Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Homalocladium Platycladum6

A Fita de moça é uma planta de folhagem muito bonita, diferente e bem exótica. Tem a sua origem nas Ilhas Salomão, Nova Guiné e também na Oceania. É uma planta da   família das Polygonaceae.

Apesar de ser uma folhagem, ela pode chegar até 3 m de altura quando são bem cultivadas e são ótimas para ornamentação de ambientes. Esse tipo de planta tem o ciclo de vida perene, o que significa que, se for bem cultivada folhagem nascerão todo o ano.

Uma planta com ciclo de vida perene, significa que esta levará mais tempo para completar o ciclo de floração, o que pode levar até 2 anos para acontecer.

Essa planta é um ótimo exemplo de espécies bem curiosas e exóticas. Apesar de ser estranha e aparentemente sem beleza, ela vem cada vez mais ganhando admiradores e espaço nos jardins ao redor do mundo. Apesar dos lugares de origem, essa planta vai ser encontrada em diversas outras regiões e com isso, vai receber também outras denominações como é o caso de Solitária, como também é chamada essa espécie.

Por ser uma planta de folhagens, a fita-de-moça é chamada de arbusto sem nenhum problema. Ela tem a constituição semi-herbácea, com ramos bem eretos no início e já reclinados e pendentes no final.

A espécie pode ser plantada tanto em grupo, mesclado com outras plantas ou pode também ser conduzida como uma trepadeira, forma que é muito utilizada devido à formação da planta. Ela se adapta muito bem em jardins de pedra ou contemporâneos e pode também ser cuidada em jardineiras e vasos, quando serão usadas como planta ornamental.

Homalocladium_platycladum_13

Folhas, flores e frutos da planta
Os ramos da fita-de-moça são bem achatados, estriados, com um brilho diferenciado e são bem planos. Essa planta não tem uma folha propriamente dita e fica a cargo desses ramos, desempenharem esse papel, principalmente quanto ao processo de fotossíntese e respiração. Lembrando que esses processos são indispensáveis para qualquer espécie de planta. Com a ausência das folhas, chamamos os ramos de cladódios.

Talvez possa ser perguntado como pode existir uma planta sem uma única folha. A fita de moça não tem folhas totalmente extintas, elas apenas não aparecem sempre. Podem existir exemplares onde elas brotam, mas isso acontece em número muito reduzido e passa muitas vezes imperceptível. É exatamente por esse motivo que os ramos tornaram-se de extrema importância para a planta.

As flores da fita-de-moça são bem pequenas e aparecem sempre nas laterais dos ramos. Elas têm a coloração verde bem clara, não havendo nenhuma variação. É a partir das flores da fita de moça que os frutos da planta nascem.

Homalocladium Platycladum1

Como o tamanho das flores é bem pequeno, o tamanho dos frutos dessa planta não poderia ser diferente. Eles são pequeninos e sempre na cor vermelha, como se fossem pequenas cerejas ou amoras. Com o aparecimento dos frutinhos da fita-de-moça, a textura do arbusto muda um pouco, mas nada que venha prejudicar o crescimento da planta.

Cultivo
O cultivo da planta deve ser feito sob o sol pleno, à sombra ou meia sombra, jamais em locais sem acesso da luz solar porque a sua planta com certeza morrerá. O solo deve ser bem fértil e adubado com matéria orgânica para que a planta cresça bem e tenha resistência à mudanças de climas e ao ataque de fungos comuns da espécie.

As regas devem ser feitas em períodos certos, sendo os intervalos entre uma rega e outra devidamente obedecidas para que a planta se desenvolva bem. Essa atenção deve ser dada principalmente na primeira fase da planta, que é quando ela se encontra mais frágil.

A planta consegue adaptar-se muito bem em regiões com calor e umidade tropical e quando as regiões apresentam climas mais temperados, essa planta deve ser cultivada em estufas para poderem se desenvolver.

A multiplicação é feita por estaquias dos cladódios ou então sementes sempre recém colhidas. Esse detalhe acerca das sementes é muito importante para você evitar guardar sementes porque elas não serão eficientes e dificilmente germinarão.

Ainda assim quando conseguirem desenvolver uma planta, esta não será muito consistente podendo morrer com mais facilidade.

ventos

Ficus_auriculata

A figueira-de-jardim é uma planta muito conhecida principalmente nos países mais tropicais. A espécie de planta pertencente à família das Moraceae. Categorizada como uma árvore frutífera e ornamental, cujo fruto é saboroso e utilizado em diversas receitas pelo mundo.

A origem da figueira-deardim é dada à diversos lugares: China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Índia e Vietnã. Quando cultivada corretamente, ela se desenvolve muito bem em diversas outras regiões diferentes dessas de origem e sendo assim, receberão outros nomes populares como Figueira-vermelha.

