Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rosa de Madeira – Ipomoea tuberosa

Trepadeira do tipo cipó, nativa das regiões tropicais das Américas, África e Ásia, perene, muito vigorosa e de crescimento rápido.  Suas folhas são divididas em cinco a sete lobos estreitos.

É o maior gênero botânico da família Convolvulaceae, com mais de 500 espécies. As espécies de Ipomoea são pequenas árvores, lianas, plantas arbustivas ou herbáceas, anuais ou perenes, que ocorrem nas regiões tropicais e sub-tropicais.

A rosa-de-madeira é uma trepadeira muito exótica e com um diferencial na sua floração. É uma planta perene e muito vigorosa,  e os frutos quando secos são cápsulas esféricas rijas, envolvidas pelas sépalas que se tornaram de consistência lenhosa, persistentes, de cor de madeira,daí a origem do nome popular.

Suas flores são amarelas, grandes, campanulada (como sino) na base, com sépalas ligadas e homogêneas. Quando as flores caem, se formam frutos envolvidos em cápsulas esféricas rijas, envolvidas pelas sépalas que se tornaram de consistência lenhosa, persistentes, de cor de madeira em forma de rosa, decorativa e muito usada em artesanato. Surgem no verão-outono. Pode ser usada em pérgolas, muros, cercas ou grades.

Ipo_tuberosa-
As sementes são angulosas e conservam o poder germinativo por até 2 anos se forem guardadas secas e limpas em embalagens escuras.

Devido ao seu crescimento rápido e agressivo, o ideal é que a rosa-trepadeira fique a uma distância de no mínimo 7 m de outras plantas e construções, para não sufocar as plantas ou destruir telhados.

Apropriada para carramanchões e pérgolas altas, com no mínimo 2,5 m de altura. Plantar 2 mudas com uma distância de 3 m uma da outra, para que haja polinização cruzada e boa frutificação. Começa a produzir com 2 anos após o plantio.

Clima tropical
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido.

Sua multiplicação se faz através de sementes. Usar saquinhos individuais com cerca de 30 cm de profundidade, em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Colocar a semente com o biquinho para cima, a pleno sol com regas suaves diariamente. A germinação deverá ocorrer de 15 a 30 dias. Quando atingir cerca de 40 cm já poderá ser plantada em local definitivo.

Deve ser adubada anualmente com esterco de boi bem curtido ou torta de mamona e farinha de ossos, distribuído a 30 cm do tronco.

Podas de condução devem ser feitas no primeiro ano de plantio, deixando de 2 a 3 galhos e ir conduzindo com arame até a altura da pérgola. Após 4 a 5 anos fazer uma poda drástica, deixando somente os ramos principais.

árvore

Impatiens_

A impatiens é uma planta bastante conhecida e que produz flores lindas, coloridas e bem alegres. Ela é comumente encontrada no hemisfério Norte e nos trópicos. Além de receber o nome de impatiens, são também conhecidas por outros nomes, dentre eles estão beijinhos, alegria-da-casa, maria-sem-vergonha, não-me-toques, dentre outros. especialmente no Brasil.

As variações
Há diversas variedades dessas flores encontradas, como a impatiens Duplas e a Nova Guiné. Uma das coisas mais legais de se cultivar essa planta é que se pode encontrá-la em diversas cores como azul, roxo, rosa, vermelho e branco.

Seu tamanho pode variar entre o mínimo de 6 cm até a 2 m de altura, se mostrando uma grande alegria para os olhos. É melhor que as mesmas sejam plantadas em locais com bastante sombra, nas quais a iluminação seja parcial ou filtrada. Em razão disso, o cuidado com as Impatiens não precisa ser feito através de um jardineiro profissional.

A mais conhecida delas é a Impatiens walleriana, que é conhecida como a alegria-da-casa, uma planta bonita, porém, bastante frágil.

Impatiens_walleriana

Impatiens walleriana
Essa espécie floresce quase em todas as épocas do ano se estiver sob as condições propícias, porém, fica muito mais bonita durante a primavera, ganhando as mais variadas colorações. Possui diversas cores matizadas e cores sólidas.

Quase sempre suas flores apresentam grande simplicidade, porém, nos últimos tempos tem apresentado nas floriculturas, plantas com flores dobradas, bastante diferentes e bonitas, se assemelhando a rosas em miniaturas.

Ocorre que as plantas que apresentam flores dobradas possuem maior nível de sensibilidade e, em decorrência do peso das flores, os galhos tendem a cair.

