Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Orquídea Vanda branca

A Vanda é uma orquídea de origem asiática, costuma ser encontradas em regiões pantanosas, semelhante a mangues, onde, mesmo quando não chove, a umidade do ar é muito alta. Pelas características dessa região é fácil imaginar qual o ambiente ideal para ela: calor, muita luz, ventilação(circulação do ar), água e muita umidade.

Floração
Em condições ideais, pode florescer até quatro vezes por ano. Suas flores podem durar cerca de 30 dias e são nas cores amarelo, laranja, vermelho, rosa e arroxeadas.

Ainda quanto a flor, há muitas variações de tamanho e algumas delas podem ser cobertas com manchas ou listras.

Se uma Vanda não está florindo, fique atento, pois alguma coisa estará errada. Pode ser por pouca água, pouca luminosidade, falta de adubação.

Se uma Vanda adulta, bem enraizada, com folhas de igual dimensão do topo à base, que está em clima adequado(temperaturas maiores que 18ºC), não florescer, é porque faltou iluminação ou/e rega constante ou/e adubação.

Uma Vanda sem boas condições pode até florescer, mas sua haste será curta, com menos flores  e de menor tamanho.

vanda

Água
As Vandas apreciam bastante água direto nas raízes, mas não gostam de ficar molhada muito tempo, e isso, pode causar o apodrecimento das raízes o que levará a sua morte.

Você pode molhá-la uma ou duas vezes no dia, sempre no início da manhã e/ou no final da tarde. É aconselhado nos dias de calor intenso, além de intensificar a rega para duas vezes no dia, molhar o chão onde sua planta fica, pois aumentará a umidade do ar.

Atenção
*
Raízes curtas em Vanda saudável e com bom desenvolvimento indica que ela está recebendo a umidade adequada.
* Raízes longas e em excesso significam que o ambiente está um pouco seco ou as regas estão insuficientes.

* Perdas das folhas de baixo (próximas as raízes), é sinal de falta de água, o que pode levar à sua morte.

Temperatura certa
A Vanda gosta de clima quente e não suporta temperaturas muito baixas.

Em temperatura inferior a 15ºC, pode entrar em estado de repouso ou estagnação por vários meses, ou seja, não vai crescer e nem dar flores.

Se a temperatura atingir 30ºC ou mais, mantenha o chão bem molhado, para aumentar a umidade relativa do ar ao redor dela. Ela suportará a temperatura alta sem problemas, contato que haja umidade no ambiente.

vanda amarela

Adubo
Requer mais adubo do que as demais orquídeas, porque suas raízes são aéreas e seu caule precisa crescer para uma nova floração.

O adubo deve ser do tipo foliar, e devido ao grande número de florações no ano, deve conter maior teor de fósforo, tipo 15-30-20.

É aconselhada adubação semanal ou no mínimo quinzenal, usando adubo foliar diluído e aplicando diretamente nas folhas e raízes.

Diferente das demais orquídeas, elas podem e devem ser adubadas quando estão floridas, somente deve haver cuidado para não atingir as flores.

Lembrando que, nunca se deve adubar em pleno sol, opte sempre pelo início da manhã ou fim da tarde.

Sustrato
A Vanda dispensa substrato, ela gosta de suas raízes limpas e soltas.

Você pode deixá-la pendurada, ou amarrá-la num tutor vivo (árvores em geral) ou em pedaços de madeira. Neste caso, fixe-a voltada para o lado norte.

Se for plantar em vaso ou cachepô de madeira, ele deve servir apenas de base e não deve ter substrato. Atenção, Nunca enterre suas raízes.

Iluminação natural
A Vanda deve ser colocada num local onde local onde receba luz direta do sol do início da manhã e do fim de tarde. É importante que a iluminação seja filtrada nas horas de sol mais forte.

Uma Vanda bem cultivada, pode ter até 3 hastes florais com 10 a 20 flores em cada uma. O cultivo adequado e dedicado pode aumentar até a durabilidade das flores, de 30 dias até 3 meses.

Curiosidades
Depois de abertas, as flores continuam a crescer. Você pode observar que a primeira flor que abriu chega a ter uma diferença de 2 a 3 cm em relação a que abriu mais recentemente.

O número e tamanho das flores também variam de acordo com a idade da planta. As primeiras floradas são de 5 a 9 flores, já a partir da quinta, ela pode atingir até 20 flores com tamanhos bem maiores que as da primeira florada.

orquidea

jardim deervas
Todos nós podemos ter um vaso de ervas bonito, perfumando nossa casa. Anote o que será preciso e faça você mesma, é bem simples e você terá ainda ideias de como plantar para que as ervas não morram e fiquem bonitas, ajudando na decoração da sua casa.

