Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




roseira amarela
As roseiras são uma das plantas mais comuns em casas e jardins, já que suas flores embelezam qualquer canto. As rosas , com sua inequívoca fragrância e sua diversidade de cores, são ao mesmo tempo uma das flores preferidas na hora de fazer ramos para presentear.

Por este motivo, plantar roseiras em casa é uma ideia genial, mas você deverá saber quais são os cuidados  que esta planta necessita. Descubra alguns truques  alguns sobre como cuidar de uma roseira para que elas fiquem robustas.

Caules grossos e resistentes mostram as rosas de forma melhor e seguram as flores em posição vertical, sendo bom para visualização aérea do jardim ou para colocação em um vaso.

Entretanto, certos tipos de rosas, especialmente algumas rosas inglesas, são propensas a terem caules finos e fracos. Quando uma predisposição genética à fraqueza é contida com cuidado e plantio apropriados, os caules das roseiras podem atingir sua grossura máxima.

Deficiência de fósforo e nitrogênio contribuem para caules frágeis. Insuficiência de luz solar em conjunto com muito nitrogênio causam caules fracos e alongados. Uma roseira plantada de maneira correta, em um local ensolarado e bem drenado, usa os nutrientes de forma otimizada, sendo mais resistente.

rosa vermelha
Materiais necessários
* Tesouras de poda afiadas
* Luvas de jardinagem
* Serragem orgânica
* Fertilizante de sulfato de amônio

Instruções
*
Examine as roseiras no início da primavera, quando os novos caules começam a se desenvolver. Execute a poda e descarte caules mortos, fracos ou doentes. Pode e descarte também um terço da ponta superior dos caules remanescentes. Regue cada planta bem.

* Espalhe uma camada de serragem de cinco a sete centímetros ao redor da base de cada planta. Rodeie cada planta, com um círculo de serragem, começando a 15 centímetros da base e se estendendo até 45 cm da base.

* Coloque duas colheres de sopa de sulfato de amônio por planta. Repita em intervalos de quatro semanas ao longo da estação de crescimento até três semanas antes da data esperada para os primeiros sinais do outono.

* No início da primavera, revolva o solo ao redor de cada planta e coloque um quarto raso de xícara de fertilizante de fósforo. Repita o processo quando os brotos estiverem com dez a 15 cm de comprimento, e novamente depois que a primeira floração da estação estiver terminada.

roseiras1
Advertências e dicas
* Se possível, replante as roseiras que não se desenvolveram em um solo bem drenado e em um ponto que receba, ao menos, seis horas de sol por dia.

* Aumente a aplicação de sulfato de amônio se o crescimento vegetativo da planta é lento. Reduza se o crescimento é excessivamente rápido, porém fraco.

* Para roseiras em local sombreado que receberam muito nitrogênio e estão fracas, com caules excessivamente longos, use aplicações regulares de fertilizante com baixo nível de nitrogênio ao longo da estação.

* Mantenha as roseiras regadas com, no mínimo, 2 a 3 vezes de irrigação semanal ao longo da estação de crescimento.

* Coloque serragem nova ao longo da estação se necessário.

* Não fertilize rosas desidratadas ou estressadas.

rosaamarela1

Lytocaryum Weddellianum
A Lytocaryum weddellianum é conhecida popularmente por palmeira wedeliana e coqueiro-miniatura, no Brasil ela também é popularmente chamada de palmeira-de-petrópolis.

É uma palmeira bastante ligada ao coqueiro, no entanto ela é uma planta de menor porte que os coqueiros. Devido a essa similaridade com o coqueiro é que a planta recebeu esses nomes populares acima citados.

É uma planta nativa da América do Sul, sendo endêmica do Brasil, onde essa espécie vegetal é largamente encontrada, principalmente nas florestas tropicais existentes no país. A espécie vegetal pertencente à família botânica Arecaceae.

Família Arecaceae
A família Arecaceae se destaca pelas características ornamentais e paisagísticas das espécies vegetais que compõem esta família, que está distribuída em 200 diferentes gêneros, que abrigam em torno de 2.600 espécies vegetais. Essa família está amplamente presente no Brasil.

Estas plantas estão distribuídas por todo o mundo, principalmente nas regiões que apresentam o clima tropical, estando presentes em todos os tipos de habitat, no entanto sua presença se destaca nas florestas com bastante umidade.

As espécies vegetais que compõem a família Arecaceae possuem caráter ornamental e podem compor belos jardins de ordem tropical, sendo composta de plantas airosas e bonitas.

Lytocaryum Weddellianum11
As características da palmeira-de-petrópolis
A planta se caracteriza por ser uma espécie vegetal do tipo palmeira, que apresenta estrutura semi-herbácea, se caracterizando por ser uma planta delicada, exótica e que transmite bastante elegância ao ambiente onde é cultivada.

Por ser uma espécie vegetal que apresenta ciclo de vida perene, isto é, vive um período maior que 2 anos, o que é considerado longo no reino vegetal. Se a palmeira-de-petrópolis for cultivada de forma correta e adequada ela irá conseguir viver por vários anos.

A espécie é de pequeno para médio porte, apresentando uma altura que varia de 1 a 2,5 m. De uma forma geral, a planta fica com altura média de 2 m.

O caule ou tronco apresenta um diâmetro consideravelmente reduzido, que varia de 2 a 3 cm, o que acaba caracterizando a planta como semi herbácea, isto é o caule não possui estrutura completamente lenhosa.

As folhas do palmeira possui cor verde escura. Essas folhas formam uma espécie de coroa, apresentando um arqueamento de grande harmonia, que concede grande beleza a planta. Elas são pinadas e muito finas, por isso o cuidado necessário com os ventos mais fortes, pois podem causar danos a essa espécie vegetal.

