Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Azorina

Trata-se de uma planta pertencente à família das Campanulaceae. O nome da planta provém da ilha dos Açores (Açores é arquipélago composto por nove ilhas e situa-se no Norte do Oceano Atlântico), de onde o gênero é endêmico. É também conhecida como Azorina.

É uma das mais belas espécies das ilhas.  Pode atingir cerca de 1 m de altura e produz flores em forma de sinos de cor rosa esbranquiçada.

Seu porte é arbustivo, de folhas lanceoladas a lineares, de cor verde-escura ou verde-bronzeada. Em suas inflorescências terminais e eretas, despontam flores serosas, pendentes e delicadas, de corola campanulada e cor branca a rosa. Floresce duas vezes por ano, na primavera e no outono.

Vidalia azorina
Apesar da beleza única e delicada de suas flores, curiosamente esta planta é raramente cultivada como ornamental. É uma planta que é tolerante à maresia e salinidade, vivendo normalmente em reentrâncias rochosas de falésias costeiras podendo aparecer em telhados de casas em telha.

A existência de algumas comunidades de exemplares a altitudes mais elevadas leva a supor uma distribuição mais ampla desta espécie, atualmente ameaçada pelo avanço de flora exótica e pela destruição humana de habitat.

Cultivo da Vidália
A Vidália deve ser cultivada sob sol pleno, em solo drenável, rochoso ou arenoso e enriquecido com matéria orgânica. A planta cresce mesmo em solos pobres e sua multiplicação é feita por sementes.

É uma espécie protegida devido ao grande risco de extinção. É o único gênero endêmico dos Açores e uma das mais belas espécies das ilhas.

brisanaflor

cravina barbatus dianthus-1

A cravina barbatus é uma espécie de Dianthus nativa das montanhas do sul da Europa, do leste dos Pirineus aos Cárpatos e Bálcãs.

É uma herbácea bianual ou perene de curta vida, podendo às vezes durar o terceiro ano. Dependendo da variedade pode alcançar 30 a 75 cm de altura, dependendo da variedade. As flores são produzidas em densos cachos (até 30 flores) e possuem um forte aroma, parecido com o do cravo-da-índia.

Ela foi introduzida ao norte da Europa no século XVI e mais tarde na América do Norte e demais países, e acabou de naturalizando em diversas áreas.

A propagação é feita através de sementes. A temperatura ideal fica em torno de 15°C a 20°C. Não enterrar, pois a luz ajuda a quebrar a dormência, germinação em 5 a 10 dias. As sementes consideradas anuais (que florescem e morrem em um ano) podem ou não cumprir o prometido, dependendo da variedade e de como elas reagem ao clima local.

A cravina barbatus é fácil de cultivar e manter, mas pode precisar ser replantada após um ou dois anos, já que ela raramente sobrevive mais tempo.

Devido à grande variedade de cravina barbatus e a seus diferentes métodos de cultivo, você pode obter informações conflitantes sobre quando essas flores surgem e quanto tempo elas duram.

As variedades bienais florescem no segundo ano e morrem. Supõe-se que as variedades perenes produzam flores ano após ano, mas a cravina barbatus perene costuma levar dois anos para produzir flores e com frequência morre antes de florescer uma segunda vez.

O cuidado certo com a cravina barbatus perene aumenta a chance de produção de novas sementes conforme descrito na seção sobre como cuidar dessa planta.

Para que a cravina barbatus floresça em um ano, adquira mudas ou plantas adultas no outono ou na primavera. Confirme com cultivador se a planta vai florescer no ano corrente antes de levá-la para casa, já que algumas mudas podem não florescer até o segundo ano.

cravinabarbatus
Decida quando plantar
As sementes da cravina barbatus são suficientemente resistentes para sobreviver à maioria dos invernos e podem ser plantadas no outono ou no final da primavera para florescer 12 a 18 meses depois.

Se as plantas já começaram a crescer ou se você estiver preocupado com um inverno rigoroso, é possível manter as plantas em vasos em casa e, mais tarde, transplantá-las no exterior no início da primavera. Quando as mudas tiverem de seis a oito semanas, elas serão transplantadas com facilidade, com pouco risco de sofrer danos.

Encontre uma área com boa luz solar, mas temperatura amena
A planta cresce mais rápido debaixo do sol, mas se adapta melhor a climas frios. O ideal é que ela receba de quatro a cinco horas de luz solar direta por dia, mas plantá-la na sombra é uma opção inteligente se você mora em área de clima quente.

Verifique o solo
A cravina barbatus prefere solo rico, solto e bem drenado. A água deve ser drenada com rapidez pelo solo e nunca empoçar sobre terra compacta e dura. Como alternativa você pode revolver o solo existente e suplementá-lo com terra de vaso para fornecer mais nutrientes. Embora não seja preciso testar o pH do solo para cultivar a cravina barbatus, você pode ajustar o pH para que seja levemente alcalino (cerca de 6,75) caso já tenha um kit de jardim de medição de pH.