Para fazer o vaso de ervas será necessário os seguintes materiais:

argila expandida; jardineira com buracos no fundo; manta; substrato; luvas; pá; terra e as mudas, que podem ser: manjericão, de pimenta, de espada-de-são-jorge, de comigo-ninguém-pode, de guiné e de alecrim.

Veja o passo a passo de como montar
Primeira etapa
Pegue o vaso (jardineira) e coloque no fundo a argila expandida. Uma cama bem fina e bem espalhada em toda dimensão do recipiente.

Segunda etapa
Agora, pegue a manta (bidim) e cubra toda a argila. Não deixe nenhuma parte de fora.

Terceira etapa
Agora é hora de encher com a terra, que tem que ser bem fofinha e enriquecida. Coloque terra suficiente até a borda.

Quarta etapa
É hora de colocar uma erva de cada vez no vaso ou jardineira, vá colocando e montando como você achar mais bonita esteticamente.

ervas
Uma segunda opção de como montar um vaso de ervas
O primeiro é separar sete mudas bem saudáveis para montar a sua jardineira, o ideal é que elas sejam do mesmo tamanho.

1 – Comece pegando um vaso de barro, o material ideal para fazer o seu vaso de ervas, de preferência, ele deverá ser revestido de plástico na parte interna e terá que ter um furo no fundo. Esse furo é de extrema importância para fazer a drenagem da água.

2 – Para não entupir o furo que você fez na passagem anterior, ele deverá ser coberto com um caco de telha.

3 – O próximo passo é colocar uma camada de pedregulho (de pedreiro), essa parte deve ser de pelo menos 3 centímetros. Também serve qualquer o tipo de pedra, que seja parecida.

4 – Para completar, você deverá colocar por cima do pedregulho de pedreiro, uma fina camada de areia de construção. Elas devem cobrir completamente as pedras.

5 – Chegou a hora de colocar terra, sobre a areia, essa porém, deverá ser muito fértil e bem porosa. A boa terra é aquela que é orgânica ou que pelo menos tenha muito húmus de minhoca. Para que não haja compactação da terra é necessário colocar um pouco de areia nessa mistura.

6 – Agora sim, você já pode colocar as mudas de ervas, lembre-se que elas devem ser plantadas deixando da borda do vaso pelo menos um dedo.

7 – Alguns detalhes devem ser observados na hora do plantio, como a posição das plantas na hora de colocá-las no vaso.
- A comigo-ninguém-pode, por exemplo, normalmente cresce para os lados porque é muito invasiva, por isso, deve estar sempre do lado oposto da espada-de-são-jorge. Essa segunda, também é invasiva e é necessário desbastá-la.

- A arruda deve ser colocada no meio do vaso de plantas, imagine que tem uma cruz bem no meio do vaso, e imagine cada lado com uma das espécies, um a comigo-ninguém-pode e do outro a espada-de-são-jorge.

Na outra parte da “cruz imaginária”, plante o alecrim, lembre-se que essa planta gosta de pouca água. Do outro lado coloque o manjericão, que gosta da umidade. Entre o alecrim e a espada-de-são-jorge coloque a pimenta e o guiné deve ficar entre o manjericão e a espada-de-são-jorge.

8 – O modo correto de colocar a terra é até a altura da raiz sem que o caule fique todo coberto. Na hora de molhar as ervas faça isso com bastante cuidado. Se fizer tudo certinho, em 1 ano meio e 2 anos você terá o seu vaso de ervas bonito e saudável. Depois não precisa replantar tudo, pode ir somente substituindo algumas mudas, a pimenta, por exemplo. Normalmente, passado o período de 1 a 2 anos, só restam 3 plantas, que são, o guiné, a espada-de-são-jorge e o comigo-ninguém-pode.

Os vasos de ervas também são sempre uma maneira de serem usados  na decoração do ambiente, sem errar.

vasinhoervas
Cuidados com o vaso de ervas
- Deixe o seu vaso de ervas em um lugar onde ele tenha meia-sombra.

- Se as folhas estiverem sujas de poeira, passe um pano úmido para limpá-las, mas não jogue água diretamente. Molhe somente a terra.

- O seu vaso de ervas também precisa estar em um ambiente em que circule ar, não muito perto da janela para não pegar vento direto.