A alegria-da-casa não precisa de um tratamento exagerado, entretanto, o lugar onde elas são colocadas deve ser escolhido a dedo, pois esse será o fator fundamental que garantirá sua beleza e sobrevivência, já que escolhido o lugar, elas não podem ser removidas, talvez por isso recebam também o nome de não-me-toques.

Multiplicação
A reprodução dessas flores pode acontecer através de estaca e também por sementes, em qualquer época do ano, porém, durante a primavera, as chances de pegar são muito maiores.

Quando escolhido o plantio por sementes, as mesmas veem dentro de uma cápsula verde que, assim que estão aptas, solta as sementes diretamente na terra.

A reprodução da planta através das sementes é bastante simples, porém, a com a estaca tem maiores chances de sucesso, deste que ela esteja completamente saudável.

O correto é que, quando as folhas se soltarem do tronco, a mesma deve passar pela secagem, para depois ser plantada ou ainda a estaca seja posta num recipiente água para produzir sua raiz.

Caso a estaca seja colocada em água é importante que a água seja o suficiente para molhar o pé da mesma e que o líquido seja trocado de três em três dias, tomando cuidado para não afogar a planta.

Caso ela seja colocada diretamente sobre a terra, opte por um terreno leve, e, de preferência disponha o vaso próximo a uma janela da casa, no lado sul, regando-a todos os dias, mas sem deixar que a água se acumule nos pratos. Você observará que a muda pegou de verdade quando surgirem no tronco, novas folhas, sendo que esse processo não demora um tempo tão extenso.

Se você escolher uma estaca repleta de flores, é preciso que todas elas sejam removidas antes do plantio, da mesma forma deve-se fazer com os botões para que não retirem a força da planta, já que o objetivo da estaca é formar raízes e não dar flores. A planta Alegria da casa prefere as altas temperaturas, desde acompanhadas de um pouco de umidade, por isso gosta de mais água durante o verão, sem acúmulo no pratinho.

Além disso, a planta prefere o ambiente luminoso, porém, sem que o sol bata diretamente sobre ela, a não ser que sejam poucas horas e somente pela manhã, quando o sol apresenta menor intensidade. Ela também não tolera ambientes com ventos constantes, nem locais onde haja passagem, já que não gosta de ser tocada e prefere vasos de barro, é ainda não gosta de terra barrenta.

Se ela for colocada ao ar livre, ponha próxima a uma árvore que possa lhe proporcionar uma sombra adequada em tempos de sol constante, mas caso não consiga, ponha a mesma próxima a um muro. Em casa, o melhor lugar para colocá-la é próximo à janela da cozinha.

Quando essa planta é deixada livre para crescer acaba ganhando uma forma um tanto arredondada e bastante harmoniosa, entretanto, com o passar do tempo pode vir a crescer em demasia, ficando mais aberta, com os troncos livres, o que pode ser resolvido a partir de uma pequena poda. A Alegria da casa tem possui um ar feminino, delicado e frágil, porém, tem duas variedades bem mais resistentes.

impatiens-balsamina

Impatiens balsamina
Essa variedade de planta, ainda que pertença à mesma família da anterior, não necessita de tantos mimos, sendo conhecida também como Beijo de Frade e Bicos de Papagaio. Possui as folhas bem mais duras, com coloração verde, pontiagudas e serradas  e os troncos são bem mais fortes, seu crescimento é para cima e, às vezes abre em leque.

As flores também apresentam um tamanho maior, um pouco diferente e com porte mais robusto, podendo até ser dobradas com certa facilidade. Ao contrário da Alegria da Casa, esta consegue passar melhor sem muita água, e também a maior exposição ao sol, porém, sem exagero.

Impatiens nova-guiné

Impatiens nova-guiné
Essa variedade não tem tanta altura como a anterior, porém apresenta uma grande resistência. As folhas também apresentam formato semelhante, são bicudas e quase sempre serradas, entretanto mais duras que a variedade Impatiens walleriana e também são coloridas, até mesmo o tronco.
Suas flores são parecidas as da Impatiens walleriana, porém maiores e seu crescimento também é bastante parecido, entretanto, através da rigidez de suas folhas perde a aparência delicada que faz parte da alegria da casa.

janelachuva

Casca-de-ovo-nas-plantas-

Para quem não sabe, a casca de ovo adiciona nutrientes valiosos para o solo. Entre eles está o cálcio, essencial para o crescimento celular em todas as plantas. Importante para o crescimento rápido porque esgota o solo de maneira rápida. Sem contar com o diferencial estético que as casas proporcionam ao visual, variando conforme a própria criatividade das pessoas que são donas do jardim.

