Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Epiphyllum Ackermannii
O cacto-orquídea é originário do México e faz parte da família Cactácea. Porém, também pode ser encontrada em outras regiões tropicais, como a América do Sul e Central. No seu ambiente natural, o cacto-orquídea tem os raios do sol filtrados pela copa da árvore que ela fica fixada, pois apesar de gostar do calor, não gosta de recebê-lo diretamente.

O cacto-orquídea é uma daquelas plantas que buscam outra para garantir hospedagem. Normalmente, elas crescem sob folhagem densa e na parte mais alta das árvores. Pois, apesar de não gostar do sol direto, elas adoram lugares bem iluminados.

Ainda falando do sol, o único horário que esse tipo de planta ainda atura os raios solares direto é na parte da manhã. Porém, em horas mais quentes ela não suporta mesmo o calor e precisam estar na sombra. É uma planta que quanto mais recebe luz, mais as suas flores são coloridas.

Características do cacto-orquídea
Trata-se de uma espécie epífita e suas flores que são um verdadeiro espetáculo chegam a medir entre 10 a 18 cm, a cor é vermelha bem vibrante. Falando nisso, o momento do espetáculo da florescência é entre primavera e verão. Esse detalhe as faz diferente de outras espécies de cactos, pois essas plantas, normalmente, florescem em outra época do ano.

Uma vez que as flores desabrocham, ficam vários dias abertas e nem sempre, mais acontece, elas dão sementes em frutos, bem pequenas, nutritivos e globosos, que possuem a cor violácea.

Com os estudos e a tentativa de se “fazer” novas espécies, é possível encontrar o cacto-orquídea com flores de outras cores e com um delicioso perfume. Trata-se, na verdade, de um cruzamento, derivado a cor magenta bem no centro da planta. Elas ainda são diferentes no formato dos talos, que são achatados, suculentos e segmentados e são muito semelhantes a folhas.

Epiphyllum ackermannii3
Cultivo do cacto-orquídea
Para se cultivar o cacto-orquídea, como qualquer outra planta, é necessário observar alguns detalhes, como por exemplo, o substrato. Ele deverá ser rico em húmus, matéria orgânica, areia de rio lavada e terra preta. Com esses “ingredientes” você tem o lugar perfeito para plantar o cacto-orquídea, com boa aeração e drenagem, importantes para o bom desenvolvimento dela. Outra dica é deixá-lo ainda melhor misturando cascas e também folhas em decomposição.

Lembre-se que o cacto gosta de umidade, mas que não seja muita. As raízes não podem ficar de forma alguma completamente secas. Por isso, a rega deve ser feita com frequência. Observe que a quantidade de água deve ser controlada de acordo com a região, o quanto a planta fica fora ou dentro de casa.

Normalmente, quando estão na parte interna, a rega feita uma única vez na semana pode ser suficiente e no frio, a cada 10 dias.

O cacto-orquídea cresce muito bem quando está exposto à temperatura que varia entre 16 e 24 graus. Além disso, outra boa época para ele é durante o outono e inverno, em que as temperaturas ficam entre 16 a 18ºC. Porém, frio excessivo, essa planta não gosta e não resiste.

Epiphyllum ackermannii1
Adubação e outras dicas sobre o cultivo
O adubo deve ser feito durante a primavera e considere o tempo a cada 2 semanas. Seguindo a seguinte fórmula: NPK 10-10-10. O produto deve ser diluído em água conforme indica a embalagem.

Depois de pronta é só molhar o substrato até que ele fique bem úmido. Além disso, é indicado usar húmus de minhoca no substrato, uma colher logo quando começa a primavera é indicado. O repouso do cacto-orquídea é depois da floração.

Voltando ao plantio, a melhor forma de fazê-lo é através de estaquia, mas com sementes também dá para ter cacto-orquídea. A estaca deve ter o tamanho entre 10 a 12 cm e a base deve ser cortada na forma da letra “V”. Outra dica é usar canela em pó, polvilhar sobre o corte, serve para manter os fungos longe.

Depois de fazer esse processo, coloque as estacas em um lugar com sombra e com boa ventilação e espere passar 7 dias. Tempo para que seque.

