Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tradescantia_fluminensis_(Flowers)

Pertencente à família Ciommelinaceae a erva-da-fortuna é considerada uma planta invasora, mas uma das características que mais faz a alegria de quem tem um espécime dessa planta em casa é o fato de que ela se múltipla bem facilmente. Qualquer estaca dessa planta dá ótimos resultados de propagação. As estacas dessa espécie enraízam com bastante facilidade.

Uma coisa importante para que a sua planta fique com mais vida e mais bonita é encontrar um lugar com bastante sol e luz para ela. Os demais cuidados incluem uma boa rega, mantenha a terra sempre úmida.

Tenha todos os cuidados necessários para que nenhuma parte desta planta entre em contato direto com o meio ambiente exterior. Nunca a plante diretamente no solo.

erva-da-fortuna

A Tradescantia fluminensis propaga-se facilmente e não deixa crescer plantas endêmicas, algumas das quais são espécies ameaçadas. É de muito difícil erradicação.

Cultivada como planta de interior pode constituir um elemento de decoração muito interessante. Os seu caules longos e pendentes, acrescentam de imediato um toque de natureza ao local onde estiverem.

A planta é muito tolerante e as regras de manutenção são simples. Gosta de luz forte, principalmente as variedades cujas folhas não sejam totalmente verdes, às quais se deve dar mesmo algumas horas de sol. A espécie verde não precisa de tanta luz.

Enquanto o tempo estiver quente, a rega deve ser abundante e o ambiente da divisão onde estão deve ter alguma umidade. Borrifar ocasionalmente as folhas com água pode ajudar nesta tarefa. No inverno, regar apenas o suficiente para não deixar a terra ficar demasiado seca.
tradescantia variegata
Propagam-se em qualquer época do ano e pode-se usar terra comum, como sempre com pedras no fundo do vaso para proporcionar um bom escoamento. Se cortarmos os caules em qualquer ponto, a planta ramifica, tornando-se mais densa e mais bonita.

Tolera bem a sombra. As flores são brancas e aparecem pela primavera.

544

Beri-silvestre - Canna limbata

Não é a toa que quando alguém fala do Brasil, sempre associa o nosso país à cores, natureza e alegria, pois o nosso país é rico e cheio de belezas naturais. Tudo o que nos cerca é feito disso.

Toda a nossa cultura é envolta de um colorido encantador e cheio de uma beleza única, realmente só encontrada por essas terras tupiniquins. Aqui vamos encontrar uma diversidade de florestas tropicais incríveis e por elas, flores únicas e cheias de uma beleza também exclusiva do nosso território.

Vamos conhecer melhor a beri-silvestre, uma flor de um colorido vivo e encantador. Linda, viva e muito popular entre paisagistas e pessoas que gostam de cultivar flores mais brasileiras, as beri-silvestres vêm ganhando muito mais espaço nos jardins do Brasil afora e até mesmo do mundo inteiro.

_Biri_Amarela_com_vermelho

Para quem está começando o seu jardim e ainda não sabe muito sobre essa planta, o ideal é ler bem antes de começar a cultivar, para aprender tudo sobre as suas maiores

Essas espécies de plantas pertencem à família das Cannaceae e popularmente, além de beri-silvestre também recebe o nome de bananeirinha, variando de nome dependendo da região onde é cultivada.

Essa planta é de origem brasileira o que faz com que possamos nos sentir mais em casa cultivando-a, pois as condições de terreno e iluminação sempre são mais propícias a nós. A beri-silvestre possui floração perene, o que significa que você terá uma planta que brota durante todo o ano.

Por ser uma planta rústica, ela vai exigir um pouco menos de atenção, sendo necessário apenas que se dê as condições ideais para que ela sobreviva. A beri-silvestre vai florescer em cores vermelhas e amarelas principalmente na primavera e no verão, quando as flores aparecem com mais facilidade.

Essa planta vai exigir uma quantidade extra de água, por isso também, é tão comum encontrar a beri-silvestre em locais alagados. Quando usadas em decoração, dê preferência a cultivar essa flor em locais mais úmidos para ela manter-se sempre viva e bonita.

bericanalimbata

Cultivo
A beri-silvestre tem um tamanho médio de 1,5 a 3 m se bem cuidada, incluído todo o seu ramo. Como foi dito mais acima, esta é uma planta rústica e não exige cuidados muito especiais, mas ao mesmo tempo é necessário lhe dar as condições de cultivo ideais para que a planta floresça bem.