Essa árvore pode alcançar até 6 m de altura e por esse motivo, é bom ficar atento deve sobre o local onde vai cultivar, para não ter problemas com o desenvolvimento da planta. Ela apresenta um ciclo de vida perene, o que significa que durante o ano inteiro terá folhas, flores e frutos nascendo. Isso acontece porque o tempo que a planta vai levar para completar sua floração pode durar até 2 anos para ser concluído.

Ela é muito popular nas florestas subtropicais úmidas do sudoeste da Ásia, o que fez que ela ganhasse uma popularidade muito grande quanto ao seu uso de forma decorativa. De fato, ter um exemplar dessa espécie no jardim ou simplesmente no quintal de casa é muito gratificante tanto pela beleza, como pelos frutos saborosos e ricos em nutrientes que ela dá.

Ficus auriculata

Ficus_auriculata-frutos

As Folhas e frutos
As folhas da figueira-de-jardim é semi decídua. A sua copa é muito densa e completa com uma forma arredonda e com espessura bem larga. O tronco é um pouco curto em relação ao tamanho total da planta e dificilmente ultrapassa os 6 m que citamos mais acima como tamanho máximo da espécie.

As folhas são alternadas, de tamanho bem grande, com o formato mais ovalado e orbicular. A textura destas é bem fina o que vai dar uma delicadeza diferenciada e destacar as nervuras que são bem marcadas. Elas se apresentam sempre na cor vermelha quando são jovens e ficam verdes gradativamente ao envelhecerem.

Os frutos da são bem semelhantes aos figos tradicionais que todos costumamos comer. Eles aparecem a partir das inflorescências que são do tipo sincônio. A diferença entre esses figos e os tradicionais é que nessa espécie eles são bem maiores e tem a consistência mais dura também.

A polpa desses figos é muito gelatinosa, assim como o dos tradicionais e comestíveis sem nenhuma restrição. Elas são muito populares na Ásia, e são comidas tanto crua como cozidas. Nesse continente, os nativos utilizam a polpa dos figos em pratos das mais diversas variações podendo serem doces ou salgados.

Em outros países, os frutos e também as folhas são muito utilizados como planta forrageira, tipos de prática onde é feito o aproveitamento dessas duas partes de uma planta para alimentar animais de criação.

Uso na decoração e ornamentação
Como é uma planta bastante bonita, facilmente as pessoas adotarão a figueira-de-jardim como uma planta decorativa. Aliás, não é a toa que ela recebeu esse nome, pois é muito solicita em jardins abertos ao redor do mundo. O cuidado deve ser apenas sobre o espaço onde vai ser cultivada a planta, pois como ela não é uma planta muito pequena, a falta de espaço pode comprimir as raízes e acabar matando a sua espécie.

A figueira-de-jardim também pode ser cultivada em vasos, para decoração de interiores, desde que estes sejam bem iluminados e amplos.

Figueira-de-jardim Ficus Auriculata

Cultivo
De acordo com os locais de origem, podemos concluir então que os melhores climas para cultivar a figueira-de-jardim é o Equatorial, Subtropical, Tropical. Acontece que por ser muito conhecida, mesmo regiões que não apresentem essas tais características climáticas podem desenvolver exemplares da planta.

Ela pode ser cultiva sob o sol pleno ou então sob a meia sombra. O solo deve estar devidamente fertilizado, deve ser bem profundo devido o tamanho das raízes da planta e também deve estar completamente enriquecido com matéria orgânica, para facilitar o seu desenvolvimento sadio e também o crescimento ideal da planta.

As regas devem ser regulares, pois a planta gosta de ambientes devidamente umificados. Jamais deixe a terra totalmente seca e principalmente totalmente encharcadas, pois além de causar a morte da planta, pode acabar ajudando na proliferação de fungos e outras doenças comuns para essa espécie.

Quando são cultivadas em regiões de climas temperados, tornam-se caducifolia e em climas tropicais, apresentam folhagens com características perenes. É uma planta muito rústica, o que significa que depois de germinada e desenvolvida, ela não vai “cobrar” muito, bastando apenas que seja mantida com as regas apropriadas.

A multiplicação dessa espécie é feita por sementes, estaquia e alporquia. No caso das sementes elas devem ser extraídas dos frutos caídos.

rosaamarela

Acalypha reptans
Espécie vegetal que pertence à família Euphorbiaceae. É conhecida também como  Rabo-de-gato, Acalifa-rasteira e Rabo-de-galo.

Trata-se de um arbusto nativo do continente asiático, de origem asiátiaca, tendo as suas primeiras origens da Índia. A planta é utilizada na composição de jardins por paisagistas devido a sua beleza e propriedades ornamentais.

Essa família botânica é formada por 290 gêneros botânicos, com cerca de 7.500 diferentes espécies vegetais que estão espalhadas por todo o mundo. De uma maneira geral, as espécies da família Euphorbiaceae são árvores, arbustos e subarbustos.

Uma das principais características das espécies vegetais da família Euphorbiaceae apresentarem em sua composição substâncias de consistência leitosa.