Feito isso é só preparar o vaso com terra orgânica e plantar as estacas, observando que elas precisam estar no fundo entre 5 e 6 cm. A terra não pode ficar encharcada, e sim, deve ser mantida úmida. Depois é só deixar o vaso em um lugar bem iluminado, mas que a luz do sol não chegue diretamente. As raízes costumam a demorar entre 3 a 6 semanas para aparecer.

Epiphyllum ackermannii5

O que fazer quando aparecem pragas?
As pragas que mais atacam os cactos-orquídea são: bactérias, fungos e cochonilhas. Podemos considerá-los verdadeiros vilões, que podem acabar com a sua planta.
* No caso das cochonilhas, o ataque pode ser ameno, como pode ser intenso, no primeiro caso, elas podem ser combatidas com a retirada manual com a ajuda de um cotonete.

Porém, quando o ataque é intenso, somente um produto pode acabar com elas. Você pode cortar com a tesoura a parte afetada, fazer uma mistura de detergente, álcool etílico e água e pulverizar. Costuma ser uma mistura muito eficiente. Outra maneira de acabar com elas é usando óleo mineral. Basta pulverizar o produto para que elas sejam eliminadas com asfixia;

* Para que as pragas e as doenças se espalhem no cacto-orquídea é aconselhável a eliminação das partes podres o quanto antes, principalmente, quando ficam escuras;

* Se você observar que existem manchas ou furos no caule pode significar que a planta passou por mudanças bruscas de temperatura que ocorreu durante o dia e depois a noite. Fique atento para evitar que isso aconteça, e proteja durante a noite;

* Quando ela fica muito exposta o sol termina com a aparência amarelada. Porém, basta que volte para o tipo de iluminação que gosta para que a cor normal volte. A pouca luz faz com que algumas partes comecem a murchar;

* Como acontece com qualquer planta, se ela receber água demais, as raízes ficarão podres.

janelaechuva

platycerum11

A samambaia chifre-de-veado faz parte da família Polypodiaceae e sua origem é da Nova Caledônia, Nova Guiné, Austrália e Ilha Sunda.

A espécie é uma planta doméstica que não são comuns, pelo contrário, são bem difíceis de encontrar.

Dentro dos diversos hábitos de crescimento que o chifre-de-veado possui, destaque para o modo com frondes foliares e basais. O que quer dizer que são folhas que crescem e ficam bem grandes e divididas.

As frondes que são da base são redondas e grandes. Elas são colocadas fixas sobre uma superfície e depois o crescimento é feito em camadas sobrepostas. Enquanto as frondes foliares se dividem e são eretas. As folhas apresentam as estruturas amarronzadas de esporos, deles podem crescer novas plantas da espécie. A planta é uma excelente opção para decoração da casa.

Características e crescimento do chifre-de-veado
As florestas que recebem a planta chifre-de-veado são aquelas tropicais úmidas e também as subtropicais úmidas. Porém, apesar do clima particular que cresce esse tipo de planta, elas podem ser cultivadas em casa. Porém, para que isso seja possível é necessário compreender os fatos básicos sobre a composição da planta.

Sobre as características do chifre-de-veado é uma planta que se classifica como epífitas, isto é, ela não capta nutriente do solo e nem a água. O significa que elas precisam do apoio das árvores. A fotossíntese para o crescimento é realizada pelas frondes verdes.

O papel das frondes de base do chifre-de-veado é de capturar os resíduos que caem e daí chega até a  planta os nutrientes.

Falando um pouco mais das características do chifre-de-veado, a planta possui raízes, porém, a única “obrigação” delas é de fixar as estruturas da planta.

platycerium_bifurcatum8

Os produtores do chifre-de-veado aconselham a não retirar as escamas acinzentadas. É comum que as pessoas que a cultivam façam essa retirada porque ela acaba dando uma aparência de poeira à planta. Porém, as escamas não estão na espécie por acaso e sim para interromper a evaporação.