- Não coloque o vaso de ervas em um ambiente com ar condicionado, isso não fará bem as plantas e elas irão durar muito menos do que o tempo médio.

- Troque a terra que fica por cima a cada 6 meses e de preferência use sempre aquela orgânica.

variegado

rosavermelha
Qualquer pessoa que esteja habituada a lidar com roseiras sabe que a roseira trepadeira é bem mais resistente que as outras, tendo um perfeito desenvolvimento, se estiver num ambiente adequado. Elas resistem melhor ao ataque das pragas e precisam de quase nenhum monitoramento durante a fase de crescimento.

Além de regar normalmente, fazer uma pequena poda e acrescentar os fertilizantes corretos, os únicos trabalhos que se tem com essa planta, o que mais se fazer é sentar e apreciar a beleza e o perfume das flores durante a época de verão e primavera. Esse tipo de roseira é bastante escolhido por aquelas pessoas que não têm grande experiência no cultivo, pois não requer uma criteriosa manutenção e cuidados, mas ainda assim é dotada de grande beleza.

Para qualquer jardineiro, as roseiras trepadeiras são uma variedade de rosa resistente que desenvolve-se muito bem. Elas resistem a pragas e requerem pouca monitoração na estação de crescimento. Além da rega, da fertilização e da poda ligeira, o maior trabalho de um jardineiro é desfrutar da alegre disposição das flores durante o verão. Esse gênero de rosas é adequado para o jardineiro que procura aprender a arte do cultivo das rosas, porque elas não exigem a mesma manutenção de outras variedades de rosas.

rosas-em-vasos-4
Materiais necessários
01 Vaso com tamanho aproximado de 40 cm de diâmetro
01 Pacote de Cascalho para ser depositado no fundo do vaso
01 Pacote de terra da o envasamento
01 Muda de Roseira trepadeira
01 Pacote de cobertura vegetal, mas não solta, em pedaços
01 Pacote de Fertilizante com numeração 10-54-1001
Tesoura própria para se fazer a poda da roseira.

Modo de trabalhar
* A primeira coisa a se fazer é por no vaso uma camada que possua aproximadamente 05 centímetros de cascalho, para que o mesmo cubra o fundo do recipiente. Até a metade do vaso, cubra com a terra de envasamento.

* Retire a roseira trepadeira do saco que a envolve e faça a separação cuidados da raiz principal e das raízes exteriores, para fazer com as mesmas cresçam com maior facilidade no solo.

* Force um buraco no meio do vaso e no lugar disponha a roseira, de forma que fique na mesma profundidade que estava no saco de muda. Cubra toda a volta com o restante da terra de envasamento e reforce ao redor da base da roseira usando a força das mãos.

* Depois que tiver plantado a muda, ponha água na nova roseira. Logo depois, coloque uma leve camada de cobertura vegetal de aproximadamente 2,5 centímetros sobre a terra de envasamento, mas tomando cuidado para que ela não chegue muito perto do caule da roseira. -Deixe o vaso num lugar que bata sol direto durante mais ou menos seis horas e regularmente.

vaso-roseira-salmon
* Durante a época do crescimento é importante que se mantenha roseira podada, fazendo a remoção das flores mais velhas. Esse procedimento irá contribuir para um novo florescimento da roseira em toda sua fase de renovação.

* É importante que a rega seja feita todos os dias, para que a terra seja mantida úmida e envasada o suficiente.

* Faça a fertilização da roseira sempre depois do surgimento das primeiras flores. Faça a mistura da água com o fertilizante, de acordo com as instruções trazidas na embalagem, tudo adequado com o diâmetro do vaso. Ponha a mistura ao redor da base da roseira, tomando cuidado para não colocar na folhagem. Faça essa fertilização ao menos uma vez durante o mês quando estiver em crescimento.

* Durante o período do inverno, ponha o vaso com a roseira num ambiente fechado, como uma garagem para que o mesmo seja protegido do frio. Essas roseiras que são cultivadas em vasos não se adaptam bem ao inverno, pois os vasos não protegem adequadamente as raízes das mais severas temperaturas.

* Sempre faça a poda da roseira entre o fim do inverno e o início da primavera, período em que a mesma se encontra em estado dormente. Remova aproximadamente um terço da planta, retirando os tocos até chegar ao broto. Remova pouco acima do broto e trace um corte voltado para o lado de fora, fazendo um ângulo com 45ºC.

janel15