Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Peperomia magnoliifolia
Trata-se de uma planta ornamental pertencente à família Piperaceae, com origem na Índia e, se caracteriza pelas suas folhas que tem um tom verde que se mistura com um tom de vermelho.

Um dos principais usos da peperômia-tricolor é como planta ornamental, pode ser cultivada em canteiros ou em vasos como uma planta pendente ou ereta. Uma planta que é bem comum de ser encontrada em formações florestais brasileiras principalmente na Mata Atlântica.

Nesses habitats a peperômia-tricolor se encontra como pequeno arbusto ou árvore. Geralmente essa planta apresenta algum tipo de alteração, mas ainda assim é bem fácil de reconhecer. Podemos observar essa planta devido a presença de flores grandes e com uma base bem assimétrica.

Quando inserida nesse ecossistema a peperômia-tricolor é um dos principais elementos entre as epífitas. Uma planta que é quase sempre carnosa, bastante bonita e com uma presença marcante.

A família Piperaceae é uma família de plantas Magnoliídeas que conta com algumas variedades com um toque de pimentas. Uma planta que é quase totalmente tropical e que pode ter de cinco a oito gêneros. No total podem ser encontradas cerca de 2000 espécies.

Somente no Brasil é possível verificar a presença de cinco gêneros com mais ou menos umas 500 espécies.

Descrição
A peperômia-tricolor é um tipo de planta herbácea perene que chega a ter 0,30 m, conta com folhas opostas que são carnosas e rígidas. Essas folhas são inseridas no caule da planta que é suculento. Uma das características mais marcantes das folhas dessas plantas é que elas são manchadas de forma irregular.

A combinação de cores pode ser feita de um tom creme e verde claro azulado, já as margens tem um tom de vermelho assim como os pecíolos e ramos. Quando essa planta chega ao momento da floração essa se dá em forma de espiga. As flores são bem pequeninas e esbranquiçadas, um tipo de planta que não tem muita expressão.

Em geral o florescimento da planta se dá durante o verão, a planta é perfeita para cultivar nos locais com um clima mais quente. Trata-se de uma planta que não tolera geadas.

Cultivo
Para que o cultivo da peperômia-tricolor seja bem sucedido é importante que ela se desenvolva a meia sombra. O ideal é que a planta receba cerca de 4 horas de sol por dia para que se desenvolva mais forte. Ajude o crescimento da planta enriquecendo o solo com matéria orgânica.

Em relação à irrigação é indicado que o solo seja mantido úmido. Para evitar encharcar as raízes confira sempre se o substrato está umedecido, se estiver não precisa regar, se estiver completamente seco vale a pena colocar mais água. Outro ponto importante é ajudar a planta com adubação.

Coloque um pouco de adubo de gado ou mesmo adubo de aves, deve estar bem curtido. Acrescente ainda composto orgânico e areia, no caso de o adubo estar muito compactado. Em seguida plante as mudas mantendo uma distância de mais ou menos uns 15 cm entre elas.

Obtenha um resultado melhor cultivando em linhas desencontradas, faça extensos

Os cuidados coma floração
Por mais curioso que pareça nem sempre o objetivo do jardineiro é que a sua planta floresça. Isso se dá porque quando a planta emite um pendão floral estaciona no crescimento e assim para o surgimento de folhas do tamanho convencional. Pode ser que a planta passe a ter folhas pequenas para acompanhar o tamanho das flores.

Ao cultivar a peperômia-tricolor pela sua folhagem, quando perceber que o pendão floral começou a ser emitido retire-o usando uma tesoura-de-poda, é importante que o mesmo esteja bem limpo.

peperomia-magnoliifolia-variegata
Propagação da peperômia-tricolor
Dentre os métodos possíveis para fazer a propagação dessa planta estão o de estaquia de ramo. Para isso comece cortando 10 cm de ponteiros de plantas que estejam escondidas ou mesmo que sejam do meio do canteiro ou maciço. Vale lembrar que no caso dessa planta as folhas também têm a capacidade de criar raízes.

O cultivo da planta pode ser feito num primeiro momento em potes, caixotes que tenham areia, casca de arroz carbonizada, vermiculita e perlita. O substrato deverá ser mantido sempre úmido, fique de olho para ver se o enraizamento da planta já começou.

Depois que a planta criar raízes chegará o momento de fazer o seu transplante para os sacos ou então para um vaso. A planta deverá crescer até chegar a mais ou menos uns 15 cm. Nesse ponto ela estará pronta para ser comercializada.

peperomiatricolor
O uso no paisagismo
Como já foi destacado, a peperômia-tricolor é bastante utilizada para fins paisagísticos. Em geral esse uso pode ser feito sob a forma de bordaduras de canteiros de plantas que tenham um tom de verde mais escuro bem como também com plantas que tenham floração sazonal como jasmim-do-cabo ou azaléas. Quando as flores surgirem o colorido será intenso e maravilhoso.

Fique atento, pois o crescimento da jasmim-do-cabo acontece de forma bem irregular. Sendo assim você deverá utilizá-la dessa forma se desejar cobrir a borda dos tijolos ou que as plantas cresçam além do canteiro. Nos casos das bordas gramadas sem proteção de separador de grama é necessário ter uma atenção especial para as possíveis manchas que poderão surgir no solo que ficar desprotegido em que a planta cresce.

