Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Callistephus chinensis11

O áster-da-china é uma planta anual, de floração ornamental, que surpreende a todos com suas flores coloridas em tons de aquarela.

Pertence à família Asteraceae e tem origem na Ásia – China e Japão. É também conhecida por outros nomes populares, tais como: Áster, Malmequer-de-sécia, Rainha-do-mercado, Rainha-margarida, Sécia.

Principais características
De caule rijo, chega a 50 cm de altura. As folhas são irregularmente denteadas, simples, alternas e verdes. Apresenta inflorescências grandes, com o disco central amarelo e as pétalas dispostas em uma fileira simples na variedade típica. No entanto, atualmente as variedades mais frequentes são dobradas, com inflorescências cheias, esféricas.

Apresenta-se nas cores branca, azul, roxa, vermelha e violeta. Na verdade, a áster-chinesa é uma espécie silvestre de margarida, daí o seu nome, menos rústicas que as outras espécies da mesma família. As pétalas delicadas da flor nem sempre são boa coisa para os produtores, já que elas se desfazem muito facilmente, até mesmo com a presença de ventos moderados.

Ela, por este motivo, é bem difícil de ser encontrada nas lojas especializadas. Para ver uma espécie dessas de perto, é melhor procurar em jardins e quintais. Como ela também é muito parecida com flores do campo, pode ser misturada às mesmas em buquês de flores.

A áster-chinesa adapta-se bem ao calor, assim como a climas temperados, e dura muito mais do que outras flores.

Callistephus_chinensis_1.

A primavera é a estação ideal para semear a espécie, que prefere o tempo de sol pleno e desabrocha em variedades de formatos, cores e números de pétalas. Entre as dezenas de espécies de “pérolas” (o significado em grego do nome), a rainha margarida destaca-se pela delicadeza.

A áster-chinesa é ideal para a formação de maciços e bordaduras no jardim.Também podem ser plantadas em vasos e jardineiras e suas flores podem ser colhidas para a confecção de arranjos florais graciosos.

Modo de cultivo
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, perfeitamente drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera solos encharcados. Em regiões quentes convém conduzi-las sob meia-sombra, resguardando-as do sol forte do meio dia.

Cuidado com a fertilização excessiva com adubos nitrogenados, isso deixará a planta fraca e suscetível às pragas e doenças.

Variedades de porte alto devem ser tutoradas para que não quebrem durante o crescimento e floração.

Callistephus_chinensis_

Multiplica-se por sementes postas a germinar no final do verão e outono. A áster-chinesa é sensível ao transplante: plante no local definitivo ou em sementeira, mas neste último caso transplante com cuidado em dias nublados.

Como plantar as sementes
Semeadura:
Para preparar as mudas, colocam-se de duas a três sementes em cada cavidade de uma caixa de ovos ou bandeja de isopor para semeadura (comprada em lojas de jardinagem). Cobrem-se com um substrato de terra e regam-se diariamente as mudas, mantendo-as sempre umedecidas. A bandeja deve ficar à meia-sombra até que a muda atinja 6 cm de altura, em cerca de três semanas.

Preparo da terra: Transpõe-se a muda para um vaso com uma parte de terra, uma parte de húmus e outra parte de areia ou vermiculita. Devem receber sol, ter de 10 a 15 cm de profundidade e ser preparados com húmus ou terra vegetal. Dispõem-se as mudas a cada 15 ou 20 cm.

callistephus-chinensis-

Rega e luminosidade: Molhar diariamente ou sempre que a terra ressecar-se e manter em local que receba sol pleno.

Floração: Ela ocorre normalmente durante a primavera e o verão.

janela-chuva

Cerejeira-ornamental (Prunus serrulata)

A cerejeira-ornamental é classificada como uma árvore decídua de porte médico, cujo sua floração é muito usada para decoração. É uma das plantas preferidas dos paisagistas ao projetar um jardim residencial. Pertence à família Rosaceae e sua origem é na Ásia – Japão. Sakura é o nome dado à cerejeira-ornamental, pelos japoneses.

Seu tronco tem a forma cilíndrica, delgado, curto e muito simples. A casca do tronco da árvore se apresenta na coloração marrom-acinzentada e rugosa.

O crescimento desta planta é considerado muito lento, pode crescer de 4 a 10 m de altura, mas normalmente ela para de crescer com 6 m, essa seria a altura média desse tipo de árvore.

A sua copa é arredondada e as folhas se apresentam na forma oval com as nervuras bem marcadas, já as bordas são serrilhadas e possuem uma tonalidade “bronzeada”. São verdes e se transformam em amarelo ou vermelho antes de caírem, na época do outono.

As flores são de cinco pétalas brancas levemente rosadas, de tamanho em torno de 3,5 cm de diâmetro, surgindo ao longo dos ramos em grupos de 3 a 5 com pecíolos longos e finos.

