Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




CelosiaCristata

A Crista-de-galo é uma planta da família Amaranthaceae e originária da Ásia. É uma planta de origem tropical, e suas folhas e flores podem ser utilizadas como verdura em vários países da Ásia, América do Sul e África.

Seu nome popular se deve pelo fato de as inflorescências muito macias, dobradas e brilhantes, com a textura do veludo, se parecer com a crista de um galo. Diz-se ainda que tem o aspecto de cérebro. É considerada flor de corte utilizada em arranjos florais.

As flores geralmente são vermelhas, amarelas, rosas ou laranjas, mas podem ser encontradas em outras cores também. Em alguns casos, uma variedade de cores está presentes em híbridos. A folhagem é ereta, verdes ou bronze-amarronzado, dependendo do tipo de cultivo.

Existem variedades anãs, que são muito adequadas para a composição de bordaduras e grandes maciços. Ela cresce bem tanto em condições úmidas quanto áridas, e as suas flores podem durar até oito semanas.

celosia-cristata

celosiacristata1

celosiacristatapink

Um elevado número de sementes pode ser produzido por cada flor, chegando a até 43 mil por cada. A planta cresce muitas vezes até 1 m de altura, embora haja algumas que são menores.

A crista-de-galo exige solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, regas frequentes e sol pleno. Seu crescimento deve ser nos meses quentes para que floresça adequadamente.

O frio durante os primeiros meses após o plantio pode provocar a floração prematura e diminui o desempenho da planta.

A planta é tolerante ao frio subtropical e à meia-sombra e sua multiplica-se facilmente por sementes, que podem ser semeadas no decorrer do ano todo, principalmente no verão.

janelabuterflay

jardinagem_1_
Para quem quer aprender técnicas para manter seu jardim sempre bem cuidado, para quem quer fazer da jardinagem uma profissão ou mesmo um passatempo, os cursos de jardinagem são uma ótima opção.

Mexer com plantas é sempre muito agradável e relaxante, plantar, cuidar, ver crescer e no caso das hortaliças, até consumi-las é uma excelente terapia.

Através de um curso como esse é possível aprender a manejar uma planta desde uma simples muda, a hora do plantio, a manutenção, quando realizar as podas, adubos, replantio, ornamentação e diversas outras informações indispensáveis para se ter um jardim bonito e vistoso.

Atualmente existem cursos de jardinagem presenciais e online, alguns sites de empresas de produtos para jardinagem oferecem apostilas para downloads gratuitos, e existem também muitos parques que oferecem cursos gratuitos para incentivar as pessoas com os cuidados com o meio ambiente.

jardinagem
O que se aprende em um Curso de Jardinagem
Primeiramente, você irá aprender sobre compostos orgânicos, como fazer com que materiais que antes iam parar no lixo virem adubos para sua plantação.

Estercos, restos de alimentos, palha, depois de decompostos podem trazer inúmeros benefícios para as plantações. Aprenderá também os cuidados para a manutenção de jardins, bem como quando realizar as podas, quando e como regar, acabar com ervas daninhas, ataque de insetos e pragas.

As podas variam de acordo com cada tipo de planta e por isso, é necessário conhecer as características das plantas que se pretende cultivar.

Em se tratando de insetos, é necessário ter o conhecimento para saber distinguir qual inseto é prejudicial às plantas e quais os que estão presentes para manter o equilíbrio natural do ambiente.

Outro conhecimento importante é quanto às doenças as quais as plantas estão suscetíveis.

Jardinagem11
A grande maioria dessas doenças é causada por fungos, que ocorrem geralmente por excesso de umidade e calor. Para prevenir esse problema é preciso regar com cautela e sem exageros verificando se o local onde a planta se encontra possui a incidência necessária de sol.

Na verdade isso é apenas uma pequena parcela do que se pode aprender em um bom curso de jardinagem, além do que já foi citado, você também irá aprender a plantar em vasos, realizar o plantio de plantas bulbosas, formação de gramados, criação de hortas, etc.

Jardinagem como profissão
Se você pretende fazer da jardinagem sua profissão, após terminar seu curso, você terá um leque de opções para trabalhar.

Poderá optar por trabalhar em empresas de paisagismo e jardinagem, lojas e floriculturas especializadas em plantas ou até mesmo montar seu próprio negócio, prestando serviços de jardinagem para casas, condomínios, etc.

Ou até montar sua própria floricultura, onde você poderá plantar, colher, montar arranjos e se tornar um verdadeiro artista da natureza.

flores11