Os kits de medição de pH de solo de jardim encontram-se disponíveis em lojas de jardinagem ou online. Repetimos que essa não é uma ferramenta obrigatória para cultivar a cravina barbatus, que é bastante adaptável quando se trata de pH do solo.

cravina basbatus
Plante as sementes
Plante a cravina barbatus na primavera ou no verão. Coloque-a na superfície e cubra-a com 0,6 cm de solo ou cave uma trincheira com essa profundidade e a preencha com terra depois de plantar as sementes. Espace as sementes 15 cm em circunstâncias ideais para reduzir a chance de transmissão de doenças e apodrecimento. Se você não tiver todo esse espaço, pode agrupá-las mais perto umas das outras, mas, nesse caso, tome cuidado especial para não regar em excesso.

Se estiver transplantando mudas, basta transferir o solo em torno das raízes para um buraco que tenha duas vezes a largura da bola de solo e preenchê-lo. Tome cuidado para não enterrar o caule da muda; a planta deve ser enterrada no mesmo nível em que estava antes.

Regue depois de plantar
As sementes e mudas de cravina barbatus se beneficiam de rega imediata após o transplante, mas tome cuidado para não encharcá-las com mais água do que o solo é capaz de drenar. As mudas transplantadas devem ser mantidas em solo úmido, mas não encharcado, por alguns dias.

Quando elas estiverem estabelecidas e recuperadas de qualquer debilidade que possa ocorrer, cuide delas conforme descrito na seção de cuidados.

Cuidando da Cravina barbatus
Mantenha o solo ao redor das mudas levemente úmido. Quando a planta está madura e não cresce mais, a maioria das variedades não requer mais rega, exceto durante o tempo quente. Como ocorre com qualquer planta, regue com mais frequência se ela parecer debilitada ou se o solo ressecar.

A cravina barbatus pode apodrecer se exposta a muita umidade, portanto tenha cuidado para não regar em excesso. O solo não deve nunca estar encharcado ou ter poças d’água.

Se quiser incentivar o crescimento e florescimento mais rápidos, aplique um fertilizante para fins gerais ao solo uma vez a cada 2 a 4 semanas durante a época de crescimento (primavera e verão, quando o crescimento e a floração são notáveis). Siga as instruções sobre o fertilizante específico com cuidado para evitar queimar ou deteriorar a planta.

Borrife um inseticida inespecífico nas plantas jovens a fim de evitar doenças. A cravina barbatus é suscetível a nematóides. Se observar a presença de reumatóides, que parecem vermes redondos e minúsculos, use um fungicida nas plantas de acordo com as instruções do fabricante.

Observação: se você planeja comer as flores da cravina barbatus ou servi-las a um animal doméstico, não as trate com qualquer tipo de pesticida.

A cravina barbatus costuma florescer durante o final da primavera ou início do verão e depois perde suas flores com o calor do verão. Quando as flores da cravina barbatus tiverem secado, puxe-as com cuidado e descarte-as. Essa atitude incentiva o crescimento de novas flores e impede que a planta derrame sementes caso você deseje controlar o jardim.

6387-dianthus-barbatus
Multiplicação
Se você cuidar da cravina barbatus corretamente e a variedade for adequada ao clima, há grande possibilidade de que ela semeie o jardim com uma nova geração antes de morrer. Se você quiser uma grande área dispersa dessa planta no jardim, basta deixar as flores amadurecerem, morrerem e derramarem as sementes sem ajuda.

Algumas variedades da flor são híbridas de várias plantas e podem produzir sementes que se desenvolvem em plantas com aparência ou características diferentes da planta mãe.

No meio ou ao final do verão, depois que as flores morrem, elas formam vagens de sementes marrons secas. Remova-as quando as vagens estiverem se abrindo e quase liberando as sementes. Sacuda essas vagens em um recipiente para retirar as sementes pretas em forma de disco a fim de plantá-las no outono ou na primavera.

Depois que as sementes forem derramadas ou depois que você colhê-las, corte as vagens de sementes no caule. Em geral, a cravina barbatus gasta muita energia produzindo sementes para continuar a crescer outro ano, mas a remoção das vagens aumenta as chances de outro florescimento.

Se você tiver sorte de conseguir uma cravina barbatus que sobreviva mais de um ou dois anos, ela pode se tornar bem grande. No outono ou no início da primavera, antes que o crescimento comece durante a estação, corte uma das hastes mais largas perto da base usando uma tesoura ou uma faca limpa. Essas mudas podem ser plantadas para formar novas plantas, embora você talvez precise apoiá-las em uma estaca para mantê-las eretas.

Mantenha-as em uma área quente e úmida longe da luz do sol para impedi-las de secar. Alguns dias embaixo de um saco plástico transparente ou de um recipiente podem ajudar a criar as condições de umidade necessárias.

Dicas
* As flores de cravina barbatus são comestíveis, embora outras partes da planta possam ser perigosas de ingerir. Não coma flores cultivadas com pesticidas, próximas a estradas ou em áreas de acesso público.
* No cultivo da cravina barbatus, não costuma ser necessário usar composto ou cobertura vegetal, que pode manter excesso de umidade no solo caso você regue muito.

Avisos
*
A raiz da cravina barbatus tende a apodrecer. É melhor regar pouco do que em excesso, a menos que você note debilidade ou manchas marrons.
* As folhas da cravina barbatus podem ser tóxicas, especialmente para crianças e animais domésticos. Entre em contato com o centro de controle de venenos ou com um veterinário imediatamente se suspeitar que um membro da sua família ingeriu folhas da cravina barbatus.

flor 43 3333