Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Narciso

Narciso é um gênero botânico pertence à família Amaryllidaceae, originário do Mediterrâneo e partes da Ásia Central e China, mas não são muito difundidos como plantas ornamentais.

Floresce no princípio da primavera e é frequentemente encontrada em solo úmido perto de uma lagoa. A flor tem normalmente seis pétalas brancas com um funil central amarelo contendo os estames e o estigma. O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.

Os narcisos compõem um grupo muito extenso de variedades, acima de 500 catalogadas, quando suas flores se abrem, não há o que se compare à sua beleza.

O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno. Você pode ter lindos narcisos no jardim com pouco esforço.

Narcissus_bulbocodium

Como cultivar
Plante os bulbos de narciso na época certa do ano. O ideal é que o plantio seja no fim do verão ou no outono. Quanto mais frio o clima da região em que for cultivado, mais cedo se deve plantar os bulbos.

Já que existem muitas variações de narciso, pesquise antes de comprar para saber quais mais lhe agradam. A pesquisa pode ser feita em livros de jardinagem ou via internet. Se quiser, visite uma estufa, observe as diferentes espécies e volte quando tiver decido de quais você mais gosta.
* Narcisos brotam de bulbos que, se forem divididos e plantados separadamente, podem gerar duas plantas. Portanto, se um vizinho ou amigo tem narcisos que você adoraria ter no jardim, peça para ele ceder uma parte do bulbo.

Para que suas plantas tenham um bom aspecto, plante-as onde haja incidência de luz solar. Os narcisos crescem no inverno, então podem ser plantados perto de árvores decíduas, já que não haverá folhas que bloqueiem a luz solar nessa época do ano.

Narcissus_pseudonarcissus

Solo, luminosidade e umidade
O narciso aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente úmido, sem saturá-lo.
A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condições climáticas da região.
Narcisos prosperam em solos com alta capacidade de drenagem e bem adubados (use composto orgânico). É importante revolver a terra cerca de um mês antes de plantar os bulbos.

Plante os bulbos
Os maiores precisam ser enterrados mais profundamente do que os menores. Se você quiser plantas grandes, plante os bulbos a cerca de 8 cm abaixo do nível do solo e com espaço de 8 a 10 cm entre eles. Se os bulbos forem pequenos, podem ser plantados um pouco mais próximos uns dos outros e mais perto da superfície.

Ao plantar, regue bem. Depois disso, só regue novamente quando surgirem do solo as primeiras folhas. Assim que você constatar que a planta está saudável e crescendo normalmente, regue com regularidade.

Os melhores fertilizantes para narcisos são os à base de sangue e ossos de animais. Quando as flores morrerem e a planta hibernar, trate o solo com adubo para ajudá-la a se regenerar para a próxima estação.

narciso3

Florescimento
O florescimento é próprio de cada uma. As variedades adaptadas ao clima sub-tropical, normalmente muito perfumadas, têm floração cacheada branca e amarela pura ou, também, com o centro da flor em tom sempre contrastante com as pétalas. Florescem no final do inverno e, cerca de 30 dias depois, inicia o processo de dormência que vai durar até o início do próximo ano.

Cuidados com os bulbos
É na época da dormência que os bulbos devem ser manipulados, nunca durante o crescimento e floração. Os bulbos poderão ser retirados do solo, armazenados em local fresco e seco enquanto se aguarda que ele próprio inicie o processo de brotação. É possível, também, deixar o bulbo dormente no solo, pois ele não morrerá, exceto se eventualmente ocorrer ataque de lagartas, que podem destruir completamente o bulbo.

Importante saber
Destrua os bulbos que parecerem podres ou mofados. Se o bulbo apodrecer depois de plantado, descarte-o; e por 5 anos não plante nada na área em que ele estava.

Lembre-se de que bulbos armazenados por tempo demais em lugares quentes podem apodrecer. Solos com alta concentração de nitrogênio também podem fazer com que os bulbos apodreçam.

Lago-com-chuva