Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim flores

Muitas pessoas que gostam de flores, natureza, jardinagem, evidentemente sonham em ter um belo jardim para chamar de seu. Aquelas que possuem um bom quintal podem pensar em cultivar flores e ter o próprio jardim.

Se nunca fizeram um antes ou se já fizeram há muito tempo atrás e só agora resolveu dedicar-se de novo a jardinagem, não importa, o importante é ter vontade de criar esse espaço e aproveitar bons momentos ao ar livre.

Aliás, cultivar flores em jardins não é só bom pela beleza do resultado final, mas também é uma excelente forma de passar o dia.

O primeiro ponto fundamental para quem está querendo cultivar flores em jardins é pensar qual será a localização.

No caso de quem nunca fez a atividade antes, o conselho é que ele seja em um lugar que receba bastante luz solar. Considere pelo menos metade do dia como ideal.

Além da luz do sol, o solo também tem que ser bom, para que as flores possam crescer bonitas e fortes. A terra ideal tem que ter um pH equilibrado e perceba o que as flores que você vai plantar exigem, como por exemplo, um solo ácido.

Algumas plantas podem preferir a terra alcalina e tem aquelas flores que tanto faz. Neste caso, é melhor escolher as mais “ecléticas”.

Ainda analisando o solo será necessário ver que tipo de nutrientes tem naquela terra e trabalhar também o nível de umidade.

Para se ter um jardim bonito é muito importante analisar bem o solo antes de iniciar o cultivo. Quando você conhece bem a terra, saberá escolher bem as flores que se adaptam melhor aquele determinado solo.

jardim

O conselho para quem está começando a fazer jardinagem é usar pequenas áreas para plantar, não saia cultivando no solo todo. Reserve um primeiro espaço de cerca de 1,5 m por 3 m. É mais fácil para conseguir manter as flores no início e depois com a experiência vá aumentando a área e cultivando mais flores no seu jardim.

Outro detalhe importante é em relação a água, é necessário que as flores estejam perto de um lugar que seja fácil ter o líquido para regá-las.

O colorido das flores no jardim
Na hora de cultivar flores em jardins é bom usar alguns critérios na escolha de que espécie usar. Um dos principais é os tipos de flores existentes, que será feita entre perianuais, que significa que elas morrerão no inverno, mas voltarão na primavera. Outra alternativa, são as flores anuais, que estarão bonitas o ano inteiro.

Além desse critério, considere também o estilo do seu jardim, para definir quais serão as flores protagonistas e as “complementares”. O orçamento também é fator que deve ser levado em consideração. Algumas plantas exigem mais atenção e mais gastos do que outras. Um equilíbrio entre as que exigem pouca manutenção com as que exigem mais atenção pode ser a melhor solução.

Todos os fatores devem ser analisados para você conseguir comprar a planta que atenda as suas necessidades e conseguir montar um jardim de flores lindo.

jardim12

Utensílios para cultivar um jardim
Para o cultivo de flores em jardins é necessário ter o material certo para trabalhar com a terra. As ferramentas de jardinagem são fundamentais. Tesouras, pás, sacho, regador e forquilha são aqueles principais, que dão o ponto de partida para o trabalho.

Com os instrumentos necessários na mão para cultivar flores em jardim é hora de preparar o solo para receber cada uma das plantas. É com um bom solo que se garante um jardim florido e perfeito.

As ervas daninhas devem ser retiradas, além disso, retire raízes, lixo, qualquer tipo de intruso que tenha no solo, antes de começar o cultivo.

O segundo passo é remexer bem a terra e depois disso, acrescentar o adubo que dará mais “energia” ao solo para ajudar no crescimento das flores. Uma vez com adubo é necessário alisar a terra e regá-la. Com um pedaço de pau se pode “desenhar” a terra, fazendo a forma que você gostaria que o seu jardim tivesse.

Dicas para cultivar flores no jardim
Na parte de trás do jardim devem ficar as plantas mais altas, deixando as médias no meio e as rastejantes e pequenas na frente. Para delimitar o jardim podemos usar pequenos objetos e ou pedras, a parte decorativa é muito importante para deixar o seu jardim mais bonito.

