Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Crassula_ovata

Conhecida como a planta do dinheiro do Feng Shui, essa suculenta popular tem muitas características maravilhosas.

A planta-jade é uma espécie suculenta, perene, com folhagem carnuda, arredondada e  florescimento ornamentais.

Ela atinge facilmente mais de 90 cm. Talvez as plantas maduras produzam grupos de pequenas flores rosas ou brancas no outono se foram colocadas para fora ao sol do verão e depois as trazido para dentro.

É uma planta que pertence à família Crassulaceae e sua origem é na África do Sul e é uma suculentas mais fáceis de cultivar, tanto para jardineiros iniciantes como para aqueles de final de semana.

Seu caule é ramificado, verde e suculento quando jovem, e vai gradativamente lignificando, adquirindo uma tonalidade parda. Os ramos e o caule são robustos, curtos e retorcidos, conferindo à planta um aspecto envelhecido.

Crassula ovata

As folhas são ovaladas a elípticas, opostas, suculentas e de uma bela cor verde-jade. Sob sol pleno, algumas variedades desenvolvem margens avermelhadas, enquanto outras adquirem tonalidades amarelas, laranjas ou vermelhas em toda a folha.

Floresce no inverno e primavera, despontando inflorescências terminais, com numerosas flores estreladas, perfumadas, de cor branca ou rosa.

Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, com pequenas e numerosas sementes. Há diferentes cultivares da planta-jade, alguns poderiam dizer que lembram as orelhas do Shrek.

Quando plantada em vasos, a planta-jade torna-se uma árvore em miniatura, formando um bonsai praticamente natural. No entanto, nesta espécie é um tanto difícil modificar a posição dos ramos, que quebram-se com facilidade.

Ela pode ornamentar tanto ambientes internos como externos, pois se adapta a uma grande variação de luminosidade. Tenha cuidado, no entanto, de expor gradativamente uma planta que estava na sombra ao sol, para não provocar queimaduras nas folhas.

crassulaovata

No jardim, adapta-se bem a locais bem drenados, podendo formar renques formais ou informais, topiarias, ou grupos com outras plantas.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares.

A planta-jade pode ficar facilmente de duas semanas a um mês sem rega. Por ser uma planta suculenta, não tolera encharcamento, o que provoca um rápido apodrecimento do sistema radicular e da base do caule.

Por este motivo, é aconselhável reduzir consideravelmente as regas no inverno. A planta é resistente a curtos períodos de estiagem. Adapta-se bem às regiões litorâneas, tolera o frio e os ventos, mas deve ser protegida de geadas durante a floração.

Troque o vaso usando uma mistura de terra preta e areia quando os nutrientes da terra precisarem ser reabastecidos. Depois de trocar a terra, a planta costuma reagir. Elas costumam viver por anos.

Alimente as plantas uma ou duas vezes por ano, menos no verão, senão podem crescer muito rápido.

CrassulaOvata1

O florescimento só ocorre em plantas expostas à luz direta do sol.

Sua multiplicação é feita facilmente por estaquia de ramos ou folhas, que devem ser postos a cicatrizar à sombra antes de colocar no substrato.

Depois de ser plantada em um vaso grande, a planta-jade não gosta de ser movida. Se ela parecer muito seca, não está recebendo o suficiente de luz solar.

Borrife as folhas regularmente para remover a poeira das folhas, senão a poeira as sufocará.

Dicas
* Uma planta-jade pode ser passada para seus netos. Elas costumam viver por anos, mesmo quando suas raízes têm um espaço limitado, embora elas não gostem disso;
* Lembre-se de que as plantas-jade se desenvolvem pela luz solar, então deixe-as em um bom local onde possam receber luz solar, mesmo que seja indireta;
* Quando uma folha cair, coloque-a de volta na terra para que enraíze;
* Adicione enfeites no vaso para dar um efeito decorativo.

janel13

lágtimadebebe

Planta pertencente à família Urticaceae, originária da Itália e Mediterrâneo.

