Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Yuca-elefante (Yucca gigantea)2

A yuca-elefante é uma espécie de planta pertencente à família Agaviaceae e sua origem é da Guatemala e México.

Trata-se de uma espécie de planta que pode chegar a media 8 m de altura, porém, somente quando plantada ao ar livre e diretamente no solo. As outras plantas do mesmo gênero não conseguem atingir a mesma altura, a média é bem menor do que os 8 m que podem ser alcançados pela yuca-elefante.

Apesar dessa altura toda, a planta, pode sim, ser cultivada dentro de um vaso e usada como planta ornamental de decoração de interiores.

As características da yuca-elefante
Os troncos da yuca-elefante são pouco ramificados e são eretos. As folhas aparecem em grande quantidade, são pontiagudas e apresentam forma de espada. São folhas perenes e não apresentam espinhos na ponta. Para completar, se observa nas laterais da planta serrilhas, porém, vale ressaltar, que existe uma diversidade de folhas. Algumas delas são matizadas e a planta, neste caso, é chamada de yucca elephantipes variegata.

As flores da yuca-elefante aparecem somente durante o verão, (elas gostam mesmo é de sol pleno e no máximo, de meia sombra) e as suas principais características são, sempre na cor branca, possuem forma de campânula e são cerosas.

O solo perfeito para o cultivo da yuca-elefante é aquele que possui um substrato com uma excelente drenagem. Quando a drenagem não é de boa qualidade, as raízes acabam apodrecendo e a planta morre.

Outra observação importante é em relação a rega, que não pode ser em excesso de jeito nenhum. A planta só pode ser molhada novamente depois que o substrato estiver seco. O que faz com que a yuca-elefante seja uma planta que tolera muito bem a falta de água.

Yuca-elefante (Yucca gigantea)1

Curiosidade
A curiosidade é sobre o nome da yuca-elefante, mas precisamente, pelo nome yuca-pata-de- elefante, tem uma explicação e tem a ver com uma das suas principais características. Esse nome foi dado porque a planta tem o tronco mais largo que a base o que faz parecer muito com a pata de um elefante, o animal, obviamente.

Mais detalhes sobre a yuca-elefante
Por ter uma presença marcante, a yuca passou a ser muito usada para ornamentação da parte interior da casa, mas atenção às medidas. Para se ter a espécie enfeitando a sala é necessário ter espaço, pois as folhas da yuca-elefante, podem chegar a ter 75 cm de comprimento, sem falar que as suas extremidades são pontiagudas, fazendo parecer ainda mais longa. Além disso, elas se apresentam com um tufo na parte superior porque são agrupadas. Também ficam em grupos nos troncos.

Além da beleza, outra vantagem da yuca-elefante é que ela é ótima para combater a poluição, porque é eficaz contra o benzeno, o amoníaco e o monóxido de carbono.

Cuidados
As plantas precisam de cuidados especiais, cada uma seguindo as suas próprias características e não seria diferente com a yuca-elefante. Vamos às dicas para mantê-la bonita no interior.
* Para começar, quando tiver uma planta dessa dentro de casa, certifique-se de que esteja em um lugar com ótima luminosidade;

* A planta precisa de luminosidade, mas não deve ser colocada atrás de um vidro que esteja exposto ao sol. Os raios que passam entre ele e chegam até a planta podem acabar queimando as folhas;

* Quando tiver uma temperatura moderada fora de casa, coloque o vaso com a planta na varanda ou no terraço;

* A yuca-elefante deve ser regada com moderação, nem muita água e nem esquecer de molhar. A atenção deve ser redobrada no inverno, para não exagerar. Normalmente, é necessário esperar que a terra da parte de cima esteja seca para regar novamente;

* Em dias de muito calor é aconselhável fazer uma vaporização nas folhas da yuca-elefante.

Yuca-elefante (Yucca gigantea)

Possíveis problemas na yuca-elefante e o motivo
* De um dia para o outro as folhas da sua yuca-elefante podem ficar na cor branca. Fique atento. Esse é um sinal de que a rega está sendo feita em excesso. Quando isso acontece as raízes são sufocadas e por isso, a cor branca nas folhas. Tem como reverter, diminuindo a quantidade de água e o intervalo entre uma rega e outra.