A peperômia-tricolor é uma planta bastante utilizada em jardins de Feng Shui principalmente com o objetivo de ajudar a tornar mais suaves as linhas que são muito rígidas como nos canteiros de borda de alvenaria de linhas retas ou então no setor da fama em que o seu tom vermelho das bordas se encaixa nos ensinamentos da filosofia milenar.

janelachuva

azaleia-branca
Quando você cultivamos uma espécie de planta em particular, esperamos que ela dê frutos ou flores, exceto os arbustos e gramas. O problema é que nem sempre isso acontece e muitas vezes ficamos sem saber o que fazer com elas. A falta de flores ou de frutos em uma planta pode se dá pelos mais variados motivos, mas a certeza é que algo está errado com o desenvolvimento da espécie. E para corrigir o problema, precisamos  descobri primeiro qual é.

Época do florescimento
Toda planta possui uma época de florescimento. Isso pode acontecer em um mês específico ou então em determinada estação do ano. Quando você cultiva uma espécie de flor, é importante saber esse detalhe para acompanhar o crescimento da espécie e também não acabar sem flores no seu jardim.

Além de saber a época do florescimento, devemos saber também qual a melhor época para cultivar a planta. Sim, porque existem plantas que só conseguem germinar no inverno, outras somente na primavera, algumas no verão e umas determinadas espécies no outono. E

Então imaginemos ter aquela muda ou semente de uma linda flor, cultivá-la na primavera e esta ser uma espécie de inverno? A planta não germina e caso isso aconteça, já que existe o fator clima que ajuda, pode não crescer tão bonita.

Por último, existe ainda o período do ciclo de vida da planta. Existem plantas perenes, anuais e muito mais. Então saber quanto tempo vai levar para a espécie completar esse ciclo, vai com certeza nos ajudar a ter plantas com mais flores no jardim.

Uma planta deixa o ambiente muito mais bonito e até mesmo mais limpo, pois elas têm o poder de purificar o ar que respiramos.

Acontece que cultivar uma espécie sem conhecer nada sobre ela, pode ser um dos grandes motivos que leve a sua planta a não florescer. Então saiba bem de todas as suas necessidades e principalmente da sua formação.

aloé vera

agave-FLORIDA
Algumas espécies só florescem uma única vez então de repente você tem essa espécie em casa e não se atenta para esses detalhes. Outras espécies só florescem quando chegam à fase adulta, como é o caso das plantas Aloés e Agaves.

Então devemos nos informar bastante sobre cada espécie para não ser pego de surpresa quanto ao florescimento.

Adubando a planta
Mesmo tomando todos os cuidados citados mais acima sua planta não está florescendo, então só podemos concluir que o problema dela é somente um: falta de adubo. O adubo é responsável por depositar uma série de nutrientes nas plantas e por esse motivo é tão importante para todas as espécies.

Acontece que da mesma forma que ele ajuda a planta a se desenvolver, ele também pode prejudicar quando é colocado em excesso ou quando você utiliza o adubo errado.

As plantas se alimentam através da fotossíntese e o adubo é uma espécie de combustível que você coloca no solo para que ela possa retirar todas as energias para completar esse processo.

Quando a planta não encontra os minerais corretos ou suficientes no solo, o processo de fotossíntese também é prejudicado e a planta não se alimenta.

Da mesma forma que for colocado nutrientes na terra para deixar a planta mais forte, vai aumentar a resistência da espécie para pragas e doenças, que é um caso tão comum em jardins.

jasmim-manga
Adubo NPK
Com certeza já foi ouvido falar dos adubos de formulação NPK. A maioria das plantas recebe por indicação esse produto e de fato, ele leva as substâncias mais importantes para o desenvolvimento dessa espécie.

O nome vem dos três compostos do adubo, que são:
* Nitrogênio = N
* Fósforo = P
* Potássio = K

O Nitrogênio vai agir na parte verde da sua planta e com isso favorecer a brotação da mesma. É esse componente que faz nascerem as folhas.
O Fósforo é o componente responsável pelas flores e pelos frutos.
Já o Potássio, diz respeito às funções fisiológicas da sua planta.
Dessa forma, no caso da falta de florescimento, pode ocorrer a ausência dos três nutriente ou somente do potássio, responsável por essa função.

Quando a formulação, a dúvida também é grande. Um adubo NPK de formulação 10-10-10 indica que ele tem 10% de cada componente em sua fórmula. Então se a intenção é ajudar o florescimento de determinadas espécies, a porcentagem de potássio deve ser maior. Cuidado apenas para não escolher aquela formulação desproporcional, pois o excesso de um componente também pode matar ou danificar a planta.

Já que estamos falando em adubo de mais e adubo de menos, vamos entender como saber qual a quantidade certa para a sua planta. Geralmente, no pacote do produto vem especificando exatamente a quantidade por planta, mas dependendo da espécie ou da situação do seu canteiro, pode acontecer de você precisa de mais ou de menos adubo.

Quando não adubar as plantas
Toda planta possui um período de descanso. A maioria das espécies tem esse período compreendido entre maio e julho, mas por via das dúvidas, você pode consultar na internet ou na loja onde vai comprar as mudas e as sementes.

Como vimos logo no começo da postagem, as plantas também possuem uma época certa para floração e nesse caso, devemos evitar colocar qualquer quantidade de adubo próximo à essa época.

Com essa ação poderão fazer com que suas plantas perdessem todos os botões de flores e então seria necessário esperar o próximo ciclo, o que não é nada interessante para nenhum cultivo.

janelabuterflay