Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Saintpaulia_'Pink'_02

As violetas são espécies vegetais muito bonitas e de pequeno tamanho que pertencem à família botânica Violaceae. A violeta é uma flor muito bonita, considerada barata e muito utilizada para dar como um presente.

Essas flores bonitas e vistosas se adaptam com bastante facilidade para serem cultivadas em ambientes internos e, quando cultivadas sob as condições apropriadas, elas conseguem ficar floridas por muito tempo, chegando a florir durante todo o ano.

As características da violeta
A violeta é uma espécie vegetal herbácea, isto é, possui um caule sem a presença de lignina – substância que concede caráter lenhoso ao caule – por isso o seu caule é flexível.

O caule da violeta é curto e ramificado e apresenta cor verde escura. As folhas possuem formato cordiforme (coração), oval ou arredondado, apresentando pecíolos carnudos de coloração verde clara.

As flores são muito bonitas e singelas, compostas por uma camada de pétalas. No entanto, existem algumas espécies híbridas que possuem muitas camadas de pétalas. As flores da violeta podem se apresentar em diversas cores, como: azul (nas mais variadas tonalidades), branco, rosa e vermelha.

Geralmente, na parte central da flor existem bolsas douradas que são repletas de pólen, que são os chamados estames. A violeta floresce geralmente no final do inverno, durando até o final do verão. No entanto, se bem cuidadas, as violetas conseguem ficar floridas durante todo o ano.

A violeta é uma espécie vegetal que deve ser podada quando as flores estiverem murchas e quando as folhas estiverem machucadas ou secas. A poda realizada de forma adequada ajuda a aumentar o período de floração da violeta.

A espécie se multiplica através da propagação de suas sementes e por divisão da espécie vegetal, que deve ser feita no período da primavera ou no outono. Atualmente, graças ao grande número de espécies híbridas de violeta, existe em torno de 18 espécies e 6.000 variedades, que acabam gerando espécies vegetais com tamanho, formato e cores bem diferentes com relação às flores.

As violetas são espécies vegetais com características ornamentais muito apreciadas e bastante cultivadas em ambientes interiores, principalmente a espécie denominada de Saintpáulias, que é uma espécie de violeta de fácil cultivo.

Saintpaulias

Os cuidados a serem tomadas no cultivo das violetas
Existem uma série de cuidados a serem tomados no cultivo das violetas, para que elas possam ficar floridas por todo o ano:
a) Temperatura do ambiente - as violetas são plantas que conseguem se desenvolver de forma plena quando são cultivadas em ambientes que apresentam temperaturas que oscilam dos 18 24ºC. Quando essas espécies vegetais são cultivadas em locais que apresentam temperaturas fora dessa oscilação, podem ter o seu desenvolvimento prejudicado. Por isso, procure colocar a planta em lugares mais frescos e amenos durante o dia e em lugares mais quentes no período noturno;

b) Umidade - as violetas são espécies vegetais que apreciam a umidade, no entanto a violeta é uma espécie sensível ao excesso de umidade, por isso elas vivem bem em locais úmidos, mas não pode ser extremamente úmido.

Por isso é interessante colocar os vasos onde suas violetas são cultivadas em tabuleiros que sejam molhados e colocados pratos com água na parte de baixo dos vasos, mesmo que sejam suspensos, para manter a condição de umidade ideal para o bom desenvolvimento da planta.

Os vasos de barro são uma excelente solução para manter as condições ideais de umidade, pois eles conseguem absorver a água e por consequência a umidade em excesso, fazendo com que a planta respire de forma correta e adequada;

c) Luminosidade – as violetas são espécies vegetais que apreciam serem cultivadas expostas a uma boa condição de luminosidade, no entanto a planta não deve ficar exposta à luz solar direta, pois essa condição pode queimar as flores e as folhas. O ideal é que a violeta seja cultivada próxima às janelas que estejam voltadas em direção ao nascente do sol.

Para garantir o crescimento pleno e simétrico da violeta, pode-se girar o vaso a cada 07 dias, de forma que seja obedecido um sentido. A violeta é uma planta que consegue se desenvolver mesmo quando iluminada por luz artificial. A questão da luminosidade é importante para a violeta ficar sempre florida, por isso, se essa planta for exposta de forma correta e adequada ao sol, ela conseguirá florir sempre;

d) Irrigação - as violetas são espécies vegetais que necessitam ser regadas de maneira moderada, colocando a quantidade de água necessária para manter o substrato ou a terra umedecida. Para saber o momento adequado de regar a sua violeta, basta verificar o estado (se está seco ou molhado) da parte superior da terra ou do substrato.