Além disso, elas podem ser colocadas estrategicamente de forma que evitem que a água da chuva escorra. A borda também é importante para ajudar no combate contra as ervas daninhas.

jardim11
Depois do solo pronto e das flores escolhidas é hora de escolher como elas serão plantadas, o melhor é usar as sementes, siga as indicações do rótulo para colocá-las na terra.

Se você escolheu as plantas por estacas ou envasadas, lembre-se que o buraco feito no solo deve ser duas vezes maior do que o vaso onde elas estão, pois a planta está entre 6 a 7 cm de profundidade.

No fundo do buraco use o adubo ou a compostagem, uma camada de 6 ou 7 cm, isso será uma fonte de alimentação para as flores nas primeira semanas. Em seguida, use água para encher o buraco e aguarde até que todo o líquido tenha sido absorvido. Encha novamente e dessa vez vá colocando terra até fechar o buraco.

Não basta plantar e pronto, depois é necessário dar a devida atenção, fazendo a limpeza do jardim, todos os dias de preferência. Só assim você terá um espaço perfumado, colorido e florido.

Fique observando o seu jardim para entender o que está faltando, se a luz do sol, sem tem algum tipo de praga ou doença, ou se será necessário trocar as flores de lugar.

Também pode optar por colocar novas flores no seu jardim, fazendo de forma a combinar com as flores que já cresceram e fazem bonito.

janela 70

Santolina_chamaecyparissus_flores

A Santolina é um arbusto entouceirado pertencente à família Asteraceae e sua origem é do Mediterrâneo e Europa.

É reconhecido por seu delicioso aroma, que perfuma tudo ao seu redor. Costuma ter um tamanho baixo, não chegando a ultrapassar os 90 cm de altura, contando com uma ramagem bastante ramificada, que acabam por formar densas moitas.

Suas folhas costumam apresentar uma coloração acinzentada, divididas finamente, pontiagudas e aromáticas, lembrando as folhas ciprestes. As flores são do tipo capítulo, bastante delicadas e lembram pompons pequenos com cores amarelo brilhantes, e bastante perfumadas. Costumam florescer mais durante o verão.

No paisagismo, a santolina pode ser usada para formar bordaduras e maciços, para demarcar caminhos e canteiros. Por ser uma planta rústica e possuir maior tolerância à falta d’água, acaba sendo a planta ideal para ser cultivada em jardins rupestres, que cumprem o estilo mediterrâneo, contemporâneo ou campestre.

As cores acinzentadas de sua folhagem compõem um interessante contraste com outras plantas que apresentam cores verdes. As flores dessa planta, assim que colhidas, podem fazer parte de um bonito arranjo floral e, quando secas, são ótimas para pout pourri de ervas aromáticas, usada para manter a saúde dos armários, deixando-os longe das traças e ainda para que os mesmos fiquem perfumados, guarda-roupas e bibliotecas. Pode ser plantada em jardineiras e vasos.

santolina-chamaecyparissus-

Pode ser cultivada preferencialmente em sol pleno, em terras com perfeita drenagem, de preferência em arenosos, ricos em matéria orgânica e com irrigação com intervalos espaçados. Tolera períodos curtos de estiagem, e não gosta de solo encharcado. A poda suficiente ajuda na estimulação, no adensamento e ainda no formato mais arredondado do arbusto.

Depois de alguns anos, a planta pode vir a perder a beleza e precisa passar pelo replantio. Prefere um clima mais ameno de regiões tropicais ou subtropicais de altitude. Pode ser multiplicada por divisão da ramagem já com raiz, sementes ou estacas. É recomendado o espaçamento de aproximadamente 40 cm entre uma planta e outra.

É uma planta que recebe outros nomes, como Abrótano-fêmea, Guarda-roupa, Camomila-de-mahón e Rosmaninho. Como já dissemos, é um arbusto que pode chegar a uma altura de 40 centímetros, bastante cheirosa, finamente pontiaguda e recortada. Depois de ter sido podada acaba adquirindo o formato arredondado, mas se não for podada todos os anos pode se espalhar pelo chão, em ramas, e depois pode chegar a se abrir.

As flores são bastante delicadas e, por isso, chamam bastante a atenção nos jardins. E são amplamente utilizadas.