* As folhas da yuca-elefante também podem aparecer na cor amarela e também tem um motivo. Quando as folhas da sua planta apresentam essa coloração é porque ela está fazendo a renovação da folhagem. O que significa que está passando por um processo natural. A única coisa que deve ser feita, neste caso, é esperar que as folhas fiquem amarela e sequem, daí é só cortá-la e pronto.

Se você pretende ter uma em casa é melhor comprá-la já em um determinado tamanho. Essa espécie é facilmente encontrada em lojas especializadas em venda de plantas e material de jardinagem. Antes de adquirir uma, tire as medidas do espaço que você tem em casa para colocá-la e considere as folhas longas, não coloque a sua planta em lugar de circulação para evitar que ela sofra danos.

janel5

Platycerium_elephantotis_

O gênero pertence à família Polypodiaceae e sua origem é da Nova Caledônia, Nova Guiné e Austrália. São chamadas de chifre-de-veado ou de samambaias chifre-de-veado, a espécie é uma planta doméstica, que não são comuns, pelo contrário, são bem difíceis de encontrar.

Dentro dos diversos hábitos de crescimento que a chifre-de-veado possui, destaque para o modo com frondes foliares e basais. O que quer dizer que são folhas que crescem e ficam bem grandes e divididas.

As frondes que são da base são redondas e grandes. Elas são colocadas fixas sobre uma superfície e depois o crescimento é feito em camadas sobrepostas.

Enquanto as frondes foliares se dividem e são eretas. As folhas apresentam as estruturas amarronzadas de esporos, deles podem crescer novas plantas da espécie. A chifre-de-veado é uma excelente opção para decoração da casa.

Características e crescimento do chifre-de-veado
As florestas que recebem a planta chifre-de-veado são aquelas tropicais úmidas e também as subtropicais úmidas. Porém, apesar do clima particular que cresce esse tipo de planta, elas podem ser cultivadas em casa. Porém, para que isso seja possível é necessário compreender os fatos básicos sobre a composição da planta.

O chifre-de-veado é uma planta que se classifica como epífitas, isto é, ela não capta nutriente do solo e nem a água. O significa que elas precisam do apoio das árvores. A fotossíntese para o crescimento é realizada pelas frondes verdes.

O papel das frondes de base do chifre-de-veado é de capturar os resíduos que caem e daí chega até a  planta os nutrientes.

Falando um pouco mais das características das samambaias chifre-de-veado ou somente chifre-de-veado, ela possui raízes, porém, a única “obrigação” delas é de fixar as estruturas da planta.

(Platycerium_elephantotis4

Os produtores da chifre-de-veado aconselham a não retirar as escamas acinzentadas. É comum que as pessoas que a cultivam façam essa retirada porque ela acaba dando uma aparência de poeira a planta. Porém, as escamas não estão na espécie por acaso e sim para interromper a evaporação.

Durante todo o ano é necessário deixar sempre o apoio da samambaia úmido. A rega deve ser em maior quantidade durante os meses do verão. Na estação da primavera é necessário, além de regar, cobrir com adubo fresco. É muito importante que o chifre-de-veado  receba nutrientes durante a primavera.

O lugar correto para cultivar a samambaia é sob a luz solar. Porém, nunca deixe a sua planta direto no sol. Ela necessita para crescer bonita e forte receber a luz do sol, porém, de forma filtrada, como na floresta tropical.

Considere que a luz natural que tem chegar na planta chifre-de-veado é de 400 velas. E outro fator importante é deixar em um lugar com pouca umidade, caso o contrário você corre o risco de apodrecer a raiz. E ainda, num lugar com boa circulação do ar.

Platycerium_superbum_3

Propagação do chifre-do-veado
O chifre-de-veado pode ser reproduzido de duas maneiras: de forma vegetativa, ou por esporos.

