variegada, as folhas são bem pequenas e possuem coloração verde brilhante, sempre variando entre tons claros e escuros dependendo do clima e da forma de cultivo. A margem é branca e em toda a sua estrutura, apresenta um tom um pouco acinzentado, bastante diferente das outras espécies da sua família.

Uma curiosidade muito importante é que em alguns países, como o Brasil, por exemplo, a espécie quase não apresenta flores. Nas variedades mais verdes, as flores acabam por apresentar outros formatos e que não são comuns nas plantas cultivadas no oriente. Podem ser ovaladas, possuindo uma ramagem pendente.

Ligustrum sinense variegado

Cultivo do ligustro-arbustivo
É preciso seguir algumas regras básicas para cultivar a espécie em qualquer tipo de lugar. É muito importante deixá-la em lugares onde o sol possa incidir em toda a sua estrutura, especialmente quando a planta está sendo cultivada em locais mais frio ou de inverno bastante rigoroso.

Outra parte importante do plantio das mudas é observar as características do solo: Ele deverá ser bem fértil, com muita matéria orgânica sobre o mesmo, onde as raízes possam ficar bem fincadas. Deve ser profundo e de propriedade areno-argiloso. Na cova de plantio, é interessante colocar areia, tornando as terras bem mais drenáveis, já que a espécie não tolera nenhum tipo de encharcamento.

Para começar o plantio é só seguir os passos abaixo:
* Abra um buraco fundo no solo, coloque areia e se precisar, faça uma mistura de nutrientes para fixar a raiz da muda;

* Sobre uma lona, misture 1 kg de adubo animal de curral bem curtido com pouco menos de 100 gramas de farinha de ossos, incorporando alguns componentes orgânicos para começar a fertilização do solo;

* Coloque tudo na parte funda da cova e acomode o torrão com a muda, preenchendo as laterais do buraco com a mistura da etapa anterior;

* Aperte de leve e compacte a seguir. Não esqueça de, ao final do processo, regar bem a muda.

Dicas
*
As mudas costumam vir em sacos plásticos já compactadas em relação ao torrão. Por isso, se a terra estiver muito compactada, corte o recipiente que contém a muda com podão e se solte com a ajuda de uma pazinha. Este procedimento irá permitirá que as raízes se estabeleçam melhor no novo lugar e se multipliquem melhor em aspecto germinativos;

* Quando chegar o verão e os dias estiverem muito quentes, coloque um balde de água antes mesmo de introduzir a muda dentro da cova profunda para plantio. Deixe percolar um pouco e assim, a muda não perderá umidade  do seu substrato para a terra em sua volta, conservando assim bastante quantidade de água para todo o período de calor.

ligustrum-sinense-fl-

O ligustro-arbustivo no paisagismo e decoração
O arbusto é muito usado como cerca-viva e por isto está muito bem inserido nesta categoria. Quando bem podada, pode ser facilmente colocada em vasos para decoração de exteriores e interiores. Sua folhagem clara nas variegadas pode contrastar com as folhas verdes de tamanho maior, evitando um aspecto muito colorido e exagerado em determinados locais.

Um visual que sempre é escolhido pelos especialistas é quando se coloca a espécie em vasos, muito bem podada como topiaria em formas piramidais, arredondadas ou mesmo conduzidas como uma arvoreta bem simplória, embora em raros casos não possua flores. Dessa maneira, ela poderá ornamentar entradas de empresas e condomínios, além de locais públicos como praças, shoppings, etc.

Propagação
Pode ser feita através de estacas de ramos mais jovens, tendo em sua maneira de propagação uma forma bastante vegetativa. Para realizara  multiplicação, é só recortar os ramos, retirando as folhas inferiores sem danificar as suas gemas.

ar16