Durante todo o ano é necessário deixar sempre o apoio da samambaia úmido. A rega deve ser em maior quantidade durante os meses do verão. Na estação da primavera é necessário, além de regar, cobrir com adubo fresco. É muito importante que o chifre-de-veado  receba nutrientes durante a primavera.

O lugar correto para cultivar a samambaia é sob a luz solar. Porém, nunca deixe a sua planta direto no sol. Ela necessita para crescer bonita e forte receber a luz do sol, porém, de forma filtrada, como na floresta tropical.

Considere que a luz natural que tem chegar na planta chifre-de-veado é de 400 velas. E outro fator importante é deixar em um lugar com pouca umidade, caso o contrário você corre o risco de apodrecer a raiz. E ainda, num lugar com boa circulação do ar.

platycerium-bifurcatum-2-b

Modo de cultivo
Para cultivar mais plantas é necessário retirar as mudas enraizadas de uma chifre-de-veado, fazendo isso começando pela base. Depois elas deverão ser plantadas em um vaso com adubo. Em seguida, lembre-se que é importante manter as plantas posicionadas da maneira correta com estacas de madeira ou um arame dobrado.

O solo deve estar úmido até que elas estejam grandes o suficiente até que possam ser transplantadas. Outro detalhe é que é possível, durante o crescimento do chifre-de-veado, colher os esporos que ficarem maduros das frondes foliares. Lembrando que um esporo maduro precisa ser da cor marrom brilhante.

Outra dica é retirar uma parte de fronde onde tenha esporos maduros e em seguida, colocá-lo num pacote (de papel) e observar, quando ele ficar disperso ou lanoso, seco e com a cor mais amarronzada poderá ser usado para a propagação.

Na hora de plantar é só colocar no fundo de um vaso pedaços de um vaso de barro, sobre ele coloque uma camada de sphagnum ou turfa. Depois pegue aquele esporo que ficou no saco de papel e coloque bem no alto do substrato. O vaso deverá ser colocado sobre um pires com água. É uma forma de dar mais umidade para a planta.

Quando as plantas estiverem grandes que possam a ser manuseadas sem correr o risco de danificá-las, coloque em outros vasos observando um espaço de 5 cm entre cada uma delas.

Platycerium-bifurcatum-

Para conhecer melhor essa planta veja as características do chifre-de-veado:

Tipos de Folhas:
*
Folhas normais
Essas folhas são firmes e espessas, se bifurcam e são muito grandes e daí o nome chifre-de-veado, devido a semelhança;

* Folhas da base
Elas são arredondadas e que vão ficando amarronzada com o tempo, mas nascem verde. Elas são finas e ficam aderentes ao substrato.

Cultivo
* Usar substrato apropriado para plantas epífitas;
* Cultiva em lugar com muita umidade;
* Cultivo a meia sombra;
* Deve ser plantada na vertical de preferência;
* A multiplicação é feita através das mudas e elas nascem próximas da planta mãe;
* Também pode ser fixada na placa de fibra de coco ou em árvores;
* Suporta o frio;
* É muito rústica;
* Muito usada na decoração ela é usada em composição ou isolada, em árvores ou em muros.

Dica alternativa
Experimente pegar um pedaço de fibra de coco, mesmo que você o encontre na rua já cortado e depois com arame galvanizado amarre suas mudas de chifre-de-veado nele. Dá um visual bonito é será bem fácil para fazer com que a sua planta cresça. Claro, se preferir compre um vaso de coxim (fibra-de-coco) encontrado facilmente nas floriculturas.

Quando tiver qualquer dúvida consulte uma pessoa na floricultura e pegue mais dicas para cultivar a sua planta. E essa é uma dica que vale para qualquer espécie. As plantas precisam de cuidados especiais, algumas até bem mais do que as outras e isso fará toda a diferença para que ela cresça bonita e forte.

O chifre-de-veado é uma planta bastante antiga e acredita-se que ela já existia na época dos dinossauros. Seu nome faz referência às suas folhas que lembram muito os chifres de um veado. É uma planta que se apoia em galhos ou troncos de árvores, mas ela não retira nenhum nutriente para sua sobrevivência, e por isso é considerada uma planta epífita.