A irrigação excessiva pode causar o sufocamento e a podridão das raízes que podem levar a violeta à morte. De uma maneira geral, os especialistas em cultivo de violetas indicam que a planta deve ser regada 1 vez por semana nos períodos mais frios (inverno) e 2 vezes por semana nos períodos mais quentes (verão).

Nos períodos mais frios é interessante que a água utilizada para regar a violeta seja morna. Um cuidado a ser tomado na irrigação é que deve ser evitado o fato de molhar as flores e folhas, pois isso favorece as condições para surgimento de doenças e fungos;

e) Adubação - as violetas devem ser adubadas quinzenalmente. O adubo aplicado deve ser rico em fósforo e potássio. Contudo, deve-se ter atenção para colocar o adubo apenas ao redor da violeta. A quantidade de adubo aplicada deve ser igual a 1 colher de café.

villeta africana

Os cuidados com as doenças que acometem as violetas
As violetas são espécies vegetais vistosas e bastante sensíveis, por isso, elas facilmente contraem algumas doenças que precisam ser tratadas de forma adequada para que a sua planta continue bonita e florida por um bom tempo.

Entre as doenças mais comuns que atacam as violetas estão: os ácaros (devem ser eliminados através da aplicação de acaricidas), pulgões e insetos (devem ser eliminados através do uso de inseticidas).

As violetas podem sofrer ataques de outras pragas (exemplo: as cochonilhas), mas para esses problemas você pode fazer uso do chá de alamanda. É necessário cuidado com a quantidade de remédio a ser utilizada, pois a aplicação inadequada pode prejudicar a saúde de sua violeta.

Animation10

adubação-verde

A adubação verde é uma técnica agrícola desenvolvida a milhares de anos, que permite que o solo utilizado para o cultivo de espécies vegetais aumente a sua capacidade de produção.

A prática visa realizar a recuperação dos solos que foram estragados pelo cultivo de alguma espécie vegetal; melhorar a qualidade nutricional dos solos que são de natureza pobre quanto a nutrientes; e procura manter a qualidade dos solos que se encontram produtivos.

O nome adubação verde vem pelo fato do processo consistir em cultivar espécies vegetais, fazendo uma rotação entre as culturas cultivadas, de forma que as propriedades biológicas, físicas e químicas do solo tenham o seu potencial aumentado e melhorado.

As plantas usadas como verdadeiros adubos verdes possuem características:
* De recuperar o solo;
* De proteger o solo;
* De melhorar o solo;
* E condicionar o solo com nutrientes para serem fornecidos as espécies vegetais a serem cultivadas no local;

Existem diversas espécies vegetais que podem ser usadas como adubo verde, como por exemplo: as espécies vegetais gramíneas e as espécies vegetais leguminosas, que são uma boa alternativa, pois as leguminosas possuem uma grande capacidade de captar nitrogênio da atmosfera através da simbiose ajudando sobremaneira as condições do solo.

Os benefícios da adubação verde
Segue abaixo uma série de benefícios ocorridos para o solo e as espécies vegetais cultivadas com a adoção do adubo verde:
* Permite que o solo consiga ter uma maior condição de armazenar água no próprio solo;
* Faz o controle da presença de nematoides junto a espécies hospedeiras e antagônicas;
* Faz com que o solo seja descompactado, estruturando e arejando o mesmo;
* Reduz a extensão da variação térmica tanto diurna como noturna existente no solo;
* Consegue fornecer nitrogênio fixado da atmosfera;
* Estimula a realização da atividade biológica por parte do solo;
* Ajuda a aumentar a eficiência e o próprio aproveitamento dos adubos e corretivos aplicados no solo;
* Fornece ao solo material orgânico para manter o mesmo rico em nutrientes;
* Realiza a produção de fitomassa para ser usada pela cobertura que s encontra morta;
* Realiza a proteção das mudas e das plantas contra a ação dos raios solares e do próprio vento;
* Realiza a recuperação dos solos que se encontram em estado de degradação;
* Diminui a possibilidade do solo e das plantas serem infestados por ervas daninha e da ação das pragas;
* Ajuda a reduzir a quantidade de alumínio e realiza a liberação de fósforo fixado;
* O adubo verde se torna matéria prima para a realização da compostagem;
* Realiza a proteção do solo com relação aos agentes causadores da erosão;
* Realiza a proteção do solo com relação a radiação do sol;
* Faz a cobertura do solo com massa verde em pouco tempo;
*Realiza a desintoxicação do solo (metais pesados, resíduos defensivos e etc.);
* Realiza a reciclagem dos nutrientes que se encontram lixiviados de forma profunda.

