Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Senecio rowleyanus1

Nativa de regiões desérticas da África, o colar-de-pérolas é uma planta suculenta muito curiosa, devido à forma esférica de suas folhas, semelhantes à ervilhas. Esta adaptação das folhas torna a planta muito resistente à perda de água e consequentemente aos períodos de seca.

As folhas ainda tem uma estreita faixa transparente, como um janela, para que a luz penetre no seu interior e aumente a fotossíntese. Quando sob iluminação suficiente, produz flores pequenas, compostas, brancas e com um delicioso perfume de canela. Ocorre ainda uma variedade de folhas variegadas.

É uma espécie suculenta muito utilizada como uma planta pendente. Além do seu nome popular mais conhecido, a espécie pode ser chamada de rosário ou pérola-verde.

Com relação a sua altura de crescimento, é considerada uma planta de pequeno porte, atingindo menos de 15 cm no geral. No que se relaciona ao seu ciclo de vida, ele pode ser perene, mas deve ser cultivado em luz difusa, meia sombra e sol pleno.

Senecio-rowleyanus

Descrição da espécie
A planta colar-de-pérolas é herbácea, suculenta e rasteira, cultivada para ser usada como uma planta pendente. Suas hastes costumam crescer bastante, atingindo entre 0,60 e 1,00 m de comprimento.

Durante a época do verão, as suas folhas costumam ficar em uma coloração verde clara, mas é muito mais comum que as folhas comecem a nascer com uma tonalidade em verde escuro.

As folhas costumam parecer com ervilhas bem verdinhas, sendo pequenas demais, possuindo no máximo 0,5 cm de diâmetro. O pecíolo dessas espécies, que ficam nas folhas, é quase séssil. Do mesmo, parte uma linha com uma cor verde mais escuro do que aquele que começa a crescer no início do crescimento das folhas de verdade.

O tom é meio transparente que acaba por terminar em uma pequena ponta, sendo bastante parecido com uma pérola, chegando a ser comparada com o acabamento para brincos. Esta planta costuma ser muito resistente as temperaturas baixas e quando está para ser cultivada, prefere os climas mais quentes. Por causa disso, são possibilitadas de serem cultivadas em diversas partes do Brasil, por exemplo. As temperaturas amenas também não acabam por estragar o desenvolvimento desta espécie.

Senecio-rowleyanus flores
As flores da planta podem crescer de forma rápida, igualando-se as suas folhas. Todas as flores crescem em formato de capítulos, com a coloração bem branca e com os estames coloridos de uma cor púrpura, extremamente forte e que acaba por atrair alguns insetos polinizadores. As flores costumam florescer na primavera e possuem um perfume bastante chamativo, diferente e que atrair alguns insetos.

Modo de cultivo
Para começar, a espécie é propriamente cultivada em vasos, para que desenvolva a sua forma pendente, demonstrando toda a sua beleza. Durante o verão, por mais que a espécie tolere muito bem as altas temperaturas, o sol nunca poderá incidir por completo em suas folhas, evitando este contato direto.

Mesmo assim, o local de cultivo deverá estar repleto de luz para o seu bom desenvolvimento. Portanto, um lugar ideal ara começar o cultivo desta suculenta é um que seja bem luminoso, pegando o sol fraco das manhãs, mas que tenha sombras para proteger a planta do sol forte da tarde.

Com relação às regas, elas devem ser mais espaçadas durante as épocas quentes, possuindo mais resistência dessa maneira para suportar o calor. Assim, para irrigar, o substrato deve estar bem seco, mas as regas, mesmo que espaçadas, devem ser abundantes.

No inverno, a quantidade de água deve ser diminuída para evitar que fungos surjam ao longo das folhas e também do solo onde a espécie se encontra. Nesta etapa do cultivo, é preciso presta muita atenção, já que os fungos apodrecem as plantas por completo.

O substrato para cultivo deverá ser muito bem drenado, onde muita matéria orgânica deverá estar presente. Areia e outros materiais orgânicos de textura bem grosseiras também devem estar presentes no solo de cultivo. Neste caso, usar húmus de minhoca misturados com compostos orgânicos pode ser uma ótima opção para começar a preparar o solo para cultivo, de forma que a planta comece a se desenvolver da forma mais correta possível.

Senecio rowleyanus3

O recipiente para cultivo como vasos e jardineiras não podem ser extremamente profundos justamente para que a matéria orgânica possa penetrar com mais facilidade no interior das plantas.

Durante a drenagem e as regas, colocar no fundo dos vasos a chamada manta geotêxtil. Ela vai ajudar a gerar uma efusão para que a água de irrigação não fique presa ao solo, podendo estragar a plantação.

Junto à manta, uma mistura de areia úmida também poderá ser colocada para permitir a vasão da água durante as regas em todas as épocas do ano. Ao preencher o solo com os objetivos necessários, colocar a muda e acomoda-la bem ao fundo.

Logo em seguida, preencher o buraco com o substrato já preparado, ou seja, o resto do solo que foi usado em toda a preparação prévia do substrato orgânico para a planta. Nunca esquecer de regar assim que a sua planta estiver bem acomodada.

