Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Wedelia

A flora do Brasil é extremamente extensa. Se formos parar para analisar todas as plantas e todas as flores naturalmente brasileiras, vamos ter uma lista imensa e encantadora, porque nossas plantas são sempre muito bonitas e curiosas. Conhecer cada uma delas é uma aventura muito prazerosa e muitas vezes, são essas plantas que nos fazem apaixonar pela jardinagem e começar a cultivar flores.

Aqui vai ser descrito um bom exemplo de planta brasileira, a vedélia. Essa linda flor é bem familiar em muitos jardins ao redor do mundo inteiro e caso queira plantá-la em casa, verá que é muito fácil.

A vedélia é uma planta que pertence à família Asteraceae e tem sua origem reconhecida para a América do Sul, com maior incidência aqui no Brasil. Essa planta, dependendo do local onde é cultivada vai receber outros nomes como picão-da-praia e mal-me-quer.

Categorizada como flores perenes e plantas de forração, a vedélia vai crescer no máximo 30 cm de altura se for cultivada sob as condições ideais de solo, umidade e clima como o equatorial, oceânico, subtropical e tropical, exatamente os climas típicos do nosso país. Com essas qualificações, sempre terá flores lindas no jardim, já que a vedélia possui um ciclo de vida perene, o que significa que ela floresce durante todo o ano.

Muita gente com certeza confunde a vedélia com a margarida, pois a aparência das duas flores é muito igual. É uma planta típica de litoral muito rústica e vistosa. A sua ramagem é bem rasteira e com muitos ramos. As folhas são trilobadas e sempre na cor verde, em tonalidade mais escura. As flores sempre amarelas e com formação bem semelhante à das margaridas, e também florescem de forma solitária, mas em muitos capítulos.

Na maioria das vezes a vedélia é encontrada como forração de taludes e barrancos devido as suas ramagens ser bem densa. Além de forração ela também é muito utilizada para ornamentar canteiros tanto diretamente em vasos ou jardineiras.

Sphagneticola_trilobata10
Cultivo da vedélia
Essa planta pode ser cultivada tanto em locais com sol com à meia sombra, desde que estes estejam devidamente preparados. A adubação deve ser orgânica e é feita com adubo animal de curral do tipo bem curtido. Deve-se usar 1 quilo desse adubo para cada metro quadrado de plantação da sua vedélia. O solo deve ser mantido bem incorporado nesse adubo para que a flor germine perfeitamente e cresça bonita.

Procure não se esquecer de nivelar todo o canteiro antes de começar o seu plantio. Isso vai ajudar a planta crescer toda igual, é uma ação muito eficiente principalmente se for usar a vedélia para forrações.

Forma de plantio
A vedélia se multiplica através de divisão da planta com a preservação da estrutura das mudas. Quando forem adquiridas as mudas dessa flor, antes de plantá-las retire a embalagem com cuidado para não desestruturar a planta germinada. Em seguida abra uma cova exatamente do tamanho desse torrão e coloque a muda.

Aconchegue bem a planta e cerque com a areia já tratada apertando bem para fixar a terra e mais ainda a muda. Se for observado, as covas onde for plantada a vedélia podem apresentar-se em diversos tamanhos, isso acontece porque as mudas podem se desenvolver mais ou menos, por isso é importante que seja cavado individualmente, o local onde vai ser cultivada a muda.

Para a vedélia ter uma floração maior e a qualidade de folhas apresentar-se superior, deve ser usado um fertilizando mineral do tipo NPK com formulação de 04-14-08.

vedélia1
Após plantar a vedélia como indicado mais acima, regue bem e mantenha a regularidade nas regas, pois a vedélia gosta de ambientes mais unidos. Atente-se somente para a ação de fungos e bactérias que são bem propensos de aparecer em plantas que gostam de ambiente mais molhado. O espaçamento ideal entre as regas é de 10 dias.

É indispensável também que seja feito um controle das plantas, pois sem a poda temporária, ela pode tornar-se invasiva. Como citado mais acima, a vedélia é típica de regiões litorâneas então evite cultivá-la em regiões mais frias porque ela não reage muito bem a geadas.

Pragas e Doenças
A vedélia não é uma planta que fica doente com muita facilidade. Na verdade a maioria das plantas rústicas dificilmente é atingida por problemas comuns em plantas, isso acontece porque esse tipo de planta já possui uma resistência além do natural e por isso fica mais fácil de resistir à qualquer problema.

Mesmo sendo potencialmente uma espécie de planta que dificilmente adquire doenças, é importante verificar temporariamente para se certificar de que a planta está completamente saudável e manter o local de plantio sempre limpo.

Wedelia
Um dos problemas que afeta a vedélia é a ferrugem da planta. Esse caso acontece mais se ela for cultivada em regiões mais frias.  Existem diversas formas de ferrugem que ataca as plantas e consequentemente o seu fungo também vai ser diferente.