Costuma-se formar os jardins a partir de tonalidades diferentes de cinzas, contrastando com o amarelo. Precisa de muita água, e sol para se desenvolver de forma adequada.

santolinachamaecyparissus_

Propagação da Santolina
Através de sementes
A forma de se propagar esta planta é feita de maneiras distintas, podendo ser por meio da remoção dos capítulos maduros, por sementes, deixados para secar fora do sol sobre um jornal.

Depois basta fazer a separação das sementes que parecem perfeitas e deixar em sementeiras ou ainda em caixotes que tenham uma mistura de areia e solo mineral ou ainda substrato de casca de arroz, desde que mantidos úmidos.

Depois da fase de semeadura, é necessário regar o substrato e deixar sob um saco plástico para auxiliar na manutenção da umidade.

Assim que ocorrer a brota das plantas é preciso remover o plástico, e ainda manter úmido o substrato até que as plantas se desenvolvam completamente.

O transplante da planta para seu lugar definitivo deve ocorre somente quando apresentar um número maior que seis folhinhas e, assim podem passar pelo manuseio.
O saco ou o pote deverá possuir grande quantidade de substrato rico em matéria orgânica, e mistura com partes iguais com solo mineral e areia, além de composto orgânico.

santolina_cham

Através de estacas de galho
Outra maneira de se cultivar essa planta é remover os ponteiros de jovens ramos e deixar repousar em substrato inerte de casca de arroz ou de areia mantido úmido até que atinja a fase de enraizamento.

É necessário cobrir o substrato para procurar evitar que a umidade se perca.

Depois de ocorrer o enraizamento, deve-se fazer o transporte dos potes para o mesmo preparado usado acima.

Para deixar no vaso definitivo ou no canteiro, deve-se primeiramente fazer a preparação do solo, revolvendo com uma profundidade aproximada de 15 cm, juntar adubo animal de aves ou de gado, bem curtido e ainda mais composto orgânico, misturando ambos.

O agregamento de adubo químico NPK com fórmula de 10-10-10 pode ser feito se a terra estiver pobre demais em nutrientes, sendo que uma quantia de apenas 100 g/m², bem misturada a terra.

Faça um buraco que tenha o tamanho do torrão, coloque a muda e ponha por cima a terra, dando suaves apertadinhas para que fixe bem.

Depois de concluir o plantio é necessário que se faça a rega por meio de jatos d’água finos e leves. Como mencionamos anteriormente, a santolina é uma planta que precisa de bastante sol.

Seu cultivo pode se dar em lugares variados, como em jardineiras, vasos, canteiros extensos unitários ou em conjunto com palmeiras e árvores. Ainda é utilizada como acabamento de caminhos e bordadura de maciços.

Ela tolera um pouco as geadas e o frio, entretanto seu cultivo fica mais centrado em áreas de clima temperado.

flores123

lichia111

A Lichia é uma espécie botânica pertencente à família Sapindaceae. É uma árvore frutífera conhecida popularmente como lechia, lichia, lichi ou uruvaia. Os termos também se aplicam ao fruto da árvore.

A sua origem é de países orientais, como Tailândia e China, porém, a planta não encontrou problemas em se adaptar ao clima brasileiro.

No Brasil não só pode ser cultivada como pode ser feito o plantio em vasos e para quem gosta, será possível consumi-la o ano inteiro. Mas não é tudo muito simples assim: plantou, colheu e comeu.

Depois de cultivar tem que se ter paciência, o pé só crescerá aproximadamente 5 anos depois e aí sim, entrará na fase de florescência. E mais, é importante que o cultivo seja feito corretamente para que ela cresça como se espera.

Dicas para o plantio da Lichia
Espaço é fundamental.
A lichia poderá ser plantada em vasos desde que eles ofereçam a ela um bom espaço para que se desenvolva e cresça bem. A planta precisa de um vaso compatível com o seu porte. Considere vasos que fica entre 40 a 60 litros.

Luminosidade é vital.
Depois de plantar a lichia em um vaso não esqueça de colocá-lo em partes da sua varanda, quintal ou terraço em que ela possa receber bastante sol. O ideal é que a planta fique exposta pelo menos a 4 horas de sol diariamente.

