Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mathiola
Da família Brassicaceae o goivo é uma planta semi-herbácea, florífera, nativa da região mediterrânea. Relatos indicam que seu cultivo em escala comercial no mundo iniciou-se nos anos 1920. Por aqui, a maior parte dos exemplares encontrados é oriunda do Japão, onde produtores locais têm grande dedicação ao plantio da espécie.

Seu porte é pequeno, atingindo cerca de 45 cm de altura em média. Seu caule é ereto a levemente tortuoso e lenhoso na base. As folhas são lineares, de margens inteiras e pubescentes, o que dá a folhagem uma coloração verde acinzentada.

As flores surgem na primavera, em inflorescências eretas e terminais. Elas podem ser simples ou dobradas e de diversas cores, desde o branco, rosa, vermelho até o violeta, com diversas tonalidades intermediárias.

Seu fruto é do tipo síliqua e apenas os espécimes de flores simples os produzem, mas das sementes se originam plantas de flores simples e dobradas (As plantas de flores dobradas são estéreis).

Próprio para bordaduras e maciços, o goivo é uma planta graciosa e rústica, com folhagem e floração decorativas.

Além disso, suas flores são muito perfumadas e algumas variedades liberam seu aroma de maneira mais intensa à noite. As longas inflorescências também podem ser colhidas para utilização em buquês e arranjos florais, como flor-de-corte. Ainda podem ser plantadas em vasos e jardineiras, desde que bem drenáveis.

MatthiolaIncana040717
O florescimento do goivo se dá naturalmente na primavera, mas em condições de cultivo protegido pode ocorrer mais de uma vez por ano. Após o florescimento, quando se procede à poda e à retirada da haste floral, em alguns casos pode-se conduzir a planta buscando a rebrota de mais hastes, que darão uma nova colheita.

O goivo deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

A  adubação da espécie deve ser realizada mensalmente após o transplante. Atente-se para o uso de adubos corretos para as respectivas fases de crescimento e florescimento da planta.

O plantio do goivo é feito com sementes, e não exige muitos cuidados graças à rusticidade da espécie, mas se adapta melhor a climas amenos.

matthiola-incana
A germinação inicia-se de sete a 14 dias depois da semeadura. Apesar de não tolerar o excesso de água, não resiste à falta de irrigação, que deve ser realizada diariamente, porém, com baixo volume de água.

As sementes de goivo costumam ser encontradas em supermercados, lojas agropecuárias e casas de jardinagem. Recomenda-se fazer a semeadura no fim do verão ou no início do outono.

Na hora do plantio, a dica é colocar de duas a três sementes em cada célula da bandeja
a uma profundidade de 0,5 cm. A irrigação deve ser feita diariamente.

Embora tenha a possibilidade de ser vendida também como flor de corte para decoração, formação de buquês e composição de arranjos florais, o goivo é uma dessas plantas que, por aqui, são exploradas somente para utilização em projetos paisagísticos e de jardinagem em casas e estabelecimentos comerciais.

Suas flores são bastante perfumadas, com uma palheta de cores que passa pelo branco, rosa, vermelho e violeta.

A planta é capaz de tolerar curtos períodos de estiagem, mas não resiste a encharcamento. Apesar de bienal, deve ser tratado como anual, pois perde a beleza com o tempo.

A remoção das inflorescências velhas estimulam um novo florescimento. Aprecia o clima ameno, mas pode ser conduzido em estufas em regiões de clima temperado.

flores se abrindo