Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Camellia_japonica

A Camélia, também conhecida como Japoneira, consiste em um arbusto de grande porte nativo da Ásia que apresenta enormes flores multicoloridas que desabrocham durante as épocas mais frias do ano.

Infelizmente é uma planta frágil a climas quentes muito agressivas, o que torna seu cultivo difícil nas regiões mais quentes do país, porém no sul e sudeste é possível achar desta planta adornando a frente de casas.

Cultivo
Esta é uma planta bem resistente a locais de clima frio, na hora de escolher um local para plantá-la nossa maior preocupação é protegê-la do sol a pino durante seus primeiros meses, ou caso você more em locais muito quentes, deve cultivá-la apenas se tiver a sua disposição a sombra de um árvore de grande porte para proteger sua camélia mesmo quando ela já estiver grande.

Pode-se plantá-la também em vasos em mantê-la protegida do sol em lugares internos bem iluminados, mas lembre-se que mesmo sendo um arbusto, essa é uma planta de grande porte que pode chegar a uns cinco metros de altura, logo utilize um vaso bem grande e mantenha-o em um lugar com um pé direito respeitável.

No momento de plantá-la, cave e revolva bastante o terreno em volta de onde for depositar o torrão para que o solo fique fofo o suficiente para que as raízes da planta cresçam bem. Adicione na cova um solo devidamente preparado para garantir que não faltará a planta nutrientes. Após o plantio irrigue bem durante os meses seguintes, é aconselhável plantá-la antes do começo do verão para que a chuva auxilie esse trabalho.

camelia japonica

Tipo de solo
Devido a essa planta apreciar um solo ácido e denso em nutrientes devemos utilizar uma boa dose de adubo orgânico, porém evitando farinha de osso pois o cálcio deixa o solo menos ácido.

Misture a terra cerca de um terço de fertilizante orgânico, preferencialmente um que possua húmus de minhoca, isso garantirá nitrogênio suficiente para o crescimento da planta. A adição de um pouco de areia grossa pode ser útil também para melhorar a drenagem se o solo inicialmente tinha a característica de reter água demasiadamente.

Anualmente antes de iniciar a época de floração (logo, no final do verão), adicione ao solo também adubo NPK rico em fósforo para estimular uma maior densidade de flores. Com a planta já adulta podemos utilizar a farinha de osso que é rica em fósforo também, porém moderadamente para não tornar o solo muito alcalino.

Camellia_japonica_Pink

Como cuidar
Anualmente podemos fazer uma pode de formação, aconselha-se fazer após a época de floração e aproveitar para fazer a limpeza da planta que provavelmente estará coberta de flores mortas.

Regas deverão ser feitas de forma a não deixar que o solo resseque, regando-a em dias intercalados já será o suficiente se ela estiver em meia sombra ou nas épocas mais frias do ano, porém durante o calor ou enquanto a planta ainda está em fase de crescimento nos primeiros anos é interessante reforçar um pouco com os cuidados.

espalhando-folhas7

gerbera-1

O gênero Gérbera pertence à família das compostas, que possui várias espécies de plantas floríferas caracterizadas por possuírem flores de miolo redondo rodeado por pétalas, tais como o girassol e a margarida. Neste gênero também se destacam a Gerbera jamesonii e a Gerbera viridifólia, plantas similares conhecidas popularmente apenas como gérbera.

A gérbera é uma planta herbácea, nativa da África do Sul que dificilmente supera meio metro de estatura, graças a sua resistência ao sol e suas lindas flores que florescem durante todo o ano, ela é muito usada na decoração de jardineiras externas e jardins.

Devido a apresentar abundantemente flores de várias cores, como vermelho, laranja, branco e amarelo, é muito comum que as gérberas sejam criadas no intuito de se cortar suas flores para a formação de arranjos e buquês.

gerbera-rosa

Cultivo
Onde e Como Plantar
Devemos cultivá-la a pleno sol, a abundância de luz ajudará a planta a florir melhor e suas flores são de grande resistência e não se queimarão. Outra vantagem da grande resistência da gérbera é o fato dela sobreviver bem aos invernos, o que facilita ainda mais a escolha do local para plantá-la para quem vive em locais de clima subtropical.

Tipo de solo
A prioridade no preparo do solo para essa planta é prover uma boa nutrição para manter a floração perene, para isto utilize adubo orgânico misturado à terra e reforce com um pouco de NPK rico em fósforo, que ajuda a produção de flores.

Uma característica secundária, porém importante em lugares de muita chuva, é a drenagem do solo, para que não se acumule muita água e isso não venha a favorecer a aparição de fungos, para aumentar a drenagem misture areia grossa à terra antes do plantio.

gerbera

Como cuidar
Regue de forma a umedecer o solo regularmente, principalmente durante o início da vida da planta e em épocas mais secas do ano, sempre sem exageros.

Quando houver ramos, folhas ou flores mortas sobre a planta, realize uma poda de limpeza para mantê-la livre destes inconvenientes.

janel354

meus-geraneos-II

Planta originária da África, África do Sul, muito ornamental , de pequeno porte e de ciclo de vida perene.

Embora seja uma planta perene deverá ser replantada sempre que der sinal de envelhecimento, geralmente, a cada período de 2 anos.

As flores surgem no início da primavera-verão, tipo inflorescência, de cores variadas.

Propagação
A planta propaga-se por estaquia de ramos: (ponteiros dos galhos da planta).

Cortar estacas com aproximadamente 15 cm, removendo as folhas da parte basal e enterrar no solo, aproximadamente 1/3 da estaca.

