Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Lobelia

A lobélia-azul é uma planta da família Campanulaceae e sua origem é da África do Sul. É uma planta de uma beleza exuberante, podendo ser utilizada amplamente no paisagismo, com efeito calmante provocado pelas flores azuis. É muito usada na hora de decorar jardins, já que geram surpreendentes efeitos visuais.

É adequada para a formação de bordaduras ou densos maciços, assim como em grupos com outras forrações e floríferas de pequeno porte, em composições criativas. Existem diferentes variedades e espécies que farão variar a cor das flores de lobélia. As variações pendentes são muito apropriadas para cestas, vasos suspensos ou muros, onde sua linda floração ficará mais destacada.

Sua altura fica entre 15 a 20 cm e se adapta a qualquer tipo de clima, ainda que prefira as zonas úmidas.

Seu cultivo pode ser sob sol pleno ou meia sombra, em substrato fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Após a floração deve-se remover as flores com poda para que floresça novamente.

A lobélia precisa de irrigações constantes, mas como todas as plantas, não deve ser demasiado regada porque então suas raízes apodrecem.

Aprecia o clima ameno e adapta-se a diversas regiões, comportando-se como anual em climas temperados a subtropicais e bienal em climas tropicais a equatoriais. Multiplica-se por sementes que germinam rapidamente. A floração inicia-se cerca de quatro meses após o plantio.

lobeliaerinus

Dessa forma, recomenda-se não molhar as flores da lobélia, já que têm um tato aveludado e poderiam estragar-se.

Existem muitas espécies desta planta, embora a mais usada para decorar jardins e casas seja a Erinus, mas também podemos optar por outras variedades com flores brancas, púrpura, malva… e combiná-las entre si.

A lobélia é uma planta que, além de ser usada como decoração, também é usada para fins medicinais. Destaca-se por melhorar as condições respiratórias, bem como por suas propriedades analgésicas.

Apesar da sua beleza, são plantas ligeiramente tóxicas, é preciso ter algum cuidado ao ter contato com elas, principalmente para quem tem animais ou crianças pequenas em casa.

Olhando-pela-janela_