Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petunias

Uma boa floreira que resistam às intempéries é muito importante e salutar, uma vez que a maioria das flores são temporais, dependendo do tempo, podemos, se tivermos apenas uma espécie de flores, ficar semanas até meses sem a beleza intrigante destas maravilhas da natureza.

Saber escolher as espécies ou procurar ajuda para escolher tipos que possam enfeitar seus lares, faz, além de uma peregrinação, uma fonte de inspiração e prazer. Flores encantam desde sempre, e oferecem a seus apreciadores muitas alegrias e satisfações que valem a pena seu cultivo.

Flores mais resistentes a tempo seco têm características e são muito procuradas pelos adeptos, vou citar entre tantas, apenas três delas, para ajudá-los em sua escolha.

margaridas

Margarida
A primeira destas plantas responde pelo nome de Margarida da espécie amarela. Esta flor, de fácil cultivo, gosta e é resistente ao sol, costuma florir o ano todo, mas brota sempre na primavera e verão, onde alcança seu esplendor e chama a atenção a seu redor.

Resiste bem ao tempo seco e suporta também um frio bem leve, sua folhagem é bem intensa, mas com o passar dos anos, vai perdendo brilho e necessita de replantio, pois a sua beleza vai ficando comprometida.

Rotheca myricoides

Borboletinha (Rotheca myricoides)
Outra flor que resiste muito bem ao tempo mais seco, a esta falta de umidade que incomoda e inclusive causa problemas de saúde ao ser humano. Originária em nosso continente, mais especificamente no Chile, sua capacidade de adaptação ao clima seco e quente impressiona.

Esta qualidade inclusive deve ser respeitada, pois o acúmulo de água muitas vezes acaba com a planta, não devemos encharcá-la nem tão pouco deixá-la ao tempo em caso de chuva. Para quem não conhece, esta espécie se assemelha muito a nossas violetas, que também são resistentes à esse tempo seco, e precisa de pouca água no seu dia a dia.

As borboletinhas dão um charme em vasos, jardineiras e até mesmo canteiros, e a vida que ela exala, nos consola e nos faz acreditar no recomeço e na esperança de que o tempo deve ser respeitado, pois também tem seus ciclos e em cada qual a vida se manifesta e se engrandece.

AZALÉIAS

Azaléias
Outra espécie muito resistente a esta situação, que é a baixa umidade do tempo. Estas magníficas e lindas plantas são a exemplificação da beleza, do encantamento que as plantas são capazes de transmitir. O cultivo simples e a florada abundante são características destas flores, que ainda são muito resistentes ao frio intenso, e por esse motivo o cultivo pode ser ao ar livre sem nenhum cuidado específico.

Plantas encantam por sua beleza, aroma, resplendor e também pela sua capacidade de adaptação e resistência. Outras inúmeras plantas oferecem resistência também ao clima seco, tanto quanto estas citadas ou de forma inferior, no entanto muitas lições têm de tirar e aprender sobre estas flores.

A beleza que a planta demonstra e aparenta nos faz sentir o quanto pode e deve ser singelo o reconhecimento da beleza in natura, a importância de ser belo, pela própria natureza, sem causar dor nem sofrimento. Brilhando e abrilhantando cada vez mais tudo ao seu redor, sem exigir nem querer nada em troca, a não ser tratamento adequado para seu cultivo e vida.

Gardenia-jasminoides
Aroma
Como um “DNA” das plantas, cada qual com sua sutileza e fragrância elas se impõem e se identificam de forma a marcar territórios e exclusividade de cheiros. Aqui as plantas conseguem, de certa forma, se identificar com o homem, porém com um desfecho final diferente.

Através do aroma, as plantas se vingam dos que lhe tiram a “vida” através da poda, e deixam sua fragrância nas mãos de quem a cortou e esta é sua forma de vingar de seu “cruel carrasco”. E ainda depois de podada e separada de seu caule, durante o resto da vida que lhe resta, ela consegue, brilhar e aromatizar o ambiente em que for posta.

Resplendor
Plantas são expressões da natureza capazes de confundir e até mesmo iludir aos mais aficcionados que sempre se recuperam e se recompõem em busca de uma admiração que nem ela mesma sabe que acontece, e esta é uma forma de receber recompensa sem saber que ela mesma acontece.

Adaptação e resistência
Plantas são retiradas de seus habitats naturais desde sempre, e mesmo assim, conseguem e passam sua sutileza, elegância e imponência, e sua recuperação e capacidade de adaptação ao meio, resistência ao desconhecido e ainda assim se supera.

Normalmente, as condicionamos em situações que vão de encontro a sua própria natureza, mesmo assim elas lutam e através desta incansável luta superam as adversidades e compõem a natureza e sua vitória é o esplendor que ela divulga através de sua exuberância.

alison-doce

O que as plantas nos ensinam
Respeitar as adversidades, se adaptar, resistir, são apenas algumas funções que as plantas inanimadas conseguem nos ensinar, devemos de uma forma simples humilde e singela aprender, e aprendendo colocar em pratica seus sábios ensinamentos, sua vitoriosa vida e principalmente a sua humildade em se enfeitar sem saber se alguém irá notar.

Resistir é a forma de se expressar e colocar em prática a coragem de se manifestar e se mostrar de forma a acalentar, embelezar, aludir e iludir além de causar prazer e satisfação. Entre muitas e tantas versatilidades que as flores têm em sua forma e anatomia, elas ainda nos fornecem terapia, sensibilidade e nos envolvem com sua agradável e incomensurável capacidade de encantar e fazer tudo ao seu redor ficar mais belo e singelo.

Dica Interessante
Reconhecer nas plantas uma amiga e uma fonte de energia inesgotável faz de nós apreciadores e nos renova a cada momento em busca de muita paz e felicidade, além de amor e compaixão. Cultive as flores sem podar o amor que existe dentro de você.

janel3