Drenagem é tão importante quanto a rega.
Ela deverá ter no fundo uma camada de argila expandida ou britas e em seguida, faça uma cobertura com manta geotêxtil. Isso facilitará o escoamento da água e evitará que a terra fique encharcada.

Não se esqueça de que ela precisa ser plantada em uma terra com excelente teor de matéria orgânica e que a rega, principalmente, durante a chegada dos frutos não pode ser esquecida. A terra não poderá ficar seca de jeito nenhum.

Não se esqueça de adubar a planta a cada 3 meses. Esse detalhe fará toda diferença no sabor das frutas.

lichia44

Fique de olho e não facilite com o controle de doenças e pragas

Passo a passo de como cultivar Lichia
* O primeiro passo é comprar as sementes no lugar certo, compre-as em viveiros que passam por fiscalização. Essa compra garantirá a longevidade da sua planta. Para conservá-las, elas deverão ficar em temperatura entre 10 a 15 graus, em lugar úmido e não poderão ficar guardadas por mais de oito semanas;

* Fique atento com o clima na hora de plantar a sua lichia. É um tipo de planta que costumam ser muito exigente. Ela até se desenvolve em zonas tropicais, porém, nesse ambiente a sua produção não chega ao máximo. O ideal é que ela passe por um clima seco e frio antes de entrar no período de florescimento;

* A lichia gosta de solos profundos e é fundamental que ele seja bem drenado, sem esquecer-se de enriquecer com matéria orgânica;

* Na hora de fazer as mudas da lichia fique atento em relação ao diâmetro, considere como ideal ou  1,5 ou 2,5. Espere o clima úmido para plantá-las, que costuma ser entre janeiro e março. A floração pode ser esperada para os meses de junho e junho;

* Se for para comercializar, lembre-se que a cor vermelha da casca desaparece muito rápido.

lichia2

Tirando as dúvidas:
1 – O esterco de porco pode ser usada no plantio da lichia, mas especialistas ressaltam que não se deve usar esse tipo de esterco cru. A razão para ter esse cuidado é o fato de que a raiz da lichia se queima com muita facilidade. Além disso, o conselho  é que o esterco de porco seja curtido 30 dias antes de ser colocado na planta. E mais, que junto com ele seja acrescentado 200 gramas de calcário e 200 gramas de superfosfato simples (observar quantidade de esterco de porco antes de usar essas quantidades).

2 – Uma lichia que foi cultivada através de uma muda enxertada e chegou a idade de 4 anos estará dando flores e frutos pela primeira vez, porém, se ela der poucos cachos ou apenas florir discretamente, é normal?
* Não considere que a planta não esteja bem, é uma situação normal, mesmo que tenha partido de uma muda enxertada. Na verdade, as consideradas melhores mudas são aquelas que foram produzidas através do processo de alporquia e não pelo enxerto. Mas, independentemente de uma ou outra é uma situação normal.

A lichia é muito nova no Brasil e ainda não se tem tantas pesquisas a respeito do seu desenvolvimento e de particularidades como essa. Pode-se considerar que é uma planta que necessita passar por um estresse hídrico, que significa deixá-la sem água.

O ideal ainda seria que ela se encontrasse em um lugar cuja temperatura ficasse em torno de 14 e 15ºC e esse tempo deveria ser de no mínimo 200 horas. É dessa particularidade que as flores virão.

Se estiverem pensando em fazer o plantio de lichia em um vaso, façam-no sem medo, porque é possível.

Lembrem-se de detalhes importantes que farão a diferença, como por exemplo, que ela deverá ser tratada sempre como uma árvore frutífera. Na prática isso quer dizer que além da água ela necessita de nutrientes.
A água além de cuidar da planta totalmente ajuda a encorpar o fruto. Sem nutrientes, os frutos caem.

Não esperem uma floração longa porque não seria normal e lembrem-se que caso na primeira vez a sua lichia não ser frutos, no próximo ano com certeza ela dará. Caso isso não aconteça, aí sim, terão um problema evidente e deverão corrigi-lo para salvar a planta.

Na dúvida, antes de tomarem qualquer providência é melhor pedir conselhos de quem vendeu as mudas ou sementes.  Mas, podem ter certeza, fazendo tudo certinho, com paciência, verão a lichia dando frutos e poderão saboreá-los.

espalhando folhas