adubo-verde-7

Resultados conquistados com a adubação verde
O uso da adubação verde para tratar o solo, traz diversos benefícios para o solo e o meio ambiente, e isso geram alguns resultados que podem ser vistos tanto no aspecto econômico quanto no aspecto ambiental.
Segue abaixo alguns dos resultados que são obtidos com a adoção da adubação verde:
* A adubação verde gera um aumento da produtividade do solo;
* A adubação verde gera uma melhoria na qualidade do produto obtido pela atividade agropecuária;
* A adubação verde diminui os gastos de adubação, pois diminui o consumo de adubo nitrogenado;
* A adubação verde diminui os gastos para controlar ervas daninhas e demais pragas;
* A adubação verde consegue recuperar e estabilizar a capacidade de produção do solo.

Como fazer à adubação verde.
A adubação verde consiste em realizar um processo de fertilização do solo fazendo uso reduzido de fertilizantes que possuam origem mineral.

Esse tipo de adubação é uma forma de gerar uma economia financeira ao produtor, além de ser uma alternativa sustentável para o meio ambiente, pois a adubação verde consiste em fazer a utilização de espécies vegetais (leguminosas – exemplo: amendoim, soja, feijão e outras), que atraem nutrientes para o solo, entre os quais: nitrogênio, fosfato e carbono, de forma que ocorra o crescimento de material orgânico no lugar, que auxilia a reter agua, a diminuir a erosão e melhorar a conservação daquele terreno.

Abaixo segue as instruções de como fazer a adubação verde:
* O produtor precisa fazer a escolha de uma espécie vegetal para adubo verde, que seja adaptada ao clima do local em que ele vive. Procure escolher uma espécie vegetal que possua boa resistência a pragas, produzir massa seca para se transformar em material orgânico e sementes para ter um menor tempo de crescimento;

* Antes de iniciar o cultivo do adubo verde, o solo precisa ser preparado: é interessante que o solo seja arado e sofra adubação, com a aplicação de húmus ou algum adubo orgânico que seja rico em nitrogênio;

* A leguminosa precisa ficar localizada perto das outras plantas, essa atitude é para que as raízes das demais plantas absorvam os nutrientes que as leguminosas já absorveram;

* Caso o produtor deseje, ele pode cultivar uma nova espécie vegetal sobre o húmus que foi gerado pelas leguminosas cultivadas;

* Como vai ser realizado o corte das leguminosas determinará a melhor condição da adubação verde. As espécies vegetais cortadas antes, de forma precoce, serão muito úteis no processo de decomposição, tornando este mais rápido, pois haverá uma massa vegetal menor.

Quando o corte é feito de forma tardia, a decomposição se torna mais lenta, no entanto existe uma maior quantidade de massa vegetal sendo gerada, o que permitirá uma geração maior de húmus. O corte tardio das leguminosas também protegem as outras espécies vegetais na época da chuva, segurando a agua, reduzindo assim as enxurradas e a própria erosão;

* Desta maneira, a adubação verde se torna uma técnica, simples, viável economicamente e que ainda é sustentável, gerando benefícios diversos ao lugar onde ela é feita, pois o solo ganha em nutrientes e em material orgânico, passa a ser mais poroso, consegue reter mais agua, entre outros benefícios.

Enfim, a adubação verde é um processo totalmente ligado com as tendências de um mundo sustentável que procura preservar o meio ambiente. O uso da adubação orgânica gera alimentos produzidos de forma mais natural, pois terá a redução da aplicação dos fertilizantes e adubos de origem química, o que acaba gerando benefícios para a qualidade de vida das pessoas.

branquinhas