Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




janelooutono
Quem gosta de plantas e flores não abre mão de tê-las sempre bonitas em casa, mesmo em estações como o outono, quando elas começam a “adormecer” para enfrentar o inverno. Mas para que isso aconteça, a escolha correta da espécie e o cuidado adequado são essenciais para mantê-las viçosas também neste período, que vai até o dia 20 de junho.

O outono é a estação que prepara a natureza para suportar as agruras do inverno. Ainda poderão ocorrer chuvas fortes e repentinas. Mas, as instabilidades na temperatura começam a ocorrer.  Serão normais serrações e nevoeiros pela manhã, etc.

Com dias mais curtos e temperatura mais amena, no outono a evaporação do solo diminui. Como forma de proteção do frio e gasto de energia, algumas espécies de plantas perdem suas folhas. Por isso, o ideal é manter as plantas em lugares arejados e com luz.

Nessa estação a grande maioria das plantas encerra o seu ciclo reprodutivo para na estação seguinte, (inverno) entrar em dormência vegetativa. Diante disso, alguns cuidados extras são necessários, para proteger as plantas de doenças e prepara-las para que entrem nessa nova estação saudáveis.

Geralmente, no final do outono a grande maioria das plantas perde as folhas, para evitar a perda d’água pela transpiração vegetal.

flores-de-outono
Tratos culturais no outono
Dois cuidados básicos serão necessários durante o outono: rega efetiva e adubação equilibrada.

Essas duas providências deixarão o jardim e as plantas de interiores, totalmente preparadas para receber o inverno, época em que a grande maioria das espécies entra em estado de hibernação vegetativa.

Uma informação importante é, nada de podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada. Podas educativas (aquelas que dirigem o crescimento das folhagens) também não são recomendadas. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Essa poda de limpeza é especialmente indicada para as cercas vivas.

FloresDeOutono-42
Regas
A dica é reduzir a frequência da irrigação, pois a evaporação é mais lenta. As regas devem acompanhar a necessidade das plantas. Molhe somente quando a terra de vasos e canteiros começar a secar.

Adubação
O primeiro passo é escolher um adubo pela praticidade. Ou seja: um fertilizante que poderá ser aplicado em todos os tipos de plantas. E os compostos orgânicos se encaixam dentro desse quadro e, poderão ser aplicados tanto em plantas de vasos como uso geral em jardins.

Porém, para surtir o efeito desejado, o fertilizante orgânico precisará entrar em contato direto com as raízes da planta, para isso o solo da superfície do vaso ou, do jardim, deverá ser revolvido (afofado), antes de receber uma porção razoável do composto.

Misturar o composto com o solo revolvido de forma homogênea. Em seguida, regar o local revolvido, pois, a água das regas se encarregará de ir levando gradativamente os nutrientes, para junto das raízes da planta. (Com o tempo, as raízes crescerão rumo aos nutrientes, por isso, a importância de deixar o solo fofo).

outono
Transplante de mudas
O transplante de mudas feito até meados do outono, garante o seu pegamento antes da planta entrar em dormência vegetativa. No entanto faz-se necessário manter o solo com umidade constante.

Gramados
Para conservar o solo do jardim com umidade o gramado deverá ser mantido um pouco mais alto, (3 a 5 cm).

Folhas caídas
As folhas caídas deverão ser enterradas.  Pois, aquele tapete de material orgânico em decomposição, irá atrair diversos agentes nocivos às plantas, como: caramujos, lesmas, ácaros, aranhas, etc.

As folhas mortas deverão ser enterradas para se decompor e servir de adubo orgânico para as plantas.

LANDSCAPE2708A35

Vanilla_planifolia
A Baunilha é uma orquídea Angiospermae da família Orchidaceae, natural do sul do México até a Bolívia na América do Sul.

Trata-se de uma orquídea trepadeira de caule flexível, de ciclo de vida perene, que na natureza sobrevive e se desenvolve, hospedando agarrada em troncos de árvores, nos arredores de regiões alagadas e em margens de córregos e rios. Locais esses, onde há grande evaporação de água, cuja umidade relativa do ar, estará mantida sempre em altos níveis.

Onde há espaço para se desenvolver seus talos chegam a mais de 10 m de comprimento.

As flores de cor, amarelo-esverdeado, surgem em forma de pencas.

Os frutos em formas de bagas, (cápsulas), na cor verde amarelado, são longos e finos. À medida que essas bagas vão amadurecendo, a cor vai adquirindo tons de marrom. Cada baga contém uma infinidade de sementes.

Vanilla_3-
Clima
É uma planta adaptada para clima: tropical, subtropical e temperado. Com temperatura oscilando em torno dos 20 a 30ºC. A planta aprecia a umidade relativa do ar em níveis elevados.

Luminosidade
Por se tratar de uma planta, que na natureza, geralmente sobrevive sob as copas das árvores onde hospeda, terá que ser cultivada à meia sombra.

Solo
O substrato deverá ser de boa qualidade, enriquecido com matéria orgânica bem curtida, além de totalmente drenável.

Processar uma mistura homogênea de: terra comum, terra vegetal e esterco animal bem curtido, na seguinte proporção de 1:1:2

Regas
As regas deverão ser efetuadas a fim de manter o solo sempre umedecido, sem provocar encharcamento.

Polinização
Em regra geral, em determinados locais onde plantas específicas são originárias, a natureza se encarregou de fabricar os agentes naturais de polinização, para perpetuação das espécies. Porém, em lugares onde essas mesmas plantas foi recentemente introduzidas, esses agentes naturais ainda não chegaram, e talvez demorem um pouco mais.

Enquanto não houver a mamangava ou outros insetos polinizadores a polinização das flores da baunilha terá ser feita manualmente.

Vanilla_planifolia_21
Nota
- A Baunilha é o único membro da família das orquídeas, que do seu fruto é extraído essências perfumadas.

- Segundo especialistas as bagas deverão passar por um processo de defumação onde a essência perfumada se cristaliza em formas de pequenos grânulos.

Propagação
-
Na natureza a planta propaga-se por sementes.

- Mas, a propagação, em escala doméstica, é feita por estaquia de pedaços dos talos, (ramos).

- Cortar pedaços de ramos com aproximadamente 20 cm de comprimento.

- Enterrar de 8 a 10 cm no solo do balainho e tutorar a parte aérea.

- Colocar os balainhos em locais sombreados, protegidos da incidência direta da luz solar.

- Manter o substrato do balainho sempre com umidade constante.

– A muda plantada em local definitivo necessitará de um tutor, para que se agarre e se desenvolva.

janela-florida13