Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ruellia_makoyana_1

A planta-veludo é uma espécie de planta da família Acanthaceae, nativa da América do Sul mais precisamente no Brasil.

É uma herbácea perene de pequeno porte, cerca de 60 cm de altura e 45 cm de largura, com folhas peludas e flores cor-de-rosa em forma de trompete.

Plantadas em vasos suspensos seus ramos pendem conforme vão crescendo e a beleza das suas folhas riscadas é o suficiente para chamar a atenção.

Este gênero compreende cerca de 790 espécies, uma miríade de formas e feitios que em nada se ficam atrás desta espécie.

ruelia makoyana

Cultivo
É muito fácil de cultivar, não necessita de adubação em especial, basta um bom substrato de turfa que se acha em qualquer loja da especialidade, um lugar sombreado e atenção nas regas para não secar demasiado.

É uma planta de lugares úmidos, crescendo dentro das mata, em lugares levemente sombreados.

Esta planta ao contrário de algumas, parece que nos avisa quando tem falta de água, já que as suas folhas ficam murchas, mas só em caso de seca prolongada elas secam por completo.

ruellia

Basta regar de novo e lá voltam as suas cores extraordinárias, diria até, que é surpreendentemente resistente para uma planta cujo aspecto é tão frágil.

Ela floresce no final do inverno. É desaconselhável regar as plantas e deixar água no pires, porque o excesso de água, muitas vezes desenvolve doenças fúngicas, além aparecerem larvas do mosquito da Dengue.

tyji