Na forma vegetativa, divide-se a planta, normalmente uma planta mais velha, através das mudas que solta durante o inverno. Em estágio mais avançados, essas mudas podem ser identificadas pela formação de novos “rins” basilares com novas folhas em formato de chifre, ligados a planta mãe por uma espécie de rizoma.

Para isso é necessário retirar as mudas enraizadas da planta, começando pela base. Depois elas deverão ser plantadas em um vaso com adubo. Em seguida, lembre-se que é importante manter as plantas posicionadas da maneira correta com estacas de madeira ou um arame dobrado.

Por via de esporos,  deve-se fazer o seguinte:
* Colete os esporos, coloque a folha com esporos em uma sacola de papel. Deixe a folha ali, até que haja poeira marrom na sacola, que são os esporos.

* Preencha um pote de plástico ou argila com musgo e derrame água fervente sobre o musgo para esterilizá-lo. Imediatamente, cubra o pote com um recipiente de vidro, ou plástico, para mantê-lo estéril até que esfrie.

* Na hora de plantar é só colocar no fundo de um vaso cacos de telha ou pedaços de um vaso de barro, sobre ele coloque uma camada de esfagno ou turfa.

* Depois pegue aquele esporo que ficou no saco de papel e coloque bem no alto do substrato. O vaso deverá ser colocado sobre um pires com água. É uma forma de dar mais umidade para a planta.

* Posicione-os em lugar quente, que receba luz indireta. Quando aparecer uma pequena cobertura verde, significa que os esporos germinaram. Os primeiros “chifres” vão aparecer dentro de algumas semanas ou em alguns casos, meses. Quando estiverem maiores, pode-se retirar as novas plantas

O solo deve estar úmido até que elas estejam grandes o suficiente até que possam ser transplantadas. Outro detalhe é que é possível, durante o crescimento da chifre-de-veado. Lembrando que um esporo maduro precisa ser da cor marrom brilhante.

Platycerium_elephantotis

Platycerium no paisagismo
A utilização mais recorrente do Platycerium no paisagismo é preso a troncos de árvores ou pendurado em vasos. Recentemente, com a nova onda das paredes verdes, vem sendo utilizado para esse tipo de composição, também.

Sua exuberância e característica escultural são o motivo principal de seu sucesso no mundo inteiro. No entanto, é, por isso mesmo, aquele tipo de planta que pode tanto elevar o conceito de um projeto, quanto derrubá-lo totalmente, se for mal utilizada.

Quando as plantas estiverem grandes que possam a ser manuseadas sem correr o risco de danificá-las, coloque em outros vasos observando um espaço de 5 centímetros entre cada uma delas.

Cultivo do chifre-de-veado
* Usar substrato apropriado para plantas epífitas;
* Cultiva-se em lugar com bastante umidade e a meia sombra;
* Deve ser plantada na vertical, de preferência fixadas em troncos de árvores ou placas de fibra de coco;
* A multiplicação é feita através das mudas e elas nascem próximas da planta mãe.

Platycerium holttumii

Dicas alternativas:
Experimente pegar um pedaço de fibra de coco, mesmo que você o encontre na rua já cortado e depois com arame galvanizado amarre suas mudas de chifre-de-veado nele. Dá um visual muito bacana é será bem fácil para fazer com que a sua planta cresça. Claro, se preferir, compre um vaso de fibra de coco encontrado facilmente nas floriculturas.

Quando tiver qualquer dúvida consulte uma pessoa na floricultura e pegue mais dicas para cultivar a sua planta. E essa é uma dica que vale para qualquer espécie. As plantas precisam de cuidados especiais, algumas até bem mais do que as outras e isso fará toda a diferença para que ela cresça bonita e forte.

O chifre-de-veado é uma planta bastante antiga, e acredita-se que ela já existia na época dos dinossauros. Seu nome faz referência às suas folhas que lembram muito os chifres de um veado. É uma planta que se apoia em galhos ou troncos de árvores, mas ela não retira nenhum nutriente para sua sobrevivência, e por isso é considerada uma planta epífita. O clima do Brasil se mostra bastante favorável para o cultivo dessa espécie, pois o clima do país é muito semelhante com o de seus países de origem.