Para ajudar a combater essa praga, deve-se usar sempre fungicida e se não sabe o ideal, o ideal é coletar uma amostra da planta infectada e levar em uma loja de jardinagem mais próximo, para que informações corretas sejam indicadas sobre o melhor remédio para tratar desse problema. Evite utilizar qualquer tipo de componente químico e opte sempre por remédios de composição natural, isso porque evita que outras plantas sofram agressões e apareçam com problemas também.

Existe uma ótima receita de fungicida caseiro que pode facilmente ser feito e usar na vedélia contaminada. É preciso: sulfato de cobre, um pouco de cal hidratada ou cal virgem e água, misture tudo e borrife nas plantas afetadas. O nome desse fungicida é calda bordalesa e pode também pode ser adquirido em algumas lojas de jardinagem.

rosachuva

garden

Jardinagem em vasos é uma excelente opção para quem gosta de plantas e não tem espaço para poder cultivá-las e o mais importante é que se pode colocar as flores e plantas no lugar que desejar. Existem milhares de espécies de plantas que podem se adequar em qualquer lugar, o mais importante é que elas estejam em um solo tratado de acordo com a necessidade de cada uma delas.

Cultivar plantas em vasos proporciona para quem mexe com as plantas uma sensação de bem estar de prazer e é considerada uma excelente maneira de aliviar o stress e a tensão.

A jardinagem em vasos também pode ser a solução ideal para pessoas com limitações físicas que as impedem de trabalhar no nível do solo. Pode também ser a resposta para os que contam apenas com solos problemáticos. Para qualquer um, o cultivo de plantas anuais em vasos pode oferecer uma dimensão extra do prazer de jardinagem, tanto em áreas externas no verão e internamente no inverno.

A forma do vaso não é só uma questão estética, pois também tem influência na capacidade de retenção de água do substrato. Quanto mais alto e de maior diâmetro for o vaso, maior será esta retenção, se comparada com a dos vasos mais baixos e largos. Uma planta de maior porte deve ser cultivada em vaso grande, para que as raízes, que são proporcionais ao seu tamanho, possam crescer livremente.

As necessidades de cada espécie terão influência na escolha do tipo de material, do formato e das dimensões do vaso. Eles são encontrados em grande variedade no mercado.

vasos de barro
Material dos vasos
* Vasos de barro (cerâmica):
São os mais tradicionais e acessíveis que existem, sendo encontrados com mais frequência. Facilitam as trocas de umidade e aeração com o ambiente, evitando o encharcamento. Por causa da sua porosidade, necessitam ser regados mais vezes. Ao serem usados pela primeira vez, devem ser mergulhados em água por 24 horas; isto evita que absorvam em demasia a umidade do substrato. Quebram com facilidade.

vaso de plástico

* Vasos de plástico: São leves, de fácil manuseio, menor custo, maior resistência à quebra e maior durabilidade, além de mais fáceis de limpar. Retém melhor a água, permitindo um aumento do período entre as regas. Por serem muito leves, podem tombar com plantas de maior porte. Existe o perigo de excesso de água no substrato (encharcamento), se as regas forem muito frequentes. Há diversas formas e cores.

vaso de cimento
* Vasos de cimento-amianto: São preferidos quando se tornam necessários recipientes grandes e/ou floreiras, mais comuns em áreas externas ou recintos amplos. Tais vasos apresentam alta resistência ao frio e ao calor, evitando mudanças bruscas na temperatura do substrato. Possuem, além disso, baixa capacidade de retenção de água, prevenindo o encharcamento. Deve-se isolar a superfície interna do vaso com um neutralizante líquido, para evitar danos às raízes que entram em contato com as paredes. Hoje, o uso de quaisquer recipientes de cimento-amianto está sendo abandonado devido aos problemas de saúde que podem ser causados pelo amianto.

vasos de fibra de coco
* Vasos de fibras de coco:
De vários formatos e tamanhos, estão sendo usados para substituir os de xaxim. Feitos apenas com cascas de coco entrelaçados e amarradas, não seguram tanto a umidade como os de xaxim.

vasos de madeira
* Recipientes de madeira: São utilizados em geral por motivos estéticos, como cachepôs, quando usados para plantio, a madeira deve receber uma boa impermeabilização, caso contrário deteriora-se rapidamente, o que, além de diminuir a vida útil do recipiente, pode alterar as condições físicas e químicas do substrato.

vasos-acrílico-jpg
* Vasos de acrílico: Nenhuma porosidade. Exige maior precisão na rega. Se optar por vasos suspensos, não os coloque em áreas de circulação. É inconveniente para a planta e pode causar acidentes. Use buchas plásticas e correntes fortes.

janel354