Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dietes_iridioides_20

A Moreia é o nome popular de uma espécie vegetal também chamada popularmente de Moreia-branca. É uma espécie vegetal nativa do continente Africano, sendo uma planta endêmica da África do Sul e pertence à família Iridaceae.

É uma planta rústica e ornamental, que está ficando cada vez mais popular o seu cultivo devido à baixa manutenção que ela necessita, e apresentar uma grande beleza para decorar o seu jardim.

A família botânica Iridaceae
É uma família de plantas angiospérmicas e monocotiledôneas, que incluem 80 gêneros e 1800 espécies diferentes. A família Iridaceae recebe esse nome como forma de homenagear a deusa grega Iris, que levava as mensagens do Olimpo para terra pisando sob um arco Iris.

As flores das espécies dessa família apresentam as cores constantes no arco Iris. As plantas Iridaceaes passam as 04 estações mantendo as suas folhas com a cor verde. Elas podem se apresentar como arbustos ou ervas.

São facilmente encontradas nas regiões áridas e montanhosas, principalmente na África, na América do Sul e América Central.

As espécies Iridaceaes possuem grande importância econômica sendo usada no paisagismo (devido ao seu grande potencial ornamental), na horticultura e são aproveitadas pelas suas características aromáticas e terapêuticas. Entre as espécies desta família encontramos: o açafrão, a flor leopardo, a Iris, entre outras espécies.

Dietes iridioides2

Características da Moreia
A Moreia é uma espécie vegetal herbácea, rizomatosa e entouceirada. É uma planta muito similar a Íris, no entanto é muito mais rústica que a Íris.

A Moreia se caracteriza por ser uma espécie vegetal que apresenta ciclo de vida perene. É uma planta de pequeno porte que atinge uma altura média de 60 cm de altura e 45 cm de diâmetro.

Sua folhagem atinge uma altura de 40 cm, e as suas folhas se apresentam dispostas em forma de leque, são coriáceas, possuem formato linear, lanceoladas  e possuem a coloração verde escura.

As folhas da Moreia se caracterizam por possuírem natureza permanente e serem longas. As inflorescências são eretas e ramificadas, possuem flores dispostas numa quantidade que varia de 01 a 03, possuindo a coloração branca, com uma mancha amarela que fica localizada próxima a base existente nas sépalas.

A floração acontece normalmente na primavera e no verão, chegando a perdurar até parte do outono. Essa é uma planta que exige baixa manutenção, devido a sua rusticidade.

Dietes iridioides3

O Cultivo da Moreia
A Moreia é uma espécie vegetal que se desenvolve melhor e floresce com maior beleza quando é cultivada em locais que possuem clima ameno e frio, que é a situação climática apreciada pela planta. No entanto, essa espécie vegetal, consegue se adaptar a diferentes condições climáticas, como: clima tropical, subtropical e temperado.

Devido ao fato da Moreia apreciar climas amenos e mais frios (clima temperado principalmente), ela deve ser cultivada exposta ao sol, para que assim tenha boas condições de luminosidade.

O solo ideal para seu cultivo é a mistura terra de jardim com terra vegetal, podendo ser feitas aplicações de material orgânico, para que a espécie vegetal consiga se desenvolver com plenitude e rico em material orgânico.

A irrigação deve ser feita de maneira regular, contudo sem a necessidade de deixar o solo encharcado, pois essa situação pode levar a planta à morte, pois suas raízes podem ser sufocadas. As regas podem ser feitas em uma média de 02 a 03 vezes por semana, irrigando uma vez a cada 02 dias.

O controle da irrigação pode ser feito de acordo com a condição do solo, quando esse estiver seco, pode ser feita a irrigação. Para manter a Moreia bonita, basta retirar as flores e folhas secas. Pelo fato de exigir baixa manutenção para as pessoas que a cultivam, a Moreia é uma espécie que pode ser cultivada em vários tipos de jardins.

Pode ser cultivada de maneira isolada ou em grupos, que irão causar um belíssimo efeito em seu jardim. Quando cultivadas em grupo, podem ser plantadas visando a formação de um maciço de plantas (varias Moreias sendo cultivadas no mesmo jardim) ou em forma de bordadura (a Moreia sendo cultivada de forma que delimite os canteiros do jardim).