Hoje em dia o uso da casca de ovo representa prática existente entre os jardineiros profissionais e amadores. Representa forma excelente para reaproveitar o resíduo que iria ao lixo como forma de adubo com alto nível energético de cálcio. Com este elemento, os vegetais ganham em força e vitalidade no verde.

Também ajudam no sentido de defender as espécies contra os ataques das aves, que sempre estão em busca de alimentos especiais, como no caso das sementes que acabaram de serem plantadas no solo no sentido de desenvolver produtivo agrícolas. Sem contar que é o remédio ideal, barato e natural para evitar o excesso de ataques das pragas que podem colocar o desenvolvimento da plantação em risco.

As cascas de ovos devem ser lavadas antes de colocadas em uma composição no jardim da frente ou dentro do quintal atrás da casa. Tenha a certeza de lavar as cascas de ovos antes de adicionar elas ao seu jardim. Caso não sejam esmagada podem demorar alguns meses antes de desintegrar.

Como utilizar a casca de ovo no jardim
Ao invés de jogar cascas de ovos à distância na terra, coloque no fundo de vasos de plantas, em vez de pedras. Cascas de ovos são mais leves do que pedras, sendo que fornecem maior nível de nutrição.

Pimentão, tomate, brócolis e repolho são espécies que demandam de cascas de ovos junto da terra e das raízes no sentido de deter o avanço das lesmas e lagartas. Coloque as cascas de ovos no solo em especial perto de tomates. O cálcio é útil para os tomates porque ajuda a evitar o apodrecimento antes de florescer.

Casca de ovos combinam muito bem com borra de café
As cascas de ovos fornecem cálcio para o seu jardim, enquanto borra de café fornece alto teor de nitrogênio para o jardim, ambos os elementos deixam o solo e as plantas saudáveis.

cascadeovos

Maneiras de usar as cascas de ovos nos jardins
1 –
Adicione cascas de ovos esmagadas para o fundo de covas de plantio, principalmente de tomate, pimentão e berinjela. Estas culturas são susceptíveis a deterioração da flor no final, causada por deficiência de cálcio, frequente pela falta de irrigação adequada;

2 – Use cascas de ovos esmagadas para deter lesmas, caracóis e lagartas. Essas pragas de jardim são uma verdadeira dor no pescoço ao jardineiro. As lagartas são os piores por matar mudas, cortando do caule ao nível do solo. Todas estas três pragas têm barrigas moles e não gostam de deslizar em algo coisa afiada, caso das cascas de ovos;

3 - Enxague duas metades de cascas de ovos que sobraram e coloque em um recipiente até acumular o suficiente para o seu projeto. Se a casca de ovo quebrar, salve as peças de qualquer maneira, pois há maneiras de usar pedaços de conchas no jardim, bem como as cascas inteiras;

4 – Trabalhe pedaços de conchas rachadas no solo para ajudar a repelir lagartas;

5 – Pedaços de casca de ovos por cima de semente ajudam na proteção contra os ataques das aves;

6 – Improvise usando casca de ovo como funil descartável para produtos químicos do jardim. Perfure o orifício no funda casca de ovo e coloque no topo do seu pulverizador. Quando estiver pronto;

7 – Quando cozinhar ovos, retire as cascas com cuidado e lave bem, somente com água. Depois seque de maneira impecável no sentido de evitar o excesso de odor;

8 – Coloque as cascas em assadeira ou em algum pedaço de papel alumínio no forno por seis minutos, a 200ºC, até começar a dourar. Representa forma rápida e eficaz no sentido de acelerar o processo de secagem.

Casca do ovo – Fonte de cálcio

Casca de ovo representa aditivo excelente para aumentar o teor de cálcio no solo de sua horta, importante para as plantas porque fortalece as plantas. Há muitas espécies específicas que respondem a suplementação de cálcio. Todas elas podem ser produzidas de maneira simples, desde que tenham o apoio das “cascas mágicas”.

O uso de casca de ovo no solo
1 –
Polvilhe um par de colheres de chá em covas ao transplantar mudas novas.
2 – Polvilhe sobre a superfície e trabalhe suavemente no solo no momento em que os tomates começarem a florescer para evitar o apodrecimento final e promover a saúde geral da planta.
3 – Adicione duas colheres de chá de casca de ovo para 1 litro de água. Deixe a fórmula descansar por 24h, Aplique diretamente às plantas.
4 – Adicionar cascas de ovos de terra para a sua caixa de compostagem.
5 – Polvilhe em torno das plantas para deter balas.

janel3