O clima do Brasil se mostra bastante favorável para o cultivo dessa espécie, pois o clima do país é muito semelhante com o de seus países de origem.

É uma folhagem que possui dois tipos de folhas, na base as folhas são mais arredondadas e nascem verdes, mas depois adquirem uma tonalidade amarronzada e é essa folha que adere a árvore ou qualquer outro substrato, local onde a folhagem está plantada.

As folhas restantes são verdes e firmes, e são essas as que possuem a aparência de chifres de veado. É uma folhagem muito usada pra ornamentar casas e jardins devido a sua beleza e visual exótico.

Platycerium-bifurcatum

Os cuidados com o chifre-de-veado
Em se tratando de água, o ideal é deixar o vaso, árvore ou terra onde o chifre-de-veado estiver plantado, um pouco úmido, mas nunca encharcado para não provocar o apodrecimento da raiz. Algumas pessoas preferem esperar o substrato secar para assim regá-lo, mas como se trata de uma planta com muitas folhas, muitas vezes não é possível ver se a terra está seca ou não, uma boa saída é a rega por imersão, mergulhe a planta por 30 mim. na água, deixe escorrer o excesso e depois a pendure.

Com relação à temperatura, diz-se que o clima brasileiro é ideal para essa planta, porque ela sobrevive em temperaturas de 30 a 21º C, mas também aguenta as baixas temperaturas do inverno, até menos de 10º C.

Para escolher o local ideal da sua casa ou jardim para plantar o chifre-de-veado, procure um local iluminado, mas que não tenha sol direto, para não provocar a queimadura de suas folhas, uma brisa leve é bastante agradável para a planta.

Adubação ideal para o chifre-de-veado
O ideal é usar adubo líquido, misturando com a água de regar, pelo menos uma vez ao mês, o sphagnum praticamente não tem nenhum nutriente por isso é importante o uso de adubo para um bom desenvolvimento. Muitos usam a dosagem NPK 20-20-20, atualmente também esta sendo muito usado um adubo de liberação lenta, Osmocote, que são bolinhas cheias de adubo que vai sendo liberado lentamente.

Resumidamente, pode se dizer que os Platycerium são plantas muito versáteis e pouco exigentes, dando sempre um bonito visual em qualquer lugar que ela esteja presente. As adubações devem ser feitas na primavera e verão. Prefere substratos próprios para epífitas (plantas que crescem em árvores).

E como qualquer outra planta, devem ser usados adubos para auxiliar seu crescimento e mantê-lo sempre bonito e saudável.

Como se trata de uma planta epífita, o chifre-de-veado não retira do substrato onde está plantado os nutrientes necessários para sua sobrevivência e por isso é necessário fazer uso de um adubo, os líquidos são os mais indicados. Basta misturar o adubo líquido a água em que for regar a planta, tomando sempre cuidado para não molhar as folhas com a mistura. As melhores épocas para a aplicação do adubo são a primavera e verão.

PlatyceriumBifurcatum5

Como fazer mudas de chifre-de-veado
O modo correto de fazer mudas da planta chifre-de-veado, é bem simples, algumas dicas para realizar o procedimento. Confira:
- Remova os filhotes da planta matriz quando ela já tiver com algumas folhas compridas, de modo que consiga sobreviver sem a planta mãe;

- Utilize uma faca ou um canivete bem afiado para realizar os cortes necessários. Procure causar o mínimo de ferimentos na muda;

- Retire a muda junto com seu sistema radicular. Se precisar tirar um pedaço do xaxim para o transplante não tenha pena;

- Para o transplantio, utilize um substrato leve, fértil e rico em matéria orgânica. O substrato deve ser poroso e bem drenável. Você pode misturar fibra de coco finamente moída com areia e húmus em iguais proporções;

- Para o plantio no vaso, coloque uma camada de cascalho no fundo antes de acrescentar o substrato;

- Faça um orifício no centro do substrato e plante a muda, apertando levemente para fixá-la ao substrato;

- Coloque o vaso em local sombreado e livre de ventos fortes. Regue periodicamente, mantendo a umidade constante.

janelabuterflay