As flores da palmeira-de-petrópolis são de cor branca, e devido a grande beleza das folhas, elas acabam possuindo pouca importância com relação a característica ornamental da palmeira. Quando cultivada em ambientes fechados, é normal que as flores não se desenvolvam na planta.

A palmeira-de-petrópolis produz frutos que surgem após a floração da planta, esses frutos são de tamanho pequeno e se caracterizam por serem comestíveis. O gosto dos frutos é bastante parecido com o gosto do coco.

É uma planta bastante popular entre as pessoas que cultivam palmeiras, pois é uma espécie que possui uma excelente atratividade e por isso ela é uma planta que atrai bastante a atenção das pessoas, devido a sua grande beleza.

Lytocaryum Weddellianum1
Cultivo
Essa é uma espécie vegetal típica de clima tropical, que aprecia um clima típico e úmido, tanto que o habitat natural da planta são as florestas úmidas das regiões de clima tropical.

Devido a essa característica, aprecia ser cultivada em locais que possuam uma boa condição de claridade. O ambiente ideal é aquele que seja sombreado ou meia sombra que apresente uma boa luminosidade, no entanto ela é uma espécie vegetal que não deve ser exposta diretamente a luz solar.

Por ser uma planta típica de cultivo em regiões sombreadas, a palmeira-de-petrópolis consegue apresentar uma pequena resistência a temperaturas mais baixas, no entanto a planta não suporta clima intensamente frio ou em casos extremos de geadas.

Com relação à rega, aprecia que o solo para o cultivo seja mantido ligeiramente úmido, no entanto, isso não quer dizer que o mesmo deva ficar encharcado, pois essa situação pode causar o apodrecimento das raízes da planta, o que pode levar planta à morte.

Por isso, é importante que o solo onde seja cultivado a espécie possua uma boa capacidade de drenagem para que absorva bem a água, de forma que as possibilidades de encharcamento sejam diminuídas.

Não é necessária a realização de poda, bastando apenas que a pessoa que cultive esta espécie vegetal faça o corte das folhas que se encontrem secas para que a planta se mantenha sempre bonita e saudável.

A espécie vegetal se caracteriza por apresentar um crescimento até certo ponto lento. Para ajudar a planta a crescer de forma saudável, é interessante que o solo passe por processo de adubação e fertilização, sendo aplicado o adubo NPK de 3 a 4 vezes por ano. É importante frisar que o adubo não deve ser colocado próximo ou junto ao caule do palmeira.

Pode ser cultivada em vasos tanto em ambientes externos como ambiente internos, no entanto neste caso, ela é uma espécie vegetal que requer uma boa iluminação de forma a se manter bonita e saudável.

No cultivo em ambientes internos, é necessário tomar cuidado com o acumulo de poeira e deve ser evitada a aplicação de produtos químicos para que a palmeira-de-petrópolis fique mais brilhante. A forma correta de limpar a planta é fazendo uso de uma esponja úmida, ou aproveitar as chuvas de pequena intensidade de forma que a planta consiga ser limpa pela água da chuva.

Propagação
A palmeira-de-petrópolis é uma espécie vegetal que se propaga por meio da dispersão das sementes, que é o método mais comum de multiplicação das plantas.

Esse método consiste em colocar as sementes geradas pela planta, em covas que ficam localizadas em ambientes propícios ao desenvolvimento da semente. Com as condições apropriadas de rega, adubação e iluminação, a semente irá germinar e formar uma nova planta. É uma planta que se propaga com bastante facilidade nas sombras úmidas, já que são encontradas nas florestas tropicais.

janela e borboleta

camelia_vaso
A Camellia japonica é um arbusto perene com maravilhosas flores em tons de vermelho, rosa ou branco e levemente perfumadas. A japoneira é a mais popular dessa espécie e há muitas outras variedades.

São pertencentes à família Theaceae e sua origem é da Ásia – China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão.

Esta é uma ótima planta para as áreas do jardim que não recebem sol pleno ou em vasos para o pátio ou varanda. Com essa planta, você pode ter um jardim colorido durante todo o ano com muito pouca manutenção. Elas crescem bem em áreas
* Muda da planta Camellia japonica;
* Vaso com furos de drenagem;
* Terra adubada;
* Composto orgânico.

Camellia_japonica
Instruções de plantio
* Escolha um vaso grande com mais largura do que profundidade. A camélia tem um enraizamento superficial, mas precisará de largura para se espalhar.

* Misture terra adubada suficiente com um saco de composto orgânico para preencher todo o vaso até 2,5 cm do topo. Essa planta cresce melhor em solos ácidos e este composto irá ajustar o pH do solo para o crescimento ideal.

* Cave um pequeno buraco no centro, 5 cm mais largo que o torrão da planta e com a mesma profundidade.

* Retire cuidadosamente a planta do recipiente original e espalhe as raízes um pouco se estiverem enroladas. Coloque a planta no buraco e preencha o outro lado do torrão com terra.
Regue para assentar o solo ao redor das raízes e continue preenchendo para que o torrão fique completamente coberto e a terra esteja distribuída uniformemente.

* Regue bem para ajudar a estabelecer o crescimento da raiz e para manter o solo úmido por duas semanas. Em seguida, reduza a quantidade e molhe quando a parte superior do solo estiver seca.
Não deixe que a planta fique completamente seca no calor do verão ou durante os ventos secos, pois as raízes morrerão.

* Coloque um fertilizante com uma liberação lenta para camélias no início da primavera ou no meio do verão. Se não conseguir encontrar fertilizantes de camélia, use um que tenha um ácido elevado.

Siga as instruções do fabricante sobre a quantidade a usar por altura do arbusto.

janelabuterflay