Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




veudenoiva

O véu-de-noiva é uma planta de forração e muito apreciada por paisagistas devido ao seu baixo custo de manutenção e a pouca atenção que a planta exige na hora de cuidar.

É uma espécie de planta que pertencente à família das Commelinacee, com origem na América do Norte, com incidência no México.

É uma planta categorizada como flores perenes e florescem durante o ano inteiro, o que significa que cultivando essa planta no jardim, terá uma florescência sempre bonita e ativa, sem aqueles longos períodos de uma planta aparentemente seca ou morta.

Apesar de ser originário da América do Norte, o véu de noiva pode ser encontrado em diversas partes do mundo ocorrendo então, de apresentarem-se em outras nomenclaturas.

Medindo entre 40 e 90 cm de altura, o véu-de-noiva é uma planta herbácea de muita importância para paisagismo. Apresenta-se em uma quantidade grande de ramos e estes são sempre muito delicados e articulados em nós.

Cada um desses nós é responsável por fazer nascer uma raiz, mas somente em casos dos nós articulados estando em contato direto com o solo. As folhas são ovais e sempre verde escura na parte superficial e o lado inferior apresentam-se na cor roxa.

As flores são bem pequenas e apresentam-se solitárias e na cor branca, sempre com três pétalas. Da planta também brota um fruto capsular em forma oval com algumas sementes e sempre na cor marrom clara/castanha.

O cultivo desta planta pode ser feito tanto no solo, em vasos como em cestas pendentes. Como é uma planta que não exige muitos cuidados, precisa atentar-se apenas para alguns pontos como podas regulares para que a folhagem seja renovada sempre.

Essas podas podem ser feitas em períodos maiores sem nenhum problema, contanto que a planta não fique sem corte. Uma boa irrigação e fertilização orgânica ajudam para que o véu-de-noiva cresça bem. Esse último pode ser feito de seis em seis meses de preferência.

veu-de-noiva

A planta deve ser deixada sempre em meia sombra ou sob a luz difusa e plantada em um substrato bem fértil. Em locais com muita luminosidade, o véu-de-noiva vai se apresentar bem compacto e na cor roxa para suas folhagens.

Se as condições de luminosidade forem baixas, o véu-de-noiva vai se desenvolver mais esparsa e pode não apresentar a cor arroxeada em suas folhas.

O solo deve ter uma boa capacidade de reter água e ser ao mesmo tempo bem drenável. Como é uma planta rústica, não há necessidade de dar tanta atenção ao véu-de-noiva dando as condições ideais de solo e água.

Apesar de ser rústica, a planta é bem sensível e não suporta pisoteios, então caso resolva usar essa planta como forração é sempre bom atentar-se sobre a movimentação do ambiente.

Por ser uma planta tipicamente de clima subtropical e tropical, o véu de noiva não tolera geadas ou frio muito intenso. No período onde as temperaturas caem, é indicado que as regas sejam reduzidas. A multiplicação é feita por ramos ou estaquia.

Commelinaceae (19)

Como plantar
Preparar a terra de forma correta para plantar o véu-de-noiva é muito importante. Por isso esse pequeno tutorial não deixará passar nenhum detalhe para que a planta cresça bem e deixe o jardim muito mais bonito.

Passo 1: Enriqueça bem o substrato que vai usar no cultivo da planta, em matéria orgânica.

Passo 2: Misture húmus de minha com composto orgânico. Para cada 1parte de húmus deverá ser colocado 1 parte de composto orgânico.

Passo 3: Na mistura acima, acrescente adubo granulado do tipo NPK com formulação de 10-10-10. A quantidade ideal é de 1 colher de sopa de adubo para cada vaso de planta.

Passo 4: Abra um buraco de tamanho equivalente a uma mão fechada e coloque parte da mistura. Plante a muda nessa cova com muito cuidado para não quebrar os galhos do véu-de-noiva.

Passo 5: Regue para firmar mais a planta ao solo. Essa irrigação deve deixar a terra úmida de leve, não se deve jamais deixar a planta encharcada. As regas tem que ser feita com frequência.

O processo de adubação citado mais abaixo, deve ser refeito a cada 4 meses para que a planta cresça bem e os nutrientes sejam repostos.

Passo 1: Dissolva uma colher de sopa de adubo em 2 litros de água sempre em temperatura ambiente. Pode colocar essa mistura em um recipiente ou até mesmo em uma garrafa de refrigerante descartável.

Passo 2: Sacuda bem essa mistura para que o adubo seja dissolvido por completo na água.

Passo 3: Use no máximo 1 copo pequeno dessa mistura em cada caso da planta. Se ela estiver plantada diretamente ao solo, faça o comparativo e reponha os nutrientes para a planta, de acordo com o tempo indicado mais acima.

Dê preferência a cultivar esse tipo de planta em jardins a meia sombra, porém com muita iluminação e a fazer caminhos em passarelas. Você deve atentar apenas para o cultivo porque se não for podada com frequência, o véu de noiva pode se tornar invasivo em algumas circunstâncias.

Keefers_AnimatedFlowers1124