Nesse caso, a planta exige um cultivo a sol pleno, regas constantes e se tiver como deixar essa planta em ambientes mais úmidos, ainda é melhor para o seu cultivo. A beri silvestre se desenvolve muito bem em locais “molhados” e algumas pessoas chegam a considerá-la como uma planta aquática, mas essa não vive submersa ou emersa em jardins aquáticos, ela de fato precisa de um solo fertilizado para germinar.

Solo para cultivo
O solo para cultivar a beri-silvestre deve ser rico em matéria orgânica, então o ideal é fertilizá-lo bem antes de colocar as sementes ou mudas. Para a multiplicação da planta pode também realizar através das touceiras, que são divisões de plantas a partir de uma parte, nesse caso de caules com raízes vivas. Basta apenas coletar os caules quando estes estivem totalmente desenvolvidos e adaptados à terra e replantar em outro solo. Antes de fazer o replantio, o indicado é que você limpe bem a sua planta para tirar os restos da areia de um solo e possíveis fungos ou doenças existentes.

No caso da multiplicação por sementes. Não é aconselhável deixar canteiro muito alagado nessa primeira fase, pois pode matar a sua planta. O ideal é que seja aumentada as regas quando a sua planta já começar a brotar de verdade e pode ir aumentando a medida que ela vai passando de uma fase para outra. Na fase adulta, pode deixar os solos bem encharcados. Plantando a beri-silvestre com sementes, observe também sempre se a raiz da sua planta está bem colocada para que ela cresça perfeita e sem deficiência na sua formação.

beri11

O ideal é que a planta seja cultivada em jardins devido a sua necessidade de umidade, como foi dito mais acima, mas se quiser, também pode cultivar um exemplar dessa espécie em vasos de fibra de coco. As flores da beri-silvestre não resistem muito bem ao vento, então se optar por cultivá-la em vaso, evite deixar a planta onde o vento é muito forte, pois o risco da planta morrer cresce bastante.

Se for cultivada em locais mais frios, é bom deixá-las mais expostas ao sol, pois ela não apresenta muita resistência à climas mais reduzidos.

Quando for adubar a beri-silvestre, é necessário prepará-la de uma forma especial. Mais acima foi comentado sobre fertilizar bem o solo antes de colocar a sua muda ou as sementes. Pois bem, o ideal é que a planta seja adubada pelo menos uma vez ao ano com um fertilizante chamado torta de mamona ou farinha de peixe. É bom também acrescentar fertilizante do tipo NPK rico em nitrogênio.

biriBananeirinha de jardim

Conhecendo as flores da Beri-silvestre
A espécie possui variação de cores em amarela, vermelha e laranja, o que também contribui na variação dos nomes populares. O agrupamento da beri-silvestre é feito através de hastes florais que possui a sua florescência mais ativa durante o verão, mas nas outras estações pode ocorrer a florescência de algumas poucas flores.

A firmeza de suas cores muito viva, faz com que a beri-silvestre seja muito popular entre paisagistas e muito usada em arranjos florais, principalmente no verão, estação que elas se tornam mais populares devido a sua florescência, como vimos mais acima.

Os beija-flores, agentes polinizadores de muitas plantas, também são atraídos pelas beri-silvestres, o que faz com que, cultivando esse tipo de flor, além de ter uma linda coloração em seu jardim ainda terá esse lindo pássaro muito comumente passeando por ele.

221l

Beri-silvestre - Canna limbata

É muito bom ter plantas em casa, porém, é necessário ter a responsabilidade de cuidar direitinho delas. As plantas são vidas pelas quais precisamos nos responsabilizar a ter um cuidado especial uma vez que seremos nós que vamos regá-las e garantir que tenham uma vida plena.

Muita gente gosta de plantas e desejam estar cercados de verde, mas também não tem muito tempo na sua rotina para dispensar ao cuidado com as plantas. Se você está nesse time não precisa ficar triste, pois é possível sim ter em plantas em casa. Tudo o que você precisa fazer é optar por plantas mais fáceis de cuidar.

Confira a lista com as plantas que exigem menos cuidados daqueles que decidem cultivá-las em casa. A lista é bem extensa e com certeza terá uma que é a sua cara.

Nephrolepis-Exaltata-Bostoniensis

Nephrolepis Exaltata (No Brasil conhecida como samambaia-de-boston)
Geralmente as pessoas pensam que os fetos são plantas muito delicadas e que exigem muitos cuidados. Na maior parte dos casos é até assim, mas quando o assunto é a planta Feto-espada você pode esperar coisas diferentes.

Para se ter uma ideia essa planta aguenta intempéries como seca, ar seco e também solo com problemas de nutrientes. Essa planta ainda é capaz de sobreviver à incidência direta de sol por horas. Devemos dizer que se deixar de prestar cuidados básicos com essa planta poderá ter como resultado uma planta feia e apática, porém, tenha certeza que facilmente ela se recupera.