É uma folhagem que possui dois tipos de folhas, na base as folhas são mais arredondadas e nascem verdes, mas depois adquirem uma tonalidade amarronzada e é essa folha que adere a árvore ou qualquer outro substrato, local onde a folhagem está plantada.

As folhas restantes são verdes e firmes, e são essas as que possuem a aparência de chifres de veado. É uma folhagem muito usada pra ornamentar casas e jardins devido a sua beleza e visual exótico.

Platycerium_bifurcatum

Os cuidados com o chifre-de-veado
Em se tratando de água, o ideal é deixar o vaso, árvore ou terra onde o chifre-de-veado estiver plantado, um pouco úmido, mas nunca encharcado para não provocar o apodrecimento da raiz.

Algumas pessoas preferem esperar o substrato secar para assim regá-lo, mas como se trata de uma planta com muitas folhas, muitas vezes não é possível ver se a terra está seca ou não, uma boa saída é a rega por imersão, mergulhe a planta por 30 minutos na água, deixe escorrer o excesso e depois a pendure.

Com relação à temperatura, diz-se que o clima brasileiro é ideal para essa planta, porque ela sobrevive em temperaturas de 30 a 21º C, mas também aguenta as baixas temperaturas do inverno, até menos de 10º C.

Para escolher o local ideal da sua casa ou jardim para plantar o chifre-de-veado, procure um local iluminado, mas que não tenha sol direto, para não provocar a queimadura de suas folhas, uma brisa leve é bastante agradável para a planta.

Platycerium_superbum_1

Adubo ideal para o chifre-de-veado
Na hora de plantar, nas placas / vasos de fibra de coco ou tábuas de madeira, o substrato usado pode ser o musgo sphagnum e também pode ser usado um tronco de árvore já seco, além de ser um bom lugar para o plantio ainda servirá como uma peça de ornamentação. E como qualquer outra planta, devem ser usados adubos para auxiliar seu crescimento e mantê-la sempre bonita e saudável.

Como se trata de uma planta epífita, o chifre-de-veado não retira do substrato onde está plantado os nutrientes necessários para sua sobrevivência e por isso é necessário fazer uso de um adubo, os adubos para samambaias, líquidos, são os mais indicados. Basta misturar o adubo líquido a água em que for regar a planta, tomando sempre cuidado para não molhar as folhas com a mistura. As melhores épocas para a aplicação do adubo são a primavera e verão.

9

Polygonum_capitatum3

O tapete-inglês pertence à família Polygonaceae e origina-se da Ásia – Himalaia e Índia. É considerada uma “forração” e gosta de ficar a sol pleno ou também a meia sombra.

A planta tem a altura que fica entre os 15 e 20 cm e o seu ciclo de vida é considerado perene. Graças às essas características é uma planta muito usada no paisagismo.

Características do Tapete-Inglês
É classificada como perene e muito usada no paisagismo. A forração ganha espaço porque tem uma ramagem muito delicada com tonalidade para a cor castanha. As folhas também merecem destaque, pois são lanceoladas e tem um toque especial graças as suas bordas vermelhas. Além disso, possuem nervuras e um verde com um toque “bronzeado”, muitas vezes formam uma perfeita letra “V”.

Durante quase todo ano, a folhagem do tapete-inglês fica mais bonita ainda com as inflorescências. As pequenas flores podem ser rosadas, verdes ou brancas e tem como característica o fato de serem globosas.

Apesar das flores poderem aparecer em qualquer época do ano, elas são mais frequentes nos meses do verão e do outono.

O uso no Paisagismo
Pelo tipo de planta que é, usá-la no paisagismo concede um ar natural e rústico ao mesmo tempo. É muito comum, o tapete-inglês compor caminhos utilizando também pedras brancas junto com ele. Mas, não pense que a espécie só pode ser cultivada em quintais e jardins, ela também pode conceder beleza a uma ambiente sendo cultivada dentro de floreiras e vasos.