Trata-se de uma suculenta de forração com folhas verdes ou amarelas brilhantes, com grande número de pequenas flores, e cultivada em todo mundo como planta ornamental.

Ela cresce rente ao chão em esteiras e é por vezes utilizada na ornamentação de jardins ao lado de samambaias. Ela pode ser cultivada em ambientes fechados como uma planta de casa.

Quando cultivada em vasos suspensos dá um grande efeito pendente. Em regiões mais frias, ela entra em hibernação e ressurge vigorosa quando a temperatura aumenta.

O seu florescimento se dá no final do verão e no início da primavera. Suas flores são hermafroditas, minúsculas e de tonalidade branco-rosadas.  Suas folhas são o atrativo especial da planta, conferindo quando plantada ao chão um exuberante tapete verde de textura uniforme.

Ela deve ser utilizada em forrações de canteiros, jardineiras e naqueles lugares onde a grama normalmente não se desenvolve. Necessita de muita luminosidade em ambiente de meia sombra.

O solo ou substrato onde será cultivada deverá ser rico em matéria orgânica, poroso e bem drenado. As regas devem ser feitas em dias alternados sem encharcar.

Uma curiosidade à parte da Soleirolia, diz respeito às suas minúsculas flores: quando maduras e secas, no menor toque, elas explodem, soltando um pozinho branco como acontece com a “Brilhantina” (Pilea Microphylla).

Nas regas é que percebe-se muito bem esse fenômeno. Na verdade são os grãos de pólen saindo do androceu, ou seja: do órgão sexual masculino. Gineceu (a parte feminina) fica por localizada na parte mais baixa e rosada da flor.

Lagrina de bebe

Suas folhas originais são bem escuras, mas com melhoramentos genéticos as folhas ficaram mais claras e até variegadas. Pode substituir a grama em locais de pouco sol, mas não tolera o pisoteio.

Ela encanta os olhos e não é muito conhecida no Brasil, mas já conquistou seu espaço entre a preferência dos paisagistas. Pode ser cultivado em vasos, canteiros, mas seu charme são nos vasos suspensos e floreiras afixadas em janelas e muros.

Muito exótica, essa forração chegou à pouco tempo no Brasil e pode chegar até 15 cm de altura. Na sua espécie original suas folhas são de cor verde-escuras, mas com o melhoramento genético é possível encontrá-la na versão mesclada de branco (”variegada”) e verde bem clarinho, quase amarelas (”Aurea”).

Sua floração é outro espetáculo, a quantidade de flores brancas é grande e encanta os olhos, surgem no final do Verão e início da Primavera.

Soleirolia soleiroliii variegata

A Lágrima-de-bebê prefere o clima ameno, mas já se adaptou em quase todas as regiões do Brasil, desde que não receba sol pleno direto. O solo preferido da planta é úmido, mas não pode ser encharcado, deve ser fértil e rico em matéria orgânica.

Sua propagação é bem simples, basta fazer separação da ramagem que ela brota rapidamente, porque possui micro-raízes nos caules, a poda periódica ajuda estimular o crescimento da planta.

Ela tem sido muito utilizada para substituir a grama tradicional em locais com sombreamento onde a grama tende a ficar “fraca”, mas tenha cautela, a Lágrima-de-bebê não resiste à pisoteio.

Por utilizar pouco espaço para raízes, este belo exemplar pode facilmente decorar seu escritório ou demais partes internas de sua residência, desde que tenha bastante incidência de luz, para isso é aconselhável transportá-la pelo menos uma vez por semana para ficar ao ar livre e assim recarregar suas energias e suprir suas necessidades.

Ela pode ser disposta em canteiros, em vasos, jardineiras, cestas pendentes e arandelas (vasos de parede), só não pode faltar na sua casa, sua decoração vai ficar mais atraente com a presença desta bela espécie.

farol