É uma planta adaptada para clima Tropical e Subtropical. Deverá ser plantada a sol pleno, pois requer alta de luminosidade. A planta é tolerante ao frio.

o Solo deverá ser fértil, enriquecido com material orgânico, textura leve e totalmente drenável.

geranio

As regas deverão acontecer a fim de manter o substrato sempre umedecido, sem provocar encharcamento.

Utilização
Planta de uso decorativo, podendo ser plantada em vaso, floreira, bordadura de jardins, etc.

Como cuidar de gerânio
Manter a planta sempre no mesmo lugar. Nada de ficar transportando o vaso com a planta, ora para dentro de casa, ora expondo-a ao sol. A planta é aclimatada ao sol, pois precisa de muita luminosidade.

Fertilização
A cada 6 meses, fertilizar  a planta. Se for utilizar adubo químico, deverá ser de uso específico para gerânio e, as dosagens, descrita no rótulo, pelo fabricante, deverão ser rigorosamente obedecidas. Se for utilizar adubação orgânica, poderá ser colocada junto à planta, uma porção satisfatória do composto.

As plantas adubadas com fertilizantes químicos dão respostas rápidas. Adubo orgânico demora mais tempo para ser absorvido, porém, o período de absorção e aproveitamento será mais longo.

geranio

Regas
Manter o substrato do vaso, ou o solo do jardim sempre com umidade constante, sem provocar encharcamento. (isso vale para a grande maioria das plantas).

Tratos culturais
Remover as partes secas da planta. Livrar a planta de ervas daninha, concorrentes com os nutrientes do solo.

Soluções de problemas
Os gerânios são sensíveis e podem sofrer ataques de pragas e doenças. O que fazer:

Se seu gerânio tiver folhagem abundante, mas poucas flores?
Pode ser que você esteja adubando demais. Suspenda a adubação por um tempo e depois volte a adubar com adubo menos rico em nitrogênio.

Se a folhagem estiver retorcida e os brotos aparecerem ao nível do solo?
Provavelmente é algum doença provocada por bactérias. Infelizmente não tem cura. Destrua-a e não a utilize para tirar novas mudas.

Se os ramos forem muito longos e houver muita distância entre as folhas?
A luminosidade não está sendo suficiente. Mude a sua planta para um local mais iluminado, de preferência do lado de fora da casa onde ela poderá receber sol direto.

Se a base do caule estiver escura, apodrecida?
Provavelmente é alguma doença provocada por fungos, que está associada ao excesso de água e às temperaturas baixas. Infelizmente não tem cura. Destrua-a e não a utilize para tirar novas mudas.

geranio1

Se insetinhos brancos voarem da planta quando ela é tocada?
Esses insetinhos são moscas brancas que podem comprometer a saúde da sua planta. Use óleo de neem ou algum outro inseticida. Atenção: aplique o óleo de neem ou inseticida sempre no final do dia.

Se as folhas mais baixas ficarem amareladas, com manchas marrons?
A planta está indicando que precisa de mais água. O solo deve estar excessivamente seco. Regue com mais regularidade e mantenha boas condições de ventilação.

Se aparecerem manchas arredondadas de cor amarelo-pálidas?
E depois de manchadas as folhas começarem a ficar retorcidas é sinal de que sua planta foi atacada por vírus. Infelizmente também não há cura para ela. Destrua-a.

Se a folhagem e os caules ficarem avermelhados?
Provavelmente é consequência de quedas acentuadas de temperatura durante a noite. O ideal é mudar o vaso para um local mais protegido e quente.

janela

Helichrysum_bracteatum_

A Sempre-viva é uma planta originária da Austrália. Trata-se de uma planta decorativa, de ciclo de vida anual, que poderá atingir até um metro de altura.

Apresenta flor em forma de capítulo, nas cores: rosa, branco, amarelo, laranja, violeta e vermelho, protegido por inúmeras brácteas secas.

Propagação
A multiplicação da planta é feita através de sementes. As sementes deverão ser plantadas em forma de sementeiras, para posterior repicagem.

A época ideal para fazer a semeadura na região Sul, vai de agosto a outubro, e para a região Sudeste é setembro.

As sementes deverão ser semeadas a uma profundidade de 0,5 cm.

Manter o solo das sementeiras com umidade relativa, sem provocar encharcamento. A germinação ocorrerá em duas semanas.

O transplante para os locais definitivos, poderá ser feito quando a muda atingir, em média, 10 cm de altura. O espaçamento recomendado das mudas transplantadas nos canteiros é de 30 cm entre plantas x 30 cm entre linhas.

A sempre-viva é uma planta adaptada ao clima subtropical, mas, poderá ser cultivada em todo o País, nas estações de clima mais ameno.

3sempre-viva-O

Luminosidade
Embora seja uma planta adaptada a clima ameno, requer alta luminosidade e deverá ser plantada em locais ensolarados.

O solo dos canteiros deverá ser fértil, rico em material orgânico, permeável.

Preparação dos canteiros
Para facilidade de manuseio e tratos culturais, os canteiros deverão ter uma largura média de 1 m.

Afofar o solo dos canteiros a uma profundidade média de 25 cm adicionando ao solo do canteiro, cerca de 500 g/m2, de esterco animal bem curtido e, cerca de 30 g/m2, de adubo químico granulado, NPK 4-14-8, incorporando ao solo, de forma homogênea, os materiais adicionados.

sempre-viva

Nivele a superfície do canteiro. Esse procedimento deverá ser feito, em média, 30 dias, antes do recebimento das mudas.

Molhar os canteiros todos os dias que antecederem o recebimento das mudas, para que os materiais adicionados se incorporem totalmente ao solo.

Florescimento
A floração irá depender das condições climáticas de cada região, mas, geralmente,  ocorrerá em 150 dias após a germinação.

janel9