Dietes iridioides1

Propagação
A Moreia é uma planta que pode se multiplicar ou propagar em qualquer época do ano, isto é, o inicio de sua reprodução pode ser realizada em qualquer estação do ano: primavera, verão, outono e inverno.

É uma espécie vegetal que se propaga de 02 formas: pela dispersão de suas sementes e pela divisão de suas touceiras.

A multiplicação por dispersão das sementes é o processo reprodutivo de plantas mais conhecido que existe, pois consiste em pegar as sementes que foram geradas pela planta e espalhá-las em locais apropriados para cultivo para que as sementes germinem e gerem uma nova planta.

A multiplicação por divisão da touceira consiste em realizar cortes nos rizomas da Moreia para criar mudas que irão gerar novas plantas. Na realização dos cortes nos rizomas da planta há a necessidade de ser feita com cuidados, pois é necessário manter partes do rizoma, das raízes e das folhas para que as mudas tenham condições de germinarem e se desenvolverem uma nova planta.

jardim11

Gengibre-de-kahili (Hedychium Gardnerianum)1

Existem algumas espécies diferentes de gengibre e o Gengibre-de-kahili é um desses tipos. O seu sabor intenso divide muitas opiniões e enquanto algumas pessoas detestam essa planta que é muito consumida na culinária, outras pessoas adoram usá-la para dar um toque todo especial aos seus pratos.

Para quem gosta de jardinagem, mas ainda não tem um canteiro de gengibre-de-kahili em seu jardim, vale muito a pena começar a cultivar essa planta.

O gengibre-de-kahili é uma das plantas que fazem parte da família da Zingiberácea. A planta tem origem no continente asiático e com tanta popularidade na Europa, o que faz com que muitos estudiosos de plantas atestem que essa espécie de gengibre venha mesmo desse último continente.

Apesar de ter um local de origem, o gengibre-de-kahili ganhou popularidade no mundo inteiro e com isso, ganhou também diversas outras nomenclaturas populares como por exemplo o Conteira, Gengibre-amarelo, Lírio-do-brejo-amarelo, entre outros.

Categorizado como arbusto e planta palustre, o gengibre-de-kahili pode chegar até 2,5 m de altura quando são bem cultivados.

As folhas do gengibre-de-kahili apresentam-se sempre na cor verde mais escura, o caule é mais duro, grosso e sempre subterrâneo. As flores são em formato tubulares, na cor amarela sendo mais clara e em espigas que apresentam-se mais eretas.

Hedychium_gardnerianum

Aqui no Brasil, ele chegou logo após o descobrimento não chegando nem ao primeiro século. Ele foi descoberto aqui através de naturalistas que visitaram as nossas terras, que ainda era colônia dos países europeus na época e encontraram o gengibre-de-kahili sendo cultivado pelos índios e chamados de mangaratiá ou magarataia.

Atualmente o gengibre é amplamente cultivado na parte litorânea de Santa Catarina, do Paraná e também da parte sul de São Paulo. É exatamente nessa região que o solo apresenta as melhores condições de cultivo para essa planta.

Como cultivar o gengibre-de-kahili
Por ser uma plantas comestível, o gengibre-de-kahili deve ser muito bem cultivado para que tenha uma boa qualidade e poder ser consumido. O cultivo deve ser feito em solo argiloso e/ou arenoso, fértil e com uma boa drenagem. Esse último fator é muito importante para controlar a quantidade de umidade ideal que o solo vai exigir da plantação.

Alguns especialistas classificam o gengibre-de-kahili como uma planta aquática, mas na verdade ele é apenas uma planta que exige uma quantidade de água bem grande para se desenvolver bem.

É importante lembrar que o solo pode ser até um pouco mais úmido, mas jamais encharcado, pois corre o risco da sua planta apodrecer e morrer. O plantio do gengibre-de-kahili deve ser feito preferencialmente na época do ano que as chuvas são mais intensas, isso foi atestado oficialmente por técnicos do Instituto Agronômico do Paraná.

O solo preferido para o cultivo do gengibre-de-kahili é de pH com taxa entre 5,5 e 6,0 e a correção que é feita no calcário do solo deve ter um espaçamento de no máximo três meses antes do plantio. As covas para o plantio devem ter no máximo 15 cm de profundidade e a distância entre elas entre 5 a 8 cm. Quando for plantado, deve-se cobrir o canteiro com uma camada de terra com 10 cm de espessura.

flores321