Porém, não é indicado plantar ou colocar o tapete-inglês em lugares que tenha um grande fluxo de pessoas. Assim, como não é recomendado que pessoas caminhem sobre a forração.

Quando chega o inverno, o tapete-inglês não perde a sua beleza, porém, perde parte das suas folhas.

No Brasil, se usa muito o tapete-inglês para compor projetos paisagísticos no litoral.

Polygonum capitatum1

Como cultivar o tapete-inglês
Um dos principais cuidados que devemos ter com o tapete-inglês para que cresça bonito é deixá-lo ao sol ou cultivá-lo onde tenha boa incidência de luz solar.

Também é de extrema importância que além de boa drenagem, o solo seja fértil, preparado com antecedência com material orgânico. E claro, como toda a planta, a rega deve ser frequente, mas sempre tomando cuidado para não encharcar.

Na hora de plantar no quintal ou jardim, a cada metro quadrado não coloque mais do que 4 mudas do tapete-inglês. A distância entre as plantas é necessária. Quatro mudas neste espaço garantem o efeito tapete e o visual incrível.

O tapete-inglês é o tipo de planta que não dá muito trabalho. Claro, que as podas não podem faltar para que o crescimentos seja controlado, assim como a cada ano, de preferência no inverno, seja feit o o adubo.

Caso queira fazer multiplicação do tapete-inglês use divisão de ramagem com raiz ou simplesmente, compre mais sementes.

O que são plantas de forração
São chamadas de plantas de forração, todas aquelas que atingem baixa altura e que servem para cobrir partes de um terreno, como se fossem um tapete. Exatamente como “cobertor é que elas são  usadas e por isso o nome forração. Sendo assim, são muito indicadas para projetos paisagísticos.

Porém, quando falamos em plantas que servem para forração, também está subentendido, que elas não suportam que pessoas caminhem sobre elas. Não são como a grama, que suporta o vai e vem. No caso das forrações, elas cobrem todo o terreno para ornamentá-lo e essa área não pode ser de passagem.

Alguns paisagistas costuma chamar as plantas de forração de tapete vivo para jardim, mas vale lembrar novamente, que elas também podem ser cultivadas em vasos. Porém, neste caso, essas plantas perdem o seu objetivo principal, que é aquele de cobrir e dar o efeito tapete para aquele determinado terreno.

É muito comum observar esse tipo de forração próximo às árvores, uma vez que elas também gostam de meia sombra. Porém, jamais devem ser cultivadas em lugares sem nenhum sol. O tapete-inglês que falamos neste artigo não superam os 20 cm de altura, mas as forrações, em geral, podem chegar até 30 cm, depende da espécie.

Persicaria_capitata02

Quando a planta de forração protege o terreno?
Não é só para deixar um terreno mais bonito que as forrações são usadas, elas também podem ser usadas para proteção. Isso mesmo, com esse tipo de planta é possível proteger o solo de barrancos, por exemplo. Evitar erosão provocada pelas chuvas fortes. Elas também auxiliam o terreno evitando que ele fique ressecado, o que é normal em lugares onde o calor é forte demais.

No caso da proteção do terreno por quanta da chuva, as plantas auxiliam a absorver a água e não deixar que a terra fique inundada. Sendo assim, pode ser considerada uma espécie importante para auxiliar na drenagem do solo.

Porém, caso seja um barranco que não receba absolutamente nada de luz solar, não é recomendado o seu uso, nem como meios de paisagismo e muito menos para proteção do solo. Qualquer espécie de forração precisa receber a luz do sol com frequência, mesmo que fique sob meia sombra.

Vale lembrar, que mesmo quando se pensa em usar qualquer espécie de forração com o objetivo de criar uma proteção para o solo, essa terra deverá ser preparada para receber a planta. Como foi dito a respeito do tapete-inglês e isso vale para qualquer tipo de forração, essas plantas precisam de solo fértil para se desenvolverem.

Casa-na-floresta_663