Diz-se que as árvores ficam “algum tempo em dormência” depois que as folhas começam a cair. Porque elas perdem as folhas no outono, mas começam a florir somente na metade do interno, quando estão completamente “peladas”. Nessa época, é possível admirar lindas flores brancas.

As flores surgem em grupos, normalmente de duas a cinco em cada um deles, a forma delas as classifica como inflorescências do tipo racemo. Apesar de toda beleza e esplendor, elas não possuem perfume e se apresentam de forma simples ou dobradas. Normalmente, a cor predominante é rosa porém, também podem ser vistas na cor branca, isso dependerá do tipo de cultivo dispensado a ela.

prunus_serrulata_PG
Durante a época do verão surgem as cerejas, que atraem os passarinhos. Esses frutos são classificados como frutas do tipo drupa, possuem a forma globosa a ovoide, a casca muito brilhante de cor vermelha escura ou na cor preta. A polpa da cereja é carnosa e bem adocicada, e dentro está envolvida uma única sem sente. Porém, o cultivo para que sejam colhidas cerejas é mais difícil e raro de se concretizar.

A cerejeira-ornamental pode ser uma árvore frutífera ou simplesmente ornamental, deve ser cultivada, em ambos os casos, nas regiões frias do país, como no Sul e nas regiões com latitudes altas no Sudeste do Brasil.

A cerejeira usada na ornamentação de um jardim possui uma beleza incomparável, que vai se modificando ao longo das quatro estações do ano. É o tipo de árvore que é mais valorizada quando está isolada das demais, porém, isso não impede de usá-la em renques ou ao longo de alamedas, assim como plantar várias formando grupos, que dá a sensação de um pequeno bosque.

Outro lado positivo da cerejeira, tirando aquele estético, é que se trata de uma árvore que exige pouca manutenção. É o tipo de árvore que quase não exige nenhum tipo de poda, é necessária somente a retirada dos ramos doentes, dos secos e daqueles que não foram formados da maneira correta.

A cerejeira-ornamental é considerada a árvores símbolo do Japão, é tão importante nesse país, que quando está florindo atrai milhares de pessoas nas praças para contemplá-las. Os frutos são uma delícia e na cultura japonesa as flores são muito usadas para fazer chá. A árvore ainda é usada pelos japoneses na formação de Bonsai.

prunus-
Cultivo da cerejeira-ornamental
Apesar da cerejeira-ornamental gostar muito do frio é considerada uma planta de clima temperado, porque para que ela se desenvolva bonita e dê bons frutos, no caso daquela frutífera, ela necessita das estações do ano bem definidas. Isso é que garante também belas flores. Ela vai crescendo moderadamente e a sua floração é precoce.

Uma coisa que a cerejeira não suporta e pode acabar morrendo por esse motivo, é o encharcamento e as podas drásticas. Ela supera muito bem o frio intenso e até mesmo os períodos curtos de estiagem e as geadas. A sua forma de multiplicar é através de estaquia, enxertia e muito facilmente com as sementes.

Como plantar a cerejeira-ornamental
Para plantar uma cerejeira é necessário abrir um buraco no solo com o dobro do torrão. Em seguida, com uma pá própria para jardim, soltar a terra que está nas laterais e no fundo, isso é feito para que as raízes tenham o espaço suficiente para crescerem.

Depois é só cortar o vaso de cultivo com o podão de jardim, evitando danificar as raízes. Em seguida, usando um balde ou mesmo sobre uma lona no chão, misturar composto orgânico, de preferência, adubo animal de curral bem curtido (cerca de 1 quilo para cada uma das mudas). Coloque também farinha de ossos ou fosfato natural de rocha nessa mistura, cerca de 100 gramas de um ou de outro. Depois é só regar bem.

_Prunus_serrulata_0
Não esquecendo que esse plantio deve ser feito no inverno, em um momento de sol e que a chuva ajudará nessa fase inicial. Caso fique muito tempo sem chover, regue todos os dias até completar 15 dias do plantio.

É melhor plantar as mudinhas que ainda não tenham flores. Pode também optar por plantar uma árvore já florida, porém, nesse caso, o trabalho inicial deverá ser redobrado, pois tem que evitar quebrar ramos ou danificar a raiz na hora do plantio.

Adubação
Os nutrientes devem ser repostos no final do outono, a mistura deverá ser aquela mesma que foi recomenda para o plantio inicial. Faça a reposição ao redor da copa da árvore, criando um sulco de 15 cm. Depois de feita a fertilização, regue a planta.

Fique atento para eliminar logo as cochonilhas que podem atacar a cerejeira, neste caso, deverão ser usados defensivos verdes para protegê-la. Com o fim da primavera, e a planta em fase crescimento, os ramos já poderão ser podados para alinhar a copa. No inverno, porém, não o faça, pois isso poderia prejudicar o processo de floração.

cachoeiraarcoiris