Um exemplo dessas substâncias é o látex, que é utilizado pelas indústrias para produzir tintas, plásticos, perfumes, sabões, papel, cola, cosméticos e outros produtos. Entre as espécies vegetais dessa família botânica, encontram-se as populares mamona e seringueira.

A Acalifa se distingui por ser uma planta que possui porte de pequeno a médio, apresentando caules e ramos lenhosos (compostos de madeira rígida devido a presença de lignina) que se dividem do tronco bem perto do solo. É uma planta que apresenta ciclo de vida perene, isto é, ciclo de vida longo.

No reino vegetal quando uma planta vive mais que dois anos, ela possui ciclo de vida longo. A Acalifa se caracteriza por possuir porte médio, podendo atingir uma altura que varia de 1,80 m a 3,00 m. Essa espécie vegetal é rústica, pois é uma planta que consegue crescer de maneira plena, sem que o cultivador tenha maiores cuidados com ela.

Para que isso aconteça, a planta exige apenas que ela seja plantada em um local que apresente grande incidência de luz solar e que sejam feitas algumas irrigações, isso acontecendo, a planta conseguirá se desenvolver e florescer, tornando o jardim mais belo e ornamentado.

A Acalifa é uma planta angiospérmica, que possui flores, sendo essas o grande chamariz desta espécie vegetal, pois suas flores possuem um formato único que se destacam por serem excêntricas, com uma textura que nos recorda um bicho de pelúcia e por isso chamam a atenção das pessoas, pois elas parecem muito com o rabo de um gato, por isso um dos nomes populares dessa espécie vegetal é Rabo-de-gato.

Acalypha reptans1
As folhas da Acalifa são de tamanhos grandes e largas, e o seu final é pontiagudo e elas possuem uma forma oval e são de natureza persistente ou permanente (a planta mantém as suas folhas durante todo o ano).

Devido as características das folhas da Acalifa, o seu aspecto excêntrico fica realçado, o que acaba a tornando diferente da grande maioria das espécies vegetais e fazem com que a planta chame a atenção das pessoas.

As bordas das folhas da Acalifa são serrilhadas (recordam pequenas serras), e floração é muito bonita e excêntrica pelo seu aspecto felpudo. As flores nascem durante todas as estações (primavera, verão, outono e inverno) e podem ser encontradas nas cores vermelha, roxa ou branco-creme.

No entanto, a maioria das Acalifas possuem as flores na cor vermelha. De uma forma geral as flores possuem um formato cilíndrico e alongado, podendo possuir um tamanho que pode chegar a 50 cm, sendo formada por diversas flores pequeninas. Pelo fato de ser uma planta com características únicas e muito bonita, que floresce durante todo o ano, a Acalifa é muito usada por paisagistas para formar belos jardins e para decorar os ambientes.

Cultivo
A Acalifa é uma espécie vegetal que aprecia ser cultivada em locais de clima tropical, que se caracterizam por apresentarem temperaturas quentes e altas umidades do ar. Contudo, apesar de ser uma planta típica de cultivo em regiões de clima tropical, a espécie consegue se adaptar a outros tipos de clima, e é encontrada em locais que possuem climas equatorial e subtropical.

Por ser uma planta que aprecia o clima quente, ela deve ser cultivada a meia sombra ou sob luz difusa para evitar a queimadura das folhas. Essa espécie vegetal só deve ser cultivada com exposição direta a luz solar, em locais que apresentem clima mais ameno ou em locais que forneçam sombra a planta, para que ela se proteja por alguns momentos.

A Acalifa é uma planta que não suporta ser cultivada em locais que possuem climas frios, por isso ela é uma espécie que não tolera geadas ou situações de frio intenso. O solo apropriado para o cultivo da planta é o fértil e com boa condição de drenagem.

Para a manutenção da fertilidade, o solo pode sofrer processo de aplicação de material orgânico (adubos e fertilizantes). O solo deve se manter úmido, no entanto não precisa ficar encharcado, por isso indica-se que a Acalifa seja regada em torno de 03 vezes por semana.

acalifarepens
A aplicação de adubo auxilia a planta a possuir muitas inflorescências, o que torna a planta muito mais bonita. Para que isso aconteça, ela pode ser adubada a cada 04 meses.

Podas podem ser feitas na Acalifa, essas podas ajudam a planta a manter um aspecto jovial, forte e bonito e a crescer de forma saudável. As podas podem ser feitas a cada 04 meses.

A Acalifa é uma planta que pode ser cultivada de muitas formas, podendo ser plantada de maneira isolada (um exemplo é o plantio em vasos que irá fazer com que a planta possua um porte pequenino) ou em grupos (como maciços e renques).

Multiplicação
A multiplicação da espécie é através de estaquia, que pode ser realizado em qualquer época do ano. No entanto, a planta se reproduz normalmente no inverno.

A estaquia se caracteriza na formação de estacas que buscam formar mudas com o objetivo de gerarem novas plantas. As estacas da Acalifa são do tipo ponteiro e elas precisam possuir ramos, folhas e raízes para que tenham a capacidade de gerar uma nova espécie vegetal.

ONDA