Essa planta é ótima para quem deseja ter uma planta feto, mas sem necessitar de tantos cuidados. Os cuidados básicos é oferecer uma boa luz, solo bem regado e se possível adubar a planta quinzenalmente. Mude a terra todos os anos quando a primavera chegar.

Anthurium andreanum

Antúrio (Anthurium andreanum)
Os Antúrios são plantas que todo mundo pensa que necessitam de um sem número de cuidados. Essa espécie de antúrios, a Anthurium andreanum, não exige muitos cuidados do seu dono. Essa espécie é capaz de aguentar problemas como baixa luminosidade, ar seco e até mesmo períodos de seca extrema.

Se fores do tipo que se esquece de regar as plantas pode apostar nessa espécie de antúrios, pois se ela passar um tempinho sem água não tem nenhum problema. Além disso, é fácil perceber quando a sua plantinha precisa de água.

Observe o caule dessa planta, quando há falta de água ele fica mole e pende. Uma coisa bem legal de perceber é que logo que você rega a planta o seu caule volta a assumir a sua posição vertical.

Além de todas essas vantagens essa planta ainda produz lindas flores para enfeitar a sua casa e durante o ano todo. Para que a sua planta cresça ainda mais bonita é importante garantir para ela luz média, sombra, rega abundante quando o tempo esquenta muito e se for possível um adubo de15 em 15 dias. Uma boa dica é adubar essa planta através da pulverização somente das folhas e não das flores.

Tradescantia_fluminensis2

Erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis)
Uma das características que mais faz a alegria de quem tem um espécime dessa planta em casa é o fato de que ela se múltipla bem facilmente. Qualquer estaca dessa planta dá ótimos resultados de propagação. As estacas dessa espécie enraízam com bastante facilidade.

Uma coisa importante para que a sua planta fique com mais vida e mais bonita é encontrar um lugar com bastante sol e luz para ela. Os demais cuidados incluem uma boa rega, mantenha a terra sempre úmida.

Plectranthus Nummularius

Plectranto ou Dólar (Plectranthus Nummularius)
Outra planta que se reproduz com grande facilidade e também se trata de uma das espécies mais resistentes para se ter em casa. Essa planta é capaz de durar várias horas embaixo do sol sem ter grandes consequências na sua aparência.

Além disso, vale dizer que essa planta não precisa de uma temperatura especial e nem mesmo de grande umidade para crescer bem e saudável.

Vale dizer que o único cuidado que você terá com essa planta é fornecer-lhe grande quantidade de água. Quando essa planta fica muito seca acaba ficando bem mole, assim é fácil saber quando será necessário regá-la novamente.

Ficus Benjamina)

Ficus (Ficus Benjamina)
Uma planta que tem uma grande capacidade de resistir a ambientes em que há fumantes e também a ação do ar-condicionado. Além disso, o Ficus não é muito chegado em água e assim se você eventualmente esquecer de regá-lo não será um grande problema.

Dracaena Fragrans

Dracaena Marginata

Dracenas (Dracaena Fragrans e Dracaena Marginata)
As Dracenas se destacam nessa lista de plantas fáceis de cuidar, pois se trata de um consenso entre os especialistas que essas plantas resistem bem a falta de luz ou mesmo tempos mais secos. Se você esquecer-se de regar também não tem muito problema, pois essa planta não sente muita falta de água.

Claro que devemos alertar que para ter uma bela Dracena é importante cuidar bem das suas plantas. Mantenha a planta com algum ponto de luz e sempre que for possível regue-a. Se achar que a sua Dracena está um pouco para baixo é interessante procurar adubá-la.

monstera deliciosa39

Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
Essa é outra planta bastante resistente que faz a alegria dos mais esquecidos. A principal vantagem dessa planta é não perder as suas folhas pelos ambientes mesmo que esteja bastante seco ou mesmo com falta de água. O que pode ser um incômodo em relação a essa planta é o seu tamanho, elas precisam de espaços e vasos grandes.

Crassula ovata

Planta-jade (Crassula ovata)
Uma das plantas que mais suportam longos períodos sem água e também podem sobreviver bem a longas exposições ao sol. Além disso, é uma planta que resiste bem ao ataque de pragas sendo quase que imune a esse tipo de ataque.

Uma planta bem interessante para quem é distraído e acaba esquecendo dos cuidados mais básicos com as suas plantinhas. Com essa lista de possibilidades de plantas fáceis de cuidar você não tem mais desculpa para não ter pelo menos um pouquinho de verde no seu lar.

flores ao vento gif