No início do cultivo, é sempre bom proteger a espécie do frio, chuvas e do calor excessivo. O ideal mesmo é que ela permaneça em um local mais arejado pelo menos nos primeiros dias do seu crescimento, para que ela possa se acostumar com o ambiente.

Vale lembrar que o seu florescimento não ocorre em todas as regiões em detrimento deste fato.

luacheia

Schizanthus_pinnatus

A borboletinha é uma planta da família das Solanaceae e categorizada como uma flor anual. Ela é originária de vales de montanhas costeiras no Chile, onde cresce sob baixas e médias altitudes (de 0 a 2000 metros), em condições de pouca umidade e clima agradável, mas tanto em altas como em baixas altitudes essa planta se desenvolve bem.

Apesar de ter esses lugares como origem, a planta é encontrada em diversas partes do mundo, desde que ofereça as condições de cultivo ideais para ela.

Devido essa variedade, outros nomes populares também existirão como orquídea-de-pobre.  Ela não é uma planta grande, medindo no máximo 1 m de altura, mas em comparação à outras da mesma espécie, ela se desenvolve muito mais.

A borboletinha possui um ciclo de vida anual, o que significa que a planta terá uma flores que brotam apenas de ano em ano. Essa espécie é uma planta herbácea florífera e recebe grande destaque pelas suas flores que são muito exóticas e se assemelham muito à uma borboleta, por esse motivo o nome.

Elas também são muito parecidas com as orquídeas e em algumas regiões são classificadas dessa forma mesmo não fazendo parte da mesma família.

Schizanthus_pinnatus_
Características da Borboletinha
As folhas da borboletinha são sempre na coloração verde clara, possuem formato que lembram muito as samambaias, sendo recortadas e hirsutas. Ser uma planta de folha hirsuta, (folhas cobertas por longos pelos e com textura bem áspera e flexível).

O florescimento da borboletinha acontece sempre durante a primavera. As suas flores são bem pequenas, com as pétalas recortadas e com marcas que parecem pintinhas. Essas pintinhas são sempre em cores distintas, principalmente nas três pétalas que se localizam na parte superior da planta.

Dependendo do cultivo, a cor por ser mais sólida ou apresentar degradês mesclando o rosa, o branco, o vermelho, o salmão e o lilás. Já as marcações variam sempre entre o amarelo claro e o laranja. Existem aquelas que as pintas serão também na cor vermelho vinho ou até mesmo pretas.

Existem algumas espécies de borboletinha que são anãs e nesse tipo as flores encobrem totalmente a planta e você tem um resultado visualmente muito lindo. Estas espécies anãs são as mais procuradas para jardins e para serem cultivadas em vasos. Já as espécies mais altas, possuem também caules mais fortes e são mais indicadas para flores de corte. Essa espécie de planta não apresenta frutos em sua formação.

Schizanthus pinnatus
Cultivo
A planta deve ser cultivada em canteiros que precisam ser bem preparados, na forma de bordaduras, maciços ou então juntamente com outras flores anuais. Apesar de não ser tão comum, pode ser cultivada também em jardineiras e vasos.

Esse último caso é mais usado quando a borboletinha é tida como uma flor para adornar ambientes internos devido a sua durabilidade que é grande. Nesse tipo de uso, deve-se atentar para que o ambiente seja muito bem iluminado. O cultivo em jardins deve ser feito sempre sob o sol pleno ou então à meia sombra.

O solo tem que ser bem humoso, com boa capacidade de drenagem, pois a planta não se adapta bem em solos encharcados, ele também deve ser enriquecido com matéria orgânica e a irrigação tem que ser feita com certa regularidade.

Como já foi citado logo acima, a planta não gosta de solos encharcados, então quando for escolher o local para cultivar a sua borboletinha, dê preferência aos lugares mais secos do seu jardim ou então coloque a planta em canteiros elevados.

A realização do processo de pinçamento ou beliscamento das folhas nas plantas ainda jovens faz com que o seu crescimento seja estimulado e que ela cresça também de uma forma mais compactada.

Schizanthus pinnatus2

A multiplicação da borboletinha é feita por sementes que devem ser colocadas à terra para germinação sempre durante o outono ou o inverno. Se for usada mudas transplantadas, é ideal que tenha sempre um espaçamento mínimo de 25 cm entre uma planta e outra.

Praga e doenças
Nenhuma planta está livre de pragas e doenças e no caso da borboletinha não seria diferente. Essa espécie é muito suscetível à pulgões e míldio então você deve se atentar um pouco mais para evitar esses dois problemas.

Os pulgões ficam alojados nas folhas, nos caules e nos brotos de sua borboletinha sugando toda a seiva da planta até que elas morram. Com esse tipo de problema, as folhas ficam sempre amareladas e enrugadas. Eles só atacam plantas com deficiência na terra, luz e com excesso de água. Procure sempre observe esses três pontos para evitar tal problema na planta.

Já o míldio é uma camada de pó branco em determinadas partes da planta. Esse problema favorece e muito o aparecimento de fungos então deve ser evitado a todo custo. Eles aparecem sempre que uma planta recebe umidade além do que ela de fato precisa, então procure sempre melhorar as condições da  planta para que ela não adoeça.

6389907021_c236ed9ae3_o